Viajando para a Calábria
Encante-se com a Calábria!

Itinerário de carro na Calábria

Preparamos um Itinerário de 8 dias com o carro pela Calábria! Coloque esse Roteiro imperdível no seu planejamento de viagem!

17 1.968

Nossa Introdução

Cada região na Itália é repleta de belezas, por isso se você já esteve na Itália e visitou o clássico turismo feito pelas cidades de arte como Roma, Nápoles, Capri, Florença, Siena, Verona, Veneza e Milão, aproveite para se inspirar com o meus artigos!! Tenho certeza que farei se apaixonar por esse país maravilhoso! Vamos ao nosso post do dia? Itinerário de carro na Calábria. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!!


Vamos conhecer a Calábria? Assista a esse vídeo incrível!


Olá! No mês passado participei na revista Mala para Dois com o meu primeiro post: “Uma viagem segura, conselhos para quem vai pela primeira vez”. Itália!! E a partir desse mês estarei inaugurando uma nova seção: Viagem de carro na Itália: … portanto a cada mês estarei escrevendo e dando um exemplo de um tour de carro em uma região da Itália. Gostaram da ideia? Então não deixem de me seguir!!

Leia o nosso post do mês de Julho Pequenos conselhos para quem vai pela primeira vez para a Itália!! e conheça a comunidade de Mala para Dois! Neste mês irei inaugurar a primeira seção (obviamente) com a minha região, a Calábria. Vamos lá?

Viajar pela Calábria com o Transporte Público ou de Carro?

Existem regiões na Itália que são muito difíceis de conhecer com o transporte público (trens e ônibus) e que para conhece-las é necessário realmente ter um carro, a Calábria, é uma dessas regiões, com um carro você poderá visitar os burgos que estão perdidos entre as montanhas, assim como poderá descobrir as belezas naturais dessa região, praticamente intocada pelo turismo tradicional. Em relação a tudo o que pode ser visitado te aconselho a ir nos vários links para aprofundamento sobre as várias localidades da Calábria, O.K.?

Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.


Não sabe onde alugar o carro?

Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Nosso Itinerário

Estarei escrevendo um itinerário de 8 dias passando pelos burgos mais importantes e belos da Calábria, entre estes os burgos que fazem parte da associação o “Club dei Borghi piú belli d Itália”, que hoje é composto por 217 burgos em toda Itália, desses 217 dez estão localizados na Calábria, assim como pelas metas turísticas marítimas, religiosas e  arqueológicas mais importantes.

Em média, este itinerário tem um mínimo de 60 quilômetros e um máximo de 240 quilômetros por dia de acordo com onde você escolhe para dormir, eu te aconselho a faze-lo em forma de itinerário itinerante, ou seja dormindo cada noite em uma localidade diferente; eu sei que não é uma ideia muito boa abrir e fechar malas o tempo todo, mas acho que vale a pena estar sempre o mais perto possível das zonas a ser visitadas de modo que a tour seja menos cansativo. Basicamente estaremos fazendo um giro completo da Calábria, começando e terminando em Reggio Calabria. COMO ENCONTRAR OS PARENTES CALABRESES?

Independentemente de onde você chegará, Paola, Reggio Calabria ou Lamezia terme, você irá alugar o carro e partir para o primeiro dia de tour, que começará em Reggio Calabria. Leia também QUAIS SÃO OS DEZ LUGARES IMPERDÍVEIS DA CALÁBRIA?

1) Itinerário de carro na Calábria? PRIMEIRO DIA

1º DIA – Reggio, Scilla e pentedatillo / 60 quilômetros – Começaremos o nosso tour visitando o museu de Reggio Calabria para conhecer as famosas estátuas Bronzi di Riace, duas magníficas obras de arte, datadas por volta do século V a.C., exemplos de antiga escultura grega, pertencentes ao período transitório entre a escultura grega arcaica e o antigo estilo clássico, exemplares únicos ao mundo, aconselho também uma breve visita a Catedral da cidade.

Burgo Pentadatilo e Scilla

Prosseguiremos para a visita do nosso primeiro burgo, Pentadatilo: esse burgo foi abandonado na década de sessenta do século XX, o que fascina nesse burgo é o mistério do lugar, conhecido como um dos burgos fantasma da Itália. Quer saber o porque? Vá conhece-lo! A sua excepcional beleza cênica também te deixará de bocas abertas. Por último, terminaremos o dia visitando Scilla (um dos burgos mais belos da Itália), conhecida como a “Veneza do Sul”, pelo modo como as casas se “apoiam” ao mar. Não deixe de ir visitar o Castelo e de jantar um prato típico feito com peixe espada!! Aconselho pernoite em um b&b em Scilla ou em um hotel em Reggio Calabria.

Scilla, a Veneza do Sul
Scilla, a Veneza do Sul

2) Itinerário de carro na Calábria? SEGUNDO DIA

2º DIA – Bova, Gerace e Stilo / 207 quilômetros – Hoje visitaremos Bova (um dos burgos mais belos da Itália), capital da área grecânica, onde ainda hoje falam um dialeto derivado do grego e onde se mantém tradições do Oriente. Em seguida continuação para Gerace (um dos burgos mais belos da Itália), visita da cidade normanda por excelência, não deixe de visitar a famosa Catedral de Gerace, umas das mais importantes da Calábria. Continuação para Stilo (um dos burgos mais belos da Itália), que certamente preserva a joia arquitetônica mais importante de toda a Calábria, a Cattolica, pequeno templo bizantino, datado do século IX dC. com planta quadrada e cruz grega. Aconselho pernoite em um b&b ou agriturismo na zona de Stilo.

Católica de Stilo - Foto com a cliente Natalia
Católica de Stilo – Foto da minha cliente Natália

3) Itinerário de carro na Calábria? TERCEIRO DIA

3º DIA – Squillace, Le Castelle e Santa Severina / 170 quilômetros – A programação de hoje prevê diversas paradas, primeiro passaremos pelo parque Arqueológico de Squillace, visita do parque e dos restos arqueológicos da maravilhosa Basílica de Santa Maria della Roccella. Prosseguimento para visita do Castelo dentro do mar em Le Castelle, perto de Capo Rizzuto, não deixe de parar para fazer fotos do maravilhoso litoral.

Le Castella from Calabria-Italy
Le Castella from Calabria-Italy

Santa Severina

Continuação da viagem para Santa Severina (um dos burgos mais belos da Itália), e que sou totalmente apaixonada, conhecida como o “navio de pedra” não deixe de visitar o Batistério, uma das principais obras deixadas pelos bizantinos ao território e o o seu Castelo que é considerado um dos mais belos do sul da Itália, totalmente restaurado, revelam 1200 anos de história!! Aconselho pernoite em um agriturismo na zona de Santa Severina.

Santa Severina. Fonte Alessandro Marengo Flick
Santa Severina. Fonte Alessandro Marengo Flick

4) Itinerário de carro na Calábria? QUARTO DIA

4º DIA – Rossano, Corigliano e Sibari / 140 quilômetros – Hoje visitaremos Rossano com o seu centro histórico com a importante igreja de San Marco, uma das mais obras bizantinas mais importantes da Calábria junto com a Cattolica de Stilo. Prosseguimento para Corigliano onde visitaremos o centro histórico e o seu maravilhoso Castelo totalmente restaurado onde você vai se deslumbrar com uma maravilhosa vista panorâmica. E por último pararemos em Sibari, uma das cidades mais importante do período grego, onde visitaremos o museu arqueológico que contará a história dessa civilização maravilhosa e única! Aconselho pernoite em um agriturismo ou em um hotel na zona de Sibari.

panoramica_rossano_Foto de Michele Abastante
panoramica_rossano_Foto de Michele Abastante

5) Itinerário de carro na Calábria? QUINTO DIA

5º DIA – Civita, Morano Calalabro e Aieta / 125 quilômetro – Hoje visitaremos Civita (um dos burgos mais belos da Itália), burgo de origem “Arbëreshë” fundada no século XV, graças à populações albanesas que fugiam das perseguições dos turcos, prosseguimento para Morano Calabro (um dos burgos mais belos da Itália), a delicada união de arte e de beleza natural faz desse burgo um dos mais belos do Sul da Itália. Continuação para Aieta (um dos burgos mais belos da Itália), com visita do seu centro histórico que ainda conserva traços indeléveis do seu passado glorioso. Aconselho pernoite em um agriturismo ou em um hotel na zona de Aieta.

Italy, Calabria, Morano Calabro
Italy, Calabria, Morano Calabro

6) Itinerário de carro na Calábria? SEXTO DIA

6º DIA – Isola Dino, San Nicola Arcella, Cirella, Diamante e Paola / 90 quilômetros – Hoje conheceremos algumas das localidades mais importantes e belas do litoral calabrês, como a Isola de Dino, San Nicola Arcella. Não deixe de conhecer o famoso Arco Magno, Diamante com o seu gracioso centro histórico e por fim, como última etapa do dia visitaremos o Santuário de Santo Francesco em Paola. Aconselho pernoite em um agriturismo ou em um hotel na zona de Paola.

Isola di dino in Calabria, Fonte Salvatore. Flick
Isola di dino in Calabria, Fonte Salvatore. Flick
Ebook Guia Viajando para a Calabria 2021 - capa bannerQUER VIAJAR PARA A CALÁBRIA?

Receba todas as dicas que você ´precisa para curtir ao máximo sua viagem!
São mais de 80 páginas de informações de quem conhece a Calábria como ninguém. 


BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

7) Itinerário de carro na Calábria? SÉTIMO DIA

7º DIA – Fiumefreddo, Altomonte e Cosenza / 172 quilômetros – Depois do café da manhã partiremos para visita do burgo, Fiumefreddo (um dos burgos mais belos da Itália), antigo vilarejo medieval, protegido por muros com pequenos becos, ruínas e torres. O panorama em torno ao burgo é de uma beleza inestimável. Continuaremos nossa viagem para Altomonte (um dos burgos mais belos da Itália), localizado ao pé do Parque Nacional do Pollino, visita a sua antiga Igreja, que testemunha sua longa e fascinante história.

Filmefreddo Bruzio
Filmefreddo Bruzio

Cosenza

E por fim para completar o dia, chegaremos a Cosenza, uma das cidades mais importantes da Calábria, visita do seu centro histórico, incluindo o famoso Duomo com reconhecimento da Unesco, o castelo recentemente restaurado e sobrando tempo visita ao museu degli Enoltri, onde você poderá conhecer a história da região passando por todas as etapas históricas. Aconselho pernoite em um hotel em Cosenza.

Cosenza. Foto di Mauro Cacciola. Fonte Flick
Cosenza. Foto di Mauro Cacciola. Fonte Flick

8) Itinerário de carro na Calábria? OITAVO DIA

8º DIA – Pizzo, Tropea, Capo Vaticano, Palmi e o promontário de Sant Elia / Reggio Calabria 231 quilômetros – Terminaremos o nosso tour visitando um dos litorais mais belos da Calábria (e da Itália) passando por Pizzo onde visitaremos o seu castelo e degustaremos o famoso sorvete “tartuffo”e depois prosseguiremos para Tropea, conhecida como a Pérola da Calábria, Capo Vaticano com um mar maravilhoso e passaremos pelo promontório de Sant´Elia onde faremos maravilhosas fotos panorâmicas do Litoral Calabrês. Enfim retorno para Reggio Calabria. Aconselho pernoite na zona de Reggio.

9) Itinerário de carro na Calábria? NONO DIA – PARTIDA!

9º DIA – Partida – O tour de ontem foi bastante cheio, por isso aconselho partida hoje para Lamezia (aeroporto) ou para o aeroporto de Reggio ou para a estação ferroviária e prosseguimento da nossa viagem por essa terra única e encantada!!

Sila. testo e fotografie di Giuseppe Intrieri. Fonte: http://www.nationalgeographic.it
Sila. testo e fotografie di Giuseppe Intrieri. Fonte: http://www.nationalgeographic.it

Itinerário de 8 dias de carro pela Calábria


Assista a esse vídeo e conheça um pouco mais das belezas da Calábria!


Um Pouco mais sobre a Região da Calábria

Infelizmente poucos brasileiros estiveram na Calábria e isso acontece devido a geografia local que acaba dificultando um pouco a locomoção nessa região e por falta de informações na web em língua portuguesa (não deixe de conhecer o meu blog que está tentando melhorar essa situação), além disso, a política de promoção do território é ainda pouco presente no mercado brasileiro, mas principalmente porque os brasileiros quando vêm a Itália têm pouco tempo a disposição (entre 07 a 15 dias) e acabam priorizando conhecer as regiões mais famosas turisticamente como o Vêneto, Lombardia, Ligúria, Toscana, Sicília, Campânia, e obviamente o Lácio com a cidade eterna “Roma”.  Leia também COMO CHEGAR NA CALÁBRIA?

Essa região faz parte do sul da península e possui um território montanhoso entre o Mar Adriático e o Mar Tirreno; as suas maravilhosas praias são destinos turísticos populares não somente para os italianos mais para os europeus de modo geral; apesar de a região priorizar a promoção das suas localidades marítimas, em minha opinião o que vale mais a pena conhecer é o seu patrimônio de aldeias medievais incorporadas entre rochas, tantas vezes construídas com vista para o mar, para se proteger contra as invasões dos piratas, ou em lugares nas montanhas onde a vida ainda acontece de acordo com os ritmos das estações do ano, por isso visitar a Calábria significa conhecer o que ainda existe de mais autêntico no povo italiano!!

Não posso deixar de lembrar que a Calábria, como todo o sul da Itália, foi povoada por diferentes povos: os gregos (povo que denominou essa região como Magna Grécia, ou seja terra mais importante que a terra de origem), os romanos, os bizantinos, normandos, suábios, angevinos e aragoneses. E é exatamente por isso que essa terra é tão diversificada e em cada parte do território calabrês encontraremos uma herança cultural e artística diferente


Assista esse vídeo e saiba: Quais são as placas de sinalização de trânsito na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)



Conclusão

A NOSSA MATÉRIA ESTÁ NA REVISTA MALA PARA DOIS DE JULHO!! Bem, quero terminar essa matéria definindo a Calábria como a ponta da bota (Itália é conhecida geograficamente pela forma de uma bota), mas principalmente como trampolim para a Sicília, uma das regiões mais visitadas da Itália e também a nossa meta do próximo mês!! Veja a revista de Agosto aqui! Visite o site do nosso parceiro e siga todas as matérias das revistas ( você poderá abaixar gratuitamente) que são super especiais!!

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

17 Comentários
  1. Marcio Silva Approbato Diz

    Ola Ana
    Procurando a origem da família
    Deparei com seu Blog
    AMEI
    Desejo ir ai no próximo ano 2016
    Abraços
    Márcio Silva Approbato

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Olá Marcio! Que bom, fico contente.. faz o teu registro para receber as nossas newsletters assim vc fica informado sobre a Calábria:) e não deixe de ver o meu outro blog Viajando para Itália: http://www.touristico.it/blog/ . Grande abraço e boa sorte, Ana Patricia

  2. ana Diz

    Incrível essa publicação sua…..realmente são locais que você não acha pesquisando em português! Parabéns!!!

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      OI Ana, muito obrigada pelo teu feedback.. fico contente que vc gostou do meu post:) eu sou a única guia de turismo em língua portuguesa na Calábria por isso conheço o território:) e o objetivo do site é promover essa região maravilhosa que ainda é muito conhecida:(. Te desejo uma ótima viagem!
      Ana Patricia
      PS: vai no meu outro blog Viajando para Itália que tenho certeza que tb vai ser útel para a tua viagem.. http://www.touristico.it/blog/

  3. Olindo Diz

    Ana minha mãe sempre falava que tinha nasci
    > do em Paola, mas descobri que nasceu em Fuscaldo. Como consigo, se possível, um mapa da Calabria.Pois na próxima viagem a Italia pretendo ir a Calabria e Sicilia.
    > Grande abraço.
    > Olindo

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Oi Olindo, Paola e Fuscaldo estão uma do lado da outra, por isso com certeza ela se confundiu:) O mapa vc pode ver online no Google maps, super fácil, mas comprar acho que somente quando chegar na Calábria diretamente no aeroporto ou em qualquer guia de turismo dedicada a toda Itália..

  4. olindo Diz

    Ana bom dia.
    Obrigado pela sua atenção
    Grande abraço.
    Olindo

  5. Luisa Murakami Piason Diz

    Bom dia Ana Patricia
    Adorei o seu blog bastante esclarecedor .Vou em Maio a Sicilia e descobri que o local que minha amiga ja falecida falava tanto Cosenza Fica na Calabria e assim achei o seu blog . Obrigada pelas informacoes.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      De nada querida!!! Fico contente que tenha gostado:) grande abraço e boa viagem..
      Ana Patricia

  6. Maria Vilela George Diz

    Olá Ana Patricia! Nada como obter dicas de um local! Parece que você ama seu trabalh, e isso faz toda a diferença! Parabéns pelo artigo e continue firme em neste seu objetivo de divulgar as belezas da Calábria e Sul da Itália.
    Estaremos na Calábria em Abril de 2017 e espero cinhecê-lá pessoalmente para um cappuccino!

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Obrigada querida!! 🙂 è uma região maravilhosa e realmente vale a pena conhece-la! Te aguardo:) Abraços, Ana

  7. Keila Saliture Diz

    Oi Ana, meus antepassados são da Calábria. Mamãe mencionava muito este nome. Nossa família e Saliture ou Salituro. Seria fácil encontrar arquivos do tempo da segunda guerra mundial de pessoas que saíram dai pro Brasil? Gostaria de pesquisar enquanto passeando aí. Onde pesquisar aí quando eu chegar? Alguma ideia? Obrigada.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Keila a tua msg foi para o Spam.. você terá que ir no Archivio di stato nas cidades maiores.. mas te aconselho a ter idéia do lugar de nascimento e datas, senão será muito dificil encontrar alguma informação.. abraços, Ana

  8. SERGIO MARINO Diz

    Ana Parabéns, ao pesquisar origem de minha familia “” Marino “” pois hoje encontrei um documento de meu avo Domingos Marino, onde aponta nacionalidade Italiana. 04.08.1895, Natural de Prov.Cosenza. achei teu blog Parabéns…

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Obrigada querido! Boa sorte na tua pesquisa:) Abraços, Ana

  9. Dionisio Gava Junior Diz

    Ana Patricia,
    Meu nome é Dionisio Gava, brasileiro com cidadania italiana. Resido em São Paulo. Eu e minha esposa Flavia Pretendemos visitar a Região de Cosenza, agora em fevereiro, pois toda a sua família veio em torno de 1890 para o Brasil. A cidade provável é Rossano, pois não temos exatamente a cidade origem. Por fv, é melhor descer em qual aeroporto vindo de Lisboa ? Você aconselharia aluguem de um carro ? Existem guias turísticos nestes locais que falam português ? você poderia nos ajudar ? Agradeço muito a sua ajuda nas informações.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Caro Dionisio, posso te ajudar com serviço de guia em Cosenza e serviço de acompanhamento em Rossano e outras zonas de Calabria. Caso tenha interesse me envie diretamente um email no link CONTATO. O Aeroporto é Lamezia Terme. De Roma têm várias conexões. Na Calábria terá que alugar com certeza um carro para deslocamentos. Me contate em privato para mais informações. Ana

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.