Viajando para a Calábria
Encante-se com a Calábria!

Por que visitar Tropea na Calábria?

Porque a pequenina Tropea, conhecida como “Pérola do Tirreno”, foi eleita como o vilarejo mais belo da Itália no concurso “Il Borgo dei Borghi”, realizado anualmente pela emissora italiana Rai. Venha conhecer a belíssima Tropea!

19 4.813

Nossa Introdução

Tropea: a pérola da Calábria!!!  A Calábria é uma das regiões mais conhecidas para as férias no litoral e esta reputação se deve em grande parte pelas suas lindas praias e pelo mar cristalino que banha sua costa, sem contar o clima típico da cidade e as tradições enraizadas nessa faixa de terra. Mas afinal, por que visitar Tropea na Calábria? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!! SAIBA AQUI ONDE DORMIR NA CALÁBRIA!


Assista a esse vídeo e descubra as beleza de Tropeia

(Fonte: Explore Calabria)


Um pouco mais sobre Tropea

Tropea, é o importante centro da Calábria, província de Vibo Valentia, é conhecida principalmente pela linda paisagem e em especial pelas suas águas maravilhosas. A parte superior da cidade foi construída sobre uma rocha, com vista para o mar, criando um cenário no mínimo sugestivo. Segundo pesquisas, Tropeia já era habitada desde a era neolítica. Evidências mostraram que a cidade foi muito importante em duas épocas consecutivas: primeiro sob o domínio normando e depois no século XIX, quando foi utilizada como ponto estratégico para as embarcações de Gioacchino Muràt, que planejava conquistar a SicíliaUma cidadezinha cheia de tradições que explora o crescente desenvolvimento turístico e que há tanto para ser explorado.

Viajando para Calábria? Lembre-se que precisando de transfers, guia, intérprete ou de auxílio na busca de documentos, pode contar comigo! Basta me enviar um email.

Foto em Tropea com os clientes Ziro e Patricia
Ana Patricia em Tropea com os clientes Ziro e Patricia

1) Por que visitar Tropea na Calábria? CONHEÇA A CIDADE

Ao chegar a Tropea já dá para perceber que a cidade é bem compacta, portanto os lugares de interesse e os hotéis ficam quase todos são fora do centro. Neste pequeno vilarejo há poucos hotéis, e durante a temporada de verão lotam com extrema facilidade.

2) Por que visitar Tropea na Calábria? AS ATRAÇÕES SÃO IMPERDÍVEIS

A cidadezinha por si só dá para ser visitada em um dia, mas te aconselho a aproveitar as maravilhosas praias de Tropeia, e da Costa dos Deuses, além da vida noturna dessa graciosa cidade, que durante o verão recebe milhares de turistas, você pode fazer passeios com barcos a partir do porto de Tropeia. As principais atrações da aldeia são a Catedral e a Igreja de Nossa Senhora da Ilha, mas também há vários outros lugares que merecem ser vistos. A cidade tem uma vista incrível que pode ser admirada na encosta, no fim da avenida principal.

3) Por que visitar Tropea na Calábria? O CENTRO HISTÓRICO É IMPERDÍVEL

Vamos iniciar nosso passeio exatamente no centro histórico de Tropea, que é um dos mais interessantes de toda a Calábria (com certeza o mais bem conservado, com construções do século XVII e XVIII). Há inúmeras mansões com sacadas do século XVIII, com aqueles portais imponentes na entrada dos palácios, com os brasões das famílias mais importantes da antiga aristocracia local.

Dentro das mansões, é possível explorar as tradições antigas dos artesãos de grandes talentos, trabalhos que vão desde peças de madeira até cerâmica. Além disso, é possível degustar os vários produtos típicos da região, como a famosa “Nduja” e as cebolas roxas de Tropea, entre outras especialidades (como a marmelada) nos pequenos restaurantes por todo o centro histórico. Bem perto do centro histórico há um porto turístico com 400 vagas para barcos, com direito a píer flutuante equipado com energia elétrica, sistema sanitário e brigada anti-incêndio.

4) Por que visitar Tropea na Calábria? É FÁCIL FAZER BATE-VOLTA A PARTIR DE TROPEA

Dali é possível acessar rapidamente as Ilhas Eólias e demais cidadezinhas, como Capo Vaticano, Parghelia, Ricadi, Briatico e Zambrone. Aproveite para fazer um passeio com barco! É MARAVILHOSO!!! Se estiver na região durante a alta temporada, você não pode deixar de ir para o litoral, em especial na praia de frente à rocha sobre a qual está a Igreja de Nossa Senhora da Ilha, um dos principais pontos da cidade!

Ali você vai encontrar uma grande praia própria para banho, com um estacionamento amplo e, principalmente, uma gruta de beleza extraordinária – cenário perfeito para uma inesquecível sessão de fotos. A igreja de Nossa Senhora da Ilha se tornou o símbolo de Tropea no mundo inteiro. Trata-se de um santuário beneditino de origem medieval. É uma imponente construção, que fica em uma encosta na praia de Tropeia.

Dicas:

  • Da praia dá para subir, se quiser, até o topo da rocha, onde é possível visitar o Santuário de Nossa Senhora da Ilha. A igreja tem origens medievais (apesar de ter sido reconstruída diversas vezes, a causa dos terremotos).
  • Em seu interior, a igreja abriga inúmeras tumbas antigas muito bonitas. A subida é cansativa, mas sem dúvidas vale muito a pena! Lá de cima da colina a vista é única e muito inspiradora; se tiver tempo, você pode permanecer até o por do sol para aproveitar uma cena inesquecível, uma paisagem encantadora.

5) Por que visitar Tropea na Calábria? A CATEDRAL DE TROPEA É LINDA!!!!

Outra igreja de grande interesse é a catedral. Também da época medieval, tem origem no século XII e foi construída sobre um cemitério pré-existente. Na fachada da catedral, há um amplo pórtico com arcos ovais em pedra com janelas falsas. Já no interior da igreja, estão conservadas inúmeras obras de arte, dentre elas um crucifixo preto do fim do século XVI e o ícone de Nossa Senhora da Romênia (do movimento gótico giotesco, do século XIII) toda coberta por camadas de prata, uma linda representação artística do período bizantino.

Está gostando de conhecer mais da Calábria? Então conheça o nosso e-book com dicas incríveis de roteiros, degustações, onde comer, onde dormir e muito mais! Faça com que a tua viagem pela Calábria seja única com nosso guia prático!

6) Por que visitar Tropea na Calábria? AS LOJINHAS E OS PALÁCIOS SÃO IMPERDÍVEIS

É só dar um passeio pelas ruas da cidade que você vai encontrar várias lojinhas, principalmente na Villetta del Cannone, onde é possível admirar uma fantástica vista para o mar. Há vários palácios interessantes também em Tropea, como o Palácio Braghò em estilo barroco e o Palácio Zinnato com portais em granito.


Mapa com as atrações em Tropea

Por que visitar Tropea na Calábria?
Fonte: Google Maps


Assista a esse vídeo e conheça a Costa dos Deuses!

(Fonte: tropeabiz)


Como Chegar a Tropea?


1) Como chegar a Tropea: DE AVIÃO

Os aeroportos mais próximos são o de Lamezia Terme (a 55km de distância) e o de Régio de Calábria (a 110 km de Tropeia).

2) Como chegar a Tropea: DE TREM

Os trens locais vão até a estação de Tropeia e a estação vizinha de Ricardi liga as cidades de Lamezia Terme, Régio de Calábria, Milão, Bolonha, Florença e Roma.

Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“. Saiba mais sobre a Itália visitando meu outro Blog, o Viajando para Itália!

3) Como chegar a Tropea? DE CARRO

  • Vindo do Norte, pegar a rodovia A3 (sentido Salerno – Régio de Calábria) e pegar a saída do pedágio de Pizzo. Seguir as placas para Vibo Marina e continuar na SS sentido Tropeia – Capo Vaticano.
  • Vindo do Sul, pegar a rodovia A3 (sentido Salerno – Régio de Calábria) e pegar a saída do pedágio de Rosarno. Continuar na SS18 sentido Nicotera e seguir as placas.
Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)? no meu outro Blog Viajando para Itália!


Vai se hospedar em Tropea?

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente. 😉

Onde ficar em Tropea? Hotel Colomba D’Oro

Localizado na área mais bem avaliada de Tropea, esse hotel oferece ótimas comodidades para sua viagem!

  • Avaliação: 9,1 (Fantástico!)
  • Valor médio da diária: R$ 1.500,00*
  • Localização: O hotel fica a 500 metros do Santuário de Santa Maria dell’Isola e 500m da Praia de Marina dell’Isola
  • Endereço: Via Vittorio Veneto, 50, 89861 Tropea, Itália
  • Serviços: Wifi gratuito, transfer do aeroporto, comodidade para hóspedes com mobilidade reduzida, café da manhã fantástico
  • Café da manhã incluso: Sim.
  • (*) o valor é uma média da diária para duas pessoas; os valores podem variar de acordo com a temporada, sem aviso prévio.

Para saber mais e reservar esse hotel clique aqui!

Onde comer em Tropea? Alice Restaurant

Se você busca ótimo atendimento e uma comida tipicamente italiana em Tropea, indicamos o Alice Restaurant.


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e saiba mais sobre Tropea!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)

Conclusão

Por que visitar Tropea na Calábria? Porque Tropea é a capital das férias na Calábria, é um lugar encantador com vista para o mar, onde é possível admirar o esplendor da natureza. Com sua imensa gama de cores, que vai desde o azul e com o cair do sol se transforma em tons prateados e turquesa.  Desviando um pouco olhar do mar, também dá para observar o verde relaxante das árvores sobre as colinas, de repente temos uma linda mistura de verde e azul, mar, planície e montanha. Você deve visitar Tropea também porque lá tem praias encantadoras, uma gastronomia de muito prestígio e um centro histórico maravilhoso.

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

19 Comentários
  1. Renata Diz

    maravilhoso post sobre Tropeia , região magnífica que com certeza pretendo conhecer !! Só ficou faltando dizer qual seria a melhor época do ano , no caso , a não tão cheia , lotada de turistas !!! Obrigada e parabéns , Ana Patricia !! Att Renata , Rio de Janeiro

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Oi querida, a costa da Calabria deve ser visitada no periodo da primavera e verão, a partir de Maio até Outubro, sendo que de Junho a Setembro seria o periodo melhor, Julho e Agosto têm muitos turistas por isso se você gosta de tranquilidade, é melhor evitar esses dois meses.. Um grande abraço da Itália

  2. Ligia Diz

    Oi Patricia. Parabens pelo blog! Muito bom! Como eh a. Calabria no inverno ? Acha viavel? Abs . Ligia

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Oi querida.. depende de que tipo de turismo vc procura.. a Calábria é bela em todas temporadas.. obviamente se procura um turismo natural (mar e montanha) eu te aconselho primavera e verão.. Mas no inverno tb temos pistas de esquis por exemplo e dá para conhecer os pequenos burgos e cidades de arte tranquilamente:) Grande abraço, Ana Patricia

  3. Rosane Diz

    Olá Patricia!
    Se eu for de trem para Tropea , os pontos turisticos são acessíveis a pé ou vou ter que pegar um taxi?

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Rosane o burgo é bem pequeno, você consegue visitar tudo a pé. Grande abraço e boa viagem. Ana Patricia

  4. Maria Regina Diz

    Gostaria de conhecer a Região da Calábria e as Praias .
    Meu pai nasceu nessa região e tenho parentes que moram aí é em outras cidades.
    Quanto ficaria para 1 casal por uns 10 dias, chegando em Reggio?

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Respondi por email:) te aguardo, Ana

  5. Helena Alves Diz

    Olá,Patrícia!…Tudo bem?
    Adorei o seu blogue e estadia na Calábria.
    Tive o privilégio de ter a Patrícia como guia turística de nível superior e sempre muito prestável e simpática.Bem-haja!Beijinhos da amiga Helena e um abraço do meu marido Jorge

  6. Helena Alves Diz

    Estive na Calábria na última semana de Agosto 2017 e fiquei maravilhada com as paisagens verdejantes dos campos e com a bela costa marítima com pedrinhas lindas muito pequeninas e onde a água é cristalina de diversas tonalidades de azul turquesa e verde esmeralda…Vale mesmo a pena visitar o sul de Itália muito cultural,chamada a (costa dos Deuses)!…
    O Hotel ” Valtur Garden Calábria Resort é uma boa referência turística de qualidade.
    Abraços de Helena Alves

  7. Mauro Sbok Diz

    Boa noite. Achei fantastico o blog e suas fotografias.
    Já conheço a toscana e Roma. Gostaria de conecer o sul mas só posso tirar minhas férias (são férias coletivas), no inverno europeu. Por isso te pegunto:
    Vale a pena ír? Tenho 20 dias a disposição. Tem alguma dica de roteiro para essa época?
    Desde já te agradeço. Se puder me responder via email, melhor ainda.

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Ola Mauro.. a Calábria assim como a Sicília ou a Apulia é cheia de aldeias maravilhosas.. portanto não é somente turismo de verão.. vale sim a pena conhecer essas regiões em outros períodos do ano:) Ana Patrícia

  8. Carla Diz

    Olá Patricia, estive numa agência de viagens que me aconselhou para férias de verão ir á Calabria para o hotel serene village em Cutro.
    Qual a sua opinião ?
    Obrigada

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Carla não conheço esse Villagio para dar opinião dos serviços deles.. 🙁 mas do site e dos depoimentos parece ser uma ótima estrutura:) Ana

  9. Sandra Rocha Diz

    Boa tarde Ana Patricia da Silva

    Falaram -me de Tropeia semana passada e já estou com o bichinho para as próximas férias 🙂
    Vou ler com muita atenção o seu blogue e mais tarde entrarei em contacto para alguns conselhos.

    Grata pela atenção

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      🙂 Vale muito a pena! Te aguardo na minha Calabria:) Ana

  10. […] do mapa italiano foi escolhida como uma das regiões imperdíveis pelo New York Times. Cidades como Tropeia, Scilla, Reggio Calabria e Cosença (onde eu moro!)  são cidades imperdíveis e cheias de […]

  11. Luciana Diz

    Olá, adorei as informações sobre tropea. Gostaria de visitar uma vinicula com degustação. O que me indica? Estarei em teope 24/04/2024

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Bom dia querida, enviei email.. me responde:)
      Ana

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.