Viajando para a Calábria
Encante-se com a Calábria!

Conheça San Donato di Ninea na Calábria!

Quer viajar para a Itália, mas busca um lugar tranquilo, com muita hospitalidade e afastado dos grandes centros? Conheça San Donato di Ninea e seu incrível patrimônio histórico e cultural!

0 29

Nossa Introdução

Recentemente, conheci uma pequena aldeia que conquistou o meu coração e, com certeza, conquistará o seu: San Donato di Ninea! Com poucos habitantes, mas com muitas histórias, é um lugar tranquilo e muito interessante para visitar. Vamos conhecer? Vamos ao nosso post do dia: Conheça San Donato di Ninea na Calábria! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!!  SAIBA AQUI ONDE DORMIR NA CALÁBRIA!


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e conheça o melhor da bela Itália!!!!


San Donato di Ninea! Minha descoberta…

Se você acompanha os posts aqui no site, sabe da minha paixão pela Calábria e pela descoberta de novos lugares nessa região que escolhi para estabelecer minha vida. Na semana passada, meu marido me fez uma surpresa ao me levar para uma aldeia que nunca tinha ouvido falar – e que acabou se tornando uma enorme descoberta, pois me apaixonei por essa pequena aldeia chamada San Donato di Ninea, que, com certeza, é uma das mais bonitas que já conheci! O lugar é de uma paz e tranquilidade sem fim, ideal para quem busca um turismo mais alternativo e que quer conhecer como realmente vivem os locais na Itália. Por isso, hoje nosso post é dedicado para te apresentar esse lugar incrível. Conheça San Donato di Ninea! Leia também QUAIS SÃO OS DEZ LUGARES IMPERDÍVEIS DA CALÁBRIA?

Conheça San Donato di Ninea!

Localizada no norte da Calábria, é uma pequena cidade montanhosa, com 81 quilômetros quadrados e pouco mais de dois mil habitantes. Apesar de pequena, hospeda grandes monumentos e igrejas antigas, ideal para um passeio com perfil mais histórico. Além disso, é muito tranquila e a hospitalidade é característica dos moradores. Conheça agora os principais pontos turísticos históricos em San Donato di Ninea. Leia também: As Aldeias Mais Belas Da Calábria

Conheça a Chiesa di S. Maria dell’Assunta o della Motta

A construção dessa igreja remonta ao século X e início do século XI, expressando a cultura romântica da região. Sua localização, hegemônica em relação à cidade, garante uma vista incrível, do vale de Esaro até o mar Jônico. A igreja abriga muitas obras de arte excepcionais, como as pinturas “Beata Vergine Maria Assunta con gli Apostoli” (em tradução livre, a Bem-Aventurada Virgem Maria da Assunção com os Apóstolos) e Gloria di Angeli (Glória dos Anjos) – essa última é considerada milagrosa, mas sua autoria é desconhecida.

Conheça a Chiesa Madre Arcipretura S.S. Trinità

A construção dessa Igreja, localizada no centro da aldeia, iniciou em 1500, mas só foi oficialmente concluída em 1631, quando recebeu a torre sineira. Suas paredes são adornadas com capitéis coríntios e, em seu interior, com grandes janelas, três afrescos foram preservados: San Pietro, San Michele Arcangelo e San Donato. Logo na entrada, você pode avistar um grandioso altar de madeira em estilo barroco, dourado, junto de uma pintura de Madonna del Rosario com San Domenico. Os objetos preservados no local possuem muito valor histórico, artístico e também religioso.

Meus Conselhos…

  • O belo dessa aldeia é literalmente se perder nas suas vielas. Aconselho a estacionar próximo a Chiesa della Assunta (na entrada da Via Castelo – confira o mapa abaixo), lá você encontrará vários estacionamentos gratuitos. É imperdível visitar a igreja e ir conhecer os outros lugares, de preferência se perder pelas ruelas.
  • Use roupas e sapatos bem confortáveis, porque é um labirinto feito de muitas subidas e descidas.

Mapa com as Igrejas de San Donato di Ninea 

Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e conheça o melhor da bela Itália!!!!
Fonte: Google Maps


Um pouco mais de San Donato di Ninea

Próximo do centro de habitação da pequena aldeia, existem dois lugares mágicos que você pode aproveitar a viagem e chegar facilmente: Santurio di Sant’Angelo e La grotta di San Vito.

Santurio di Sant’Angelo

O Santurio di Sant’Angelo está a 2 km da área habitada, no distrito de Santo Angelo. Basicamente, são duas cavernas interligadas: na primeira caverna você pode observar dois altares de pedra, provavelmente construídos por artesãos, com a imagem de São Miguel Arcanjo. Já na segunda caverna, existem indícios de que fora habitada por pessoas há muito tempo. Logo na entrada, marcada por uma escadaria e um arco, é possível ver um afresco no altar representando o Santo derrotando o diabo.

A história do local é muito interessante:  Acredita-se que antigamente as cavernas foram utilizadas como cemitério de líderes lombardos, que tinham São Miguel Arcanjo como seu padroeiro, e que, posteriormente, já nos séculos VII e IX, se tornaram um local de imigração monástica.

La grotta di San Vito

Já a La grotta di San Vito fica localizada no distrito de mesmo nome. Também é uma caverna, onde San Vito era venerado, e possui ruínas de dois altares e algumas pinturas. É considerada a segunda igreja rupestre de San Donato e, junto do Santurio di Sant’Angelo, é um patrimônio muito singular da região.

Calendário de Festividades em San Donato di Ninea

O calendário de festividades da aldeia é marcado principalmente por festas religiosas. As principais são:

La Festa dell’ Assunta

Ocorre nos dias 23 e 24 de maio e é marcada por uma procissão que leva a pintura de Madonna (representação artística da Virgem Maria) pela cidade, para adoração dos fiéis. Ainda no dia 23, a procissão começa a andar, com tochas e lanternas acesas.

La Festa di San Donato

Entre os dias 4 e 7 de agosto, ocorre uma série de atividades para homenagear o padroeiro. No primeiro dia, a estátua é transferida, em procissão, da Igreja da SS. Trinità ao distrito de Pantano, a 3 km da cidade. Nos dias 5 e 6, os fiéis vão até lá para fazer suas preces e agradecimentos. No dia 7, a estátua é trazida de volta para a aldeia, também acompanhada por uma procissão e músicas. No dia 6, à noite, uma orquestra se apresenta na Piazza Mercato. Já no último dia, após uma apresentação pirotécnica, há nova apresentação musical para encerrar a festividade.

La Festa d’ Autunno

Acontece entre os dias 28 de outubro e 5 de novembro, em formato de festival, com enfoque na gastronomia da região, como a castanha de San Donato, e apresentações de grupos folclóricos, de dança, e excursões ao Parque Pollino. Conheça aqui um Roteiro de 6 dias pela Calábria!

O que ver perto de San Donato di Ninea?

Morano Calabro

Localizada no topo de uma colina, é uma aldeia de origem bastante antiga – a primeira referência ocorre ainda no século II a.C., e a composição de casas brancas lembram uma cachoeira, com o Castelo de Morano no topo. Em 2018, figurou entre os 20 vilarejos mais lindos da Itália. Saiba tudo sobre Morano Calabro aqui!

Civita

Definida como um vilarejo entre rochas, é situada entre enormes montanhas no vale, possibilitando uma visão fenomenal da natureza; um lado com um cenário vegetal mediterrâneo e, do outro, o Canyon Raganello, entrada do Parque Nacional de Pollino. Saiba tudo sobre Civita aqui!

Altomonte

As principais atrações dessa vila, considerada medieval e localizada nos pés do Parque Nacional do Pollino, são: a antiga Igreja e o Castelo de Altomonte. Se você estiver em San Donato di Ninea, não perca a oportunidade de conhecer! Saiba tudo sobre Altomonte aqui!

Cosenza

Conhecida como a “Atenas da Calábria”, Cosenza, tem uma posição privilegiada e é uma das cidades mais habitáveis da região. Possui clima mediterrâneo e muitas atrações artísticas, históricas e culturais. Saiba tudo sobre Cosenza aqui!


Como chegar a San Donato di Ninea?


1) Como chegar a San Donato di Ninea? DE AVIÃO

A pequena aldeia de San Donato di Ninea fica a 128 km do Aeroporto de Lamezia Terme, portanto você precisará alugar um carro (ver no item 2).

Leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália no meu outro Blog – Viajando para Itália:

2) Como chegar a San Donato di Ninea? DE CARRO

Chegando ao Aeroporto de Lamezia Terme alugue um carro. A viagem dura, em média, 01h30min, mas no próprio aeroporto, existem serviços de aluguel de carros para possibilitar esse transporte.Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS

Vai viajar pela Itália de carro?

Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Não sabe onde alugar o carro?

Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha!

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e confira minhas dicas para fazer um roteiro de carro pela Calábria!


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Conheça San Donato di Ninea na Calábria! San Donato di Ninea conquistou o título de uma das aldeias mais bonitas que já vi, então indico fortemente a viagem se você quer conhecer o verdadeiro modo de vida dos italianos ou se busca um destino mais tranquilo, com poucos agitos, mas com muita paz e aconchego! Caso decida viajar para San Donato di Ninea, lembre que sou a única guia em língua portuguesa no território da Calábria. Contratando nossos serviços, você poderá conhecer cada detalhe dessa cidade e de outras da região. Entre em contato!

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.