Paola e o seu Santuário

Paola é uma estância balnear famosa na Riviera dos Cedros. O trecho de costa que a caracteriza é composto por largas praias e um mar límpido. É o centro mais importante da alta costa do Tirreno da Calábria, tanto porque fica em torno do mosteiro de São Francisco, quanto por sua ligação com a ferrovia e a rodovia para Cosença.


Veja o video


O local ocorre nos níveis em direção à colina com vista para a estrada de ferro, colocando as últimas casas ao longo da praia. A área comercial é construída em torno da estação ferroviária, e a cidade alterna a área histórica, até o morro onde, no topo, fica o Santuário de São Francisco e à beira-mar, na praia. É também um grande centro comercial além de também possuir um grande patrimônio histórico.

 


CURIOSIDADES: VOCÊ SABIA QUE EM 2017 O NEW YORK TIMES ELEGEU A CALÁBRIA COMO UM DOS 52 LUGARES IMPERDÍVEIS A SEREM VISITADOS NO MUNDO? FOI A ÚNICA REGIÃO ITALIANA ELEITA PELO NEW YORK TIMES EM 2017!E VOCÊ, VAI FICAR DE FORA?


Esta cidadezinha é mais conhecida por ser o berço de São Francisco, que nasceu em 1416 em uma família de agricultores. São Francisco é o santo padroeiro da Calábria e dos marinheiros. Além do Santuário é interessante visitar o complexo da abadia de Badia-Luta, que na Idade Média viu passar ao longo do caminho o Rei Ricardo, Coração de Leão, para a longa viagem que o levaria à Terra Santa.

Paola. Antonio Misasi. Fonte Flick 1280 x 720
Paola. Antonio Misasi. Fonte Flick 1280 x 720

Bem como imperdíveis são as ruínas do Castelo Normando-Suevo, que se caracterizam pela sala octogonal, onde há antigos ‘segmentos’ de inspiração islâmica. Outro aspecto interessante é caminhar pelo labirinto de ruas do centro histórico, para observar as praças, edifícios e fontes pitorescas. Para completar o passeio panorâmico você não pode esquecer o berço de São Francisco de Paula, a Catedral, o mosteiro de São Agostino, de 1145 (o mais antigo assentamento agostiniano na Calábria), a Torre do Relógio e da igreja Subterrânea, onde há o pequeno caixão bizantino considerado um dos cem mais preciosos da humanidade.

 


Faça da sua viagem para Calábria uma experiência única! Conheça a Calábria comigo e viva a cultura, a gastronomia e a história local com uma brasileira que ama esse território!


Dissemos que, em qualquer caso, este importante centro da Riviera dos Cedros tem inseparavelmente ligada a sua história com a de São Francisco de Paola. O itinerário religioso oferece diferentes locais de culto em igrejas antigas e no santuário de São Francisco de Paula, que é o símbolo da fé calabresa e também é caracterizado por seus caminhos religiosos. O Caminho de São Francisco de Paula, por exemplo, é uma experiência inesquecível, sobre o Santo dos passos Paulino, imerso na natureza e história, com agradáveis paradas enogastronômicas.

Santuário de São Francisco de Paola
Santuário de São Francisco de Paola

Estes itinerários seguem os passos do Santo de Paola e ligam alguns dos lugares que ainda mantêm a essência da vida e pregação de Francisco. Fazer os caminhos do Santo pode ser visto como um desafio pessoal, uma aventura, uma viagem espiritual, um espaço para a investigação e descoberta, fadiga e renascimento, alegria, crise e paz, quilômetros de um espaço longo, mas rico de humanidade, às vezes divino, grandioso e íntimo.

A viagem de São Francisco é uma ideia que nasceu a partir de uma redescoberta lenta e fascinante das montanhas da Calábria, sob o selo dos Excursionistas dos Apeninos Paulinos. Ainda hoje, grande parte do turismo de Paola está intimamente ligada às peregrinações que vêm de toda a Itália. Em São Francisco é dedicado o Santuário, que é uma mistura delicada e fascinante, formada por construções renascentistas e barrocas, construídos em uma posição isolada no desfiladeiro do Isco. Na fachada com vista para a praça, pode-se distinguir os dois estilos, no alto. O enorme complexo está a uma curta distância do topo de Paola.

Paola1

É um claustro do século XV, com abóbadas do qual ele passa para o convento dos ‘Mínimos’. O convento é rico em numerosas obras de arte dos séculos XVII e XVIII; no interior, há uma biblioteca que abriga preciosos manuscritos, pergaminhos e livros raros. À direita da Basílica, você pode seguir um itinerário de lugares que lembram os milagres realizados por São Francisco. O itinerário inclui uma visita ao Forno dos Milagres, onde o frade fez surgir das chamas do cordeiro Martino, a Cucchiarella, uma fonte onde a água mantém sempre o mesmo nível, a Ponte do Diabo, a Caverna do Santo, o pêndulo de pedra que foi parado por São Francisco, enquanto ele estava caindo.

Paola. Fonte Flick 1280 x 720

A capela abriga as relíquias de 1595. Emocionante é a festa do Padroeiro do dia 01 ao dia 04 de Maio de cada ano, na cidade acontecem ritos religiosos, festa no quarteirões e uma feira comercial, o que torna fascinante as ruas movimentadas da cidade.

Conclusões

No final deste texto podemos apenas acrescentar que a beleza do mar, as paisagens das montanhas que a rodeiam, o Santuário e São Francisco que a protege do topo, além da hospitalidade de seu povo, faz da cidade de Paola um dos melhores destinos turísticos interessantes de toda a costa do Tirreno.

Como chegar

Chegar a Paola é simples, a cidade é bem servida tanto por ligações rodoviárias quanto ferroviárias.

De Carro

Se você usar a A3 Salerno-Reggio Calabria, a saída recomendada para quem vem do norte é Terme Spezzano, em seguida siga a via expressa SS 283 até a Terme Luigia- Guardia Piemontese Marina e depois siga pela SS 18 até o litoral de Paola. Vindo do sul, saia em Cosenza Norte, e pegue a SS 107, pelo túnel sob o Passo della Crocetta e então é só entrar em uma descida cênica e espectacular para a costa, que leva até Paola. Se você quiser desfrutar da costa com tranquilidade, você pode sair em Falerna e subir para o norte pela Amantea.

De Trem

As estações de trens são ligadas a todas as linhas, tanto nacionais quanto locais.

De Avião

É possível chegar até Paola de avião, graças a escala do aeroporto próximo Lamezia Terme.

E bom passeio!!


MINHA SUPER DICA: Para fecharmos esse post é com imenso orgulho e prazer que quero apresentar a vocês o nosso e-book! Escrito e organizado por mim, é seu guia definitivo (e imperdivel) para viajar para a Calábria com toda tranquilidade que você merece. Estar em um país distante não é fácil, por isso, com esse e-book, sua viagem vai ficar muito mais serena! Nele você encontrará dicas, sugestões, idéias, melhores lugares para comer, se divertir,  itinerários e muito mais! Clique no banner e compre o seu e-book agora mesmo! Somente 4,99 euros! (menos de um café da manhã em um bar na Itália, imperdivel, verdade?)

Capa e-book Viajando para a Calábria
QUER VIAJAR PARA A CALÁBRIA? Receba todas as dicas que você precisa para curtir ao máximo sua viagem! 117 páginas de informações de quem conhece a Calábria como ninguém! Somente 4,99 euros.!

 

 

 


Não deixe de ler:

Como Chegar e como se locomover na Calabria?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Calabria

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Calabria

  1. Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!
  2. Itinerário na Calábria de 3 dias?
  3. Itinerário na Calábria de 6 dias?
  4. Itinererário de enogastronomia na Calábria! Sensacional!
  5. Quais são os 10 lugares que você precisa conhecer na Calábria?
  6. Bate e volta a partir de Cosenza? O que fazer perto de Cosenza?
  7. Bate e volta a partir de Reggio? O que fazer perto de Reggio Calabria?
  8. Por que visitar Tropéia na Calabria?
  9. Vamos conhecer Réggio?
  10. Vamos conhecer Cosença?
  11. Qual é o melhor periodo para viajar para Calábria?
  12. Viajando de carro na Calábria. Veja agora esse fantástico post!
  13. Conhecendo os burgos mais belos da Calábria. Veja agora!
  14. Turismo na Calabria. Veja agora!
  15. Os 9 burgos mais belos da Calábria. Veja agora!
  16. Quais são as 10 praias imperdiveis da Calábria?
  17. Como encontrar os parentes calabreses?

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Ana Patricia

 

 

Escrito por

Sou Ana Patricia, ítalo-brasileira, vivo há 14 anos na Itália, formada em Biblioteconomia na Universidade Estadual Londrina-UEL em Londrina-PR, em Scienze del turismo pela Universidade da Calábria, com um master em Turismo Cultural pela Fondação Garrone, parceira da Universidade de Catânia em Sicília, além de ser a única guia de turismo em língua portuguesa da Calábria, possuo também a habilitação de acompanhante turístico na Europa e sou a idealizadora/fundadora do Touristico - Consultoria Italia Brasil. Desde 2012 trabalho com a valorização e a promoção do território italiano de modo geral e desde (2015) de modo mais especifico e concreto, promovo essa região maravilhosa, mas ainda pouco conhecida pelos brasileiros: a Calábria! O nosso site dará informações sobre a Calábria turística e a Calábria menos turística e por isso mais autêntica, aquela feita pelos burgos medievais! Essa região possui muitas aldeias medievais incorporadas entre rochas, muitas vezes construídas com vista para o mar, para se proteger contra as invasões sarracenas ou em agradáveis cantos panorâmicos onde a vida ainda acontece de acordo com o ritmo de cada estação do ano. Venha conhecer a Calábria comigo!!! Essa região te surpreenderá! Ana Patricia Guia de turismo na Calábria

2 comentários

  1. Marcelo Gonçalves Responder

    Patrícia, boa tarde.
    Indo de trem saindo de nápoles qual seria o melhor caminho? Acha que a estação é longe do centro? Quantas horas acha necessário para conhecer os principais pontos?

Deixe um comentário