Quais igrejas valem a pena visitar na Calábria?

Grande parte da produção cultural tem sido fortemente influenciada por planos de arquitetura e arte Greco-bizantino. A partir do século IX até o século XI, os monges e eremitas do Oriente, em desacordo com a igreja bizantina, encontraram refúgio nas montanhas da Calábria através da construção de mosteiros e igrejas.


Quais os santuários imperdíveis da Calábria?


 


CURIOSIDADES: VOCÊ SABIA QUE EM 2017 O NEW YORK TIMES ELEGEU A CALÁBRIA COMO UM DOS 52 LUGARES IMPERDÍVEIS A SEREM VISITADOS NO MUNDO? FOI A ÚNICA REGIÃO ITALIANA ELEITA PELO NEW YORK TIMES EM 2017!E VOCÊ, VAI FICAR DE FORA?


A Calábria tornou-se, portanto, terra de destino de religiosos e ascéticos do Mediterrâneo. Desde os primeiros monges de rito grego, que tomaram como abrigo as igrejas construídas no subsolo, pequenos e fascinantes mosteiros bizantinos, às igrejas Normandas majestosas. E não podemos esquecer os povo Anjou e suas catedrais renascentistas, conventos de pequenas ordens monásticas escondidos nos topos de Serre e Sila. Este texto, na verdade, está tentando elaborar um guia para as abadias mais interessantes e bonitas, além das igrejas, da Calábria.

Santuario-di-Santa-Maria-delle-Armi-830x341

1) Começamos a viagem com Santa Maria de Piedigrotta, em Pizzo Calabro, completamente escavada em pedra calcária no século XVII, esta igreja está localizada na praia, na periferia norte da cidade. A tradição conta que alguns pescadores napolitanos, que sobreviveram ao naufrágio naquele lugar, construíram esta pequena igreja dedicada em devoção a Nossa Senhora.


SAIBA MAIS SOBRE PIZZO


Caracteriza-se por uma série de cavernas escavadas na rocha calcária, com estátuas claras e escuras, dando uma atmosfera mística, charmosa e realmente emocionante, um lugar que merece ser visitado.

Igreja
Igreja

2) Como não ir até a Igreja de Santa Maria di Capocolonna? A nave foi construída em 1700 com a intenção de estabelecer um local de culto dedicado a Nossa Senhora, vinda de Crotone, na Grécia, no promontório onde era o templo de Hera Lacinia, nos tempos da Grécia antiga; permaneceu apenas uma coluna no estilo dórico. A igreja foi construída em torno de uma imagem de Nossa Senhora, segundo a tradição, e foi trazido para Crotone a partir de São Dionísio Areopagita, primeiro Bispo de Crotone. Nas tardes de 21 de Maio a imagem de Santa Maria de Capocolonna, é acompanhada em procissão pelo mar, partindo do porto de Crotone.

Aqui, é recebida pelos fiéis e por todas as autoridades, em uma sinfonia espetacular de fogos de artifício, e depois continua para a Basílica da Catedral, onde reside. É uma intesna emoção proporcionada também pelo Santuário.

 


Faça da sua viagem para Calábria uma experiência única! Conheça a Calábria comigo e viva a cultura, a gastronomia e a história local com uma brasileira que ama esse território!


3) Outro exemplo imperdível é a Catedral da Assunção de Gerace. Esta igreja foi consagrada em 1045 e reconsagrada na presença de Frederico II da Suábia em 1222, é a maior igreja na Calábria. Ela tem três naves com treze colunas cada, talvez, dos templos de Locri. O altar-mor é barroco. Externamente, parece mais com uma fortaleza do que com uma construção religiosa, mas sua imponência faz com que seja o monumento mais representativo bizantino-românico-Normando Calabrês.


SAIBA MAIS SOBRE GERACE, UM DOS VILAREJOS MAIS BELOS DA ITÁLIA


É o mais impressionante testemunho da ocupação Normanda na Calábria, bem como o orgulho da cidade de Gerace, um lugar que merece ser descoberto por sua beleza histórica, mas também por sua parte artística.

Catedral de Gerace
Catedral de Gerace

4) Outra igreja que merece ser visitada é Santa Maria del Patire, em Rossano Calabro, construída no século XII d.C., a 600 metros acima do nível do mar, nas montanhas de Sila Greca. O Pathirion Rossano é uma antiga basílica mosteiro construído graças a provisão dos príncipes normandos e foi dedicada a Santa Maria do Novo Odigitria.

Rossano
Rossano

A igreja permaneceu até hoje conhecida como Santa Maria del Pathire ou simplesmente Pathire de Rossano, cujo nome deriva do grego Pater (Padre), um sinal de devoção a seu padre fundador, São Bartolomeu de Simeri. Graças a doações e privilégios concedidos pelos normandos, o Pathirion imediatamente se tornou um dos mais ricos e mais importantes mosteiros basilianos do sul da Itália. Tem um portal gótico do século XV e no interior, um piso em mosaico, marca bizantina e islâmica, bem como arcos decorados com motivos de estrela e rodeados por várias cores.


SAIBA MAIS SOBRE ROSSANO


5) Uma das igrejas mais interessantes do século XIV, construída na vila de Altomonte, no meio da época de Anjou, é a igreja de Santa Maria da Consolação representando o maior exemplo gótico de Anjou da sagrada arquitetura presente na Calábria.


SAIBA MAIS SOBRE ALTOMONTE, UM DOS VILAREJOS MAIS BELOS DA ITÁLIA


A igreja foi construída sobre as ruínas da antiga igreja normanda de Santa Maria dos Francos, esta última fundada por volta do ano de 1052. Nascido do desejo do Conde Filippo Sangineto de Altomonte e Corigliano, e Barão de Sangineto, a igreja de Santa Maria da Consolação tem vista para a praça principal da cidade de Altomonte.

chiesa di Santa Maria della Consolazione. Altomonte. Fonte Comune di Altomonte
chiesa di Santa Maria della Consolazione. Altomonte. Fonte Comune di Altomonte

O edifício está situado com vista sobre o vale de Altomonte com posições típicas de instalações de defesa, pois foi originalmente construído como a casa do conde. Em 1444 o edifício começou a tomar a forma típica de um convento. Tornou-se rapidamente um centro de espiritualidade; o mosteiro foi o lar de uma biblioteca bem abastecida, que teve papel importante na Reforma Dominicana na Calábria.

6) A Catedral de Cosença localizada no pleno centro histórico construído por volta de 1140, foi reconstruída após o violento terremoto de 1184. Abriga na parte interna a tumba da rainha Isabel de Aragão. A fachada é em estilo gótico; o interior é uma cruz latina e três naves são divididas por grandes pilares retangulares de estilo românico em pedra rosada de Mendicino, postas em cima por frisos geométricos ou natural do estilo bizantino.


SAIBA MAIS SOBRE COSENZA


Catedral de Cosenza

7) Junto com o Castello Aragonese, a Basílica é o cartão postal de Régio de Calábria. Ela está entre os mais belos templos da Calábria, símbolo indiscutível da religiosidade de Régio e da arquitetura calabresa. Dedicada a Nossa Senhora da Assunção, a catedral de Régio de Calábria, e também da Arquidiocese Metropolitana de Régio-Bova, está localizada na Praça Duomo, no centro histórico de Régio de Calábria.


SAIBA MAIS SOBRE REGGIO


Catedral de Reggio Calabria1

6) Em seguida, chegamos a outra excelência, ou seja, a Cartuxa de Serra San Bruno (também Certosa dos Santos Stefano e Bruno) é abadia meticulosamente localizada perto da cidade. As primeiras casas foram construídas apenas para acomodar o povo que trabalhava para os monges do mosteiro de Santo Stefano e a ermida de Santa Maria, a mando do fundador São Bruno, que havia obtido, do Conde Normando Rogério de Altavila, o terreno para suas fundações monásticas. Posicionado no centro de Serre Vibonesi, quase com a mesma distância entre os mares Jónico e Tirreno, a Serra de São Bruno, devido a sua localização geográfica, é uma das mais bonitas e pitorescas cenas de Calábria. Até o final do século XI seu território era formado por florestas impenetráveis e pastagens.

Serra-San-Bruno-Certosa

A partir do século XVI, Certosa tornou-se um dos centros de artes e ofícios mais expressivos da Calábria. A presença de Certosa influenciou muito o desenvolvimento da arquitetura do país, de fato, e era bem conhecida pela presença de artesãos, artistas de madeira, ferreiros e pintores. Em torno dela foram formados pedreiros, pintores, escultores e marmoristas cuja fama logo se espalhou até mesmo para fora da região. Com o terremoto de 1783, Certosa sofreu muitos danos e foi reconstruída em 1900 com formas que ecoam o estilo gótico francês. Do antigo complexo religioso, hoje, continuam as paredes com torres cilíndricas e a fachada da antiga igreja.

7) Entre os principais edifícios religiosos da Calábria, pela grandeza de todo o complexo, encontra-se a magnífica Abadia Florence, que surge com seu estilo austero no centro histórico de São Giovanni das Flores, cidade em Sila rica em arte e história.

Juntamente com o mosteiro adjacente, a abadia foi construída entre 1189 e 1198, pela vontade do abade Joaquim de Fiore, que chegou a estes lugares em busca de uma nova fonte de espiritualidade para fundar a primeira ordem Florence. A igreja fundada por Joaquim de Fiore, em 1185 foi modificada ao longo do tempo e continua a ser testemunha do antigo esplendor; possui ainda o portal e a cripta, com os restos mortais do santo, o coro de madeira do século XVII e os três portais de pedra com a pia batismal. A ordem de Cister é uma igreja em forma de cruz latina, com uma nave única. Apesar das muitas alterações sofridas ao longo dos séculos, o complexo mantém a severa austeridade do estilo românico, e alguns recursos estilísticos que o tornam o melhor exemplo da arquitetura Florence na Itália.

8) A Basílica de Santa Maria em Roccella 

Ao lado da rodovia federal 106 Jônica, na entrada do Parque Arqueológico de Scolacium, rodeado por oliveiras, ficam as imponentes ruínas da basílica Normanda dedicada a Santa Maria em Roccella. Construída pelos normandos no final do século XI e na primeira metade do século XII, sobre as ruínas da antiga cidade romana de Scolacium, construído na cidade grega de Skylletion, onde o estilo românico é misturado com influências bizantinas e árabes.

Santa maria della RocellaA basílica estava entre as maiores construídas pelos normandos na Calábria em seus esforços para latinizar a adoração de Cristo no sul da Itália. O edifício foi construído pela vontade da Corte Normanda de Palermo, que queria uma comunidade monástica neste local. Esta estrutura é imediatamente reconhecível pelos visitantes por suas características e formas com sua estrutura dominando a parte mais larga da planície dentro do parque.

9) Outra igreja imperdível é a Igreja de São Bernardino de Siena, em Morano Calabro, no coração do Parque Nacional de Pollino. Uma joia da arquitetura monástica de 400, em estilo gótico tardio. Item para apreciar é o teto de madeira na nave, único na Calábria, e o Políptico de Bartolomeo Vivarini, de 1477, que brilha no altar. Construído pela vontade do príncipe Sanseverino e consagrado por Pierantonio, depois de mais de trinta anos de trabalho, em abril de 1485, a igreja, que ocupa o lado direito do complexo arquitetônico, mostra na sua entrada um pórtico apoiado por cinco arcos ao redor, onde ao fundo há vestígios de antigos afrescos do século XVII.

castello-morano-gallery1

O acesso à igreja é através de um grande portal de ogiva, enquanto que um segundo portal, menor e com o arco reduzido, conduz à clausura do mosteiro adjacente. O interior, sóbrio como o exterior, tem uma nave e, graças às paredes altas e nuas, é caracterizada como ‘ambiente franciscano místico e severo’, pelo uso de materiais visíveis, em particular, por suas pedras.

 


SAIBA MAIS SOBRE MORANO


10) Por último, mas não menos importante, vamos visitar uma das pequenas, mas espetaculares, igrejas de Calábria, o mosteiro bizantino da Católica de Stilo, que é o melhor exemplo da arquitetura sacra bizantina na região.

Stilo, a famosa Cattolica!. Fonte Turismo Calabria
Stilo, a famosa Cattolica!. Fonte Turismo Calabria

A recuperação desta joia arquitetônica foi feita por Paolo Orsi, Superintendente de Antiguidades da Calábria, que a notou em 1911 e a fez passar por uma longa restauração que durou até 1927. Nos anos 50 anos do século passado, foi feita uma reforma da cobertura azulejos da base do frontão e nas cinco cúpulas do pequeno mosteiro bizantino, ordenados pelo então superintendente Gisberto Martelli. Esta igreja é um tesouro calabrês visitado anualmente por milhares de turistas italianos e estrangeiros.


SAIBA MAIS SOBRE STILO


Conclusões

A Calábria é uma região com mil ‘porquês’ e é capaz de oferecer aos visitantes mais de mil facetas e mil contradições que representam plenamente as características deste território feito por tantos problemas, mas com tanta beleza e autenticidade.

E bom passeio!!


MINHA SUPER DICA: Para fecharmos esse post é com imenso orgulho e prazer que quero apresentar a vocês o nosso e-book! Escrito e organizado por mim, é seu guia definitivo (e imperdivel) para viajar para a Calábria com toda tranquilidade que você merece. Estar em um país distante não é fácil, por isso, com esse e-book, sua viagem vai ficar muito mais serena! Nele você encontrará dicas, sugestões, idéias, melhores lugares para comer, se divertir,  itinerários e muito mais! Clique no banner e compre o seu e-book agora mesmo! Somente 4,99 euros! (menos de um café da manhã em um bar na Itália, imperdivel, verdade?)

Capa e-book Viajando para a Calábria
QUER VIAJAR PARA A CALÁBRIA? Receba todas as dicas que você precisa para curtir ao máximo sua viagem! 117 páginas de informações de quem conhece a Calábria como ninguém! Somente 4,99 euros.!

 

 

 


Não deixe de ler:

Como Chegar e como se locomover na Calabria?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Calabria

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Calabria

  1. Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!
  2. Itinerário na Calábria de 3 dias?
  3. Itinerário na Calábria de 6 dias?
  4. Itinererário de enogastronomia na Calábria! Sensacional!
  5. Quais são os 10 lugares que você precisa conhecer na Calábria?
  6. Bate e volta a partir de Cosenza? O que fazer perto de Cosenza?
  7. Bate e volta a partir de Reggio? O que fazer perto de Reggio Calabria?
  8. Por que visitar Tropéia na Calabria?
  9. Vamos conhecer Réggio?
  10. Vamos conhecer Cosença?
  11. Qual é o melhor periodo para viajar para Calábria?
  12. Viajando de carro na Calábria. Veja agora esse fantástico post!
  13. Conhecendo os burgos mais belos da Calábria. Veja agora!
  14. Turismo na Calabria. Veja agora!
  15. Os 9 burgos mais belos da Calábria. Veja agora!
  16. Quais são as 10 praias imperdiveis da Calábria?
  17. Como encontrar os parentes calabreses?

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Ana Patricia

Escrito por

Sou Ana Patricia, ítalo-brasileira, vivo há 14 anos na Itália, formada em Biblioteconomia na Universidade Estadual Londrina-UEL em Londrina-PR, em Scienze del turismo pela Universidade da Calábria, com um master em Turismo Cultural pela Fondação Garrone, parceira da Universidade de Catânia em Sicília, além de ser a única guia de turismo em língua portuguesa da Calábria, possuo também a habilitação de acompanhante turístico na Europa e sou a idealizadora/fundadora do Touristico - Consultoria Italia Brasil. Desde 2012 trabalho com a valorização e a promoção do território italiano de modo geral e desde (2015) de modo mais especifico e concreto, promovo essa região maravilhosa, mas ainda pouco conhecida pelos brasileiros: a Calábria! O nosso site dará informações sobre a Calábria turística e a Calábria menos turística e por isso mais autêntica, aquela feita pelos burgos medievais! Essa região possui muitas aldeias medievais incorporadas entre rochas, muitas vezes construídas com vista para o mar, para se proteger contra as invasões sarracenas ou em agradáveis cantos panorâmicos onde a vida ainda acontece de acordo com o ritmo de cada estação do ano. Venha conhecer a Calábria comigo!!! Essa região te surpreenderá! Ana Patricia Guia de turismo na Calábria

Deixe um comentário