Calábria: dez motivos para conhecê-la!

Mar, céu azul e belezas infinitas! A Calábria é um dos lugares mais lindos da Itália e hoje vamos te apresentar dez motivos para conhecê-la!

Terra distante e solitária a Calábria guarda belezas e tesouros inigualáveis! Embora a estrutura turística ainda esteja sendo aperfeiçoada, a região italiana conquista os turistas por seu jeito rústico. Abaixo listamos dez, excelentes, motivos para você conhecer essa terra única!


Vamos conhecer a nossa Calábria antes de ler o texto?


  1. O mar cristalino.
Fonte Roseli Bertarelli

O mar da Calábria é impressionante e cidades como Pizzo e Tropea, onde fica concentrado o turismo de ‘massa’, apresenta estruturas turísticas a beira mar cheios de charme, areia branca e um mar cinematográfico! A praia de Pietragrande é uma joia com seus penhascos e é destino também do proprio italianos. Seguindo ao Sul encontramos Scilla, cidade cheia de mistério e lendas! Outra praia maravilhosa é a Praia a Mare, que recebeu a ‘Bandeira Verde’, que certifica o local como ideal para quem está com crianças. Se você busca todo o luxo italiano, vá para Copanello, que é o antro da elegância da região. Em Amantea, banhada pelo Mar Tirreno, é onde fica grande parte de pontos históricos e culturais, como, por exemplo, o Palazzo delle Clarisse e as cinco igrejas da cidade.

  1. As montanhas e os parques naturais.
Sila

Sua praia não é praia? Sem problemas! Que tal subir as montanhas e aproveitar os parques naturais calabreses? Um dos mais lindos é o Parque Nacional de Polino, que é também o maior da Itália. O parque se estende até Cosença e sua vegetação é quase toda dominada pelos famosos pinheiros negros. O parque é ideal tanto no verão quanto no inverno, sendo bastante democrático para todos os gostos e apresentando as mais variadas atividades ao ar livre. Outro parque incrível é o Parque Nacional de Aspromonte, que é famoso por suas oliveiras e árvores de frutas cítricas. Diversão garantida também é passar o dia em  Sila, que passa por Catanzaro e é onde fica o parque homônimo, Parque Nacional da Silla. A vegetação de destaque daqui são pinheiros que dominam os bosques e as trilhas.


MAIS UM POUCO DAS BELEZAS DA CALÁBRIA


  1. As aldeias calabresas.
Italy, Calabria, Morano Calabro

A Calábria abriga as aldeias mais lindas da Itália! Lugares como Fiumefreddo, Altomonte, Scilla, Gerace e Morano Calabro figuram na lista dos burgos mais bonitos da Europa. Para se ter uma ideia, da lista oficial do ‘Club dos Burgos Mais Bonitos da Itália’ que é composta por 217 burgos em todo o país, 10 deles ficam na Calábria. A lista tem como objetivo potencializar o turismo nessas cidades e valorizar a cultura local.

  1. Os museus e os sítios arqueológicos.

Entre os inúmeros museus presentes na Calábria,

Bronzes de Riace Museu de Reggio Calabria

um dos mais famosos é o Museu Nacional de Reggio Calabria; é ali que ficam os indefectíveis Bronzes de Riace: estátuas de dois guerreiros gregos recuperados no mar de Riace em 1972; os Bronzes são considerados as 12ª Maravilha do mundo! Outro museu imperdível é o Locri Epizefiri, que fica dentro de um sítio arqueológico e é dedicado a Zeus. O Museu Etnográfico Raffaele Corso, em Palmi, também merece uma visita e é integrado à Casa da Cultura, onde ficam outros espaços para exposições. Temos também o Museu Arqueológico Nacional de Crotone, que abriga coleções belíssimas de toda a região e também da antiga cidade de Kroton. Outro local famoso e interessante é a Gruta Del Romito que é um dos sítios arqueológicos mais famosos da Europa. Em Papasidero, a Gruta é famosa por seu valor cultural inestimável e merece, MUITO, uma visita!

  1. A Magna Grecia.
Stefano Contin Flick 1280 x 720

Os resquícios da Magna Grecia são visíveis até hoje na Calábria. Sua maior concentração de sítios arqueológicos daquele período se espalha em diversas cidades calabresas como, por exemplo, Kaulon e Casamatta. Em Casamatta fica um dos pontos mais recentes descobertos (há 3 anos) e apresenta um belíssimo mosaico com dragões, golfinhos e motivos florais. A Calábria foi colonizada pelos gregos no século VIII a. C. e depois foi uma das cidades mais importantes do Império Bizantino. Após um longo período foi dominada pelos normandos, suevos, anjous e aragoneses, ou seja: é uma mistura impressionante de história, povos e cultura! Algumas das cidades da Calábria mais importantes que integraram a Magna Grécia foram: Reggio Calabria, Locri, Crotone, Sibari, Palmi e Lamezia Terme.

 


CURIOSIDADES: VOCÊ SABIA QUE EM 2017 O NEW YORK TIMES ELEGEU A CALÁBRIA COMO UM DOS 52 LUGARES IMPERDÍVEIS A SEREM VISITADOS NO MUNDO? FOI A ÚNICA REGIÃO ITALIANA ELEITA PELO NEW YORK TIMES EM 2017!E VOCÊ, VAI FICAR DE FORA?


 

  1. A origem do nome Itália. 

Foi na Calábria que o país da bota recebeu seu nome! Há diversas teorias sobre o nome Itália e algumas das mais conhecidas são: o nome deriva de italói, que significa ‘habitantes das montanhas’; outra teoria diz que os antigos gregos chamavam a região de ‘vituli’, que era chamada dessa maneira pela adoração daquele povo pelos ‘vitelli’, bezerros em italiano, e de ‘vitulli’ o nome se tornou Itali e, por último, Itália. Outra teoria diz que o nome Itália vem da Roma Antiga: dizem que os romanos chamavam o sul do país de Itálica, o que significa ‘terra de bois’ e, com o passar do tempo, o nome passou a ser Itália. Ou seja: Itália é um nome de origem grega que, até hoje, significa bezerro. Antes de ser o nome do país, o nome Itália designava somente a região da Calábria; já o nome Calábria deriva do grego Kalon-Brion, e significa ‘terra que faz surgir o bem’, ‘terra abundante em bens’ e se refere à fertilidade da região. O significado propriamente dito da palavra Calábria é ‘terra de zonas rochosas’, portanto: calabreses são ‘habitantes de terras rochosas’.

 


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.


  1. A enogastronomia típica.

A cozinha calabresa é uma das mais ricas do mundo!  Começando com as massas caseiras, que são temperadas com molhos feitos a base de tomate e pimentas ou pimentões, passando por carnes de porco e cordeiro, sem esquecer-se dos peixes extremamente frescos, e as verduras. Para comer o melhor peixe da Calábria o lugar ideal é a cidade de Mammola. As berinjelas também são muito utilizadas na Calábria e aparece em antepastos, ou como acompanhamento e até mesmo no prato principal, quando é recheada com carne ou cogumelos, entre outro ingredientes. A pimenta é a rainha em Soverato e o sabor marcante é delicioso! Uma iguaria típica da Calábria é a ’Nduja di Spilinga: picante e cremosa, é ideal para comer como aperitivo. Não podemos deixar de citar as legendárias cebolas de Tropeia; com seu sabor doce, faz parte de diversos pratos calabreses. Entre a sobremesas merecem destaque ‘pitte ‘nchiuse’, que são pequenas tortas recheadas com nozes, uvas passas, amêndoas, pinhão e mel. Os vinhos são um show a parte: os mais renomados são os de Cirò, que recebem a denominação DOC.

 


Faça da sua viagem para Calábria uma experiência única! Conheça a Calábria comigo e viva a cultura, a gastronomia e a história local com uma brasileira que ama esse território!

 

 


 

  1. Os festivais e as festas regionais.

Nas noites de verão as cidades calabresas são tomadas por celebrações e festas! Por exemplo: Kaulonia Tarantella Festival, que acontece entre Julho e Agosto em Caulonia. A cidade fica repleta de turistas e moradores locais e o clima animado dá o tom às festividades.  A Magna Graecia Film Festival é outro festival importante que já chegou à sua 10ª edição e apresenta os melhores nomes do cinema italiano. Em Agosto acontece, em Spilinga, a Festa da ‘Nduja; A Festa da Beringela acontece todos os anos em Palmo, geralmente em Agosto. Em Cittanova temos o Festival Internacional do Stocco e para fechar o calendário de festividades, temos 21ª Festa do Doce, em Cessanti.

  1. A vida noturna.

Para quem gosta da vida noturna há algumas cidades calabresas que parecem ter nascido para o entretenimento noturno! Algumas das discotecas mais frequentadas são Rebus, que fica em Caminia; a Scogliera, que é uma joia em um pico no mar em Pietragrande; e o Tempio di Atlantide, o maior local noturno da região que fica em Montepaone Lido. Todos os anos muitos DJs internacionais se apresentam em locais pela costa calabresa.

  1. O primeiro parque aventura dentro de uma aldeia!!

Um dos parques mais novos da Calábria (e mais inovadores!) é o Avventure in Borgo que é um parque REPLETO de diversão dentro de uma aldeia que fica na cidade de Sellia, na provincia de Catanzaro. Tem atração para todas as idades, de diversos níveis de dificuldade e está imerso em uma esplendida natureza. Para os pequeninos (mas para os adultos também!), a diversão é garantida!

A Calábria possui parques aquáticos super renomados e completos para quem não quer ficar só no mar. Dois deles são: o Acquapark Odissea 2000, em Rosano, onde estão disponíveis mais de 25 atrações e oferece opção para todos os gostos; o outro incrível é o Aquafans, em Praia a Mare, que com uma infinidade de atrações, apresenta algumas áreas temáticas e, caso queira, é possível optar pelo ‘pacote VIP’, que oferece alguns mimos durante a estadia no parque como sauna, banho turco, cromoterapia e massagens!


CONCLUSÕES

A Calábria, como vimos, vai além de mar; tem cultura, natureza, vida noturna latente, enogastronomia e muito mais! É uma terra cheia de encantos a serem descobertos e apaixonante!

E bom passeio!!


MINHA SUPER DICA: Para fecharmos esse post é com imenso orgulho e prazer que quero apresentar a vocês o nosso e-book! Escrito e organizado por mim, é seu guia definitivo (e imperdivel) para viajar para a Calábria com toda tranquilidade que você merece. Estar em um país distante não é fácil, por isso, com esse e-book, sua viagem vai ficar muito mais serena! Nele você encontrará dicas, sugestões, idéias, melhores lugares para comer, se divertir,  itinerários e muito mais! Clique no banner e compre o seu e-book agora mesmo! Somente 4,99 euros! (menos de um café da manhã em um bar na Itália, imperdivel, verdade?)

Capa e-book Viajando para a Calábria
QUER VIAJAR PARA A CALÁBRIA? Receba todas as dicas que você precisa para curtir ao máximo sua viagem! 117 páginas de informações de quem conhece a Calábria como ninguém! Somente 4,99 euros.!

 

 


Não deixe de ler:

Como Chegar e como se locomover na Calabria?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Calabria

  1. Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!
  2. Itinerário na Calábria de 3 dias?
  3. Itinerário na Calábria de 6 dias?
  4. Itinererário de enogastronomia na Calábria! Sensacional!
  5. Quais são os 10 lugares que você precisa conhecer na Calábria?
  6. Bate e volta a partir de Cosenza? O que fazer perto de Cosenza?
  7. Bate e volta a partir de Reggio? O que fazer perto de Reggio Calabria?
  8. Por que visitar Tropéia na Calabria?
  9. Vamos conhecer Réggio?
  10. Vamos conhecer Cosença?
  11. Qual é o melhor periodo para viajar para Calábria?
  12. Viajando de carro na Calábria. Veja agora esse fantástico post!
  13. Conhecendo os burgos mais belos da Calábria. Veja agora!
  14. Turismo na Calabria. Veja agora!
  15. Os 9 burgos mais belos da Calábria. Veja agora!
  16. Quais são as 10 praias imperdiveis da Calábria?
  17. Como encontrar os parentes calabreses?

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Escrito por

Sou Ana Patricia, ítalo-brasileira, vivo há 14 anos na Itália, formada em Biblioteconomia na Universidade Estadual Londrina-UEL em Londrina-PR, em Scienze del turismo pela Universidade da Calábria, com um master em Turismo Cultural pela Fondação Garrone, parceira da Universidade de Catânia em Sicília, além de ser a única guia de turismo em língua portuguesa da Calábria, possuo também a habilitação de acompanhante turístico na Europa e sou a idealizadora/fundadora do Touristico - Consultoria Italia Brasil. Desde 2012 trabalho com a valorização e a promoção do território italiano de modo geral e desde (2015) de modo mais especifico e concreto, promovo essa região maravilhosa, mas ainda pouco conhecida pelos brasileiros: a Calábria! O nosso site dará informações sobre a Calábria turística e a Calábria menos turística e por isso mais autêntica, aquela feita pelos burgos medievais! Essa região possui muitas aldeias medievais incorporadas entre rochas, muitas vezes construídas com vista para o mar, para se proteger contra as invasões sarracenas ou em agradáveis cantos panorâmicos onde a vida ainda acontece de acordo com o ritmo de cada estação do ano. Venha conhecer a Calábria comigo!!! Essa região te surpreenderá! Ana Patricia Guia de turismo na Calábria

Deixe um comentário