This post is also available in: enEnglish (Inglês)

Como chegar na Calábria e como se locomover na Calábria?

Calábria, como todo o sul da Itália, foi colonizada por muitos povos, sendo que aquele que deu grande importância a região foi o povo grego, denominando essa região como Magna Grécia, ou seja uma terra colonizada com importância maior que a sua própria colônia de origem. Após os Gregos, vieram os romanos, os bizantinos, normandos, suábios, angevinos e aragoneses. Justamente por isso, essa terra é tão diversificada e em cada parte do território calabrês encontraremos uma herança cultural e artística diferente!


Vamos conhecer a nossa Calábria?


Infelizmente poucos brasileiros puseram os pés na Calábria; isso acontece porque essa terra ainda não é conhecida pela maior parte dos turistas, mas também por outras razões, como por exemplo, sua geografia; não é fácil se locomover nessa região e quando os brasileiros vêm para a Itália pensam em conhecer somente as regiões mais famosas como Vêneto, Lombardia, Ligúria, Toscana, Sicília e Campânia, e obviamente o Lazio, com a cidade eterna “Roma”, perdendo os encantos e magia que a Calábria pode oferecer.


CURIOSIDADES: VOCÊ SABIA QUE EM 2017 O NEW YORK TIMES ELEGEU A CALÁBRIA COMO UM DOS 52 LUGARES IMPERDÍVEIS A SEREM VISITADOS NO MUNDO? FOI A ÚNICA REGIÃO ITALIANA ELEITA PELO NEW YORK TIMES EM 2017!E VOCÊ, VAI FICAR DE FORA?


Contudo, nós temos a solução para esse pequeno inconveniente em relação a transporte, itinerários e visitas guiadas: fazemos passeios orientados inteiramente em português!


Faça da sua viagem para Calábria uma experiência única! Conheça a Calábria comigo e viva a cultura, a gastronomia e a história local com uma brasileira que ama esse território!

 

 


Para conhecer mais sobre a Calábria conheça todos os  outros posts sobre essa região, ok? Com certeza despertará em você o desejo de conhecer essa belíssima, mas pouco explorada região!

Vamos falar um pouco mais disso nas opções abaixo, bem como falaremos de como chegar e se locomover pela Calábria.

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

 AVIÃO

Existem 2 aeroportos na Calábria:

TREM

O trem na Calábria talvez seja um dos meios mais cômodos para se deslocar para as diversas regiões da Itália e também para se deslocar dentro da região para as cidades maiores como Cosenza, Reggio Calabria, Catanzaro e Crotone, Paola, etc, enquanto para as cidades menores algumas vezes será necessário fazer diversas conexões, inclusive existem ainda ferrovias locais, que unem algumas pequenas vilas, o problema é que, muitas vezes, essas ferrovias não têm nem mesmo um site para se obter maiores informações, por isso se consegue comprar os bilhetes somente quando você já estiver na cidade de partida como por exemplo Cosenza ou Reggio Calabria, e corre-se o risco de não haver mais bilhetes para o dia pretendido, tendo que esperar um dia ou dois na cidade de origem.


PROCURANDO OS DOCUMENTOS DOS TEUS PARENTES CALABRESES? GOSTARIA DE CONHECER A TUA CIDADE NATAL? A TERRA DE ORIGEM DOS TEUS AVÔS/AVÔS CALABRESES?  Venha conhecer comigo! Peça informações para passeios personalizados sem compromisso agora!


Existem diversos trens que partem de Roma e de Nápoles todos os dias para as principais cidades da Calábria (Paola, Cosenza, Reggio Calabria), para você ter uma idéia de tempo: a partir de Roma (de 5 horas a 9 horas) e de Nápoles (de 4 horas a 6 horas).

Para comprar bilhetes pode ir diretamente no site da ferrovia italiana  ou diretamente na estação de trem.


APRENDA COMIGO A COMPRAR O BILHETE ONLINE


ÔNIBUS

Uma alternativa válida além do trem para chegar na Calábria é de ônibus, existem diversas linhas que partem a cada dia de Roma, Nápoles, e de algumas cidades da Sicilia.


MAIS UM POUCO DAS BELEZAS DA CALÁBRIA


As principais companhias calabresas de ônibus são as seguintes:

IAS (CS); La Valle – (CS); Lirosi Autoservizi srl – (RC); SAJ – (CS); Simet -(CS)

Se usado para chegar nas grandes cidades como Reggio, Catanzaro, Cosenza, Crotone é um ótimo meio, já para chegar aos diversos vilarejos, localizados nas montanhas, é o pior meio de transporte indicado, pois existem poucas linhas (e poucas partidas diárias), é uma opção a ser descartada caso queira conhecer as vilas calabresas.


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.


Para conhecer os burgos calabreses a melhor opção é a seguinte:

CARRO

A Calábria, é uma daquelas regiões que se você quiser realmente conhecer, precisará de um carro. Desta forma poderá visitar as vilas que estão perdidas entre as montanhas, assim como poderá descobrir as belezas naturais dessa região, praticamente intocada pelo turismo clássico.


VEJA AS FOTOS DA MINHA CALÁBRIA


A autoestrada A3 é a espinha dorsal rodoviária da Calábria e liga a região a Nápoles e a Roma.

DICA IMPORTANTE: Outra solução ideal seria chegar em um vôo e pegar um carro nas várias concessionárias de aluguel de veículos que estão localizadas nos aeroportos calabreses. Ou chegar às principais cidades (Cosenza e Réggio) de trem e, dali, alugar um carro.

VAI VIAJAR PELA ITÁLIA DE CARRO? Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da idéia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )


Veja o post que escrevi com um roteiro de 8 dias na Calábria! Somente o melhor do melhor!

VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: A CALÁBRIA!


A medida que for escrevendo sobre as principais cidades turísticas da Calábria (e burgos) darei indicações de como chegar nelas.

Na minha opinião  a melhor solução com certeza são as visitas guiadas, que disponibilizam carros e, assim, você poderá aproveitar as belas paisagens que a estrada para chegar até lá pode te oferecer! Você não precisará se preocupar em dirigir por uma estrada que você não conhece e ficará muito mais seguro para usufruir sua viagem com tranquilidade e comodidade!).

Faça a tua inscrição em nossa newsletter para ficar por dentro das nossas novidades!

E bom passeio!!


MINHA SUPER DICA: Para fecharmos esse post é com imenso orgulho e prazer que quero apresentar a vocês o nosso e-book! Escrito e organizado por mim, é seu guia definitivo (e imperdivel) para viajar para a Calábria com toda tranquilidade que você merece. Estar em um país distante não é fácil, por isso, com esse e-book, sua viagem vai ficar muito mais serena! Nele você encontrará dicas, sugestões, idéias, melhores lugares para comer, se divertir,  itinerários e muito mais! Clique no banner e compre o seu e-book agora mesmo! Somente 4,99 euros! (menos de um café da manhã em um bar na Itália, imperdivel, verdade?)

Capa e-book Viajando para a Calábria
QUER VIAJAR PARA A CALÁBRIA? Receba todas as dicas que você precisa para curtir ao máximo sua viagem! 117 páginas de informações de quem conhece a Calábria como ninguém! Somente 4,99 euros.!

 


Não deixe de ler:

Como Chegar e como se locomover na Calabria?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Calabria

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Calabria

  1. Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!
  2. Itinerário na Calábria de 3 dias?
  3. Itinerário na Calábria de 6 dias?
  4. Itinererário de enogastronomia na Calábria! Sensacional!
  5. Quais são os 10 lugares que você precisa conhecer na Calábria?
  6. Bate e volta a partir de Cosenza? O que fazer perto de Cosenza?
  7. Bate e volta a partir de Reggio? O que fazer perto de Reggio Calabria?
  8. Por que visitar Tropéia na Calabria?
  9. Vamos conhecer Réggio?
  10. Vamos conhecer Cosença?
  11. Qual é o melhor periodo para viajar para Calábria?
  12. Viajando de carro na Calábria. Veja agora esse fantástico post!
  13. Conhecendo os burgos mais belos da Calábria. Veja agora!
  14. Turismo na Calabria. Veja agora!
  15. Os 9 burgos mais belos da Calábria. Veja agora!
  16. Quais são as 10 praias imperdiveis da Calábria?
  17. Como encontrar os parentes calabreses?

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Ana Patricia

Escrito por

Sou Ana Patricia, ítalo-brasileira, vivo há 14 anos na Itália, formada em Biblioteconomia na Universidade Estadual Londrina-UEL em Londrina-PR, em Scienze del turismo pela Universidade da Calábria, com um master em Turismo Cultural pela Fondação Garrone, parceira da Universidade de Catânia em Sicília, além de ser a única guia de turismo em língua portuguesa da Calábria, possuo também a habilitação de acompanhante turístico na Europa e sou a idealizadora/fundadora do Touristico - Consultoria Italia Brasil. Desde 2012 trabalho com a valorização e a promoção do território italiano de modo geral e desde (2015) de modo mais especifico e concreto, promovo essa região maravilhosa, mas ainda pouco conhecida pelos brasileiros: a Calábria! O nosso site dará informações sobre a Calábria turística e a Calábria menos turística e por isso mais autêntica, aquela feita pelos burgos medievais! Essa região possui muitas aldeias medievais incorporadas entre rochas, muitas vezes construídas com vista para o mar, para se proteger contra as invasões sarracenas ou em agradáveis cantos panorâmicos onde a vida ainda acontece de acordo com o ritmo de cada estação do ano. Venha conhecer a Calábria comigo!!! Essa região te surpreenderá! Ana Patricia Guia de turismo na Calábria

36 comentários

  1. Parabéns pelo post , sensacional , muito útil , viajo para Calábria em abril ou maio ,para tirar cidadania Italiana e não conheço nada na Itália ,
    Abraços
    Eunice

    • Oi querida, obrigada pelo comentário:) faça o teu cadastro para receber as nossas newslettere assim vai ficar informada sobre a Calábria. O site é novo mas estou trabalhando para aumentar o número de posts:)
      Grande abraço e fico a disposição
      Ana Patricia

  2. Parabéns! Sua dicas são maravilhosas.
    Vou passar Natal e Ano Novo na casa de amigos em Fuscaldo. Gostaria de saber o que vestir na ocasião. Eles tem alguns rituais como os nossos? roupa branca, etc… Vc pode me dar dicas gerais para as festas? Obrigada

    • Viviane geralmente se usa vermelho no natal e branco no ano novo.. além disso é normal que se faça um presentinho para cada membro da familia na ceia do natal 🙂 Grande abraço.. Ana Patricia

  3. Boa tarde Ana,

    Como faço para chegar a Calábria partindo de San giovanni a piro? Queria fazer um bate e volta preferencialmente de trem (saindo de Sapri, pois lá n tem trem), vc acha q vale a pena?

  4. Iolanda De Luca Responder

    BOM dia, tenho vontade de ir a Catanzaro , cidade de meus avós, pode me orientar sou do Brasil, São Paulo Iolanda De Luca face, e-mail irkdluca@uol.com.br
    Agradeço o retorno
    Bjss

  5. Olá Ana,
    Tudo bem?
    Achei seu site por acaso, pois minha mãe gostaria de ir em Paula na Calábria agora em agosto ou setembro e fui procurar informação na Internet e encontrei esta página. 🙂
    Eu moro em Portugal e partiríamos de cá.
    Como eu poderia ir para Paula através de transporte público e para qual aeroporto eu iria a partir de Portugal?
    Grato pela vossa atenção e parabéns pelo vosso trabalho! 🙂
    George De Luca

    • Desculpa a demora em responder mas estou em licença maternindade.. 🙂 ela pode chegar em Paola com o trem.. e vc pode chegar no aeroporto de Lamezia Terme e dali ir para a estação de trem para ir para Paola.. 🙂 grande abraço e boa viagem, Ana

  6. Olá Ana Paula, você pode me passar seu e-mail pra eu entrar em contato? Gostaria de pedir algumas informações?

  7. Olá Ana, boa noite. Estou pensando em ir para Reggio Calbria em busca da minha cidadania. Estou com dúvidas sobre pegar um trem ou vôo de Roma.

    O trem dá para ir curtindo a paisagem? Ou é besteira?

    • Te aconselho a verificar as opções mais econômicas entre o vôo e o trem para decidir e obviamente o tempo que você tem a disposição.. A paisagem é legal, mas é muito rápida… por isso não te aconselho a basear nisso para se decidir.. Abraços e boa viagem, Ana

    • Olá fiz algumas pesquisas e para chegar nessa localidade você vai ter que alugar um carro ou contratar o serviço de um motorista privativo. Das principais localidades nã têm õnibus ou trem. Se precisar de qualquer acompanhamento estou a disposição, Ana

  8. Nelcia Valeriote Responder

    Ana boa tarde eu tenho parentes em San Giorgio de Morgeto qual seria o melhor caminho a fazer eu estando em Roma, grata

  9. Ligia Jácome Formiga Responder

    Oi Patrícia .Parabéns pelo blog.Muito bom!Gostaria de saber por que vc recomenda o aeroporto de Lamezia Terme ao invés do de Reggio di Calabria.Penso em conhecer o sul da Calábria e a Sicília e assim chegar por Reggio.O que vc acha? Grata. Ligia

    • Lia porque o Aeroporto de Lamezia é internacional e tem muitos vôos enquanto o de Reggio tem poucos. Obviamente se vc consegue encontrar um vôo para Reggio seria melhor. Ou chegar pelo aeroporto de Palermo e fazer Sicilia e depois Calabria. Abraços. Ana

  10. priscila Russani Responder

    Bom dia, Ana 🙂

    Sou suspeita para falar da Calábria, nunca fui a Itália, mas meus parentes moram nesta região, e estou planejando uma viagem para conhecer minhas origens e meus parentes(que devem ser Russano ou Rossano – no Brasil o sobrenome ficou errado, srrsr).desculpe, mas se puder me ajudar…vou a cinque terre, e gostaria de saber como chegar a calábria vindo de lá (existe essa possibilidade?), e depois como retonar ao brasil ? conseigo voos da calabria mesmo ou qual cidade mais próxima para retonar?

    • Priscila se você vai estar em Cinqueterre então te aconselho a ir até Pisa que não está muito longe. De Pisa tem vôos low cost para Lamezia Terme. De Lamezia Terme para Rossano (veja o post que fiz sobre Rossano) ou alugar um carro ou ter o serviço privativo de um motorista. Um Grande abraço e boa viagem:)Ana

  11. Boa tarde Ana Patricia. Parabéns pelo post, muito interessante. Eu tenho uma reunião na cidade de Mongrassano e como o voo para Lamezia Terme está muito mais caro que Napoli ou Bari, estou na dúvida. Você aconselharia pousar em Bari ou Napoli para esse trecho? As distâncias são bem parecidas para se chegar a Mongrassano. Obrigado!

    • Danilo, Lamezia é a melhor opção.. mas se está muito caro, acho indiferente Nápoles ou Bari, dependerá do tipo de transporte que você vai usar para chegar na Calábria.. se for usar usar transporte público melhor então Nápoles, se for alugar um carro, Bari pode também ser uma boa opção. Precisando de serviços de intérpretes estou a disposição. Abraços, Ana

  12. Leni Lupinacci Responder

    Olá Patrícia. Qual a melhor época para vistar a região???
    Sou descendente de Calabreses e gostaria muitíssimo de conhecer tudo sobre nossos antepassados.
    Estou planejando entrarei em contato com você sobre os passeios. Quero chegar em Roma e daí ir de trem. Será a melhor opção?
    Grata

    • Leni tem um post no blog com o titulo: Qual o melhor periodo para viajar para Calábria.. dá uma lida:) Em relação a tua segunda pergunta.. o trem é uma boa opção, mas você tb pode encontrar ótimas ofertas de vôos low cost Roma – Lamezia com a cia ryanair. Um grande abraço, Ana

  13. Obrigado por publicar este artigo impressionante.
    Eu já sou um leitor de muito tempo, mas nunca fui obrigado a deixar um comentário.
    Me increvi no seu blog e compartilhei no meu Facebook .

    Mais uma vez obrigado por este excelente artigo !

  14. Olá, Ana.
    Finalmente encontrei informações super úteis para planejar a minha viagem. Parabéns.
    Gostaria muito de uma orientação tua. Moro em Nice, na França e desejo ir até Cosenza. A pesquisa que fiz e que pareceu mais coerente citou um vôo de Nice à Roma e depois de Roma à Lamezia Termi. De Lamezia posso ir de carro ou trêm até Cosenza.
    Você concorda, teria outra recomendação?
    Uma segunda questão, preciso encontrar o cartório de Cosenza para buscar uma certidão, você tem alguma dica de site onde eu possa localizar os endereços e horários? Não consegui encontrar.
    Adicionalmente você trabalha ou conhece alguém que poderia me ajudar no cartório com tradução?

  15. Olá Ana. Parabéns pelo blog. Muito legal mesmo.
    Em Paola tem locadora de carro?
    E para ir de Paola à Sicilia, Catania, qual melhor opção?
    Obrigado
    Mauricio

    • Mauriio você vai encontrar localora em Cosenza, Lamezia, Reggio Calabria.. para ir para Catania ou com um vôo Lamezia – Catania, ou com carro ou com trem. Aconselho o trem ou o carro se o objetivo é economizar. Grande abraço e boa viagem, Ana

  16. Ei Ana Patricia! Gostaria de saber qual cidade vc me aconselha em ficar na Calabria , custo benefício, para que eu possa conhecer Tropea, Scilla, etc. Consenza fica muito fora de mão? Estou com viagem marcada para julho e iremos alugar um carro. Obrigada, Ana.

    • Ana te aconselho a ficar em Cosenza para conhecer algumas zonas e em Reggio para conhecer outras cidades:) melhor dividir a estadia 🙂 veja os posts com os vários exemplos de tours..:) Boa viagem, Ana

Deixe um comentário