Que lugares visitar perto de Cosenza?

Bate e volta a partir de Cosenza?

A antiga cidade de Cosença (em português), conhecida como a cidade dos Bruzios, é uma das mais antigas cidades da Calábria e se encosta suavemente sobre as sete colinas que circundam o vale da Cratera.


SAIBA MAIS SOBRE COSENÇA


Está situada em um ambiente natural, na confluência do rio Busento que divide a parte moderna da cidade da antiga que fica nas encostas da Colina Pancrácio. Graças ao seu passado cultural, era conhecida como a Atenas da Itália.


CURIOSIDADES: VOCÊ SABIA QUE EM 2017 O NEW YORK TIMES ELEGEU A CALÁBRIA COMO UM DOS 52 LUGARES IMPERDÍVEIS A SEREM VISITADOS NO MUNDO? FOI A ÚNICA REGIÃO ITALIANA ELEITA PELO NEW YORK TIMES EM 2017!E VOCÊ, VAI FICAR DE FORA?


A área cosentina é variada, caracterizada por uma prevalência de montanhas e colinas, apesar de áreas planas com vastas extensões de linha costeira e 155 municípios que formam a primeira província da Calábria. A menos de uma hora de carro, a partir do mar Jónico e Tirreno e das montanhas da Sila e Pollino, a cidade de Bruzi, com os seus 2.500 anos de história, é imperdível para reviver a história de Alarico e da vida de Frederico II da Suábia. Quando se trata de fazer uma volta nestas áreas é um dever ficar perto da cidade de Cosença que oferece, definitivamente, coisas interessantes para fazer. Neste texto, vamos olhar para alguns lugares que valem a pena conhecer.


Vamos conhecer a nossa Calábria?


Cosenza. Fonte Flick 1280x720

Essas cidades podem ser visitadas tranquilamente a partir de Cosenza com um carro.

1) Começamos o passeio nos arredores de Cosença, visitando pela primeira vez a cidade de Rossano Calabro. Ela se apoia no mar e está localizada na planície de Sibari, entre a bela costa do mar Jônico e Sila. Além de numerosas construções espalhadas por todo oa cidade, é no centro histórico de Rossano que você pode visitar muitas obras antigas deixadas pelos colonos gregos.


SAIBA MAIS SOBRE ROSSANO


No centro histórico pode-se admirar a Catedral Da Maria Santissima Aqueropita (Catedral Rossano), onde dentro de você pode encontrar a pintura da Madonna e o famoso ‘Codex purpureus Rossanensis’, um dos evangelhos bizantinos mais antigos e preciosos, que data do século V, listando com unciais em ouro e prata num pergaminho roxo, o documento contém escritas em grego e 15 miniaturas, representando o evangelho, uma verdadeira obra-prima.

codice-purpureo-di-rossano_patrimonio-unesco-2015 Foto de Michele Abastante
codice-purpureo-di-rossano_patrimonio-unesco-2015 Foto de Michele Abastante

Além da Catedral, merece uma visita o Oratório de São Marcos, talvez o mais antigo monumento de Rossano, originalmente dedicado a Santa Anastacia, e uma das igrejas bizantinas mais bem preservadas na Itália. Depois, há a Igreja de São Bernardino, em estilo gótico tardio, foi a primeira igreja católica na cidade e abriga o túmulo de Oliverio de Somma. Assim a Igreja de Panagia, que é uma igreja bizantina do século X, foi chamada em honra de ‘Maria Santíssima’ e, finalmente, há a Igreja de São Francisco de Paula, do século XVI, com um portal renascentista e um claustro muito bonito.

 


Faça da sua viagem para Calábria uma experiência única! Conheça a Calábria comigo e viva a cultura, a gastronomia e a história local com uma brasileira que ama esse território!


 

 

Catedral de Rossano. Foto de Michele Abastante
Catedral de Rossano. Foto de Michele Abastante

2) A poucos quilômetros de distância encontramos outro centro para visitar, que é a cidade de Corigliano Calabro. É uma cidade na província de Cosenza, cujas origens, dizem, se deram com a invasão árabe de 977. Esta cidade, localizada no sopé da Sila Grega, tem um bairro antigo, o distrito dos Santos, a construção cerrada dispostas em camadas de uma colina, com ruas estreitas e charmosas. A fertilidade das áreas agrícolas, de culturas claras e cítricas determinaram um forte desenvolvimento da cidade.


SAIBA MAIS SOBRE CORIGLIANO


Corigliano. Fonte flick
Corigliano. Fonte flickA cidade tem um antigo castelo onde foi colocado uma construção de Roberto, il Guiscardo, em torno de 1073 como um posto militar. Em meados do século XIV, foi transformada em uma residência nobre pelo Conde de Corigliano Roberto Sanseverino. O castelo foi vendido em 1971 para o arcebispo de Rossano e deste para a cidade de Corigliano, em 1979.

É um daqueles edifícios onde a história tem operada a multiplicação de beleza. Corigliano também abriga o único porto de barco comercial de pesca do alto Jonio Cosentino, localizado no Golfo de Corigliano e é a parte do Golfo mais ampla de Taranto.

Castelo de Corigliano
Castelo de Corigliano

3) Ficamos ali perto para admirar a famosa colônia Sibari, a famosa colônia da Grécia Antiga, no Mar Jónico, com vista para o Golfo de Taranto, entre os rios Crati (Crathis) e Coscile (Sybaris). Uma pequena cidade que hoje é apenas uma fração, mas que ainda mantém vestígios do seu grande e atávico passado, onde foi dominado pela fundação de um império florescente, bem como a importante colônia de Poseidonia, que para os romanos tornou-se Paestum. Hoje baseia sua economia, predominantemente, no turismo. Sybaris foi fundada entre dois rios no final do século VIII por um grupo de Aqueus, vindos de Peloponeso.


SAIBA MAIS SOBRE SIBARI


Como foi o destino de todos os grandes impérios da história, mesmo Sybaris, infelizmente, viu sua decadência, através do trabalho da cidade de Crotone. Os vestígios arqueológicos da antiga cidade estão agora mantidos no Museu Arqueológico Nacional de Sybaris. O crescimento da cidade se deu devido à recuperação de terras, através da ação do consórcio Opera Sila, que trouxe à luz a planície de Sybaris, a maior da Calábria. Nos anos 80 e 90, passou por um desenvolvimento turístico balneário e cultural. Sybaris é famoso destino turístico para o Centro Náutico, ‘Lagos de Sibari’ com a sua lagoa surpreendente, um trabalho de engenharia e um exemplo de requalificação da terra em harmonia com a natureza.


MAIS UM POUCO DAS BELEZAS DA CALÁBRIA


Parque arqueológico de Sibari
Parque arqueológico de Sibari

4) Outro lugar que é perto e você precisa visitar é a aldeia da província de Cosença, chamada Altomonte, que é parte do clube de ‘As aldeias mais belas da Itália’. Encontra-se em um promontório, a cerca de 455 metros acima do nível do mar. Seu território é parte muito fértil da planície, banhada por rios Esaro, Grondi e Fiumicello e parte da colina de onde há um ar estupendo e um vasto panorama. A vila viu, no curso de sua história, a passagem de povos e civilizações. Supõe-se que entre 800 e 1000 d. C. seus habitantes se mudaram para o local atual.

 


SAIBA MAIS SOBRE ALTOMONTE


Se você deseja viajar para a Itália, siga o canal Viajado Para Itália no YouTube e descubra as melhores dicas para sua viagem ser inesquecível.


O território foi dominado, antes pelos normandos e em seguida, pelos Suevos, mas foi sob domínio de Anjou que a aldeia se tornou um centro de arte, cultura e fé de extraordinária importância. Há muitas testemunhas de várias Igrejas e construções que ainda representam o patrimônio artístico e cultural da aldeia. Para visitar, temos o Teatro ao ar livre, agora o lar de inúmeros festivais e eventos, ou as charmosas ruelas medievais, além da Igreja de Nossa Senhora da Consolação, um raro exemplo da arte gótica-angina, com uma grande janela e um belo portal.

Altomonte. Francesco Pacienza Fonte Flick 1280 x 720
Altomonte. Francesco Pacienza Fonte Flick 1280 x 720
Conclusões

Quanto à beleza cênica, é impossível não ficar fascinado pelos numerosos locais com vista para a costa do mar Jônico, onde a natureza parece ter sido especialmente generosa. Além do mar, nessas áreas, você pode deixar-se seduzir pelo charme misterioso das antigas ruínas e vestígios arqueológicos de Sybaris, e novamente pela beleza de Corigliano Calabro, Rossano e da aldeia de Altomonte.

Esses são somente alguns exemplos de localidades que podem ser visitadas a partir de Cosenza, outras opções de tours de um dia pode ser Paola, Tropea e Pizzo, Crotone e La Castella:)

Como Chegar em Cosenza

De Avião

O aeroporto mais próximo é o Lamezia Terme, que fica a 75 km de distância, conectado a Cosença por trens, ônibus e táxis. Outro Aeroporto perto é o de Crotone, onde há ônibus e trens para Cosença.

De Trem

É possível chegar diretamente, a partir das estações de Roma ou Nápoles, com o Intercity ou Expresso para Cosença, ou com o Intercity Express Roma-Nápoles-Reggio Calabria, parada Paola (35 km de Cosença), em seguida, partir para Cosença. Uma vez na estação há vários ônibus para o centro histórico.

De Carro

Cosença é facilmente acessível através da autoestrada A3 Salerno-Reggio Calabria, saída: Cosença Norte ou Cosença Sul.

E bom passeio!!

 


MINHA SUPER DICA: Para fecharmos esse post é com imenso orgulho e prazer que quero apresentar a vocês o nosso e-book! Escrito e organizado por mim, é seu guia definitivo (e imperdivel) para viajar para a Calábria com toda tranquilidade que você merece. Estar em um país distante não é fácil, por isso, com esse e-book, sua viagem vai ficar muito mais serena! Nele você encontrará dicas, sugestões, idéias, melhores lugares para comer, se divertir,  itinerários e muito mais! Clique no banner e compre o seu e-book agora mesmo! Somente 4,99 euros! (menos de um café da manhã em um bar na Itália, imperdivel, verdade?)

Capa e-book Viajando para a Calábria
QUER VIAJAR PARA A CALÁBRIA? Receba todas as dicas que você precisa para curtir ao máximo sua viagem! 117 páginas de informações de quem conhece a Calábria como ninguém! Somente 4,99 euros.!

 

 


Não deixe de ler:

Como Chegar e como se locomover na Calabria?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Calabria

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Calabria

  1. Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!
  2. Itinerário na Calábria de 3 dias?
  3. Itinerário na Calábria de 6 dias?
  4. Itinererário de enogastronomia na Calábria! Sensacional!
  5. Quais são os 10 lugares que você precisa conhecer na Calábria?
  6. Bate e volta a partir de Cosenza? O que fazer perto de Cosenza?
  7. Bate e volta a partir de Reggio? O que fazer perto de Reggio Calabria?
  8. Por que visitar Tropéia na Calabria?
  9. Vamos conhecer Réggio?
  10. Vamos conhecer Cosença?
  11. Qual é o melhor periodo para viajar para Calábria?
  12. Viajando de carro na Calábria. Veja agora esse fantástico post!
  13. Conhecendo os burgos mais belos da Calábria. Veja agora!
  14. Turismo na Calabria. Veja agora!
  15. Os 9 burgos mais belos da Calábria. Veja agora!
  16. Quais são as 10 praias imperdiveis da Calábria?
  17. Como encontrar os parentes calabreses?

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Ana Patricia

Escrito por

Sou Ana Patricia, ítalo-brasileira, vivo há 14 anos na Itália, formada em Biblioteconomia na Universidade Estadual Londrina-UEL em Londrina-PR, em Scienze del turismo pela Universidade da Calábria, com um master em Turismo Cultural pela Fondação Garrone, parceira da Universidade de Catânia em Sicília, além de ser a única guia de turismo em língua portuguesa da Calábria, possuo também a habilitação de acompanhante turístico na Europa e sou a idealizadora/fundadora do Touristico - Consultoria Italia Brasil. Desde 2012 trabalho com a valorização e a promoção do território italiano de modo geral e desde (2015) de modo mais especifico e concreto, promovo essa região maravilhosa, mas ainda pouco conhecida pelos brasileiros: a Calábria! O nosso site dará informações sobre a Calábria turística e a Calábria menos turística e por isso mais autêntica, aquela feita pelos burgos medievais! Essa região possui muitas aldeias medievais incorporadas entre rochas, muitas vezes construídas com vista para o mar, para se proteger contra as invasões sarracenas ou em agradáveis cantos panorâmicos onde a vida ainda acontece de acordo com o ritmo de cada estação do ano. Venha conhecer a Calábria comigo!!! Essa região te surpreenderá! Ana Patricia Guia de turismo na Calábria

6 comentários

  1. Prezada Ana Patricia

    Em junho ou setembro (a definir) irei à Calábria, cerca de 3 a 4 dias. Pretendemos visitar Spezzano Albanese (pesquisa sobre a origem da família) e certamente iremos tb um dia à região de Tropea.

    1. Qual a melhor cidade para servir de base (hospedagem): Cosenza?
    2. Que outros locais você recomenda na região para passeio bate volta?

    • Olá, sim te aconselho Cosenza que é a maior cidade. NO post que você leu responde a tua segunda pergunta:) mas outro tour que pode ser feito a partir de Cosenza seria Tropeia e Pizzo:) Corigliano e Rossano, MOrano e Altomonte.. enfim, opções não faltam.. grande abraço e boa viagem, Ana

  2. Olá Ana, td bem? Estou amando sua página. Em setembro iremos a Italia e desta vez o sul está na nossa rota (Amalfi etc); contudo, minha mãe, uma senhorinha de 84 anos muito espertinha, estará conosco,e, seu sonho é visitar Cosenza, terra de seus pais que imigraram para o Brasil nos anos 20. Minha pergunta é: um bate volta de Nápoles é muita loucura?

    • Valéria obrigada pelo carinho.. com certeza é uma loucura:( o transporte no sul não é o máximo e vão perder muito tempo dentro dos trens, sem contar que não é muito confortável.. por isso não será o máximo para ela (ou para você).. te aconselho a colocarem pelo menos um pernoite em Cosenza de modo que ela possa visitar com mais calma:) precisando de um orçamento para um serviço de acompanhamento turistico basta me enviar um email:) fico a disposição, Abraços, Ana

  3. Joana D'Arc Robatini de Andrade Responder

    Sou descendente de calabrês. Meu avô nasceu em Paludi, região de Consenza. É um pequeno vilarejo. Meu sonho é conhecer a terra de vovô. O que vc me aconselha, como deslocar para lá. Hospedagem…e outras orientações. Desde já agradeço.

    • Joana Paludi é um pequeno vilarejo perto de Rossano e de Corigliano (procura noticias sobre essas cidades no meu blog), por isso te aconselho a se hospedar em uma das duas. Para se deslocar provavelmente você vai necessitar de um carro de aluguel. Ou se de repente estar em uma cidade grande como Cosenza e ir fazer um bate e volta a partir de Cosenza. Um grande abraço e boa sorte nesse teu sonho:), Ana Patricia

Deixe um comentário