Viajando para a Calábria
Encante-se com a Calábria!

Visitando o Parque da Lavanda na Calábria

No post de hoje nós vamos visitar um parque de lavanda na minha região: Calábria! Acompanhe conosco esse lugar maravilhoso, e descubra detalhes sobre esse parque tão charmoso, lindo e cheiroso! Vamos visitar um parque de lavanda na Italia?

0 225

Nossa Introdução

Essa semana tive a oportunidade de conhecer, no coração do Parque do Pollino na Província de Cosenza, um lugar belíssimo: o Parque da Lavanda. Ali, realmente, dava a impressão de estar em Provença (na França). Certamente muitos falam dos roteiros de Provença e de seus encantos, mas muitos não sabem que, vindo para Itália, mais especificamente para a Calábria, existem campos de flores maravilhosos e que, com certeza, vale a pena colocar no roteiro de viagem. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!!  SAIBA AQUI ONDE DORMIR NA CALÁBRIA!

Vem comigo saber mais sobre o Parque da Lavanda

Bem, morando na Calábria tenho aproveitado para conhecer muitas atrações especiais e essa semana escolhi o Parque da Lavanda na Zona de Morano Calabro. Quando cheguei ali, confesso, fiquei encantada com os verdes das montanhas do Pollino sendo tingido de roxo e me encheu de paz e de emoção ver o Parque cheio de turistas. Todos os detalhes do parque me encantaram, tudo feito com muito cuidado e amor! Além das flores de lavanda, a cor da planta, que é estrela do local, domina: os postes, as bicicletas, as placas, tudo ganha a delicada tonalidade arroxeada das flores. Leia também: vamos Conhecer As Aldeias Mais Belas Da Calábria?

Dica de Ouro

  • Já falei, em outro post, sobre o Campo dos Girassóis  na Calábria, veja o link aqui e aproveite para unir os dois passeios quando estiver na Calábria.

O Responsável pelo Parque da Lavanda

Conversando com Paolo (um dos responsáveis do Parque da Lavanda), me explicou que o Parque não foi criado da noite para o dia. Na verdade ele nasceu como uma curiosidade, não como trabalho. A curiosidade virou paixão e a paixão virou trabalho ao longo dos anos. Não foi dado um passo maior que a perna; cada coisa foi feita no devido tempo, até chegar nesse resultado que o turista agora consegue apreciar!! Nesse lugar tão especial, além de terem tantas variedades de lavanda, a coisa mais incrível é que conseguiram desenvolver e cultivar uma própria lavanda, que foi batizada “Lucicanda” (Loricanda),  que simbolizar a união do território.

O que é Loricanda?

Loricanda vem do “pinheiro loricato “, o símbolo de Pollino, que cresce a uma altura entre 900 e 1700 metros. O Pino Loricato, é uma árvore elegante e imponente considerada uma relíquia glacial que leva o nome pela textura da casca, de uma reminiscência das armaduras romanas (as placas da armadura). Ao criar um projeto de proteção ao meio ambiente e ao interesse pelo território, a proprietária do Parque Selene Rocco decidiu reproduzir a loricanda in vitro e depois plantá-la nas terras da família com as mesmas propriedades e características da lavanda nativa. E o resultado foi grandioso! Conheça aqui um Roteiro de 6 dias pela Calábria!

O que encontramos no Parque além da lavanda?

No parque, além de cultivar a lavanda no jardim botânico, com mais de 50 variedades, foi criado também um projeto didático e, com o passar dos anos, começaram a trabalhar com crianças, e hoje o parque também tem um programa de trabalho para outros públicos.

Para quem visitar o Parque, além de poder apreciar a beleza das lavandas e fazer muitas fotos, vai poder comprar os produtos à base de lavanda no shop ao interno do parque. E quais são? Os produtos principais são os óleos essenciais e o hidrolito, além da lavanda seca, usada em sachês para perfumar, por exemplo, gavetas. Há também uma lavanda bem delicada, que também pode ser usada na culinária.

Curiosidades sobre a Lavanda

Você sabia que existem dois significados associados à lavanda?

Desconfiança e virtude. Desconfiança porque, em seus arbustos grossos, muitas vezes se escondem cobras. Virtude porque é uma planta versátil, com mil utilizações e diversas propriedades que listarei a seguir.

Você conhece a Aromaterapia?

A aromaterapia é a área terapêutica em que mais se usa a lavanda e seu óleo essencial. Acredita-se que sua fragrância ajude a acalmar, trazendo bem-estar reduzindo o estresse, a ansiedade e até uma dor leve. O óleo essencial de lavanda pode ajudar a restaurar o equilíbrio do corpo e é um ótimo tratamento para dores de cabeça tensionais,  causadas por estresse. A lavanda também é indicada para pessoas que sofrem de insônia ou outros distúrbios do sono. Normalmente coloca-se ramos da flor, ou seu óleo essencial, na fronha antes de dormir.

ATENÇÃO!

Agora preparem-se! Tudo deve ser muito bem planejado! Não é em qualquer período do ano que se pode visitar o parque então, anote ai, quando você pode ir até lá!

Informações Úteis

Quando visitar o Parque?

Geralmente do final de junho, na última semana de junho, por volta do dia 20, 22 de junho até meados de agosto. Em todo caso, vai depender do clima. Às vezes o parque pode ficar aberto até 7 de agosto, às vezes até 25 de agosto – depende do clima. A visita ao parque da lavanda em Morano Calabro dura cerca de quarenta minutos, na qual o guia botânico explica as diferentes variedades de lavanda cultivadas no parque. Site Oficial do Parco della Lavanda

Quanto custa e como faço para reservar uma visita?

A entrada custa em média 10 Euros para adultos. E para fazer uma reserva basta ir nesse link reserve aqui!

Onde está localizado o Parque?

Parco della Lavanda
C.da Barbalonga, 99
87016 Morano Calabro
Cosenza
Itália



DICAS DE OURO:

Perto do Parque da Lavanda existem 3 lugares que acho que valem muito a pena vocês colocarem no roteiro de viagem pela Calábria. Dá, tranquilamente, para fazer a visita ao Parque e mais duas aldeias no mesmo dia. E quais são essas aldeias?

  1. Altomonte: apelidada de ‘Spoleto da Calábria’, (Spoleto é uma cidade na Perugia): visitar Altomonte é como voltar no tempo para descobrir maravilhas escondidas na Calábria. Neste belo lugar, temos o prazer de andar em suas ruas, admirando e maravilhando-se com os vislumbres panorâmicos e inúmeros detalhes arquitetônicos presentes neste pedaço da Calábria.
  2. Morano Calabro: é muito singular o pequeno vilarejo de Morano Calabro, que fica sob uma colina a 694 metros acima do nível do mar, e é definitivamente um dos mais centros mais fascinantes do Parque Nacional do Pollino.
  3. Civita, burgo de origem “Arbëreshë” fundada no século XV, graças às populações albanesas que fugiam das perseguições dos turcos, ali você vai ter a impressão de estar em outro país!

Assista esse vídeo e saiba: Roteiro de carro pela Calábria: o melhor. Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)

 


VIAJANDO PARA A CALABRIA - Guia de ViagensQUER VIAJAR PARA A CALÁBRIA?

Receba todas as dicas que você ´precisa para curtir ao máximo sua viagem!
São 117 páginas de informações de quem conhece a Calábria como ninguém. Apenas 4,99 euros - aproveite! 


BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Visitando o Parque da Lavanda na Calábria? Terminando esse post gostaria de lembrar que perto do Parque da Lavanda encontramos diversas localidades que valem a pena visitar como Morano, Civita, Normando, Altomonte. Portanto, caso esteja passando pela Calábria, aproveite para fazer uma visita completa nessas aldeias que estão na lista das aldeias mais lindas da Itália.

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.