Viajando para a Calábria
Encante-se com a Calábria!

Conheça o Parque Nacional de Pollino na Calábria

O Parque Nacional de Pollino é um vasto território e é um dos destinos mais desejados, onde se mergulha em plena natureza, belas paisagens, montanhas, sistemas fluviais, vales notáveis e biodiversidade única.

0 35

This post is also available in: English (Inglês)

Nossa Introdução

O Parque Nacional de Pollino abrange as regiões de BasilicataCalábria é a maior área protegida da Itália, com 192.000 hectares além de se um dos mais importantes do ponto de vista naturalista. Vamos ao nosso post do dia? Conheça o Parque Nacional de Pollino na Calábria. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!! SAIBA AQUI ONDE DORMIR NA CALÁBRIA!

Um pouco mais sobre o Parque Nacional de Pollino

A característica que torna especial o Parque Nacional de Pollino é a rápida transição da costa para as montanhas, uma característica clara a presente biodiversidade em toda a área protegida. Considerado um dos mais belos, é caracterizado pelos Apeninos Calabro Lucano, seu nome é derivado do pico do Pollino, que os Aqueus chamaram de ‘monte de Apolo’, por sua grandeza, como se parecesse quase tocar o céu.

Por que visitar o Parque Nacional de Pollino? 

Certamente porque visitando o parque você terá a oportunidade de descobrir as maravilhas escondidas nas partes superiores das Dolcedorme e do Cozzo del Pellegrino, se perder observando os horizontes de águas do Tirreno e do mar Jónico. Cada vale tem suas características ambientais, paisagísticas e humanas bem distintas, que permitem que você intercale rios, extensões de pedra e altos picos cobertos de neve, mesmo durante a primavera, cruzando ao longo do caminho com colinas espetaculares e terras cultivadas. O território do Parque é pontilhado com cinquenta e seis municípios, dos quais apenas uma pequena minoria tem o tamanho de uma pequena cidade.

O resto é apenas pequenas cidades, verdadeiras aldeias de pedras empoleiradas nas montanhas, onde as casas são próximas umas das outras, caracterizada por pequenas lojas; a praça se torna um ponto de encontro, as igrejas e muitas capelas que são testemunhas da profunda religiosidade dos habitantes. Estas aldeias típicas são habitadas por agricultores, pastores, artesãos e minorias étnicas, como os albaneses que, zelosamente, guardam suas tradições, sua língua e seus costumes. Leia também Você é descendente de Calabrês?

1) Conheça o Parque Nacional de Pollino na Calábria – VISITE O PINO LORICATO

Florestas de carvalhos, faia, bordo, zimbro, castanheiros e aroeira, sistemas fluviais e canais como os de Sinni e Lao, desfiladeiros, cavernas e vales que cobrem as três grandes cadeias de montanhas, que são o monte de Pollino, a ‘Grande Porta’ com as planícies de Pollino e as montanhas de Orsomarso. Exatamente sobre as Planícies de Pollino encontramos o símbolo do parque: o Pino Loricato, árvore elegante e imponente considerada uma relíquia glacial que leva o nome pela textura da casca de uma reminiscência das armaduras romanas (as placas da armadura).

2) Conheça o Parque Nacional de Pollino na Calábria – VISITE OS DESFILADEIROS

Entre todos esses lugares estão fontes de água limpa e pura que desces para o vale para preencher os muitos desfiladeiros que são ricos no parque; valem a visita os desfiladeiros Raganello, o rio Lao, o rio Frido, a pesqueira e Argentino, apenas para nomear alguns. Durante sua jornada pelo vale, ao longo dos milênios, as águas encheram as grandes planícies que transportam detritos, remodelaram os picos de montanhas, cavaram vastas planícies e criaram desfiladeiros.

Faça Trekking e Caminhadas e outros Esportes

O Parque é recomendado para quem gosta de trekking e caminhadas, para aqueles que amam o contato direto com a natureza mais intocada e selvagem, para aqueles que gostam de montanhismo e rafting, para os entusiastas da canoagem mais extremas e para qualquer pessoa disposta a descobrir uma terra solitária e com um silêncio quebrado apenas pelo vento que bate nas folhas das árvores, para provar sabores e sensações esquecidos. Natureza, esporte e cultura se reúnem nesta extraordinária área verde que é um baú que vai além das belezas ambientais; há também museus, onde se pode respirar o ar de memórias antigas, história e tradições da cultura rural e comunidades Arbëreshë. Conheça aqui um Roteiro enogastronômico pela Calábria!

Esportes em Gole Alte

A parte do Gole Alte está entre as rotas mais fascinantes do percurso e além de esqui, você pode praticar diferentes esportes no território do parque, especialmente caminhadas e trekking, mas também alpinismo e rafting, especialmente no rio Lao, durante o inverno. Nesta área a fauna é variada e inclui espécies extintas em outras áreas montanhosas, como a águia dourada, o falcão peregrino, o papagaio vermelho, o bufo-real, o javali, a salamandra-de-óculos, a lontra, veados nativos de Orsomarso e o famoso lobo dos Apeninos. Leia também Onde esquiar em Sila?

3) Conheça o Parque Nacional de Pollino na Calábria – VISITE A GRURA DE ROMITO

Este lugar também merece ser visitados por seus importantes sítios históricos e arqueológicos onde a área é rica em cavernas e algumas das quais carregam os sinais da passagem do ‘homem da Pré-história’.Visitar a gruta de Romito é um tour imperdível na Calábria, um dos sites arqueológicos mais antigos da Europa!

4) Conheça o Parque Nacional de Pollino na Calábria – CONHEÇA SUA GASTRONOMIA

Outra peculiaridade do território e, portanto, novas experiências para os visitantes são os produtos típicos de Pollino, feitos com autênticos processos de acordo com as tradições antigas, basta lembrar-se da pimenta de Senise, a berinjela vermelha da Rotonda, a geleia de mel, produtos de salame com carne de primeira e a escolha, para produtos lácteos, fabricados com leite de ovinos e caprinos criados em estado selvagem.

Outras Localidades para Visitar…

Visitar o Parque Nacional de Pollino é uma experiência única que você não vai esquecer. Vai experimentar o prazer do abraço de uma beleza natural, onde vai descobrir a cultura antiga da população local, educada e discreta, e o gosto dos melhores sabores. Além disso na zona do Parque encontraremos tantas localidades interessantes para visitar entre estas as principais e que aconselho são: Aieta, Castrovillari, Cerchiara di Calabria, Civita, Frascineto, Morano Calabro, Mormanno, Papasidero, Praia a Mare etc.

GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Assista a esse vídeo incrível sobre o Parque!!!


Como Chegar ao Paque Nacional do Pollino?


1) Como Chegar ao Paque Nacional do Pollino? DE AVIÃO

Para quem vem de longe e gosta de viajar de avião os aeroportos mais próximos são os de Nápoles, Bari e Lamezia Terme. Em qualquer caso, recomendamos alugar um carro para desfrutar melhor do parque e facilitar o deslocamento através das várias aldeias que valem a pena uma visita, pois possui um interior rico em encantos naturais de incomparável beleza.  Saiba aqui como ir do Aeroporto de Lamezia Terme para o Centro de Lamezia, Cosenza e Reggio Calabria!

Leia também nossos posts sobre Aeroportos na Itália no meu outro blog (Viajando para Itália):

2) Como Chegar ao Paque Nacional do Pollino? DE TREM

Se preferir viajar de trem, os principais centros de transporte ferroviários na Calábria são os seguintes: as estações ferroviárias de Scalea, Roggiano Scalo-San Marco Argentano, Paola, Trebisacce e Sibari, enquanto na Basilicata tem apenas Policoro e Maratea. LEIA O POST COMO CHEGAR NA CALÁBRIA PARA CONHECER MAIS DETALHES!!

Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.

3) Como Chegar ao Paque Nacional do Pollino? DE CARRO

Chegando de carro as estradas de acesso para o parque são diferentes, dependendo do lugar que você está vindo. A autoestrada A3 é a principal artéria para quem vem do Norte ou Sul. Depois de sair da autoestrada, você pode pegar uma série de estradas, dependendo da área do parque que você quer visitar.

Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS. Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo e saiba: Como planejar a sua viagem para Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)



Conclusão

Conheça o Parque Nacional de Pollino na Calábria. O Parque Nacional de Pollino é um das maiores da Europa. A natureza intocada é o melhor cartão de visita para os turistas italianos e estrangeiros que visitam este vasto território rico em flora e fauna que enriquece a mente e o corpo, dando sentimentos de liberdade e paz interior.

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Deixe uma resposta / Leave a comment

Seu endereço de email não será publicado.