Cerchiara da Calabria  e o Santuário de Santa Maria delle Armi

Cerchiara é uma pequena cidade na Calábria, empoleirada nas encostas do Monte Sellaro, dominada pelas ruínas do castelo medieval que coroa a planície de Síbaris, esta vila é um local antigo que alguns historiadores dizem ser da idade pré-helênica, graças aos diversos achados de inúmeros artefatos, herança arqueológica da época. No entanto, certas notícias de sua existência ocorrem apenas no período bizantino, que, segundo o nome de Ciclarium, parece estar no centro de uma zona monástica de grande importância.


PREPARADO PARA CONHECER O PEQUENO VILAREJO?


Esta pequena cidade é rica em monumentos e obras de arte e possui um panorama dos mais fascinantes da Calábria. O esporão rochoso em que a vila repousa, é um espetáculo natural que se antecipa às maravilhas dos picos circundantes, que são a serra de Paola, as montanhas de Sellaro, o Monte Sparviero e o Pano Branco. E até mesmo os picos da Serra de Dolcedorme e da Serra de Ciavole, no coração do Parque Nacional de Pollino, no vale, que está localizado na área do ‘Montagnola Pollino’, pertencente ao território de Cerchiara, conhecida pela presença de espécimes de árvores que lembram serpentes e pinheiros loricati.

Cerchiara. Francesco Consignano Flick 1280 x 720

Cerchiara da Calábria é excelente para caminhadas na natureza e fazer excelentes excursões no Pollino. No bosque da Água Vermelha há uma área equipada e uma trilha de trekking que leva ao Monte Sellaro. Você também pode visitar a Gruta das Ninfas, uma estância termal conhecida pelos habitantes de Síbaris. Para visitar as Grutas de Cerchiara, no entanto, você precisa estar acostumado a fazer caminhadas.

 

 


Faça da sua viagem para Calábria uma experiência única! Conheça a Calábria comigo e viva a cultura, a gastronomia e a história local com uma brasileira que ama esse território!

 

 


Entre as vastas extensões de bosques nas encostas do Monte Sellaro, há um santuário importante, o de Santa Maria delle Armi, um importante testemunho da arte renascentista. Este santuário é uma das atrações mais importantes desta aldeia e merece ser visitado. Foi construído por volta de 1440, quando no mesmo lugar, em uma caverna, foram encontradas várias placas bizantinas, entre as mais antigas já encontradas e, entre eles, a imagem da Virgem delle Armi, que dá nome ao santuário.


DESCUBRA O QUANTO É MARAVILHOSO O SANTUÁRIO…


De acordo com alguns testemunhos antigos este Santuário está em um antigo local monástico bizantino. Em meados do século X, muitos monges do rito grego-bizantino encontraram abrigo nas cavernas ocas do Monte Sellaro, também conhecido como a Montanha Sagrada, para proteção contra a perseguição iconoclasta de Leão III Isaurico. O santuário tem a forma de uma cruz latina. Para chegar ao santuário o acesso é feito através do palácio do Duque, depois atravesse um corredor com uma vista panorâmica e passe um portal esculpido em pedra.

Dentro da igreja estão preservadas obras notáveis do século XVII e afrescos da escola napolitana do século dezessete. A imagem sagrada de Nossa Senhora delle Armi é uma pedra de forma oval em estilo sírio. O ícone é colocado dentro da capela escavada na rocha.


Vamos conhecer a nossa Calábria?


Cerchiara

A encontramos dentro de um relicário de prata barroco. A festa religiosa da Nossa Senhora delle Armi acontece todos os anos em 25 de abril. Característica é a procissão que, entre hinos antigos para a Virgem, serpenteia ao longo dos caminhos das montanhas e depois retorna ao Santuário. Perto do Santuário estão as ruínas do mosteiro de Sant’Andrea, sempre da era bizantina, construídas por volta de 950. Inicialmente foi retificada pelo monge San Pacomio e depois por San Gregorio di Cassano. Outras coisas interessantes para ver na aldeia de Cerchiara são a Igreja de San Pietro, um edifício do século XV, mas restaurada em uma época posterior, o Palácio della Piana, construído pelos últimos senhores feudais de Cerchiara, os Pignatelli, que encontraram o castelo inabitável e construíram o Palácio por volta de 1600. Em Cerchiara, você também pode visitar a Gruta das Ninfas, onde, segundo a lenda, as Ninfas Lusíadas, criaturas semidivinas, moravam com as águas da primavera, curando o corpo e a alma dos banhistas. Já é conhecido pelos habitantes de Síbaris e hoje é um destino privilegiado, porque as águas possuem qualidade dermo-terapêuticas.


Conclusões

Cerchiara da Calábria é certamente uma cidade muito interessante, histórica, artística, natural e religiosamente.


Como chegar em Cerchiara?

De avião

Para chegar a Calábria, o meio mais rápido e mais conveniente é o avião e a região conta com três aeroportos, como o aeroporto Titto Minniti, na província de Reggio Calábria, o aeroporto de Sant’Anna, em Crotone e o Aeroporto de Lamezia Terme.

De trem

A linha ferroviária possui inúmeros trens Intercity e Espresso que ligam a Calábria às principais cidades do norte, tanto para as linhas tirrênicas quanto para as jônicas.

De carro

Do norte da Itália, a autoestrada A1 atravessa o trecho de Milão a Nápoles. A autoestrada A30 conecta Nápoles com Salerno, de onde partimos pela autoestrada A3, Salerno-Reggio Calabria, que atravessa toda a província de norte a sul.


MAIS UM POUCO DAS BELEZAS DA CALÁBRIA


E bom passeio!!


MINHA SUPER DICA: Para fecharmos esse post é com imenso orgulho e prazer que quero apresentar a vocês o nosso e-book! Escrito e organizado por mim, é seu guia definitivo (e imperdivel) para viajar para a Calábria com toda tranquilidade que você merece. Estar em um país distante não é fácil, por isso, com esse e-book, sua viagem vai ficar muito mais serena! Nele você encontrará dicas, sugestões, idéias, melhores lugares para comer, se divertir,  itinerários e muito mais! Clique no banner e compre o seu e-book agora mesmo! Somente 4,99 euros! (menos de um café da manhã em um bar na Itália, imperdivel, verdade?)

Capa e-book Viajando para a Calábria
QUER VIAJAR PARA A CALÁBRIA?  Receba todas as dicas que você precisa para curtir ao máximo sua viagem! 117 páginas de informações de quem conhece a Calábria como ninguém! Somente 4,99 euros.!

 

 

 


Não deixe de ler:

Como Chegar e como se locomover na Calabria?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Calabria

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Itália

  1. Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!
  2. Itinerário na Calábria de 3 dias?
  3. Itinerário na Calábria de 6 dias?
  4. Itinererário de enogastronomia na Calábria! Sensacional!
  5. Quais são os 10 lugares que você precisa conhecer na Calábria?
  6. Bate e volta a partir de Cosenza? O que fazer perto de Cosenza?
  7. Bate e volta a partir de Reggio? O que fazer perto de Reggio Calabria?
  8. Por que visitar Tropéia na Calabria?
  9. Vamos conhecer Réggio?
  10. Vamos conhecer Cosença?
  11. Qual é o melhor periodo para viajar para Calábria?
  12. Viajando de carro na Calábria. Veja agora esse fantástico post!
  13. Conhecendo os burgos mais belos da Calábria. Veja agora!
  14. Turismo na Calabria. Veja agora!
  15. Os 9 burgos mais belos da Calábria. Veja agora!
  16. Quais são as 10 praias imperdiveis da Calábria?
  17. Como encontrar os parentes calabreses?

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Ana Patricia

Escrito por

Sou Ana Patricia, ítalo-brasileira, vivo há 14 anos na Itália, formada em Biblioteconomia na Universidade Estadual Londrina-UEL em Londrina-PR, em Scienze del turismo pela Universidade da Calábria, com um master em Turismo Cultural pela Fondação Garrone, parceira da Universidade de Catânia em Sicília, além de ser a única guia de turismo em língua portuguesa da Calábria, possuo também a habilitação de acompanhante turístico na Europa e sou a idealizadora/fundadora do Touristico - Consultoria Italia Brasil. Desde 2012 trabalho com a valorização e a promoção do território italiano de modo geral e desde (2015) de modo mais especifico e concreto, promovo essa região maravilhosa, mas ainda pouco conhecida pelos brasileiros: a Calábria! O nosso site dará informações sobre a Calábria turística e a Calábria menos turística e por isso mais autêntica, aquela feita pelos burgos medievais! Essa região possui muitas aldeias medievais incorporadas entre rochas, muitas vezes construídas com vista para o mar, para se proteger contra as invasões sarracenas ou em agradáveis cantos panorâmicos onde a vida ainda acontece de acordo com o ritmo de cada estação do ano. Venha conhecer a Calábria comigo!!! Essa região te surpreenderá! Ana Patricia Guia de turismo na Calábria

Deixe um comentário