Por que conhecer Pizzo na Calabria?

Pizzo Calabro é uma cidadezinha na província de Vibo Valentia que surge em um promontório no Golfo de Santa Eufemia, exatamente de frente à ilha de Stromboli, do arquipélago de Eolie. O nome deriva do dialeto Pizzu, ou seja, ponta, que se refere à sua posição com vista para o mar.



Hoje é uma pequena e característica aldeia antiga de origem medieval que mantém o aspecto típico de cidadezinha na beira do mar, pequenas ruas que se abrem em pequenos pátios, varandas de frente para o mar, praias e falésias.

Ao interno da aldeia existem muitos monumentos e igrejinhas muito antigas que podem ser visitadas. De origens aragonesas, a aldeia foi construída por ser uma residência estiva do rei do reino de Nápoles, mas na realidade Pizzo Calabro foi fundada como colônia da Magna Grécia.

 


Faça da sua viagem para Calábria uma experiência única! Conheça a Calábria comigo e viva a cultura, a gastronomia e a história local com uma brasileira que ama esse território!


 

Pizzo Calabro é certamente uma das localidades mais espetaculares e turísticas da região calabresa, bem como a mais apreciada dos turistas.

Pizzo Calabro
Pizzo Calabro

As lindas praias e o mar cristalino fazem dessa cidadezinha uma das destinações mais lotadas durante os meses estivos, e não só.

 


CURIOSIDADES: VOCÊ SABIA QUE EM 2017 O NEW YORK TIMES ELEGEU A CALÁBRIA COMO UM DOS 52 LUGARES IMPERDÍVEIS A SEREM VISITADOS NO MUNDO? FOI A ÚNICA REGIÃO ITALIANA ELEITA PELO NEW YORK TIMES EM 2017!E VOCÊ, VAI FICAR DE FORA?


O que ver em Pizzo?

Além das múltiplas enseadas ricas de rochas naturais e fascinantes grutas (entre elas a Gruta Azul) junto a essa característica aldeia somos conduzidos e curiosos em querer admirar as belezas antigas ainda muito conservadas.

Pizzo. Fonte Marco del Sorbo Flick
Pizzo. Fonte Marco del Sorbo Flick

Nos movendo para o coração do centro habitado, em direção à praça principal chamada Praça da República, centro principal e turístico da cidadezinha da qual facilmente possamos ver os principais monumentos e as infinitas belezas de Pizzo.

Pizzo: fonte-Marco Ingenuo
Pizzo: fonte-Marco Ingenuo

A primeira etapa fundamental é, com certeza, a igreja de San Giorgio de 1500 d. C. que apresenta uma imensa fachada barroca, com um portal de mármore branco que contém ao seu interno estátuas de mármore provenientes de monastérios e conventos destruídos pelo terremoto de 1783, muito bem guardados.

A joia ligada a essa igreja pode ser atribuída ao Bernini, a estátua de San Giovanni Battista.

Pizzo: Fonte Marco Ingenuo
Pizzo: Fonte Marco Ingenuo

Sempre no centro histórico no promontório, podemos visitar também a igrejinha de Piedigrotta, que foi escavada na rocha por alguns náufragos de origem napolitana que agradeciam a Deus por estarem ainda vivos. A igrejinha foi definida a máxima expressão da arte religiosa popular da Itália meridional.

É mais visitada que qualquer outro museu ou igreja da Calábria!!.

É inteiramente escavada nas rochas de tufo que se empurram até a costa do mar em uma localidade chamada de La Madonella a cerca de um quilometro ao norte de Pizzo, pela estrada costeira que liga Pizzo à autoestrada. O interno é todo de tufo, tanto as paredes quanto o pavimento, assim como os grupos de esculturas. A melhor visita é feita nos horários da tarde, antes do pôr do sol. A igrejinha é composta por uma nave central e três aberturas para cada lado que dão vida a outras “stanze-capelle” (quarto-capelas), que se estruturam ao longo da caverna. Esse lugar é mágico!

Pizzo: fonte_Marco Ingenuo3
Pizzo: fonte_Marco Ingenuo3

Da entrada principal se nota imediatamente o quadro milagroso da Madonna col Bambino colocado em uma estela de vidro e la Mensa, a emoldurar tudo existem dois grupos de anjos colocados ao lado do altar maior. Ao interno da gruta da igreja as estátuas em arenaria, representam personagens da Sacra Escritura.

Pizzo, a cidade do "gelato"
Pizzo, a cidade do “gelato”

Um outro elemento, que não podemos deixar de lado porque é digno de nota, é a graciosa Igreja do Purgatório de Pizzo. Foi erguida na metade do século XVII por vontade da local congregação de pescadores e marinheiros. Intitulada às almas do purgatório, porque muito fiéis provinham da cidade de Rocca Angitolam destruída por um terremoto, onde havia uma igreja com o mesmo nome.

Além disso é conhecida como Igreja dos Mortos, pois fez parte do Convênio dos Padres Basilianos, onde, nas criptas estão conservados corpos sepultados antes da instituição dos cemitérios. A estrutura é anexa ao Oratorio da Arciconfraternidade da Madonna delle Grazie, e compartilham a fachada do edifício.

Descendo mais, em relação ao plano da praça, encontramos o Castelo, da segunda metade do século XV, famoso pelo episódio de Gioacchino Murat, cunhado de Napoleão Bonaparte, que chegou de Corsica para reconquistar o reino de Nápoles, aprisionado e condenado a morte em 1815, por ter tentado levantar um movimento popular contra Ferdinando IV de Bourbon.

Igreja
Igreja

O castelo de Pizzo Calabro foi levantado novamente na segunda metade do século XV por vontade de Federico I de Aragona interferindo em um reduto da época angioina. Com certeza, é uma das coisas que não se pode perder entre as mil belezas dessa cidadezinha. No castelo aragonês encontraremos uma velha escultura feita por Antonio Canova que foi construída em honra a Gioacchino Murat. Em ótimo estado de conservação, ao seu interno hospeda um pequeno museu histórico.

Pizzo Calabro não é somente história mas é também, sobretudo, a cidade do gelato tartufo nero, a especialidade típica da cidade.

Tartuffo de Pizzo
Tartuffo de Pizzo

Aconselho à vocês, depois de ter rodado bastante a cidadezinha, de fazer pelo menos uma parada em qualquer bar para experimentar o famosíssimo “tartufo” branco ou preto, uma bola de sorvete de avelã com um coração cremosíssimo de chocolate, uma delicia para todos os paladares.

Não perca isso, absolutamente!

Conclusões

Depois de receber todas as preciosas informações sobre essa risonha localidade, que surpreende por sua belezas naturais e os seus bens culturais, não nos resta outra coisa além de visitar Pizzo e admirar passo a passo tudo que mencionamos.

Como chegar em Pizzo?

De avião

O aeroporto de Lamezia Terme é a 20 km de Pizzo. Para chegar em Pizzo Calabro existem cômodos serviços automobilísticos. Outro aeroporto na vizinhança é em Crotone (65 km), esse também com serviços automobilísticos ou podendo chegar com trem ou ônibus. Ambas as opções tem colegamento de linha com os principais aeroportos italianos, europeus, e servições privados sazonais.

De trem

Pizzo Calabro tem duas estações na rede ferroviaria italiana:

Pizzo têm uma estação na cidade com trem locais entre Lamezia Terme e Gioia Tauro ou Reggio Calabria, e nas estações turísticas (como Paola e Cosenza ou Reggio) tem qualquer trem que liga a Roma e outras cidades do norte.

 Vibo Valentia – Pizzo é a estação que fica na linha principal e serve essas duas cidades. Se localiza a poucos quilômetros da cidade, colegada com serviços públicos.

Aqui param todos os trens: Eurostar, Intercity, trens noturnos com beliche e carruagens de dormir, que ligam com Nápoles, Roma, Florença, Torino, Milão, Veneza e outras cidades do norte e também cidades da Calabria e da Sicília.

De carro

É possivel chegar a Pizzo Calabro pela autoestrada A3 (sem pedágios) que liga Nápoles a Régio da Calabria. Deve descer em Pizo Calabro e em poucos minutos de estrada chega na cidade (6 km). Além disso é atravessado pela estrada estatal tirrenica 18, e de outras estradas de ligam outros centros da costa ou verso o interno da Calabria.

E bom passeio!!


MINHA SUPER DICA: Para fecharmos esse post é com imenso orgulho e prazer que quero apresentar a vocês o nosso e-book! Escrito e organizado por mim, é seu guia definitivo (e imperdivel) para viajar para a Calábria com toda tranquilidade que você merece. Estar em um país distante não é fácil, por isso, com esse e-book, sua viagem vai ficar muito mais serena! Nele você encontrará dicas, sugestões, idéias, melhores lugares para comer, se divertir,  itinerários e muito mais! Clique no banner e compre o seu e-book agora mesmo! Somente 4,99 euros! (menos de um café da manhã em um bar na Itália, imperdivel, verdade?)

Capa e-book Viajando para a Calábria
QUER VIAJAR PARA A CALÁBRIA? Receba todas as dicas que você precisa para curtir ao máximo sua viagem! 117 páginas de informações de quem conhece a Calábria como ninguém! Somente 4,99 euros.!

 


Não deixe de ler:

Como Chegar e como se locomover na Calabria?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Calabria

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Calabria

  1. Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!
  2. Itinerário na Calábria de 3 dias?
  3. Itinerário na Calábria de 6 dias?
  4. Itinererário de enogastronomia na Calábria! Sensacional!
  5. Quais são os 10 lugares que você precisa conhecer na Calábria?
  6. Bate e volta a partir de Cosenza? O que fazer perto de Cosenza?
  7. Bate e volta a partir de Reggio? O que fazer perto de Reggio Calabria?
  8. Por que visitar Tropéia na Calabria?
  9. Vamos conhecer Réggio?
  10. Vamos conhecer Cosença?
  11. Qual é o melhor periodo para viajar para Calábria?
  12. Viajando de carro na Calábria. Veja agora esse fantástico post!
  13. Conhecendo os burgos mais belos da Calábria. Veja agora!
  14. Turismo na Calabria. Veja agora!
  15. Os 9 burgos mais belos da Calábria. Veja agora!
  16. Quais são as 10 praias imperdiveis da Calábria?
  17. Como encontrar os parentes calabreses?

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Ana Patricia

 

Escrito por

Sou Ana Patricia, ítalo-brasileira, vivo há 14 anos na Itália, formada em Biblioteconomia na Universidade Estadual Londrina-UEL em Londrina-PR, em Scienze del turismo pela Universidade da Calábria, com um master em Turismo Cultural pela Fondação Garrone, parceira da Universidade de Catânia em Sicília, além de ser a única guia de turismo em língua portuguesa da Calábria, possuo também a habilitação de acompanhante turístico na Europa e sou a idealizadora/fundadora do Touristico - Consultoria Italia Brasil. Desde 2012 trabalho com a valorização e a promoção do território italiano de modo geral e desde (2015) de modo mais especifico e concreto, promovo essa região maravilhosa, mas ainda pouco conhecida pelos brasileiros: a Calábria! O nosso site dará informações sobre a Calábria turística e a Calábria menos turística e por isso mais autêntica, aquela feita pelos burgos medievais! Essa região possui muitas aldeias medievais incorporadas entre rochas, muitas vezes construídas com vista para o mar, para se proteger contra as invasões sarracenas ou em agradáveis cantos panorâmicos onde a vida ainda acontece de acordo com o ritmo de cada estação do ano. Venha conhecer a Calábria comigo!!! Essa região te surpreenderá! Ana Patricia Guia de turismo na Calábria

Deixe um comentário