Corigliano e seu castelo

Quem está viajando pela Calábria não pode deixar de fazer uma parada em Corigliano Calabrês, no Jónico Cosentino. As origens desta cidade são muito antigas, de fato, a sua fundação remonta a incursão árabe, que ocorreu em 977. Fica majestosamente pousado sobre uma pequena colina rodeada por olivais verdes e pomares coloridos, um lugar onde a região do Mediterrâneo oferece um clima ameno ao longo do ano. Este lugar é rico em arte e história, um lugar de beleza pitoresca cheia de charme e mistério, incluindo um imponente Castelo Ducal, uma fortaleza construída em 1073, recentemente restaurada à sua antiga glória.


Veja o video antes de continuar a ler o texto


A principal atração que incentiva a visitar Corigliano Calabrês é certamente seu magnífico castelo, mas também existem outras instalações que valem a pena uma olhada, entre elas várias igrejas cujos principais destacam-se, por exemplo, a Igreja do Carmine, com afrescos dos anos 500 na fachada. Ou a Igreja de Santo Antônio, com um adjacente mosteiro franciscano, aqui é particularmente notável a cúpula coberta com telhas amarelas e azuis além de uma linda porta de bronze criada pelo escultor Carmine Cianci.

Corigliano1. Fonte Flick
Corigliano1. Fonte Flick

Continuando com as Igrejas devemos nos lembrar da Igreja Colegiada de São Pedro, onde dentro há pinturas interessantes do século XVIII, e depois da Igreja da Reforma, a Igreja de Santa Clara, com o convento das ‘Clarissas’; nesta Igreja é de particular interesse o órgão, de 1735 e, finalmente, a mais interesse é conhecida por um dos arquivos mais ricos e mais antigos das igrejas da cidade, ou seja, a Igreja de São Francisco de Paula, que contém pinturas e possuiu o valioso coro de madeira, feito em 1776, além do Ermitão de São Francisco, que é uma pequena igreja que mantém alguns afrescos de 1600. Tudo isso e muito mais você pode ver através da cidade antiga, com suas ruas estreitas, habitações rurais, que despertam charme e emoções tão intensas que é impossível escapar, para não mencionar a ligação arqueológica e histórica com a antiga, e ideal, Sibari.

Corigliano

E é o centro antigo que você pode descobrir os monumentos, palácios e pontos turísticos da cidade. A esta altura, é apenas o direito de dedicar a parte final do texto à principal atração de Corigliano, seu magnífico Castelo. Como já foi mencionado, o castelo, que foi construído em 1073 a mando de Robert Guiscard, construiu esta fortaleza para controlar a cidade e seu povo e é uma parada obrigatória para os turistas.

Corigliano
Corigliano

O edifício é enorme e tem diferentes partes para visitar, incluindo as prisões e a imponente torre. O mais interessante é o ‘andar nobre’, ou seja, os quartos onde os senhores viviam e que são pintados e decorados com mobiliário do passado e onde ainda pode se respirar a atmosfera do século XIX, feitos de brocado e pompa. Depois, há a sala de espelhos que deve o seu nome à presença de grandes espelhos nas paredes.

Salão dos espelhos. Castelo de Corigliano.
Salão dos espelhos. Castelo de Corigliano.

A sala é ainda a mais preciosa por causa de seus lustres de cristal da Boémia e teto pintado com efeitos ‘trompe-l’oeil’ (técnica artística com truques de perspectiva para criar uma ilusão ótica). Outra sala interessante é a sala de música, a partir desta sala você vai pode ir para o andar inferior, onde é fica o banheiro equipado com pia, espelhos e uma grande banheira de mármore. O itinerário continua com uma visita ao quarto do Barão, da Baronesa e o estúdio baronês.

 


Faça da sua viagem para Calábria uma experiência única! Conheça a Calábria comigo e viva a cultura, a gastronomia e a história local com uma brasileira que ama esse território!


 

Todos os quartos estão decorados com mobiliário original, dentro da mansão há também uma capela dedicada a Santo Agostinho, construída e realizada no segundo semestre de 600. Dentro você pode admirar algumas pinturas valiosas atribuídas a artistas conhecidos. Se puder dedicar uma manhã inteira para descobrir esta aldeia, sugerimos também uma visita a Antiga Porta Librandi, ao longo do caminho você pode desfrutar de uma esplêndida vista sobre a planície de Sibari.


CURIOSIDADES: VOCÊ SABIA QUE EM 2017 O NEW YORK TIMES ELEGEU A CALÁBRIA COMO UM DOS 52 LUGARES IMPERDÍVEIS A SEREM VISITADOS NO MUNDO? FOI A ÚNICA REGIÃO ITALIANA ELEITA PELO NEW YORK TIMES EM 2017!E VOCÊ, VAI FICAR DE FORA?


Também a poucos quilômetros, há a Marina de Corigliano (chamada de Schiavonea), balneário turístico, onde você vai ser acariciado pelo sol quente de verão, mimado por suas águas intensas e  claras e entretidos por seu povo carinhoso que te darão as boas-vindas, além de conhecer as tradições, é uma maneira de passar umas férias maravilhosas no passatempo mais saudável, sem abrir mão de qualquer conveniência moderna.

Corigliano. Fonte flick
Corigliano. Fonte flick
Informações Úteis

 O castelo fica aberto diariamente, exceto segunda-feira. No inverno abre das 9h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00, enquanto no verão, abre das 9h00 às 13h00 e das 16h00 às 19h00.

Conclusões

Finalmente, não há nada mais que podemos pode adicionar, apenas reforçar que você deve vir visitar esta pequena aldeia, porque há surpresas agradáveis que você vai adorar apreciar.

Como Chegar em Corigliano?

De Avião

As principais cidades italianas e européias estão conectadas com Corigliano Calabrês com voos diretos para o aeroporto de Crotone (90 km) Lamezia Terme (160 km) e Reggio Calabria (320 km); a partir daqui pode-se continuar até Corigliano de carro, ônibus ou trem.

De Trem

As Ferrovias do Estado proporcionam ligações ao longo do Corigliano Calabro Scalo. Saídas para ligações diretas com Cosenza, Crotone, Catanzaro Lido, Milano Centrale e Bari Central. Chegadas de Bari, Catanzaro Lido, Sibari, Crotone, Napoli Centrale e Metaponto.

De Carro

Se você chegar de carro, as principais vias de acesso são a A3 Salerno-Reggio Calabria, com saída em Spezzano-Sibari, se você vier do Norte; se vier do Sul, a saída é Tarsia. Outro ponto de referência é a autoestrada 106, siga sempre na direção de Sibari, até à saída Corigliano Calabro.

De Navio

Desembarque no Porto de Corigliano, destino de cruzieros italianos e internacionais.

E bom passeio!!


MINHA SUPER DICA: Para fecharmos esse post é com imenso orgulho e prazer que quero apresentar a vocês o nosso e-book! Escrito e organizado por mim, é seu guia definitivo (e imperdivel) para viajar para a Calábria com toda tranquilidade que você merece. Estar em um país distante não é fácil, por isso, com esse e-book, sua viagem vai ficar muito mais serena! Nele você encontrará dicas, sugestões, idéias, melhores lugares para comer, se divertir,  itinerários e muito mais! Clique no banner e compre o seu e-book agora mesmo! Somente 4,99 euros! (menos de um café da manhã em um bar na Itália, imperdivel, verdade?)

Capa e-book Viajando para a Calábria
QUER VIAJAR PARA A CALÁBRIA? Receba todas as dicas que você precisa para curtir ao máximo sua viagem! 117 páginas de informações de quem conhece a Calábria como ninguém! Somente 4,99 euros.!

 

 


Não deixe de ler:

Como Chegar e como se locomover na Calabria?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Calabria

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Calabria

  1. Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!
  2. Itinerário na Calábria de 3 dias?
  3. Itinerário na Calábria de 6 dias?
  4. Itinererário de enogastronomia na Calábria! Sensacional!
  5. Quais são os 10 lugares que você precisa conhecer na Calábria?
  6. Bate e volta a partir de Cosenza? O que fazer perto de Cosenza?
  7. Bate e volta a partir de Reggio? O que fazer perto de Reggio Calabria?
  8. Por que visitar Tropéia na Calabria?
  9. Vamos conhecer Réggio?
  10. Vamos conhecer Cosença?
  11. Qual é o melhor periodo para viajar para Calábria?
  12. Viajando de carro na Calábria. Veja agora esse fantástico post!
  13. Conhecendo os burgos mais belos da Calábria. Veja agora!
  14. Turismo na Calabria. Veja agora!
  15. Os 9 burgos mais belos da Calábria. Veja agora!
  16. Quais são as 10 praias imperdiveis da Calábria?
  17. Como encontrar os parentes calabreses?

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Ana Patricia

Escrito por

Sou Ana Patricia, ítalo-brasileira, vivo há 14 anos na Itália, formada em Biblioteconomia na Universidade Estadual Londrina-UEL em Londrina-PR, em Scienze del turismo pela Universidade da Calábria, com um master em Turismo Cultural pela Fondação Garrone, parceira da Universidade de Catânia em Sicília, além de ser a única guia de turismo em língua portuguesa da Calábria, possuo também a habilitação de acompanhante turístico na Europa e sou a idealizadora/fundadora do Touristico - Consultoria Italia Brasil. Desde 2012 trabalho com a valorização e a promoção do território italiano de modo geral e desde (2015) de modo mais especifico e concreto, promovo essa região maravilhosa, mas ainda pouco conhecida pelos brasileiros: a Calábria! O nosso site dará informações sobre a Calábria turística e a Calábria menos turística e por isso mais autêntica, aquela feita pelos burgos medievais! Essa região possui muitas aldeias medievais incorporadas entre rochas, muitas vezes construídas com vista para o mar, para se proteger contra as invasões sarracenas ou em agradáveis cantos panorâmicos onde a vida ainda acontece de acordo com o ritmo de cada estação do ano. Venha conhecer a Calábria comigo!!! Essa região te surpreenderá! Ana Patricia Guia de turismo na Calábria

Deixe um comentário