Quais são as 10 praias mais belas da Calábria?

A Calábria é uma das regiões italianas com a mais ampla variedade de ambientes, paisagens e panoramas. Ele varia de um mar claro, que circunda quase toda a região, até as montanhas do Pollino e do planalto Sila. Neste texto, no entanto, vamos focar nos 700 quilômetros de costa e nos dois mares esplêndidos, onde crescem as mais belas praias da Calábria, a joia italiana para passar férias inesquecíveis à beira-mar.



Mas quais são as mais belas praias da costa da Calábria? Conhecer a todas elas seria quase impossível, então fizemos uma seleção e, para evitar fazer um ranking, as colocaremos sem seguir uma ordem específica.


CURIOSIDADES: VOCÊ SABIA QUE EM 2017 O NEW YORK TIMES ELEGEU A CALÁBRIA COMO UM DOS 52 LUGARES IMPERDÍVEIS A SEREM VISITADOS NO MUNDO? FOI A ÚNICA REGIÃO ITALIANA ELEITA PELO NEW YORK TIMES EM 2017!E VOCÊ, VAI FICAR DE FORA?


1) Vamos começar com uma das mais belas e intocadas praias da costa italiana, uma bela baía situada em um trecho da costa do mar Jônico chamada de ‘Costa Saraceni’, é Caminia. Este resort está localizado no Golfo de Squillace entre Catanzaro e Soverato.

A praia Caminia e está entre as mais belas e apreciadas por turistas e moradores locais. Um curto trecho de areia que fica situada entre duas falésias que caem da colina com vista para o mar; Ela se apresenta para turistas como um tesouro escondido. As falésias oferecem, de fato, tesouros de grande importância, incluindo cavernas sagradas, em torno das quais giram histórias fascinantes que se encaixam entre mito e lenda. O mar é sempre cristalino, uma verdadeira lagoa, especialmente em dias com pouca ventilação, quando o tempo quente motiva a se refrescar em uma piscina natural.

Spiaggia Caminia Calabria. Fonte Flick
Spiaggia Caminia Calabria. Fonte Flick

2) Continuamos o passeio e encontramos em uma área protegida, a Capo Rizzuto; esta praia é cercada por um espetáculo ambiental que fascina todos os amantes da natureza. A área protegida de Capo Rizzuto é uma das áreas mais fascinantes do Mediterrâneo. O mar maravilhoso e proximidade de alguns importantes locais históricos, a fez se tornar um dos locais mais populares na Calábria.

La Castella; Roberto. Fonte flick
La Castella; Roberto. Fonte flick

A beleza natural a torna única. Cada dia parece estar em um lugar diferente, porque você pode mudar o lugar e encontrar um pedaço do paraíso. Capo Rizzuto é um canto da Calábria rico em história e tradições, conhecido por sua história antiga que deixou esplêndidos achados arqueológicos para visitar, como o Castelo Aragonês de Le Castella, o que resta do Templo de Hera Lucina, em Capo Colonna, a Torre antiga e o Farol de Capo Rizzuto, antiga fortaleza da costa contra as incursões bárbaras.

Le castelle7. Fotografo Roberto Arcuri
Le castelle7. Fotografo Roberto Arcuri

3) A esse ponto, você chegar a uma praia considerada a mais bonita da Itália, nomeada de Capo Vaticano. De acordo com a revista francesa ‘Les Grands Voyageurs’, Capo Vaticano é a terceira praia mais bonita de Itália e está entre as 100 mais belas praias do mundo. Tem inserido um mar azul-turquesa entre as falésias rodeada pelo Mediterrâneo, onde algumas pequenas praias espalhadas ao longo da costa só podem ser alcançadas de barco ou através de trilhas ásperas, um paraíso na terra.

Promontorio di Capo Vaticano
Promontorio di Capo Vaticano

O promontório de Capo Vaticano está situado na costa do Tirreno, em frente a Stromboli e às Ilhas Eólias, e estende-se até o Município de Ricadi. A baía mais espetacular é Grotticelle, formada por três praias adjacentes; estas belas praias, de águas cristalinas e ricas em peixe, fazem o promontório de Capo Vaticano uma das mais belas costas.

 


Faça da sua viagem para Calábria uma experiência única! Conheça a Calábria comigo e viva a cultura, a gastronomia e a história local com uma brasileira que ama esse território!

 


4) Ficamos próximos de alcançar o orgulho da Calábria, Tropea. Esta praia incrível faz parecer que você vai estar em um set de filmagem.

Tropea na Calabria. Fonte Andrea Calzona. Flick
Tropea na Calabria. Fonte Andrea Calzona. Flick

A areia branca, o mar cristalino e límpido, vistas deslumbrantes, uma costa típica e única, tornam Tropea uma das mais belas estâncias balneares da Europa e sua praia merece o primeiro lugar no ranking das mais belas praias da Calábria.

Um paraíso para os amantes do mar e da natureza. Tropea ficou em primeiro lugar entre as vinte mais belas praias da Europa, bem como o seu mar, as praias brancas intercaladas por falésias e graças a sua bela cidade antiga. Tropea, na verdade, continua a fascinar por seu centro histórico com as suas imponentes construções e um estilo arquitetônico do século XVIII típico que ainda aprisiona dentro de suas paredes viajantes, literalmente ‘sequestradas’, pelas ruas estreitas que emergem em cada viela estreita da cidade.

Tropea na Calabria. Fonte Flick
Tropea na Calabria. Fonte Flick

5) Agora vamos te guiar para a descoberta da Pérola do Jônico, por sua praia de areia branca, suas águas azuis e claras e um fundo do mar visível mesmo em grandes profundidades, estamos falando de Soverato. Localizada na parte sul do Golfo de Squillace, Soverato é a atração turística mais importante da costa do mar Jônico.

Soverato Calabria, Fonte Flick
Soverato Calabria, Fonte Flick

A costa é caracterizada pelo intenso perfume da vegetação mediterrânica e de florestas de pinheiros intocadas de Aleppo (tipo de conífera sempre verde das costas do Mediterrâneo). Como resultado, a palavra de ordem é aproveitar o sol, o mar e a paisagem particular deste lugar. A cidade é caracterizada por três áreas distintas: a primeira área urbana é distribuída na costa, a segunda abre-se para a colina e a terceira, a parte mais alta da cidade, representa o Antigo Soverato. Um dos monumentos mais importantes da cidade de Soverato é a Igreja de Nossa Senhora das Dores, onde dentro fica um grupo de mármore da obra ‘Piedade’. Na parte antiga da cidade fica a encantadora vila medieval onde ainda existem as ruínas da antiga vila destruída pelo terremoto de 1783.

6) Agora é o momento de visitar o coração da Costa degli Aranci, a poucos quilômetros de Catanzaro e Soverato, está Copanello com vista para o Golfo de Squillace. A praia e as falésias são um cenário maravilhoso para aqueles que querem férias relaxantes. O promontório rochoso sobre o qual se ergue a cidade acaba no alto, acima do mar, criando trechos de praias para desfrutar de dias no mar em plena harmonia com a natureza.

Copanello Calabria, Fonte Flick
Copanello Calabria, Fonte Flick

A costa Copanello é realmente espetacular, especialmente de madrugada, quando as primeiras luzes solares, criam uma paisagem surreal espetacular. Às vezes a costa é dividida em uma enorme e pitoresca praia, sempre refrescada pela brisa suave; no calor do verão dá uma sensação de bem-estar.


MAIS UM POUCO DAS BELEZAS DA CALÁBRIA


7) Outro local imperdível é Diamante, no centro da Riviera dos Cedros, Diamante é conhecida por todos como a Pérola do Mar Tirreno, bem como a ‘Cidade dos Murais e da pimenta’.

Diamante Calabria, Fonte Flick
Diamante Calabria, Fonte Flick

A sua posição geográfica privilegiada, suas longas e coloridas praias, mar cristalino e seus cenários espetaculares, o tornaram um dos mais procurados destinos turísticos. O promontório irregular de Diamante, interrompido por enseadas e falésias, é um espetáculo da natureza que não se pode desperdiçar.  A cidade também tem uma marina e um maravilhoso terraço com vista para deslumbrante para o mar. Caminhar no centro histórico de Diamante significa ser cercado por murais que decoram as paredes das casas. A área do centro histórico está cheia destas formas de arte, dizem que, no total, os murais na área são 160, todos imperdíveis.

8) Outro lugar para se ver é Roccella Jonica que é um dos poucos exemplos de países que nasceram nos tempos medievais ao longo da costa. O nome de Roccella deriva da fortaleza, onde o castelo, de estrutura Normanda, foi colocado ali como uma defesa e como um forte, e a partir do qual desce em direção ao mar que contorna a aldeia, com a tem a estrutura de um povoado fortificado.

roccella-jonica. Fonte Max Pugliese
roccella-jonica. Fonte Max Pugliese

O castelo era uma fortaleza inexpugnável, tanto que nem mesmo os devastadores turcos foram capazes de conquistar. Roccella Jonica é caracterizada por uma praia de areia branca e fina, com vista para o mar cristalino e intocado. A cidade antiga contém algumas pequenas joias que valem a pena conhecer. A vivacidade da aldeia também é demonstrada pelos eventos diversos, festas e eventos que são organizados em Roccella Jonica no ano. O evento do verão por excelência é o Festival de Jazz de Roccella, que anima as ruas e praças da aldeia com os sons de artistas locais, nacionais e internacionais.

9) Como não visitar San Nicola Arcella com vista para a costa do Tirreno entre Praia Mar e Scalea, no Golfo de Policastro, com um litoral de areia cinzenta, banhado pelo mar cristalino? A praia tem vista sobre a icônica silhueta da ilha de Dino e é protegida dos ventos por um ambiente de montanha. A costa é mais rochosa e inclui algumas praias estabelecidas entre as rochas. San Nicola Arcella é o início da linha de costa chamada ‘Riviera dos Cedros’, com a presença dos frutos característicos da área. A saliência protege um porto e uma praia, que no verão fica repletos de serviços e balneários.

San NIcola Arcellla. Fonte Flick. Sarah
San NIcola Arcellla. Fonte Flick. Sarah

Ao pé do promontório há uma pequena praia espetacular entre fatias de rocha de granito que criam uma paisagem idílica, uma dessas crostas cria uma espécie de ‘porta’ e é chamado de o Grande Arco, um paraíso. Dada a posição geográfica pode-se dizer que San Nicola Arcella está localizada nas colinas, mas, ao mesmo tempo, perto do mar. Esta situação cria um clima especial que permite verões frescos, acompanhados por uma brisa do mar que há quase sempre, até a costa durante as horas mais quentes do dia.

San NIcola Arcellla. Fonte Flick.

10) Se fecha esta lista das dez mais belas de praias da Calábria com Roseto Capo Spulico, um belo balneário do Jónico Cosentino, particularmente famosa pela atenção à proteção ambiental e à preservação da paisagem. No promontório de Cardone, com vista para o mar, há o castelo de pedra, do período dos Normandos. Uma antiga vila que é um centro turístico verdadeiramente fascinante. O nome Roseto vem do latim ‘Rosetum’, dada a prevalência da cultura de rosas em tempos greco-romano utilizados para encher os travesseiros de princesas Sibarite.

Roseto capo spulico4. Foto Roberto Arcuri
Roseto capo spulico4. Foto Roberto Arcuri

De grande interesse é o centro histórico situado em uma bela colina inclinada em direção ao mar. Não perca um passeio à beira-mar, um curto trecho de praia entre as rochas e recifes que separam o castelo da água. Vai ser difícil não notar a bigorna de rocha, agora considerado um verdadeiro monumento natural. É um pequeno penhasco que sobe da água quase como um cogumelo.

Conclusões



A Calábria se orgulha de paisagens únicas no mundo e estas dez praias são uma prova tangível e base da beleza natural que o Sul nos oferece.

E bom passeio!!


MINHA SUPER DICA: Para fecharmos esse post é com imenso orgulho e prazer que quero apresentar a vocês o nosso e-book! Escrito e organizado por mim, é seu guia definitivo (e imperdivel) para viajar para a Calábria com toda tranquilidade que você merece. Estar em um país distante não é fácil, por isso, com esse e-book, sua viagem vai ficar muito mais serena! Nele você encontrará dicas, sugestões, idéias, melhores lugares para comer, se divertir,  itinerários e muito mais! Clique no banner e compre o seu e-book agora mesmo! Somente 4,99 euros! (menos de um café da manhã em um bar na Itália, imperdivel, verdade?)

Capa e-book Viajando para a Calábria
QUER VIAJAR PARA A CALÁBRIA? Receba todas as dicas que você precisa para curtir ao máximo sua viagem! 117 páginas de informações de quem conhece a Calábria como ninguém! Somente 4,99 euros.!

 

 

 


Não deixe de ler:

Como Chegar e como se locomover na Calabria?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Calabria

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Calabria

  1. Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!
  2. Itinerário na Calábria de 3 dias?
  3. Itinerário na Calábria de 6 dias?
  4. Itinererário de enogastronomia na Calábria! Sensacional!
  5. Quais são os 10 lugares que você precisa conhecer na Calábria?
  6. Bate e volta a partir de Cosenza? O que fazer perto de Cosenza?
  7. Bate e volta a partir de Reggio? O que fazer perto de Reggio Calabria?
  8. Por que visitar Tropéia na Calabria?
  9. Vamos conhecer Réggio?
  10. Vamos conhecer Cosença?
  11. Qual é o melhor periodo para viajar para Calábria?
  12. Viajando de carro na Calábria. Veja agora esse fantástico post!
  13. Conhecendo os burgos mais belos da Calábria. Veja agora!
  14. Turismo na Calabria. Veja agora!
  15. Os 9 burgos mais belos da Calábria. Veja agora!
  16. Quais são as 10 praias imperdiveis da Calábria?
  17. Como encontrar os parentes calabreses?

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Ana Patricia

Escrito por

Sou Ana Patricia, ítalo-brasileira, vivo há 14 anos na Itália, formada em Biblioteconomia na Universidade Estadual Londrina-UEL em Londrina-PR, em Scienze del turismo pela Universidade da Calábria, com um master em Turismo Cultural pela Fondação Garrone, parceira da Universidade de Catânia em Sicília, além de ser a única guia de turismo em língua portuguesa da Calábria, possuo também a habilitação de acompanhante turístico na Europa e sou a idealizadora/fundadora do Touristico - Consultoria Italia Brasil. Desde 2012 trabalho com a valorização e a promoção do território italiano de modo geral e desde (2015) de modo mais especifico e concreto, promovo essa região maravilhosa, mas ainda pouco conhecida pelos brasileiros: a Calábria! O nosso site dará informações sobre a Calábria turística e a Calábria menos turística e por isso mais autêntica, aquela feita pelos burgos medievais! Essa região possui muitas aldeias medievais incorporadas entre rochas, muitas vezes construídas com vista para o mar, para se proteger contra as invasões sarracenas ou em agradáveis cantos panorâmicos onde a vida ainda acontece de acordo com o ritmo de cada estação do ano. Venha conhecer a Calábria comigo!!! Essa região te surpreenderá! Ana Patricia Guia de turismo na Calábria

4 comentários

  1. marcelo kraussman Responder

    caramba !! dizer que a Calabria nao tem infraestrutura para atender estrangeiros é uma brincadeira!! O que ocorre é que poucos conhecem a região e querem ir até lá por não ter uma divulgação de imagem como outros locais da Italia.
    Um site que escreve Cosença e Réggio ou é falta de atencao ou nao é confiável para ser utilizado para servir de parâmetro para essa linda região da Italia

    • Bom dia Marcelo, moro na Calábria há mais de 10 anos e sou formada na Universidade da Calábria justamente em turismo, além disso trabalho com turismo há anos, portanto se digo que a região não tem infra-estrutura não digo de modo superficial, mas com base na minha experiência diária de trabalho. Em relação a Cosença ou Régio não sou eu que inventei os nomes na língua portuguesa, não é a primeira vez que escuto esse tipo de argumento.. Veja, https://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A9gio_da_Cal%C3%A1bria . Aceito críticas com grande prazer porque servem para crescer, mas quando são críticas construtivas, o que não o caso da tua crítica que é superficial e de mal gosto porque poderia ser escrita de um modo totalmente diferente. De qualquer forma obrigada, pela visita. Abraços, Ana

  2. Kelen Cristina Romagnoli Responder

    Olá Ana Patrícia tudo bem? Então… sou de São Paulo/ Brasil…. descendente de italianos Calabreses…. porém não sei falar italiano…. gostaria muito de conhecer a Calábria…

Deixe um comentário