O que visitar no Parque Nacional de Sila?

É o parque mais antigo da Calábria e oferece paisagens de áreas completamente intocadas e outras onde a natureza combina, em perfeita harmonia, com suas pitorescas cidades locais. Sila é um lugar, no mínimo, encantador: aqui você pode sentir o cheiro da floresta quando o vento sopra, o rangido das árvores quando a neve cai, o ruído das folhas no outono, o frescor da natureza no verão, o som relaxante dos ribeiros e a beleza serena dos lagos.


Veja o video


O lindo e encantador planalto silano é dividido em: Sila Grega, cujo território acolheu muitas comunidades de Arbereshe, Grande Sila, onde ficam os destinos turísticos mais importantes, como Camigliatello e Lorica e a Pequena Sila, com as Aldeias Palumbo, Racise e Mancuso.


CURIOSIDADES: VOCÊ SABIA QUE EM 2017 O NEW YORK TIMES ELEGEU A CALÁBRIA COMO UM DOS 52 LUGARES IMPERDÍVEIS A SEREM VISITADOS NO MUNDO? FOI A ÚNICA REGIÃO ITALIANA ELEITA PELO NEW YORK TIMES EM 2017!E VOCÊ, VAI FICAR DE FORA?


Todo momento do ano é justo para admirar e aproveitar o território desta terra com mil recursos. Há tantas coisas para ver neste lugar magnífico, começando com o lindo campo que circunda a área, alguns antigos e relacionados às tradições locais, outros mais modernos, equipados com uma ótima infraestrutura turística. O que os une é a beleza da paisagem que parece estar suspensa entre passado e presente, tradição e modernidade.

Sila (lago)

Começando com Acri, também chamado de ‘portão de Sila’ porque está localizado ao pé do planalto. Esta aldeia abriga as ruínas de um castelo feudal, o Palácio Sanseverino-Falcone, o Palácio Julia, com sua grande biblioteca, e o Palácio Spezzano. Ali perto, fica também o antigo convento dos Capuchinhos, uma basílica do século XIX e o imponente Beato Angelo d’Acri. Há também San Giovanni in Fiore, a cidade mais populosa de Sila, cujo centro possui muitas igrejas, incluindo a Abadia Florentina e a Igreja de Santa Maria das Graças.


Faça da sua viagem para Calábria uma experiência única! Conheça a Calábria comigo e viva a cultura, a gastronomia e a história local com uma brasileira que ama esse território!

 

 


Na área circundante, outra aldeia característica é Castelsilano, cujo território é rico em fontes naturais e algumas termais. Longobucco também merece uma visita para se descobrir artesanatos antigos e aprender a arte antiga da textura típica deste lugar, bem como aproveitar os monumentos antigos. Existem também inúmeras cavernas espeleológicas, incluindo uma das cavernas mais importantes que é a Gruta de Samourì ou Gruta Grubbo. Também vale a pena visitar a antiga vila de Acerenthia com seus restos medievais.

Parco della Sila, oggi - Lago Arvo Ghiacciato Fonte Sonia Ferrari2
Parco della Sila, oggi – Lago Arvo Ghiacciato Fonte Sonia Ferrari2

Além das coisas para ver, há muito a fazer no Parque Sila, as principais atividades durante a bela temporada e no outono são as excursões, entre as florestas da Sila, ‘o pulmão verde da Calábria’, perfeito para trekking mais demorados. Durante a caminhada você pode pegar cogumelos muito valiosos, como porcini, ou escolher castanhas e bagas. Em muitas áreas, você pode alugar bicicletas ou se aventurar nas muitas trilhas espalhadas ao longo do Parque.

cogumelo

Nos resorts como Villaggio Mancuso, perto dos muitos espelhos d’água e vias navegáveis, os lagos Ampollino, Cecita e Arvo podem ser usados para passeios de barco e pesca esportiva, além de poder alugar canoas, pedalinhos e pequenas embarcações.

O Sila também é uma das melhores áreas para esportes de inverno. Entre as cidades, as de Lorica, Camigliatello e Ciricilla (na província de Catanzaro) estão entre as mais equipadas e têm várias instalações para se chegar a lindas e adoráveis pistas de esqui e cross-country. Finalmente, os amantes da velocidade podem se divertir em pistas bem equipadas, como a da Vila Palumbo, que pode ser praticada até mesmo no verão.


Esquiar na Calábria?


Parco della Sila, oggi - Lago Arvo Ghiacciato Fonte Sonia Ferrari1
Parco della Sila, oggi – Lago Arvo Ghiacciato Fonte Sonia Ferrari1

Deve-se enfatizar que Sila também é a terra de antigas tradições, de fato preservou os sabores de uma época, inclusive na mesa. Para experimentar, sem dúvida, são os pratos típicos do lugar, como a ‘mpanata’, sopa feita com ricota, soro de leite ainda quente e pedaços de pão duro.

Lunch with friends

Inevitável será uma caminhada através da floresta rica em coníferas, um símbolo do território, cuja principal espécie é representada pelo pinheiro, presente com faia e abeto branco na esplêndida Floresta dos Gigantes. Certamente você não vai ficar entediado e este território irá surpreendê-lo e encantar você.

Conclusões

Cento e trinta mil hectares de recursos naturais únicos formam o planalto de Sila que se estende da Calábria até as províncias de Cosença, Crotone e Catanzaro. Um oásis não contaminado, onde a natureza é o único show com montanhas, vegetação, lagos, silêncio, charme e tudo imperdível, além do ar mais puro da Europa: esta é Sila.

Como Chegar em Sila?
 

De Avião
Se você optar por chegar de avião, os dois principais aeroportos são: o Aeroporto Lamezia Terme, do lado do Tirreno e o Aeroporto de Sant’Anna de Crotone, no lado Jônico.

De Trem
Você pode partir para Sila das estações de Paola, Lamezia Terme, Catanzaro e Crotone com a Ferrovia da Calábria. Há também a possibilidade de fazer outro trecho entre Camigliatello e San Giovanni in Fiore com uma locomotiva vintage a vapor, realizada em perfeita eficiência pela equipe da Ferrovia da Calábria, para viagens na rota Camigliatello-San Nicola, atravessando toda a Grande Sila e oferecendo ao viajante uma visão maravilhosa com paisagens esquecidas de grande impacto e significado ambiental.

De Carro
A posição central do Parque Nacional de Sila facilita o acesso por carro, tanto da área Jônica, ao longo da S.S. 106, quanto da Tirrênica, pela S.S. 18. Em ambos os casos, no entanto, a artéria rodoviária ‘A3’ representa o eixo primário para fazer sua escolha para viagens longas, com suas saídas Cosença, Rogliano, Altilia Grimaldi e, mais ao sul, de Lamezia Terme .

E bom passeio!!


MINHA SUPER DICA: Para fecharmos esse post é com imenso orgulho e prazer que quero apresentar a vocês o nosso e-book! Escrito e organizado por mim, é seu guia definitivo (e imperdivel) para viajar para a Calábria com toda tranquilidade que você merece. Estar em um país distante não é fácil, por isso, com esse e-book, sua viagem vai ficar muito mais serena! Nele você encontrará dicas, sugestões, idéias, melhores lugares para comer, se divertir,  itinerários e muito mais! Clique no banner e compre o seu e-book agora mesmo! Somente 4,99 euros! (menos de um café da manhã em um bar na Itália, imperdivel, verdade?)

Capa e-book Viajando para a Calábria
QUER VIAJAR PARA A CALÁBRIA? Receba todas as dicas que você precisa para curtir ao máximo sua viagem! 117 páginas de informações de quem conhece a Calábria como ninguém! Somente 4,99 euros.!

 

 

 


Não deixe de ler:

Como Chegar e como se locomover na Calabria?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Calabria

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Calabria

  1. Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!
  2. Itinerário na Calábria de 3 dias?
  3. Itinerário na Calábria de 6 dias?
  4. Itinererário de enogastronomia na Calábria! Sensacional!
  5. Quais são os 10 lugares que você precisa conhecer na Calábria?
  6. Bate e volta a partir de Cosenza? O que fazer perto de Cosenza?
  7. Bate e volta a partir de Reggio? O que fazer perto de Reggio Calabria?
  8. Por que visitar Tropéia na Calabria?
  9. Vamos conhecer Réggio?
  10. Vamos conhecer Cosença?
  11. Qual é o melhor periodo para viajar para Calábria?
  12. Viajando de carro na Calábria. Veja agora esse fantástico post!
  13. Conhecendo os burgos mais belos da Calábria. Veja agora!
  14. Turismo na Calabria. Veja agora!
  15. Os 9 burgos mais belos da Calábria. Veja agora!
  16. Quais são as 10 praias imperdiveis da Calábria?
  17. Como encontrar os parentes calabreses?

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Ana Patricia

Escrito por

Sou Ana Patricia, ítalo-brasileira, vivo há 14 anos na Itália, formada em Biblioteconomia na Universidade Estadual Londrina-UEL em Londrina-PR, em Scienze del turismo pela Universidade da Calábria, com um master em Turismo Cultural pela Fondação Garrone, parceira da Universidade de Catânia em Sicília, além de ser a única guia de turismo em língua portuguesa da Calábria, possuo também a habilitação de acompanhante turístico na Europa e sou a idealizadora/fundadora do Touristico - Consultoria Italia Brasil. Desde 2012 trabalho com a valorização e a promoção do território italiano de modo geral e desde (2015) de modo mais especifico e concreto, promovo essa região maravilhosa, mas ainda pouco conhecida pelos brasileiros: a Calábria! O nosso site dará informações sobre a Calábria turística e a Calábria menos turística e por isso mais autêntica, aquela feita pelos burgos medievais! Essa região possui muitas aldeias medievais incorporadas entre rochas, muitas vezes construídas com vista para o mar, para se proteger contra as invasões sarracenas ou em agradáveis cantos panorâmicos onde a vida ainda acontece de acordo com o ritmo de cada estação do ano. Venha conhecer a Calábria comigo!!! Essa região te surpreenderá! Ana Patricia Guia de turismo na Calábria

Deixe um comentário