Viajando para a Calábria
Encante-se com a Calábria!

Por que conhecer Scilla a Veneza do Sul?

Em 2016 em um concurso promovido pelo famoso programa turístico Kilimangiaro, Scilla ficou em 8° lugar entre os mais lindos vilarejos de toda Itália. Ficou curioso? Leia tudo sobre esse vilarejo e coloque ele entre as tuas metas imperdíveis na Itália!

1 1.645

Nossa Introdução

Scilla “A cidadezinha citada por Homero”. Scilla é uma das aldeias mais belas e características da Itália, destino de artistas em várias ocasiões e de diversas nacionalidades, além de ser um ponto turístico frequentadíssimo no verão. Scilla se estende por toda a costa da Calábria entre o mar Tirreno e as encostas de Aspromonte. Vamos ao nosso post do dia? Por que conhecer Scilla a Veneza do Sul? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!!

1) Por que conhecer Scilla a Veneza do Sul? PORQUE O CASTELO RUFFO É IMPERDÍVEL!

Scilla é um dos destinos mais visitados, onde se pode aproveitar o mar limpo e azul, além do calor e da acolhida dos habitantes do local. Também oferece atrações interessantes, como as tradicionais aldeias do Castello Ruffo localizadas no penhasco, dividindo as duas principais praias, de Marina Grande e Chianalea. O castelo pertencente à família Ruffo fica de frente para o mar e está na lista dentre os mais belos castelos normandos de toda a região da Calábria. De dentro do castelo é possível admirar os grandiosos salões e uma considerável coleção de pinturas pertencentes à família que o fundou.

Informações úteis sobre o Castelo Ruffo de Scilla

O Castelo Ruffo de Scila fica aberto todos os dias das 8:30h às 19:30h, inclusive feriados. Ingresso: € 1,50 para pessoas de 10 a 65 anos (gratuito para professores, crianças menores de 9 anos e idosos com mais de 65 anos).

2) Por que conhecer Scilla a Veneza do Sul? PORQUE O BAIRRO DOS PESCADORES É ENCANTADOR!!!

Outro lugar encantador é o característico bairro de pescadores Piana delle Galee, ou Chianalea, nome de uma antiga embarcação e sinônimo arcaico de peixe espada. O que o torna único são as habitações localizadas perto do mar, por causa disso é chamado “A Pequena Veneza do Sul”, afinal lembra muito Veneza pelas suas ruas estreitas e canais.

3) Por que conhecer Scilla a Veneza do Sul? PORQUE O PALÁCIO SCATEGNA TEM UMA ARQUITETURA BELÍSSIMA!

Especial também pelo modo em que as casas estão distribuídas: completamente repousadas sobre a água, em “Scaro Alaggio”, que oferecem docas aos barcos dos pescadores; do mesmo modo contribui para harmonia arquitetônica o Palácio Scategna.

4) Por que conhecer Scilla a Veneza do Sul? PORQUE TEM A IGREJA DE NOSSA SENHORA IMACULADA

Seguindo pelas vielas de Chianalea é possível observar antigas fontes e igrejas, dentre elas de certo a Igreja de Nossa Senhora Imaculada merece ser visitada. Datada do período paleocristão, destruída mais de uma vez por terremotos e reconstruída nos anos ’70, a igreja Madre Santissima Immacolata di Scilla é conhecida também por “Mesa”. Isso porque ela está localizada no cruzamento das estradas que levam aos três principais distritos da cidade: Marina Grande, Chianalea e San Giorgio. Tudo isso sobre o olhar do austero Castelo Ruffo.

5) Por que conhecer Scilla a Veneza do Sul? PORQUE TEM AS GRUTAS DE TREMUSA

O território de Scilla se estende do mar às montanhas do Apenino calabrês, e tudo é recheado de antiguidade e mito. No território de Melia di Scilla, ao longo da estrada de acesso às fortalezas marinhas com as montanhas de Aspromonte, a cerca de 10 km do centro da cidade, estão localizadas as Grutas de Tremusa.

Entre as castanheiras, aparece esse pedacinho de mar Plestocênico que restou de 5 mil anos atrás, quando essas montanhas ainda ficavam no fundo do mar. As cascas do Pecten, típicas em fundos marinhos rasos e quentes, são testemunhas remanescentes da vida antes da chegada do homem, agora recobrem as paredes da gruta. A ação ácida das nascentes, graças à presença de cálcio (decorrente das várias conchas presentes no solo), criou estas cavidades ricas em estalactites e estalagmites, muito especiais. No verão, são inúmeros os grupos que organizam mergulho guiado. Para os apaixonados por essa prática não dá para perder, porque as águas são mesmo sem igual!

Um poucos mais sobre Scilla

O fascínio do mar e a beleza do vilarejo de pescadores encantam milhares de visitantes. As origens deste município na província de  Reggio Calabria, que conta com mais de 5 mil habitantes, são antiquíssimas e tem a ver com mitologia, lendas e são mencionadas nos escritos de Homero. Seu nome significa provavelmente “scoglio”, que quer dizer “rocha”.

Mitos e Lendas

As rochas das quais contornam a cidade tem um ar de mistério, devido ao entrelace de alguns mitos como aquele contado por Homero, que narra a passagem do navio de Ulisses entre a monstruosa Cila e o voraz Caríbdis. Cila é um monstro com sete cabeças e de seu ventre brotam cães furiosos. Ela fica escondida nas cavidades das rochas sobre o estreito, espiando as presas marinhas.

Reza a lenda…

Reza a lenda que Cila era uma linda ninfa, filha de Fórcis e Cráteis. Passava os dias no mar, brincando com outras ninfas e recusava todos seus pretendentes. Quando Glauco, o deus do mar, se apaixona por ela, ele vai até a feiticeira Circe para pedir uma poção de amor. Porém, Circe, por sua vez, se sente atraída por ele. Desprezada por Glauco, ela ficou louca de ciúmes e transformou a rival, Cila, em um monstro com doze pés e seis cabeças, e de suas bocas saíam três fileiras de dentes.

Segundo a lenda, ela trazia penduradas em seu estômago várias cabeças de cães raivosos que latiam e rosnavam ferozmente. Cila era imortal e a única maneira de se defender dela era pedindo ajuda à sua mãe, a ninfa do mar Cráteis. Ela foi então transformada em rocha, e foi nesta forma que Enéas a encontrou quando passava pelo estreito. Foi assim que pode ter sido originado o nome de Scilla (que significa rocha).

Ebook Guia Viajando para a Calabria 2021 - capa bannerQUER VIAJAR PARA A CALÁBRIA?

Receba todas as dicas que você ´precisa para curtir ao máximo sua viagem!
São mais de 80 páginas de informações de quem conhece a Calábria como ninguém. 


BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Por que Scilla merece uma visita?

Porque Scilla é uma charmosa cidadezinha tirrena, a flor dos olhos da Costa Viola. É uma das mais encantadoras de toda a Calábria, pela sua estratégica posição geográfica, com o Aspromonte que mergulha na imensidão azul, direto do estreito de Messina. Um vilarejo de origens tão antigas, que se perdem nas brumas do tempo, um lugar encantador com seu antigo charme. Scilla conserva as antigas tradições, como a da pesca de peixe espada, praticada ainda hoje com as velhas embarcações, chamadas “Spadare o Luntre”.

Ao passear pelas emocionantes vielas de Scilla, no coração das cores e sabores do Mediterrâneo, é fácil encontrar pescadores que constroem embaixo de casa as redes de pesca (ou, ainda, aproveitam para fazer pequenos reparos nos barcos). O núcleo habitacional se estende até o mar, a ponto de a água quase entrar nas casas, que estão sempre sujeitas à força do impacto das ondas. As antigas fontes, espalhadas aqui e ali, as praças, as igrejas, cada uma com sua própria história, junto com as ondas que se quebram nas rochas, se tornam uma paisagem natural de grande beleza. As pedras empilhadas no mar, a ótima comida a base de peixe (principalmente de peixe espada) e tudo o que acompanha este vilarejo formam uma atmosfera especial. Saiba aqui onde dormir em Scilla?

Mapa com as atrações de Scilla


Como Chegar a Scilla?


Chegar em Scilla é simples. As possibilidades de transporte são várias, de trens e ônibus até avião e táxi!

1) Como Chegar a Scilla? DE AVIÃO

É possível fazer escala em Régio-Calábria (aconselhado) ou em Lamezia Terme. Saiba aqui como ir do Aeroporto de Lamezia Terme para o Centro de Lamezia, Cosenza e Reggio Calabria!

Leia também nossos posts sobre Aeroportos na Itália no meu outro blog (Viajando para Itália):

2) Como Chegar a Scilla? DE TREM

Para quem está em Régio ou em Vila San Giovanni, há conexões com trens locais pelas respectivas estações ferroviárias para a estação de Scilla. A estação de Villa San Giovanni é a mais aconselhada. Todos os trens de longa distância diretos para Régio-Calábria ou Sicília fazem parada em Villa San Giovanni.

Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.

3) Como Chegar a Scilla? DE CARRO

Estrada A3 (Salerno-Reggio Calabria), saída Scilla. Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROSSe for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e descubra tudo sobre Scilla!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)

Conclusão

Por que conhecer Scilla a Veneza do Sul? Se decidir fazer uma viagem para Calábria, você não pode deixar de passar por Scilla! Essa pequena aldeia encantadora da costa calabresa oferece uma vista extraordinária e um mar sensacional. Sem dúvidas, Chinalea é o bairro mais interessante. Se trata de um vilarejo de pescadores com vocação turística, mas que ainda vive da atividade da pesca, um lugar muito bem cuidado. O verão é com certeza o melhor período, a praia fica linda e o mar é quente e limpo. Dá para se hospedar nas várias pousadinhas espalhadas pela cidade, ou até alugar uma casa de frente para o mar!

Caso decida viajar para Scilla, lembre que sou a única guia em língua portuguesa no território da Calábria. Contratando nossos serviços, você poderá conhecer cada detalhe dessa cidade e de outras da região. Entre em contato!

Está inseguro para viajar?

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagemnão hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

1 comentário
  1. Fabiana Camargo Diz

    Boa Tarde Ana …td bem?
    Já estive na Itália mas fomos para o Norte….agora gostaria de fazer o Sul….porém tenho 2 períodos pra isso, Novembro/21…q ainda não sei se as fronteiras abrirão até lá, e janeiro/22….frio!kkkk
    O sul famoso pelas suas praias e mesmo novembro já estaria frio e chuvoso? vc poderia me dar uma dica sobre isso?é que já queria emitir as passagens e pensar em roteiros e hotéis depois….é que os vôos estão escassos….
    obrigada e parabéns por tanto conhecimento!
    Fabiana Camargo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.