Vamos visitar a tua cidade natal na Calábria? Você é descendente de Calabrês?

Italianos, um povo de Santos, marinheiros, poetas e emigrantes. Esta frase representa a verdade para mais de trinta milhões de italianos que emigraram para o exterior nos séculos XIX e XX. No início, eles eram principalmente de Vêneto, Friuli e de Piemonte, e a partir de 1900 foram as regiões de Calábria, Campânia, Puglia e Sicília a serem mais afetadas pelo fenômeno da emigração em massa.

Recomendo a leitura:

Como você pode encontrar seus antepassados na Itália?

Há mais de sessenta e quatro milhões de descendentes de emigrantes italianos espalhados em vários países e muitos deles gostariam de encontrar vestígios de familiares, próximos ou não, que deixaram o nosso país, durante as guerras mundiais, para tentar a sorte no exterior.


Faça da sua viagem para Calábria uma experiência única! Conheça a Calábria comigo e viva a cultura, a gastronomia e a história local com uma brasileira que ama esse território!


 

Mesmo fenômeno certamente, mais pronunciado, aconteceu com nossos parentes da Calábria, e entre os destinos mais populares, o Brasil sempre foi um dos países que aparecem nos primeiros lugares. Neste texto vamos abordar o chamado ‘turismo das origens’, que consiste na viagem para emigrantes e descendentes conhecer a terra de suas raízes.


Vamos conhecer a nossa Calábria?


O desejo de voltar a ‘estação de partida’ para descobrir os locais de origem, onde começou a história da família é bem comum a todos os filhos de imigrantes no mundo, e é chamado de ‘turismo das origens’.

Depoimento da Iole
Depoimento da Iole

Um fenômeno que abre grandes oportunidades para o setor e que no nosso país ainda está no início, embora, historicamente, a Itália, no final do século XIX e dos anos setenta, foi o ponto de origem de um fenômeno de migração que envolveu trinta milhões de nossos compatriotas.

Marisa pegando os documentos no comune de Malvito
Marisa pegando os documentos no comune de Malvito

A jornada e sua permanência nos locais de origem representam uma experiência de alto conteúdo emocional, porque fornece uma oportunidade para rever os seus entes queridos e acima de tudo redescobrir os lugares que marcaram sua vida antes de sair, ou, no caso dos descendentes, a viagem tem como objetivo a busca de suas raízes e descobrir os lugares em que viviam os seus avós ou antecessores.

Marisa e o marido conhecendo a familia de origem:)
Marisa e o marido conhecendo a familia de origem:)

Cada vez mais há chamadas de pessoas interessadas não só no turismo clássico, onde poderão visitar as cidades de arte mais importantes, mas muitos são aqueles que estão pedindo para incluir nos itinerários clássicos, as visitas às suas cidades de origem, um retorno que, para muitos, significa conhecer o seu local de origem, cultura e tradição do país, bem como as origens de seus parentes.

Iole conhecendo uma tia de origem muito antiga:)
Iole conhecendo uma tia de origem muito antiga:)

O segmento do chamado ‘turismo de retorno’ é cada vez mais enriquecedor, e este texto deseja aprofundar este tema, o que dá a ideia de como o interesse para a recuperação de suas raízes culturais é vivo. Quantas vezes você ouviu falar, talvez em um almoço de Natal ou, mais facilmente, em uma reunião de familiares, alguém se lembrar dos vários parentes e as vicissitudes de cada um deles, quantas vezes ouviu que seu avô morreu na guerra ou emigraram por causa da mesma? Certamente, muitas vezes.

Descobrindo as origens:)
Descobrindo as origens:)

As memórias e recordações são muitas com a passagem inexorável do tempo parecem ser cartões postais que perderam essa tinta e cor. Às vezes, dos parentes que emigraram após as duas guerras, não se sabe nem o nome ou sobrenome.


MAIS UM POUCO DAS BELEZAS DA CALÁBRIA


Na Itália, os arquivos de pesquisa e registros das igrejas não estão imediatamente disponíveis, especialmente ‘a distância’, e é precisamente por esta razão que somos capazes de oferecer um serviço particularmente estratégico, com rotas que são bastante incomuns, fora do batido turismo clássico.

IMG_20170920_111815

IMG_20170920_112002

O retorno na vila do bisavô é acima de tudo uma experiência emocional, visceral, e retorna uma história verdadeira que fala da fuga da pobreza, mas também da redescoberta de tradições, palavras, sabores, pessoas e sentimentos.

Muitas vezes é o lembrete das origens que atrai os parentes de muitos lugares diferentes e vemos os descendentes dispostos a parar por um pouco mais de tempo ‘para visitar lugares diferentes’.E então serei capaz de atender a essa nova meta, com serviços personalizados em locais de partida da maior emigração italiana, começando com a minha terra adotada, a Calábria.

Agora você pode encontrar os vários parentes, os lugares, as origens e as tradições da Calábria que foi deixada para trás para buscar novas oportunidades. Quem quer seja que tenha a intenção de encontrar suas origens e não sabe como fazer, basta saber que há vários modos disponíveis e úteis nessa busca. Somos uma ferramenta valiosa, segura e profissional.

O que faço?

Um itinerário personalizado na cidade de partida dos bisavôs, até a assessoria para uma eventual reunião de família; vai ser uma experiência memorável.

Cliente Roseli Bertelli (março) na sala do Prefeito de Malito
Cliente Roseli Bertelli (março) na sala do Prefeito de Malito, Cosenza.

Faça como a Roseli  e tantos outros clientes, venha conhecer a tua cidade de origem comigo!!

Roseli com o prefeito de Malito
Roseli com o prefeito de Malito

Ao Norte da área de Cosenza, especificamente em Morano Calabro, há uma parceria com a cidade brasileira de Porto Alegre que já se arrasta há anos, apenas para testemunhar o objetivo e de reforçar ainda mais a emigração de milhares de habitantes de Morano Calabro no Brasil, após a Segunda Guerra Mundial. E você? De onde vem? Deixe um comentário abaixo que assim te faço uma homenagem escrevendo sobre o lugar onde nasceu o teu bisavó (bisavô) ou avós, etc….

E bom passeio!!

CONHEÇA O NOSSO TOUR: RETORNO ÀS ORIGENS

E bom passeio!!


MINHA SUPER DICA: Para fecharmos esse post é com imenso orgulho e prazer que quero apresentar a vocês o nosso e-book! Escrito e organizado por mim, é seu guia definitivo (e imperdivel) para viajar para a Calábria com toda tranquilidade que você merece. Estar em um país distante não é fácil, por isso, com esse e-book, sua viagem vai ficar muito mais serena! Nele você encontrará dicas, sugestões, idéias, melhores lugares para comer, se divertir,  itinerários e muito mais! Clique no banner e compre o seu e-book agora mesmo! Somente 4,99 euros! (menos de um café da manhã em um bar na Itália, imperdivel, verdade?)

Capa e-book Viajando para a Calábria
QUER VIAJAR PARA A CALÁBRIA? Receba todas as dicas que você precisa para curtir ao máximo sua viagem! 117 páginas de informações de quem conhece a Calábria como ninguém! Somente 4,99 euros.!

 

 

 


Não deixe de ler:

Como Chegar e como se locomover na Calabria?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Calabria

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Calabria

  1. Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!
  2. Itinerário na Calábria de 3 dias?
  3. Itinerário na Calábria de 6 dias?
  4. Itinererário de enogastronomia na Calábria! Sensacional!
  5. Quais são os 10 lugares que você precisa conhecer na Calábria?
  6. Bate e volta a partir de Cosenza? O que fazer perto de Cosenza?
  7. Bate e volta a partir de Reggio? O que fazer perto de Reggio Calabria?
  8. Por que visitar Tropéia na Calabria?
  9. Vamos conhecer Réggio?
  10. Vamos conhecer Cosença?
  11. Qual é o melhor periodo para viajar para Calábria?
  12. Viajando de carro na Calábria. Veja agora esse fantástico post!
  13. Conhecendo os burgos mais belos da Calábria. Veja agora!
  14. Turismo na Calabria. Veja agora!
  15. Os 9 burgos mais belos da Calábria. Veja agora!
  16. Quais são as 10 praias imperdiveis da Calábria?
  17. Como encontrar os parentes calabreses?

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Ana Patricia

 

Escrito por

Sou Ana Patricia, ítalo-brasileira, vivo há 14 anos na Itália, formada em Biblioteconomia na Universidade Estadual Londrina-UEL em Londrina-PR, em Scienze del turismo pela Universidade da Calábria, com um master em Turismo Cultural pela Fondação Garrone, parceira da Universidade de Catânia em Sicília, além de ser a única guia de turismo em língua portuguesa da Calábria, possuo também a habilitação de acompanhante turístico na Europa e sou a idealizadora/fundadora do Touristico - Consultoria Italia Brasil. Desde 2012 trabalho com a valorização e a promoção do território italiano de modo geral e desde (2015) de modo mais especifico e concreto, promovo essa região maravilhosa, mas ainda pouco conhecida pelos brasileiros: a Calábria! O nosso site dará informações sobre a Calábria turística e a Calábria menos turística e por isso mais autêntica, aquela feita pelos burgos medievais! Essa região possui muitas aldeias medievais incorporadas entre rochas, muitas vezes construídas com vista para o mar, para se proteger contra as invasões sarracenas ou em agradáveis cantos panorâmicos onde a vida ainda acontece de acordo com o ritmo de cada estação do ano. Venha conhecer a Calábria comigo!!! Essa região te surpreenderá! Ana Patricia Guia de turismo na Calábria

20 comentários

  1. Meu antepassado é de San Nicola Arcella ou Scalea. Tenho muita vontade de conhecer!

    • Querida recentemente escrevi um post sobre Scalea, dá uma olhada no blog.. e em breve vou escrever um sobre San Nicola Arcella:) Espero de um dia poder te conhecer pessoalmente.. um grande abraço,
      Ana Patricia

  2. Por que escolhi visitar a Calábria?
    Quando descobri a origem dos meus antepassados fiquei muito curiosa e decidida a conhecer Malito, cidade da Itália onde meu bisavô nasceu em 1855 e depois com 32 anos veio para o Brasil.
    A princípio seria um passeio de retorno às origens mas comecei a ler sobre a região, os burgos medievais, os costumes e me empolguei. No blog da Ana Patricia encontrei muitas informações úteis e resolvi com meu marido que iríamos para Cosenza. Contratamos os serviços de guia com a Ana e foi uma viagem espetacular e customizada.
    O tempo disponível era pouco mas o tour oferecido foi suficiente para que eu me apaixonasse pela Calábria.
    Conhecemos Cosenza, Pizzo, Tropea, Capovaticano e Malito.
    As cidades são muito lindas, praias fabulosas, pessoas gentis e acolhedoras.
    Conhecer a cidade dos meus antepassados foi emocionante. Fomos muito bem recebidos, visitamos o pequeno “paese”, fomos à igreja de San Elia. Na Prefeitura fomos recebidos pelo prefeito.
    A comida na Calábria é deliciosa, principalmente os pratos com frutos do mar.
    A paisagem de Tropea e Capovaticano nos deixam extasiados. Um mar muito azul, com areia bem branca.
    Nossa viagem foi no final do inverno, imagino que no verão essas praias sejam um paraíso.
    Além do mar também visitamos o castelo de Pizzo, experimentamos o delicioso tartufo, conhecemos uma igreja esculpida dentro de uma caverna, passeamos pelas ruas estreitas e tomamos vários cafés (expressos).
    Posso dizer que essa viagem foi tão boa que quero retornar logo e conhecer mais da Calábria, região que ainda é pouco explorada pelos brasileiros.
    Fica a dica: Vale a pena conhecer!
    Roseli Bettarelli

  3. Glaucia Montoni Responder

    Bom dia! Descobri recentemente que meu avô Giusepe Montoni nasceu na cidade de Castrovillari, Spezzano Albanese, Cosenza. Gostaria de obter a certidão de nascimento dele para iniciar o processo de solicitação da minha cidadania italiana. Você poderia me dar alguma dica de como posso conseguir? Obrigada!

    • Glaucia basta entrar no site do comune de Castrovillari e encontrar o email do Anagrafe e pedir o documento. Caso precise faço também esse tipo de serviço. Um grande abraço, Ana

  4. Boa tarde, Ana Patrícia !!
    Amei suas foto sobre a Calábria.
    Gostaria de saber quanto fica uma busca pela documentação do meu Avô/Bisavô que nasceu em Cosenza.

  5. Eliana Giordano Responder

    Adorei! Minha família era de Aieta comenta- Calábria. Meu avô Francesco vitto Giordano e minha avó Maria Teresa Gazzaneo vier para o Brasil com meus 3 tios mais velhos: Dominica Giordano, Angelina Giordano e Luigi Giordano. Meu pai Rogério Alexandre Giordano nasceu no Brasil com mais 4 irmãos. Amei seu post! Gostaria de saber como faço para requerer minha cidadania já que meus primos brasileiros já a têm !

    • Eliana, de modo geral você precisa ter todos os documentos necessários (verificar com os teus partentes) traduzidos e juramentados antes de dar entrada. Depois disso se for fazer na Itália você deve fazer a residência (alugando uma casa) para entrar com o processo no comune que dura em média 3 meses.. Abraços, Ana

  6. Eduardo Matrone Responder

    Olá Ana..adorei o seu site…pretendo este ano conhecer a Calabria,e adorei saber que existe uma profissional como você na região…meu bisavô,avó moravam em Cosenza,vieram para o Brasil na década de 30 e preciso localizar a sua certidão de nascimento,.para dar andamento na minha cidadania,pois tenho vontade de adquirir um imóvel neste país….se vc puder me adiantar o custo para está localização agradeceria muito…..abs

  7. Bom dia preciso achar documentos dos meus bisavós que vieram ao Brasil… sobrenome Frujuelli

  8. wanderley de lima Responder

    ana boa noite, me chamo wanderley , por favor me ajude a conseguir a certidão de nascimento de meu bisavo e avo, tenho quase certeza que são de morano calabro e tenho dados para fazer esse levantamento, pois necessito da dupla cidadania, me envie seu email por favor , grato sáo Paulo brasil

  9. Leandro Cabrera Responder

    Olá Patricia, meu bisavô veio da região de palmi na calabria. Preciso dos documentos para dar entrada na cidadania, gostaria de saber se é fácil o acesso a região e aos documentos e qual é o custo para essa pesquisa. E gostaria de saber se é mais fácil a cidadania pra quem tem os antepassados nascido em cidades pequenas como no caso palmi. Agradeço se puder me informar,obrigado!

  10. Valeria Pugleise Responder

    Ola boa noite
    Meu nome é valeria Pugleise
    Sou descendente de italiana.
    Meu avo nasceu em calabria.
    Procuro por meus antepassados.
    Por favor nao consigo encontrar ninguem.
    Irei para italia em abril.

Deixe um comentário