Viajando para a Calábria
Encante-se com a Calábria!

Como encontrar seus antepassados na Itália?

Nem sempre é uma tarefa fácil, mas saiba que é possível encontrar seus antepassados na Itália. Hoje vamos falar sobre a busca de antepassados, cidadania italiana e muito mais. Fique ligadinho em nosso post!

6 1.658

Como encontrar seus antepassados na Itália?

Na internet há diversos sites de “buscas de sobrenome”, muitos deles em italianos, alguns bem completos, outros grátis e outros a pagamento, fato é: hoje temos muito mais facilidade de termos acesso às informações, mesmo do outro lado do oceano. Não é uma tarefa tão fácil, mas também não é nada impossível. Vamos ao nosso post do dia? Como encontrar seus antepassados na Itália? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!!

Nossa Introdução

Alguns bancos de dados possuem fotos, documentos, livros de registros e outras informações que podem te ajudar a encontrar suas raízes italianas. Não vamos te iludir: algumas vezes não é possível encontrar nenhuma informação, há também documentos que estão ilegíveis e, portanto, inutilizados. Para encontrar o maior numero de informações possíveis é necessário paciência, MUITA paciência! Como você pode encontrar seus antepassados na Itália? Vamos agora em busca dos ancestrais… Vamos apresentar agora alguns sites. Você é descendente de Calabrês? Então clique aqui!

1) Como encontrar seus antepassados na Itália? PELA ANTENATI

Na Itália há um site bem completo que se chama Antenati (Antepassados em tradução livre). O site é administrado pela Direção Geral dos Arquivos e do Ministério do Patrimônio Cultural e Atividades e Turismo, de varias cidades, que uniram dados, documentos e disponibilizaram o serviço ao publico. O lado bom é que é grátis e não precisa fazer login, o lado ‘ruim’ é que o site é todo em italiano e não disponibiliza (por enquanto) todas as regiões, porém é bem completo e, dentro da proposta que tem, cumpre seu papel.

Para procurar documentos relacionados aos seus antepassados no portal Antenati, clique em ‘trova nomi’ (encontre nomes), no canto superior direito. Em seguida, preencha o formulário que lhe é proposto indicando o máximo possível de informações (nome, sobrenome, tipo de escritura a ser encontrada, cidade/local de origem e ano) o que vai facilitar muito sua pesquisa. Depois clique no botão ‘cerca’ (pesquisar) para ver os resultados. Se você não tiver todos os detalhes, não tem problema, mas a pesquisa levará mais tempo, já que você vai precisar olhar documento por documento para ver se encontra o que deseja. O site contém muita informação, então não é dos mais rápidos, mas vai que você encontra justo aquele documento que estava faltando para dar entrada na papelada, não é?! ; )

2) Como encontrar seus antepassados na Itália? PELA FAMILY SEARCH

Outro site excelente para busca de documentação é o FamilySearch (busca de família, em tradução livre). Esse site já tem sua versão em português e é bem mais completo, claro que certas informações também não estarão disponíveis, mas não custa tentar. Acesse o site, que requer um breve cadastro e depois de fazer o login preencha os dados do parente que você está buscando e clique em pesquisar.

É possível salvar as pesquisas, fazer ‘caixas de documentos’ e manter tudo bem organizado. O interessante é que, ao clicar no nome da pessoa que você pesquisou, junto ao documento, caso haja disponível, aparece também as ligações familiares relacionados a essa pessoa. É ótimo! DICA: existe também o app para iOS e Android.

3) Como encontrar seus antepassados na Itália? PELA MY HERITAGE

Uma opção é o site My Heritage (minha herança, em tradução livre). Uma parte do site é grátis, para informações detalhadas, porém, é necessário fazer uma assinatura. Para quem busca documentos, acaba valendo investir. Além do mais é possível também solicitar exames de DNA para saber qual sua origem. Interessante, no mínimo! Após o registro e o pagamento, você pode iniciar sua pesquisa.

A pesquisa é realizada da mesma maneira que nos outros: você preenche os dados, coloca local, tipo de documento que está buscado e clica em pesquisar. Lembre-se de que quanto mais informações você preencher, mais fácil fica para localizar o documento que você precisa. Também há app para os sistemas iOS e Android.

4) Como encontrar seus antepassados na Itália? PELA ANCESTRY

Outro site especializado em árvore genealógica é o Ancestry (ancestrais). Sempre no mesmo estilo dos outros já citados, apresenta uma base de dados mundial. Faça o cadastro e preencha o formulário, assim como o My Heritage, há uma parte gratuita e outra paga, que apresenta mais detalhes. Também disponível como app para o celular.

5) Como encontrar seus antepassados na Itália? PELA ALTRE ITALIE

Como opções não faltam, há ainda outro site disponível para pesquisas: Altre Italie. Este site apresenta documentação dos EUA, entre 1880 e 1891, da Argentina entre 1882 e 1920 e do Brasil, entre 1858 e 1899. Muitas vezes não há registros na Itália, mas certa documentação importante pode estar disponível em outros países e nem pensamos nessa possibilidade. O site é grátis e está disponível em italiano e inglês. Depois de se cadastrar, faça sua pesquisa e veja se você encontrar as informações que procura.

6) Como encontrar seus antepassados na Itália? PELA LIBERTY ELLIS FOUNDATION

Este próximo site é dedicado a cidade de New York, é o Liberty Ellis Foundation, que apresenta documentação de imigrantes italianos que entraram nos EUA por NY entre 1892 e 1924 (há alguns registros que vão até 1957). Requer um pequeno cadastro e é totalmente grátis.

7) Como encontrar seus antepassados na Itália? PELA COGMIX

O último site interessante é o Cogmix, que é mais como uma pesquisa de sobrenomes. O mais fácil de usar, apresenta, principalmente, informações relativos ao sobrenome e onde ele se concentra, principalmente, na Itália. Vale pela curiosidade.

Quem tem direito a solicitar cidadania italiana?

Complementando esse post, muitas pessoas procuram os documentos para poderem fazer a cidadania italiana, verdade? Mas quem tem direito a solicitar cidadania italiana?

  • Tem direito todos àqueles que forem descendentes de italianos, porém com algumas limitações quanto à transmissão pela linha materna – apenas os nascidos após 1948 têm o direito.
  • Os filhos nascidos de união não matrimonial, casos de reconhecimento de paternidade ou maternidade durante a minoridade do filho e adoção são casos inclusos no direito de cidadania italiana.
  • Outra maneira é através do casamento com descendentes de italianos (caso o conjunge que tem o direito faça solicitação da cidadania – vale para casais hétero e homossexuais). Já os homens não poderão ter a dupla-cidadania reconhecida se se casarem com italianas ou descendentes de italianos (as), nesse caso somente os filhos do casal poderão ter o reconhecimento. Os homens, neste caso, podem requerer a naturalização italiana.
  • Para a cidadania herdada via casamento é necessário aguardar três anos para solicitar a cidadania. Os documentos necessários são a certidão de nascimento, certidão de casamento e carteira de identidade do cônjuge.
Ebook Guia Viajando para a Calabria 2021 - capa bannerQUER VIAJAR PARA A CALÁBRIA?

Receba todas as dicas que você ´precisa para curtir ao máximo sua viagem!
São mais de 80 páginas de informações de quem conhece a Calábria como ninguém. 


BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Quais documentos que eu preciso para solicitar a cidadania italiana?

Para os filhos de italianos nascidos fora da Itália é necessário reunir: certidão de nascimento da criança e dos pais, certidão de casamento dos pais, certidão de óbito (caso ascendente tenha falecido) e carteira de identidade original do pai ou mãe e do requerente. Para os netos, bisnetos ou trinetos de italianos, basta a própria certidão de nascimento, certidão de casamento dos parentes em questão, certidão de óbito dos mesmos (caso o ascendente seja falecido) e a certidão de naturalização negativo (caso exista) de todos os ascendentes da família.

Atenção

  • Brasileiros que queiram obter a cidadania precisam também apresentar (junto aos documentos já citados): certidões de inteiro teor (nascimento, casamento, óbito e eventuais divórcios) apostiladas, em segunda via original, recentes e em bom estado, a Ficha de Cadastro, formulário de pedido de reconhecimento de cidadania italiana, Cópia do RG ou folha de identificação do passaporte (não são aceitas CNH ou carteiras de identidade profissionais); Certidão de título de eleitor emitido pela Justiça eleitoral incluindo o domicílio do eleitor; Titulo de eleitor original e cópia; Comprovante de residência recente (emitido, no máximo, há seis meses) e nominal (em caso de menores, serão aceitos comprovantes de residência no nome dos pais ou responsáveis; Árvore genealógica: segundo a embaixada, cada requerente maior de idade deverá preencher o próprio modelo e antecedentes criminais.

Como funciona o processo de solicitação de cidadania?

Reúna toda a documentação e marque um horário no Consulado Italiano da sua cidade. Depois disso aguarde a convocação para a inscrição e, após a conclusão do processo, entre com o pedido do passaporte italiano via agendamento.

Importante Saber

  • A cidadania, por direito do Estado Italiano, pode ser NEGADA, mesmo com todos os documentos em mãos. Outra coisa: após a entrega dos documentos, não adianta ligar no consulado a cada dois dias: ELES te informarão quando você precisará se apresentar no consulado. Não estranhe se eles agendarem uma ‘entrevista’. A prática também está prevista em lei italiana e eles têm o direito de solicitar quando e se acharem necessário, O.K.?!

Quanto custa e quanto demora a solicitação?

É aqui que o bicho pega: a autorização para obter a cidadania italiana pode demorar de 5 a 10 anos. Mesmo que você reúna TODOS os documentos por conta própria, muitas vezes deverá traduzir alguns documentos, os documentos solicitados para serem traduzidos devem ser TRADUÇÕES JURAMENTADAS, ou seja: deverá ser feita por um tradutor em línguas estrangeiras, nomeado e matriculado na junta comercial, tradução simples não é válida!  Durante o processo você pode ser convocado para revisão de documentos, solicitação de tradução juramentada ou solicitação de retificação; é normal!

O valor para ‘acertar’ toda a documentação pode chegar a 5.000 Reais (evidente que são casos e casos!). Como você sabe, fazendo pela Itália, esse processo dura muito menos em média 3 meses. Portanto depois que tiver todos documentos em mão (traduzidos e juramentados) você pode escolher essa opção, além disso na Itália existem diversas agencias e advogados especialistas nesse tipo de processo.

FICOU CURIOSO? PEÇA INFORMAÇÃO SOBRE OS MEUS PARCEIROS QUE TRABALHAM COM CIDADANIA ITALIANA E NÃO ENTRE EM UMA FRIA!
Clique aqui sem compromisso e peça já seu orçamento!

Serviços Personalizados

Muitas vezes é o lembrete das origens que atraí os parentes de muitos lugares diferentes e vemos os descendentes dispostos a parar por um pouco mais de tempo ‘para visitar lugares diferentes’. E então serei capaz de atender a essa nova meta, com serviços personalizados em locais de partida da maior emigração italiana, começando com a minha terra adotada, a Calábria.

Agora você pode encontrar os vários parentes, os lugares, as origens e as tradições da Calábria que foi deixada para trás para buscar novas oportunidades. Quem quer seja que tenha a intenção de encontrar suas origens e não sabe como fazer, basta saber que há vários modos disponíveis e úteis nessa busca. Somos uma ferramenta valiosa, segura e profissional.

O que faço?

Um itinerário personalizado na cidade de partida dos bisavôs, até a assessoria para uma eventual reunião de família. Garanto que será uma experiência memorável e única na sua vida! Nós também podemos indicar uma empresa séria para procurar os seus documentos italianos!!

Como encontrar seus antepassados na Itália?
Cliente Roseli Bertelli sentada ao lado do Prefeito de Malito, Cosenza e eu, Ana Patricia como acompanhante.

Parceria

Ao Norte da área de Cosenza, especificamente em Morano Calabro, há uma parceria com a cidade brasileira de Porto Alegre que já se arrasta há anos, apenas para testemunhar o objetivo e de reforçar ainda mais a emigração de milhares de habitantes de Morano Calabro no Brasil, após a Segunda Guerra Mundial.

Clique aqui sem compromisso e peça já seu orçamento!

Faça como a Roseli, venha conhecer sua cidade de origem comigo!!
Você é descendente de italiano?
Como encontrar seus antepassados na Itália?

Assista esse vídeo e saiba: Como passar pela imigração italiana? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)



Conclusão

Como encontrar seus antepassados na Itália? Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

6 Comentários
  1. Regina Ap Fraccadosso Gonçalves Diz

    Boa tarde gostaria de encontrar parentes Italia Calabria , Bisavo Antonio Lourenco , Maria Marquezam
    filha Izabel Lourenco , Ano de 1914

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Regina antes de tudo deve entender o comune de onde eram os teus parentes (tenta achar os documentos antigos).. somente tendo um sobrenome vai ser complicado encontrar alguém.. considera que a Calábria tem quase 2 milhões de habitantes:(

  2. Fernando Lacerda Diz

    Procuro a família Datoli. Pois meu bisavô veio para o Brasil e deixo irmãos ai.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Fernando seria interessante procurar um profissional que trabalha com genealogia. SE tiver interesse e precisar de contato me avise. Abraços, Ana Patricia

  3. Fabio Silvagni Diz

    Ana Patricia, bom dia!

    Sou neto de calabrês, e meu avô era da comune de Malito, Cs.
    Preciso de um auxílio, e creio que você pode me ajudar.
    Obtive a cidadania italiana via judicial, e minhas certidões de nascimento, e casamento emitidas pela comune possuem alguns erros, assim como preciso da transcrição da certidão de nascimento da minha filha.
    Será que você faz esse serviço, ou possa indicar quem pode me auxiliar?
    Que esta a encontre saudável e feliz.
    Muito Obrigado
    Fábio Silvagni

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Oi querido, envie o pedido por email: https://www.viajandoparaitalia.com.br/contato/. grande abraço, Ana

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.