Pentadattilo, a cidade fantasma na Calabria

Quem pensa que as férias na Calábria seja somente relaxar na praia na beira do mar, se engana. São muitos os lugares escondidos e mágicos que atraem os turistas, nessa terra tão linda, porém judiada, que é a Calábria.


Veja o video antes de continuar a ler o texto..


Entre os tantos lugares, não podemos deixar de falar de Pentadattillo, a cidade que caminha. Pentadattilo é uma pequena cidade da província de Reggio Calábria, está situada sobre uma falésia de Monte Calvario, e tem uma forma característica que parece uma mão com cinco dedos, daí o nome Pena Daktylos, que significa cinco dedos.

Pentedatillo
Pentedatillo

É uma pequena cidade entre as montanhas de Alpromonte, ligado à lenda de fantasmas e histórias de amores traídos, onde o tempo parece ter parado. Continua a ser, de qualquer forma, um dos lugares mais fascinantes e cheios de mistério, além de um dos centros mais característicos da Área Grecanica. A cidade abandonada pelos seus habitantes, devido à migração e pelas contínuas ameaças naturais, como terremotos e inundações, foi por muito tempo conhecido como a cidade fantasma mais espetacular da costa calabresa.

 


CURIOSIDADES: VOCÊ SABIA QUE EM 2017 O NEW YORK TIMES ELEGEU A CALÁBRIA COMO UM DOS 52 LUGARES IMPERDÍVEIS A SEREM VISITADOS NO MUNDO? FOI A ÚNICA REGIÃO ITALIANA ELEITA PELO NEW YORK TIMES EM 2017!E VOCÊ, VAI FICAR DE FORA?


Pentadattilo foi definida por Edward Lear, viajante de 1800 como “a mais estranha habitação humana” pelo seu excêntrico esplendor, no seu “Diário de uma viagem a pé na Calábria” durante a sua viagem calabresa em 1847. Hoje, porém, as casinhas de pedra autoconstruídas e decoradas com figos queimados pelo sol, se transformaram em alojamentos de hospitalidade, tudo graças a uma rede colocada junto para salvar essa joia da área grecânica do seu abandono definitivo.

Os agradecimentos vão à Associação Pró Pentadattilo, à Agência das Cidades em solidariedade com a sustentação da Fundação com o Sul, à Comunidade Européia e à centena de pessoas que chegam todos os anos através dos Campos da Legalidade ‘Arci e Libera’ a cidade veio de volta à vida, e está voltando à vida graças também as tantas oficinas artesanais e a eventos culturais como o festival itinerante Paleariza e o Pentedattilo Film Festival.

Pentedatillo
Pentedatillo

Hoje, vive lá permanentemente somente uma pessoa, mas a vitória é, que muitas casinhas foram transformadas criando trabalho aos artesãos e artistas da província de Melito Porto Salvo. Existem, por exemplo, a oficina de marcenaria, de cerâmica, de vidro, o Museu das tradições populares, tanto para citar alguns. Nos meses de verão se organizam muitos eventos ligados à música, ao teatro e à fotografia.

Para demonstrar que essa cidade fantasma, além de oferecer uma beleza paisagística rara, tem tanto para oferecer seja como um lugar cultural como sustentável. E como acontece com as mãos respeitáveis, principalmente naquelas que atingiram uma considerável idade madura, possui marcas entre as suas estradas, entre as suas casas e como escreveu Ítalo Calvino: “O seu passado é escrito nas ruas, em cada segmento marcado por arranhões, sinais, entalhes”.

 


Faça da sua viagem para Calábria uma experiência única! Conheça a Calábria comigo e viva a cultura, a gastronomia e a história local com uma brasileira que ama esse território!


 

É incrível como essa cidade seja passado como um lugar estratégico e ao centro da vida do Mediterrâneo na idade grego-romana, a cidade completamente abandonada nos anos 60, passando por terremotos e outros fenômenos vários. Por sorte, porém, no começo dos anos 90 se iniciou o renascimento de Pentadattilo. Hoje, a antiga cidade voltou a atrair os viajantes e turistas em virtude da obra de algumas associações e de tantas pessoas amantes da pitoresca beleza desse território. È magnífico Poter voltar a imergir na atmosfera única de Pentadattilo.

Pentedatillo
Pentedatillo

Caminhando ao seu interno se sente uma paz especial, e se respira aquele véu de mistério que permeia sempre, mesmo observando de longe, parecido a um presépio entalhado na rocha. As pequenas habitações antigas reorganizadas, as lojinhas para comprar algum objeto, ajuda a contar o que foi visto, visitar a Igreja Paroquial dos Santos Pedro e Paulo, incrivelmente linda e que foi recuperada há poucos anos, com seu antigo campanário, e a Igreja da Candelária.

Se perdendo no caminho, as tradições dessa cidade nos deixam curiosos, agora para esse propósito é necessário parar no micro Museu das Tradições Populares, situado entre alguns pequenos prédios antigos, onde podemos admirar objetos e materiais típicos da tradição, ou folhear textos de interesse bibliográfico. A partir daqui, é possível fazer um passeio naturalístico na paisagem agrícola que se estende sobre o penhasco.

Os pedaços de história e da lenda podem ser sentidos, especialmente, entre as ruínas do castelo que recordam as várias denominações, entre elas a dos marqueses Alberti, protagonistas de uma noite violenta e de um célebre massacre na Páscoa de 1686 (conhecido como O Massacre dos Alberti”), que se originou por motivos pessoais com um sabor quase shakespeariano, que rodearam a lenda na cidade nos anos seguintes, inspirando algumas obras literárias e cinematográficas.

Pentedatillo
Pentedatillo

Não há como não ficar fascinados com as notáveis e bizarras rochas de arenito de Santa Lena e de Pasterà, com as oliveiras, amoreiras, figueiras e na primavera, amendoeiras floridas e as mimosas. Um cenário fascinante assim como a Vallata que possui diversos moinhos de roda grega, no passado alimentados por águas do vale Sant’Elia, não passa despercebido. Entre outro esse vale constitui um recurso importante para a economia local.

Conclusões

Pentadattilo, cidade carregada de fascínio e mistério, imerso em uma paisagem encantadora, o Valle Sant’Elia, é com certeza, um lugar para admirar e visitar. Essa pequena cidade não é para todos os dias, então temos que aceitar o gentil convite que de longe põe essa singular mão de rocha que parece chamar as pessoas com seus colossais dedos e oferece na sua palma essa esplêndida cidade. Pode rejeitar um convite assim especial?

Como Chegar em Pentedatillo

De carro

É possível chegar até a Calábria de carro de qualquer parte da Itália, pela rede de autoestradas e, especificamente, pela autoestrada A3 Salerno – Reggio Calábria que termina na Calábria.

De trem

A infraestrutura ferroviária na Calábria se estende pó cerca de 850 km de linhas, cerca de 115 estações. A rede fundamental é constituída por Tirrenica (Roma – Napoli) – Praia – Paola – Lamezia Terme – Reggio Calábria, que, além de ligar os mais importantes lugares das costa tirrenica calabresa entre eles e com as principais cidades da Campania e do centro da Itália, é funcional à conexão entre a rede ferroviária siciliana e o resto da rede nacional, principalmente através da ligação marítima da Villa San Giovanni a Messina.

De avião

Os aeroportos calabreses são ligados diretamente com as maiores cidades italianas e oferecem os melhores serviços. Os aeroportos presentes na região são: o Aeroporto de Lamezia Terme, o Aeroporto de Crotone e o Aeroporto de Reggio Calábria.

E bom passeio!!


MINHA SUPER DICA: Para fecharmos esse post é com imenso orgulho e prazer que quero apresentar a vocês o nosso e-book! Escrito e organizado por mim, é seu guia definitivo (e imperdivel) para viajar para a Calábria com toda tranquilidade que você merece. Estar em um país distante não é fácil, por isso, com esse e-book, sua viagem vai ficar muito mais serena! Nele você encontrará dicas, sugestões, idéias, melhores lugares para comer, se divertir,  itinerários e muito mais! Clique no banner e compre o seu e-book agora mesmo! Somente 4,99 euros! (menos de um café da manhã em um bar na Itália, imperdivel, verdade?)

Capa e-book Viajando para a Calábria
QUER VIAJAR PARA A CALÁBRIA? Receba todas as dicas que você precisa para curtir ao máximo sua viagem! 117 páginas de informações de quem conhece a Calábria como ninguém! Somente 4,99 euros.!

 

 

 


Não deixe de ler:

Como Chegar e como se locomover na Calabria?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Calabria

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Calabria

  1. Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!
  2. Itinerário na Calábria de 3 dias?
  3. Itinerário na Calábria de 6 dias?
  4. Itinererário de enogastronomia na Calábria! Sensacional!
  5. Quais são os 10 lugares que você precisa conhecer na Calábria?
  6. Bate e volta a partir de Cosenza? O que fazer perto de Cosenza?
  7. Bate e volta a partir de Reggio? O que fazer perto de Reggio Calabria?
  8. Por que visitar Tropéia na Calabria?
  9. Vamos conhecer Réggio?
  10. Vamos conhecer Cosença?
  11. Qual é o melhor periodo para viajar para Calábria?
  12. Viajando de carro na Calábria. Veja agora esse fantástico post!
  13. Conhecendo os burgos mais belos da Calábria. Veja agora!
  14. Turismo na Calabria. Veja agora!
  15. Os 9 burgos mais belos da Calábria. Veja agora!
  16. Quais são as 10 praias imperdiveis da Calábria?
  17. Como encontrar os parentes calabreses?

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Ana Patricia

Escrito por

Sou Ana Patricia, ítalo-brasileira, vivo há 14 anos na Itália, formada em Biblioteconomia na Universidade Estadual Londrina-UEL em Londrina-PR, em Scienze del turismo pela Universidade da Calábria, com um master em Turismo Cultural pela Fondação Garrone, parceira da Universidade de Catânia em Sicília, além de ser a única guia de turismo em língua portuguesa da Calábria, possuo também a habilitação de acompanhante turístico na Europa e sou a idealizadora/fundadora do Touristico - Consultoria Italia Brasil. Desde 2012 trabalho com a valorização e a promoção do território italiano de modo geral e desde (2015) de modo mais especifico e concreto, promovo essa região maravilhosa, mas ainda pouco conhecida pelos brasileiros: a Calábria! O nosso site dará informações sobre a Calábria turística e a Calábria menos turística e por isso mais autêntica, aquela feita pelos burgos medievais! Essa região possui muitas aldeias medievais incorporadas entre rochas, muitas vezes construídas com vista para o mar, para se proteger contra as invasões sarracenas ou em agradáveis cantos panorâmicos onde a vida ainda acontece de acordo com o ritmo de cada estação do ano. Venha conhecer a Calábria comigo!!! Essa região te surpreenderá! Ana Patricia Guia de turismo na Calábria

Deixe um comentário