Visite Paterno Calabro na Calábria

Paterno Calabro é uma pequena cidade na região da Calábria, no sul italiano. Charmosa, nos convida a explorar o que ela tem a nos oferece de forma despretensiosa, mas cheia de belezas. Hoje vamos visitar Paterno Calabro, província de Cosenza, Calabria.

Visite Paterno Calabro na Calábria

Com seus 1.361 habitantes, Paterno Calabro não é uma cidade badalada, porém sua simplicidade, beleza e localização, fazem dela uma vila ideal para quem quer conhecer a Calábria mais autêntica possível. Vamos ao nosso post do dia? Visite Paterno Calabro na Calábria. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!! SAIBA AQUI ONDE DORMIR NA CALÁBRIA!


Ana Patricia em Paterno Calabro


Um pouco sobre Paterno Calabro

Paterno Calabro, ao longo dos séculos, causou muitas disputas sobre a origem do seu topônimo. Há quem diga que a palavra Paterno é grega, de Patisco e Patyces, segundo a qual o topônimo reflete o adjetivo latino Paternus (paterno), com significado semelhante ao Paderno, ou seja, herdado ‘de seu pai’. A construção da primeira comunidade da zona remonta ao século X-XI d.C, graças aos habitantes de San File e Pregliano, duas pequenas aldeias que derivam da antiga casa de fazenda de San Marco. O documento mais antigo em que se faz referência à Paterno Calabro é proveniente do Oppido Mamertina (CZ) e data de 1188. Leia também QUAIS SÃO OS DEZ LUGARES IMPERDÍVEIS DA CALÁBRIA?

O nome Paterno Calabro foi oficializado em 21 de abril de 1863, quando um Decreto Real incluiu a palavra Calabro para distingui-la de outros homônimos espalhados por toda a península. Indiscutível foi a importância comercial da cidade na área de Cosenza. Ughelli, um eminente historiador do século XVI, definiu a cidade como uma aldeia nobre e rica, além de grande e populosa. Sabe-se também que a cidade, a certo ponto, passou sob o domínio dos angevinos, dos suábios e dos aragoneses. A cidade possui um passado histórico de grande esplendor, do qual hoje existe uma cidade que se mantém inesquecível e bela. Leia também sobre as melhores escolas de culinária da Calábria!

Sua Localização

Na província de Cosenza, Paterno Calabro está localizada na serra, caracterizada pelo forte vento no inverno e pela leve brisa que refresca o ar no verão. Saindo da cidade, indo para o ponto mais alto da montanha, você encontrará o verde da densa vegetação, até chegar ao Monte Serratore a uma altitude de 1.233 metros. Leia também Quais são os 10 agroturismos imperdíveis da Calábria?

Entre estas colinas, com o vento que sopra poderoso e majestoso no inverno, enquanto no verão parece acariciar nossa pele, Francesco di Paola viveu e trabalhou em santidade durante quarenta anos, “o paternês” por excelência . Seu Santuário foi erguido em Paterno Calabro pela vontade do próprio milagreiro, em 1444, e é uma testemunha silenciosa, mas forte, sua presença. Paterno e o Santuário vivem em profunda simbiose: é um vínculo inseparável que ultrapassa o tempo e que supera toda e qualquer expectativa. Leia também: o que fazer perto de Cosenza?

Viajando para a Calábria? Lembre-se que precisando de transfers, guia, intérprete ou de auxílio na busca de documentos, pode contar comigo! Basta me enviar um email.

Fonte: Google Maps

O Santuário de San Francesco di Paola

O Santuário de San Francesco di Paola foi concluído em 1477 e, aqui, o santo ficou por muito tempo. Em 2 de fevereiro de 1483 ele foi para a França, para obedecer à ordem do Papa Sisto IV ao qual o Rei Luís XI, doente, havia recorrido para pedir a intervenção do taumaturgo paulino. São Francisco nunca mais voltou à Itália e morreu aos 91 anos, no dia 2 de abril de 1507, em Tours. Atualmente, todo o complexo inclui: a igreja, o convento, o oratório, o claustro e a gruta da penitência. O claustro possui seis arcos em ponta de cada lado, apoiados em seis colunas; nos corredores, de um lado, você pode observar 31 lunetas e representam episódios importantes da vida do santo; do outro lado, há bustos de religiosos que representam os Minimi, que viveram na primeira metade do século XVII. Leia também: roteiro de 8 dias pela Calábria Clássica!

Com o tempo o Santuário perdeu seu aspecto original: em cinco séculos, passou por restauros, supressões e incêndios; seu portal de pedra em estilo gótico mantém-se inalterado e, aqui, um dos milagres do Santo ainda “se mantém”: a arquitrave partida em três pedaços e colocada ali pelo próprio Santo.


Vídeo sobre o Santuário de San Francesco di Paola em Paterno Calabro

(Fonte: Santuario Regionale San Francesco di Paola)


As atrações no Santuário

A igreja tem uma nave central e um poste à esquerda: o da esquerda nos leva à Capela do Santíssimo, onde se pode admirar uma bela tela do século XVIII que representa a Madona de Constantinopla, de autor desconhecido.

Capela dedicada ao santo

Saindo à esquerda, você encontra a capela dedicada ao santo onde ficam algumas relíquias como a pele de truta, fragmento de osso, pegada na pedra, corda, sapato de tecido e a panela que o santo cozinhava sem fogo. Na Capela também se conserva o meio busto de madeira da Santa, que é levado em procissão por ocasião da festa padroeira e noutras ocasiões.

Na igreja você pode ver o estilo barroco com estuques e afrescos que cobrem toda a igreja. Antes do terremoto de 1638, a igreja era de estilo gótico e o telhado era sustentado por simples vigas. Nas paredes laterais você há diversos afrescos e pinturas como o Batismo de Cristo de Santanna, originalmente colocado na Igreja de San Giovanni; há também o afresco de San Nicola Saggio, Santa Teresa d’Avila e o Beato Tommaso. No altar-mor você pode admirar uma pintura maravilhosa de Santanna representando a Anunciação.

A Sacristia

Passando para a Sacristia, o teto se apresenta belíssimo em caixotões e aqui fica o túmulo do Padre Paolo Rendace, amigo e homem de confiança de São Francisco que, ao partir para a França, entregou o guia de todos os eremitérios.

O Claustro

Da Sacristia vamos para o Claustro: um lugar que oferece uma sensação de paz e serenidade, e é aqui que ficam as 31 lunetas que descrevem a vida do Santo.

O Refeitório

Do Claustro siga para o Refeitório: único no seu gênero, e que mantém as linhas do século XVI, tem um teto em arabesco, e é sustentado por duas colunatas que nos conduzem ao que se podemos definir como uma grande obra de arte. O afresco do século XVI que representa a Última Ceia também fica aqui: neste afresco o pintor também está envolvido no trabalho e usa isso como sua ‘assinatura’; é uma criança servindo uma bebida.

O Jardim

Depois vá para o jardim onde você pode visitar a gruta, local onde o Santo dormia e se retirava por dias para poder rezar. É um oratório onde o Santo fazia também penitência e até hoje ainda existe uma pedra em exposição onde o Santo sangrou.

Está gostando de conhecer mais da Calábria? Então conheça o nosso e-book com dicas incríveis de roteiros, degustações, onde comer, onde dormir e muito mais! Faça com que a tua viagem pela Calábria seja única com nosso guia prático!

O Museu ao Ar Livre de Paterno Calabro

Quando concluir a visita, siga para o Museu ao Ar Livre de Paterno Calabro tem um contexto naturalista de valor e possui múltiplos objetivos: valorização do patrimônio paisagístico, a possibilidade de conjugar o espanto suscitado pela beleza do uso de obra de arte que se mesclam com a natureza, a criação de um ambiente que invoque a espiritualidade e funcione como um retiro, e a possibilidade de refugiar-se na Beleza. Atualmente é possível visitar uma obra ambiental concebida pelo artista plástico Antonio Pugliese batizada de “TANABATA”, que nos mostra a ‘fusão’ entre dois amantes celestiais.

Dica

  • Apesar de Paterno Calabro ser bem pequena não deixe de visitar o centro histórico e caminhar pelas ruas da cidade: você vai se apaixonar!

Vai se hospedar em Paterno Calabro?

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Onde ficar em Paterno Calabro? Agriturismo Borgo Serafino

  • Avaliação: 8,7 (Fabuloso!)
  • Valor médio da diária: R$ 490,00 (*)
  • Localização: Cosenza está a 11 km da propriedade. O aeroporto mais próximo é o Aeroporto Internacional de Lamezia Terme, a 33 km da propriedade.
  • Endereço: Contrada Fiumara 22, 87040 Mangone, Itália
  • Serviços: quartos com cozinha e banheiro privativos, vista do jardim e da montanha, isolamento acústico, wifi gratuito
  • Café da manhã incluso: Sim
  • (*) o valor é uma média da diária para duas pessoas; os valores podem variar de acordo com a temporada, sem aviso prévio.

Para saber mais e reservar esse hotel clique aqui!

Onde comer em Paterno Calabro? Ristorante Da Alessandro Magno


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e saiba 5 motivos para conhecer a excepcional Calábria!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)

 

Conclusão

Visite Paterno Calabro na Calábria. Paterno Calabro é pequena e pode ser visitada em menos de um dia, mas é uma visita que vale a pena e que te dará uma sensação de paz indescritível.

Caso decida viajar para Paterno Calabro, lembre que sou a única guia em língua portuguesa no território da Calábria. Contratando nossos serviços, você poderá conhecer cada detalhe dessa cidade e de outras da região. Entre em contato!

Está inseguro para viajar?

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?

Paterno Calabro na CalábriaSantuário de San Francesco di Paolavisitar Paterno CalabroVisite Paterno Calabro na Calábria
Comentários (0)
Comente!