Viajando para a Calábria
Encante-se com a Calábria!

Roteiro enogastronômico, cultural, artístico e naturalístico na Calábria

Elaboramos um Roteiro de 4 dias imperdível na Região da Calábria para você curtir em poucos dias o que a Calábria tem de melhor!

0 37

Nossa Introdução

Eu acho que é difícil encontrar uma região italiana que não tenha uma forte tradição culinária e a Calábria não é exceção. Na verdade, a Calábria é uma terra de calor e hospitalidade, com uma beleza natural incomparável, conhecida não só por seu belo litoral e suas águas cristalinas, mas também por uma vasta milenar cultura enogastronômica. Vamos ao nosso post do dia? Roteiro enogastronômico, cultural, artístico e naturalístico na Calábria. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!!


Vamos conhecer a Calábria? Assista a esse vídeo incrível!


Nosso Itinerário

Neste texto vamos examinar uma parte da Calábria, optando por fazer um tour para descobrir os sabores da parte mais ao sul da Calábria, a rota terá início a partir da cidade de Crotone e depois chegará a Isola di Capo Rizzuto, então, à vila Santa Severina e nós terminaremos o passeio com Ciro Marina. Nesse ponto, começamos a viagem através da beleza mágica da região da Calábria. Leia também QUAIS SÃO OS DEZ LUGARES IMPERDÍVEIS DA CALÁBRIA?

Nota

  • O termo “Enogastronômico” (você também pode encontrar escrito como “enogastronomia”) significa “turismo de gastronomia e vinhos”. Essencialmente, é uma palavra italiana e, também, é uma palavra “nova” e não muito comum “AINDA”!

1) Roteiro enogastronômico, cultural, artístico e naturalístico na Calábria – PRIMEIRO DIA

1) Primeiro Dia: do Aeroporto de Lamezia Terme, alugue um carro e vá para a cidade de Crotone, onde ficaremos duas noites. Ao chegar em Crotone e acomodar a bagagem na pousada, vamos visitar essa maravilhosa Calábria. Uma terra de beleza natural inigualável às outras regiões italianas. A primeira cidade que vamos visitar é Crotone, que possui o legado transmitido pela população grega e é misturada com a natureza, criando um espetáculo único.

Roteiro enogastronômico, cultural, artístico e naturalístico na Calábria
Crotone. Fotografo Roberto Arcuri

As Atrações em Crotone

A cidade de Crotone foi fundada no século VIII A.C. pelos Achei e seu esplendor foi a partir do quinto século. Não perca, quando você visitar Crotone, seu centro histórico, localizado em uma colina rodeada por murais de paredes do século XVI. Dentro você pode ver monumentos e edifícios de cerca de três séculos de história, dos tipos bizantino, medieval, renascentista e barroco. Você pode admirar, entre outras coisas, uma das praças mais importantes de Crotone, bem como um centro de encontro para os cidadãos, a Praça Pitágoras, rodeada por arcadas e que se erguem sobre a altura da Colina do Cavaleiro. Para se ver também temos a Praça do Duomo, com a impressionante Catedral do século IX, que foi construída em etapas usando o material do Templo de Hera Lacinia.

Você também pode fazer uma visita ao Museu Nacional de Arqueologia, uma das mais importantes da Calábria para o grande número de materiais expostos e por seu valor histórico e artístico. Depois de fazer uma pausa para um lanche leve, continuamos a visita, perto de Crotone, e seguimos para o sítio arqueológico de Capo Colonna, um dos santuários mais belos e antigos da Grécia Antiga.

Roteiro enogastronômico, cultural, artístico e naturalístico na Calábria
Crotone. Fotografo Roberto Arcuri

Vamos conhecer Capo Colonna?

Capo Colonna é o promontório que determina a borda ocidental do Golfo de Taranto, onde se situa o local onde há templo dedicado a Hera Lacinia. Das quarenta e oito colunas, hoje há apenas uma, à esquerda e é o símbolo de toda a área da cidade de Crotone. Ao lado do sítio arqueológico, e diretamente sobre o mar, fica a Igreja da Madonna di Capo Colonna, que abriga a imagem da Virgem Maria com o menino Jesus em seus braços, uma representação bizantina, cujo culto se espalhou principalmente a partir do século XVI. A igreja é pequena, brilhante, bonita e muito bem conservada, no entanto lamentável que, para um sítio arqueológico tão rico em história, seja  negligenciado e quase abandonado a si mesmo: passarelas que acabam na frente de barricadas e sinais de que deviam ilustrar as características e a história do lugar, mas que estão enferrujados ou extirpados.

O lugar, por outro lado, realmente é o sonho entre o céu e o mar. Nesse ponto, depois de tantas coisas vistas, trate de fazer um bom jantar com produtos típicos da cozinha Crotone, simples, mas caracterizado por sabores fortes. Frequente é a utilização de produtos hortícolas, que crescem espontaneamente, como chicória, cebolas selvagens, aspargos, e erva doce aromática.

Roteiro enogastronômico, cultural, artístico e naturalístico na Calábria
Capo Colonna

Vamos conhecer a Sardella?

Típicas são a produção de conservas usadas para enriquecer vários pratos e, em seguida, há a famosa Sardella, e a ‘mustica’ (preparada com anchovas e Sardella com molho quente), ou, os ‘cavatelli’ (Massa orecchiette com molho de carne e queijo). Entre as sobremesas, no entanto, merece atenção, o ‘pitta nchiusa’, feito de massa folhada recheada com nozes, passas, frutas cristalizadas e cozido, ou frito, em azeite. Os queijos são também muito bons e apreciados, como o Crotonese (feito a partir de leite de ovinos e caprinos e caracterizados por gosto de pimenta preta) e ‘butirri’ (o ‘caciocavallo’, com queijo e manteiga); tudo isto acompanhado de um bom vinho das terras Ciro. E, em seguida, um bom descanso.

2) Roteiro enogastronômico, cultural, artístico e naturalístico na Calábria – SEGUNDO DIA

2) Segundo Dia: depois de um bom café da manhã nos dirigimos para outro local maravilhoso, a Isola Capo Rizzuto e o retorno, à noite, para Crotone. Isola Capo Rizzuto está localizada na província de Crotone, e é um destino turístico fascinante não só pelo mar lindo e limpo, mas também porque é parte de uma reserva marinha protegida e tem um dos castelos fortaleza mais encantadores, que está localizado junto ao mar, chamado Le Castella. O nome plural ‘Le Castella’ (os castelos) é devido à existência de alguns castelos que foram misteriosamente sugados para dentro do mar. Essa ideia é validada pela presença de restos de muros antigos encontrados perto do castelo aragonês. As fontes históricas dizem que Le Castella é uma antiga vila que remete ao período de permanência forçada (204 A.C.) do famoso comandante cartaginês Hannibal.

Roteiro enogastronômico, cultural, artístico e naturalístico na Calábria
Le Castella from Calabria-Italy

Seu Majestoso Castelo

Esse majestoso castelo localizado em uma pequena ilha e ligado à praia por uma faixa de terra é chocante porque recorda a história e as vicissitudes de conquistas e guerras que ocorreram ao longo dos séculos. Isola Capo Rizzuto é uma cidade pequena, mas muito bonita e se transforma por completo em poucas horas, durante um passeio a pé na rua principal, a Via Duomo, no centro da cidade, onde há também uma única e pequena igreja que leva o nome da Santíssima Virgem Maria. Depois de visitar tudo isso, paramos em um restaurante típico, onde podemos saborear alguns pratos típicos, embora deva ser dito que, por ser perto da cidade de Crotone, os pratos e os produtos são quase idênticos, ou seja: sardella, conservas, frios e queijos. Depois do jantar, voltamos para Crotone para pernoitar e repousar.

Roteiro enogastronômico, cultural, artístico e naturalístico na Calábria
Le castelle. Fotografo Roberto Arcuri
VIAJANDO PARA A CALABRIA - Guia de ViagensQUER VIAJAR PARA A CALÁBRIA?

Receba todas as dicas que você ´precisa para curtir ao máximo sua viagem!
São 117 páginas de informações de quem conhece a Calábria como ninguém. Apenas 4,99 euros - aproveite! 


BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

3) Roteiro enogastronômico, cultural, artístico e naturalístico na Calábria – TERCEIRO DIA

3) Terceiro Dia: depois de um bom café da manhã, sairemos de Crotone para visitar outro destino encantador, na aldeia de Santa Severina e à noite chegaremos a Ciro Marina, onde você vai passar a noite em uma pousada. Então chegamos a essa encantadora vila medieval, situada em um afloramento rochoso no meio do vale do Rio Neto, vamos visitar a cidade antiga, onde você pode ver a Catedral, o Batistério e o majestoso Castelo Fortaleza Bizantino. VEJA AQUI MAIS FOTOS!

Roteiro enogastronômico, cultural, artístico e naturalístico na Calábria
Santa Severina. Fotografo Roberto Arcuri

Um pouco sobre Santa Severina

Santa Severina preserva características do seu passado histórico, como o distrito de Grécia, no leste, onde as casas são todas construídas sobre o esporão rochoso (os das famílias mais ricas do topo da colina, os outros escavados na rocha), onde você pode desfrutar do panorama do Marquês. O bairro da Grécia está próxima ao distrito de Ludea, habitada por judeus até à sua expulsão em 1510. A partir do século IX até o século XI, a cidade experimentou o auge, o Batistério, a antiga Catedral, a Igreja de Santa Severina e outras ruínas em toda a área, são os exemplos mais importantes do período bizantino.

O mesmo castelo, majestoso e imponente, foi erguido em 1076 pelos normandos sobre as ruínas de um forte bizantino. A Catedral, ao Norte e o Castelo normando, ao Sul, são as duas criações arquitetônicas mais importantes do ‘Campo’, o nome pelo qual o povo de Santa Severina chama suas ruas para manter a memória antiga de seu uso como uma parada militar. Visitar esses lugares únicos e característicos é essencial, porque nesses lugares ricos em história, cultura, tradições culinárias e que se preservam os valores intangíveis que são necessários para desfrutar e aprender sobre todos os sabores locais e os conhecimentos de que eles foram capazes de preservar e fornecer ao longo do tempo. No final da tarde, se parte para ir até a Marina de Ciro, onde jantaremos e passaremos a noite.

Roteiro enogastronômico, cultural, artístico e naturalístico na Calábria
Santa Severina. Fotografo Roberto Arcuri

4) Roteiro enogastronômico, cultural, artístico e naturalístico na Calábria – QUARTO DIA

4) Quarto Dia: após o café da manhã, vamos visitar a cidade de Ciro e, em seguida, à tarde, chegaremos ao aeroporto de Lamezia Terme. Com vista para o mar Jónico, é um dos mais famoso destinos turísticos na Calábria. A área urbana do país não tem núcleo histórico real, mas há presença de arquitetura significativa como os restos da Torre Nova em Lipuda, Casa Taverna, Palácio Portos, que é sede do Museu Arqueológico, Casa Sculco, Casa Saverona entre outras residências rurais e rodeadas por vinhas, pomares e olivais, constroem a característica original da paisagem do jardim mediterrâneo.

A região de Punta Alice, no entanto, é uma das melhores praias deste trecho de litoral, com areia dourada e fina e com uma grande costa inclinada para o fundo do mar. Sua baía está equipada com uma marina para o turismo e para a pesca local. Perto de Punta Alice, de largas praias e bosques, existem os restos do Santuário de Apollo Aleo no S. Petroso, local de culto da antiga colônia grega, identificado pelo arqueólogo Paolo Orsi, em 1921. A economia da Marina de Ciro está relacionada, principalmente, ao turismo e à agricultura e com a produção de vinhos DOC Ciro, exportado com sucesso para todo o mundo. Seria interessante uma visita às cantinas de Ciro.

As Uvas da Região

As uvas da região são as Gaglioppo, o grego branco, Magliocco com características de vitivinícolas, que são expressos em vinhos do passado, com métodos agrícolas que abrigam uma tradição que remete à colonização grega de mais de dois milênios e meios atrás. Por mais de quarenta anos, esse vinho tornou-se uma excelência de toda a Calábria a nível mundial. De jipe ou a pé, você pode admirar a beleza espetacular, cujas linhas se desdobram entre paisagens rurais e naturais.

Além disso, de agosto a outubro, os hóspedes podem participar ativamente da colheita durante a visita. Além de vinho que você pode se deliciar junto com a gastronomia de Ciro, que serve compotas de legumes no azeite, peixes, e ainda há as excelentes carnes e ótimos queijos locais. Resta apenas desfrutar desses sabores com um bom almoço, acompanhado um bom vinho Ciro. Neste ponto, é tarde e, em seguida, pegamos o carro e iremos para o aeroporto de Lamezia Terme, onde você vai retomar a vida diária.

Roteiro enogastronômico, cultural, artístico e naturalístico na Calábria


Assista a esse vídeo e conheça um pouco mais das belezas da Calábria!


Um pouco mais sobre a Calábria

As mesas da Calábria são sedimentadas e há vestígios da passagem de muitos povos como os gregos, romanos, normandos, espanhóis e franceses. Isso é testemunhado pelas diversas especiarias, aromas e ervas sempre usados generosamente pela Calábria. Mesmo o chili desempenha um papel importante na gastronomia local.

O clima ameno (graças à sua localização geográfica no centro do Mar Mediterrâneo), o seu solo fértil e todas as culturas que seguem estritamente os métodos tradicionais dão origem a produtos locais únicos de qualidade superior, garantindo gostos e sabores memoráveis. Esse território tem disponível várias rotas em muitas partes da Calábria, em particular rotas culturais e gastronômicas, estradas de história e de natureza intocada, a descoberta dos artesanatos calabreses antigos, excelentes e valiosos, alimentos e produção de vinho. Calábria, por sinal, chamada de ‘Enotria’ (terra do vinho), é particularmente rica de vinhos de sabor tipicamente sulistas. Na verdade, há disponível, vinhas que remetem à antiguidade, quando os colonos gregos trouxeram videiras de seu país, começando a produzir o vinho que ainda vem dessa terra.


Assista esse vídeo e saiba: O que você precisa saber antes de viajar para Itália – 1? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)



Conclusão

A Calabria é uma terra maravilhosa, descobri-la significa mergulhar em sua história milenar, feita de personagens ilustres, cultura refinada, tradições folclóricas, religiosas e gastronomicas. Basta visita-la e você saberá como é fascinante. E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Deixe uma resposta / Leave a comment

Seu endereço de email não será publicado.