Viajar de carro na Calábria?

Itinerário de carro na Calábria? O que conhecer na Calábria?

Olá! No mês passado participei na revista Mala para Dois com o meu primeiro post: “Uma viagem segura, conselhos para quem vai pela primeira vez”. Itália!! E a partir desse mês estarei inaugurando uma nova seção: Viagem de carro na Itália: … portanto a cada mês estarei escrevendo e dando um exemplo de um tour de carro em uma região Itália. Gostaram da idéia? Então não deixem de me seguir!!


QUAIS SÃO OS DEZ LUGARES IMPERDÍVEIS DA CALÁBRIA?


Cada região na Itália é repleta de belezas, por isso se você já esteve na Itália e visitou o clássico turismo feito pelas cidades de arte como Roma, Nápoles, Capri, Florença, Siena, Verona, Veneza e Milão, aproveite para se inspirar com o meus artigos!! Tenho certeza que farei se apaixonar por esse país maravilhoso!


Vamos conhecer a nossa Calábria?


Leia o nosso post do mês de Julho Pequenos conselhos para quem vai pela primeira vez para a Itália!! e conheça a comunidade de Mala para Dois!

Neste mês irei inaugurar a primeira sessão (obviamente) com a minha região, a Calábria. Vamos lá?

 


CURIOSIDADES: VOCÊ SABIA QUE EM 2017 O NEW YORK TIMES ELEGEU A CALÁBRIA COMO UM DOS 52 LUGARES IMPERDÍVEIS A SEREM VISITADOS NO MUNDO? FOI A ÚNICA REGIÃO ITALIANA ELEITA PELO NEW YORK TIMES EM 2017!E VOCÊ, VAI FICAR DE FORA?


Viajando de carro na Itália: a Calábria!

Existem regiões na Itália que são muito difíceis de conhecer com o transporte público (trens e ônibus) e que para conhece-las é necessário realmente ter um carro, a Calábria, é uma dessas regiões, com um carro você poderá visitar os burgos que estão perdidos entre as montanhas, assim como poderá descobrir as belezas naturais dessa região, praticamente intocada pelo turismo tradicional.

Capo Vaticano. Fonte Roseli Bertarelli
Fonte Roseli Bertarelli

Infelizmente poucos brasileiros estiveram na Calábria e isso acontece devido a geografia local que acaba dificultando um pouco a locomoção nessa região e por falta de informações na web em língua portuguesa (não deixe de conhecer o meu blog que está tentando melhorar essa situação), além disso, a política de promoção do território é ainda pouco presente no mercado brasileiro, mas principalmente porque os brasileiros quando vêm na Itália têm pouco tempo a disposição (entre 7 a 15 dias) e acabam priorizando conhecer as regiões mais famosas turisticamente como o Vêneto, Lombardia, Ligúria, Toscana, Sicília, Campânia, e obviamente o Lácio com a cidade eterna “Roma”.


COMO CHEGAR NA CALÁBRIA?


San NIcola Arcellla. Fonte Flick.
San NIcola Arcellla. Fonte Flick.

Essa região faz parte do sul da península e possui um território montanhoso entre o Mar Adriático e o Mar Tirreno; as suas maravilhosas praias são destinos turísticos populares não somente para os italianos mais para os europeus de modo geral; apesar de a região priorizar a promoção das suas localidades marítimas, em minha opinião o que vale mais a pena conhecer é o seu patrimônio de aldeias medievais incorporadas entre rochas, tantas vezes construídas com vista para o mar, para se proteger contra as invasões dos piratas, ou em lugares nas montanhas onde a vida ainda acontece de acordo com os ritmos das estações do ano, por isso visitar a Calábria significa conhecer o que ainda existe de mais autêntico no povo italiano!!


POR QUE VISITAR A CALÁBRIA?


Santa Severina11. Fotografo Roberto Arcuri
Santa Severina11. Fotografo Roberto Arcuri

Não posso deixar de lembrar que a Calábria, como todo o sul da Itália, foi povoada por diferentes povos: os gregos (povo que denominou essa região como Magna Grécia, ou seja terra mais importante que a terra de origem), os romanos, os bizantinos, normandos, suábios, angevinos e aragoneses. E é exatamente por isso que essa terra é tão diversificada e em cada parte do território calabrês encontraremos uma herança cultural e artística diferente!

Em relação a tudo o que pode ser visitado te aconselho a ir nos vários links para aprofundamento sobre as várias localidades, ok?

Vamos lá?

 


Faça da sua viagem para Calábria uma experiência única! Conheça a Calábria comigo e viva a cultura, a gastronomia e a história local com uma brasileira que ama esse território!

 


Estarei escrevendo um itinerário de 8 dias passando pelos burgos mais importantes e belos da Calábria, entre estes os burgos que fazem parte da associação o “Club dei Borghi piú belli d Itália”, que hoje é composto por 217 burgos em toda Itália, desses 217 dez estão localizados na Calábria, assim como pelas metas turísticas marítimas/religiosas/arqueológicas mais importantes.

roccella-jonica. Fonte Max Pugliese
roccella-jonica. Fonte Max Pugliese

Em média, este itinerário tem um mínimo de 60 quilômetros e um máximo de 240 quilômetros por dia de acordo com onde você escolhe para dormir, eu te aconselho a faze-lo em forma de itinerário itinerante, ou seja dormindo cada noite em uma localidade diferente; eu sei que não é uma ótima coisa abrir e desabrir as malas, mas acho que vale a pena estar sempre o mais perto possível das zonas a ser visitadas de modo que a tour seja menos cansativo. Basicamente estaremos fazendo um giro completo da Calábria, começando e terminando em Reggio Calabria.


COMO ENCONTRAR OS PARENTES CALABRESES?


Independentemente de onde você chegará, Paola, Reggio Calabria ou Lamezia terme, você irá alugar o teu carro e partir para o primeiro dia de tour, que começará em Reggio.

Tropea na Calabria. Fonte Flick
Tropea na Calabria. Fonte Flick
1º DIA – Reggio, Scilla e pentedatillo / 60 quilômetros

Começaremos o nosso tour visitando o museu de Reggio Calabria para conhecer as famosas estátuas Bronzi di Riace, duas magníficas obras de arte, datadas por volta do século V a.C., exemplos de antiga escultura grega, pertencentes ao período transitório entre a escultura grega arcaica e o antigo estilo clássico, exemplares únicos ao mundo, aconselho também uma breve visita a Catedral da cidade. Prosseguimento para visita do nosso primeiro burgo, Pentadatilo: esse burgo foi abandonado na década de sessenta do século XX, o que fascina nesse burgo é o mistério do lugar, conhecido como um dos burgos fantasma da Itália. Quer saber o porque? Vá conhece-lo! A sua excepcional beleza cênica também te deixará de bocas abertas. Por último, terminaremos o dia visitando Scilla (um dos burgos mais belos da Itália), conhecida como a “Veneza do Sul”, pelo modo como as casas se “apóiam” ao mar. Não deixe de ir visitar o Castelo e de jantar um prato típico feito com peixe espada!! Aconselho pernoite em um b&b em Scilla ou em um hotel em Reggio Calabria.

Scilla, a Veneza do Sul
Scilla, a Veneza do Sul
2º DIA – Bova, Gerace e Stilo / 207 quilômetros

Hoje visitaremos Bova (um dos burgos mais belos da Itália), capital da área grecânica, onde ainda hoje falam um dialeto derivado do grego e onde se mantém tradições do Oriente. Em seguida continuação para Gerace (um dos burgos mais belos da Itália), visita da cidade normanda por excelência, não deixe de visitar a famosa Catedral de Gerace, umas das mais importantes da Calábria.

Católica de Stilo - Foto com a cliente Natalia
Católica de Stilo – Foto com a cliente Natalia

Continuação para Stilo (um dos burgos mais belos da Itália), que certamente preserva a jóia arquitetônica mais importante de toda a Calábria, a Cattolica, pequeno templo bizantino, datado do século IX dC. com planta quadrada e cruz grega.

Aconselho pernoite em um b&b ou agriturismo na zona de Stilo.

3º DIA – Squillace, Le Castelle e Santa Severina / 170 quilômetros

A programação de hoje prevê diversas paradas, primeiro passaremos pelo parque Arqueológico de Squillace, visita do parque e dos restos arqueológicos da maravilhosa Basílica de Santa Maria della Roccella. Prosseguimento para visita do Castelo dentro do mar em Le Castelle, perto de Capo Rizzuto, não deixe de parar para fazer fotos do maravilhoso litoral.

Le Castella from Calabria-Italy
Le Castella from Calabria-Italy

Continuação da viagem para Santa Severina (um dos burgos mais belos da Itália), e que sou totalmente apaixonada, conhecida como o “navio de pedra” não deixe de visitar o Batistério, uma das principais obras deixadas pelos bizantinos ao território e o o seu Castelo que é considerado um dos mais belos do sul da Itália, totalmente restaurado, revelam 1200 anos de história!!

Santa Severina. Fonte Alessandro Marengo Flick
Santa Severina. Fonte Alessandro Marengo Flick

Aconselho pernoite em um agriturismo na zona de Santa Severina.

4º DIA – Rossano, Corigliano e Sibari / 140 quilômetros

Hoje visitaremos Rossano com o seu centro histórico com a importante igreja de San Marco, uma das mais obras bizantinas mais importantes da Calábria junto com a Cattolica de Stilo. Prosseguimento para Corigliano onde visitaremos o centro histórico e o seu maravilhoso Castelo totalmente restaurado onde você vai se deslumbrar com uma maravilhosa vista panorâmica. E por último pararemos em Sibari, uma das cidades mais importante do período grego, onde visitaremos o museu arqueológico que contará a história dessa civilização maravilhosa e única!

panoramica_rossano_Foto de Michele Abastante
panoramica_rossano_Foto de Michele Abastante

Aconselho pernoite em um agriturismo ou em um hotel na zona de Sibari

5º DIA – Civita, Morano Calalabro e Aieta / 125 quilômetro

Hoje visitaremos Civita (um dos burgos mais belos da Itália), burgo de origem “Arbëreshë” fundada no século XV, graças à populações albanesas que fugiam das perseguições dos turcos, prosseguimento para Morano Calabro (um dos burgos mais belos da Itália), a delicada união de arte e de beleza natural faz desse burgo um dos mais belos do Sul da Itália. Continuação para Aieta (um dos burgos mais belos da Itália), com visita do seu centro histórico que ainda conserva traços indeléveis do seu passado glorioso.

Italy, Calabria, Morano Calabro
Italy, Calabria, Morano Calabro

Aconselho pernoite em um agriturismo ou em um hotel na zona de Aieta

6º DIA – Isola Dino, San Nicola Arcella, Cirella, Diamante e Paola / 90 quilômetros

Hoje conheceremos algumas das localidades mais importantes e belas do litoral calabrês, como a Isola de Dino, San Nicola Arcella. Não deixe de conhecer o famoso Arco Magno, Diamante com o seu gracioso centro histórico e por fim, como última etapa do dia visitaremos o Santuário de Santo Francesco em Paola.

Isola di dino in Calabria, Fonte Salvatore. Flick
Isola di dino in Calabria, Fonte Salvatore. Flick

Aconselho pernoite em um agriturismo ou em um hotel na zona de Paola

7º DIA – Fiumefreddo, Altomonte e Cosenza / 172 quilômetros

Depois do café da manhã partiremos para visita do burgo, Fiumefreddo (um dos burgos mais belos da Itália), antigo vilarejo medieval, protegido por muros com pequenos becos, ruínas e torres. O panorama em torno ao burgo é de uma beleza inestimável. Continuaremos nossa viagem para Altomonte (um dos burgos mais belos da Itália), localizado ao pé do Parque Nacional do Pollino, visita a sua antiga Igreja, que testemunha sua longa e fascinante história.

Filmefreddo Bruzio
Filmefreddo Bruzio

E por fim para completar o dia, chegaremos em Cosenza, uma das cidades mais importantes da Calábria, visita do seu centro histórico, incluindo o famoso Duomo com reconhecimento da Unesco, o castelo recentemente restaurado e sobrando tempo visita ao museu degli Enoltri, onde você poderá conhecer a história da região passando por todas as etapas históricas.

Cosenza. Foto di Mauro Cacciola. Fonte Flick
Cosenza. Foto di Mauro Cacciola. Fonte Flick

Aconselho pernoite em um hotel em Cosenza

8º DIA – Pizzo, Tropea, Capo Vaticano, Palmi e o promontário de Sant Elia / Reggio Calabria 231 quilômetros

Terminaremos o nosso tour visitando um dos litorais mais belos da Calábria (e da Itália) passando por Pizzo onde visitaremos o seu castelo e degustaremos o famoso sorvete “tartuffo”e depois prosseguiremos para Tropea, conhecida como a Pérola da Calábria, Capo Vaticano com um mar maravilhoso e passaremos pelo promontório de Sant´Elia onde faremos maravilhosas fotos panorâmicas do Litoral Calabrês. Enfim retorno para Reggio Calabria


MAIS UM POUCO DAS BELEZAS DA CALÁBRIA


Aconselho pernoite na zona de Reggio

9º DIA – Partida

O tour de ontem foi bastante cheio, por isso aconselho partida hoje para Lamezia (aeroporto) ou para o aeroporto de Reggio ou para a estação ferroviária e prosseguimento da nossa viagem por essa terra única e encantada!!

Sila. testo e fotografie di Giuseppe Intrieri. Fonte: http://www.nationalgeographic.it
Sila. testo e fotografie di Giuseppe Intrieri. Fonte: http://www.nationalgeographic.it
A NOSSA MATÉRIA ESTÁ NA REVISTA MALA PARA DOIS DE JULHO!!

Bem, quero terminar essa matéria definindo a Calábria como a ponta da bota (Itália é conhecida geograficamente pela forma de uma bota), mas principalmente como trampolim para a Sicília, uma das regiões mais visitadas da Itália e também a nossa meta do próximo mês!!

E boa viagem!!!

Veja a revista de Agosto aqui!

 Até o proximo post!! “

Visite o site do nosso parceiro e siga todas as matérias das revistas ( você poderá abaixar gratuitamente) que são super especiais!!

E bom passeio!!


MINHA SUPER DICA: Para fecharmos esse post é com imenso orgulho e prazer que quero apresentar a vocês o nosso e-book! Escrito e organizado por mim, é seu guia definitivo (e imperdivel) para viajar para a Calábria com toda tranquilidade que você merece. Estar em um país distante não é fácil, por isso, com esse e-book, sua viagem vai ficar muito mais serena! Nele você encontrará dicas, sugestões, idéias, melhores lugares para comer, se divertir,  itinerários e muito mais! Clique no banner e compre o seu e-book agora mesmo! Somente 4,99 euros! (menos de um café da manhã em um bar na Itália, imperdivel, verdade?)

Capa e-book Viajando para a Calábria
QUER VIAJAR PARA A CALÁBRIA? Receba todas as dicas que você precisa para curtir ao máximo sua viagem! 117 páginas de informações de quem conhece a Calábria como ninguém! Somente 4,99 euros.!

 

 

 


Não deixe de ler:

Como Chegar e como se locomover na Calabria?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Calabria

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Calabria

  1. Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!
  2. Itinerário na Calábria de 3 dias?
  3. Itinerário na Calábria de 6 dias?
  4. Itinererário de enogastronomia na Calábria! Sensacional!
  5. Quais são os 10 lugares que você precisa conhecer na Calábria?
  6. Bate e volta a partir de Cosenza? O que fazer perto de Cosenza?
  7. Bate e volta a partir de Reggio? O que fazer perto de Reggio Calabria?
  8. Por que visitar Tropéia na Calabria?
  9. Vamos conhecer Réggio?
  10. Vamos conhecer Cosença?
  11. Qual é o melhor periodo para viajar para Calábria?
  12. Viajando de carro na Calábria. Veja agora esse fantástico post!
  13. Conhecendo os burgos mais belos da Calábria. Veja agora!
  14. Turismo na Calabria. Veja agora!
  15. Os 9 burgos mais belos da Calábria. Veja agora!
  16. Quais são as 10 praias imperdiveis da Calábria?
  17. Como encontrar os parentes calabreses?

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Ana Patricia

Escrito por

Sou Ana Patricia, ítalo-brasileira, vivo há 14 anos na Itália, formada em Biblioteconomia na Universidade Estadual Londrina-UEL em Londrina-PR, em Scienze del turismo pela Universidade da Calábria, com um master em Turismo Cultural pela Fondação Garrone, parceira da Universidade de Catânia em Sicília, além de ser a única guia de turismo em língua portuguesa da Calábria, possuo também a habilitação de acompanhante turístico na Europa e sou a idealizadora/fundadora do Touristico - Consultoria Italia Brasil. Desde 2012 trabalho com a valorização e a promoção do território italiano de modo geral e desde (2015) de modo mais especifico e concreto, promovo essa região maravilhosa, mas ainda pouco conhecida pelos brasileiros: a Calábria! O nosso site dará informações sobre a Calábria turística e a Calábria menos turística e por isso mais autêntica, aquela feita pelos burgos medievais! Essa região possui muitas aldeias medievais incorporadas entre rochas, muitas vezes construídas com vista para o mar, para se proteger contra as invasões sarracenas ou em agradáveis cantos panorâmicos onde a vida ainda acontece de acordo com o ritmo de cada estação do ano. Venha conhecer a Calábria comigo!!! Essa região te surpreenderá! Ana Patricia Guia de turismo na Calábria

17 comentários

  1. Marcio Silva Approbato Responder

    Ola Ana
    Procurando a origem da família
    Deparei com seu Blog
    AMEI
    Desejo ir ai no próximo ano 2016
    Abraços
    Márcio Silva Approbato

  2. Incrível essa publicação sua…..realmente são locais que você não acha pesquisando em português! Parabéns!!!

    • OI Ana, muito obrigada pelo teu feedback.. fico contente que vc gostou do meu post:) eu sou a única guia de turismo em língua portuguesa na Calábria por isso conheço o território:) e o objetivo do site é promover essa região maravilhosa que ainda é muito conhecida:(. Te desejo uma ótima viagem!
      Ana Patricia
      PS: vai no meu outro blog Viajando para Itália que tenho certeza que tb vai ser útel para a tua viagem.. http://www.touristico.it/blog/

  3. Ana minha mãe sempre falava que tinha nasci
    > do em Paola, mas descobri que nasceu em Fuscaldo. Como consigo, se possível, um mapa da Calabria.Pois na próxima viagem a Italia pretendo ir a Calabria e Sicilia.
    > Grande abraço.
    > Olindo

    • Oi Olindo, Paola e Fuscaldo estão uma do lado da outra, por isso com certeza ela se confundiu:) O mapa vc pode ver online no Google maps, super fácil, mas comprar acho que somente quando chegar na Calábria diretamente no aeroporto ou em qualquer guia de turismo dedicada a toda Itália..

  4. Luisa Murakami Piason Responder

    Bom dia Ana Patricia
    Adorei o seu blog bastante esclarecedor .Vou em Maio a Sicilia e descobri que o local que minha amiga ja falecida falava tanto Cosenza Fica na Calabria e assim achei o seu blog . Obrigada pelas informacoes.

  5. Olá Ana Patricia! Nada como obter dicas de um local! Parece que você ama seu trabalh, e isso faz toda a diferença! Parabéns pelo artigo e continue firme em neste seu objetivo de divulgar as belezas da Calábria e Sul da Itália.
    Estaremos na Calábria em Abril de 2017 e espero cinhecê-lá pessoalmente para um cappuccino!

  6. Keila Saliture Responder

    Oi Ana, meus antepassados são da Calábria. Mamãe mencionava muito este nome. Nossa família e Saliture ou Salituro. Seria fácil encontrar arquivos do tempo da segunda guerra mundial de pessoas que saíram dai pro Brasil? Gostaria de pesquisar enquanto passeando aí. Onde pesquisar aí quando eu chegar? Alguma ideia? Obrigada.

    • Keila a tua msg foi para o Spam.. você terá que ir no Archivio di stato nas cidades maiores.. mas te aconselho a ter idéia do lugar de nascimento e datas, senão será muito dificil encontrar alguma informação.. abraços, Ana

  7. Ana Parabéns, ao pesquisar origem de minha familia “” Marino “” pois hoje encontrei um documento de meu avo Domingos Marino, onde aponta nacionalidade Italiana. 04.08.1895, Natural de Prov.Cosenza. achei teu blog Parabéns…

  8. Dionisio Gava Junior Responder

    Ana Patricia,
    Meu nome é Dionisio Gava, brasileiro com cidadania italiana. Resido em São Paulo. Eu e minha esposa Flavia Pretendemos visitar a Região de Cosenza, agora em fevereiro, pois toda a sua família veio em torno de 1890 para o Brasil. A cidade provável é Rossano, pois não temos exatamente a cidade origem. Por fv, é melhor descer em qual aeroporto vindo de Lisboa ? Você aconselharia aluguem de um carro ? Existem guias turísticos nestes locais que falam português ? você poderia nos ajudar ? Agradeço muito a sua ajuda nas informações.

    • Caro Dionisio, posso te ajudar com serviço de guia em Cosenza e serviço de acompanhamento em Rossano e outras zonas de Calabria. Caso tenha interesse me envie diretamente um email no link CONTATO. O Aeroporto é Lamezia Terme. De Roma têm várias conexões. Na Calábria terá que alugar com certeza um carro para deslocamentos. Me contate em privato para mais informações. Ana

Deixe um comentário