Viajando para a Calábria
Encante-se com a Calábria!

O que fazer em Morano Calabro em um dia?

Hoje apresento à vocês um resumo do que você pode visitar em um dia em Morano Calabro

0 27

O que fazer em Morano Calabro em um dia?

Morano Calabro é uma das cidades mais belas da Calábria – cheia de patrimônios históricos e culturais, definitivamente vale estar no seu roteiro! Vamos saber o que fazer em Morano Calabro em um dia? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!! SAIBA AQUI ONDE DORMIR NA CALÁBRIA!

Nossa Introdução

Morano é uma das aldeias mais características da Calábria, devido à sua formação particular, com a área construída próxima a uma colina em formato de cone. Da base ao topo da colina, antigas construções nobres dão lugar a casas simples.

Ao longo da “estrada real”, desde o vale Coscile superior até a encosta sul do maciço Pollino, como uma verdadeira pintura, vemos Morano Calabro, uma das aldeias mais poéticas e bonitas da Itália. Leia também: Quais São Os Dez Lugares Que Você Precisa Conhecer Na Calábria?

A aldeia de Morano Calabro ainda conta com esplêndidas igrejas e pequenas capelas, que datam principalmente dos séculos XI ao XV. A paisagem que circunda a aldeia integra o famoso Parque Nacional de Pollino.

1) O que fazer em Morano Calabro em um dia? VISITE O CASTELO NORMANDO

Nosso itinerário começa no imponente Castelo Normando de Morano Calabro, envolto pela arquitetura das casas simples e amontoadas, formando uma paisagem única. Saiba tudo sobre o O Castelo Normando Svevo Em Morano Calabro aqui!

Um pouco da História do Castelo Normando

Uma das poucas fontes confiáveis sobre a origem do Castelo remonta ao século 11. Segundo o historiador Tufarello, em 1076 os moraneses se libertaram do domínio dos sarracenos com a ajuda dos normandos, hábeis na escolha de lugares estratégicos para defesa. Contudo, o castelo somente começou a ganhar forma militar e de defesa, com muralhas reforçadas por torres, apenas no século XIII.

A mudança arquitetônica mais significativa ocorreu entre 1515 e 1546, a pedido de Pietro Antonio Sanseverino – o príncipe de Bisignano, para a construção do que foi sua residência de verão. 

Como era a estrutura do Castelo?

Hoje, pouco resta do seu charme antigo, mas antigos escritos o descrevem com “vários apartamentos, com divisões amplas e várias casas divididas pelos vários pisos; era capaz de acomodar uma guarnição de 1000 homens e era cercada por barrancos e fossos, com baluartes e pontes levadiças”.

O Castelo contava com seis torres cilíndricas e estava dividido em três pisos. Quatro torres se projetavam dos cantos do edifício e, no centro dos lados longos, ostentava outra grande torre. A torre central sul é a melhor preservada, construída de forma afunilada, para que o edifício caísse ligeiramente em cada andar.

O que restou do Castelo?

A parte norte seguiu o mesmo sistema e ainda é possível avistar os barbacãs – uma espécie de muro anteposto às muralhas, mas com menor altura. As outras duas faces, a poente, foram equipadas com uma ponte levadiça. Hoje, restam apenas três torres: uma quadrada e mais duas cilíndricas atarracadas, mas que são suficientes para atribuir um aspecto único e de conto de fadas.

2) O que fazer em Morano Calabro em um dia? VISITE A IGREJA DE S. S. PIETRO E PAOLO

Saindo do Castelo, seguimos para a Igreja de S. S. Pietro e Paolo, que ocupa a parte mais alta da aldeia. Já na entrada central, você encontra  uma placa com as efígies papais em baixo-relevo e uma estátua de São Pedro. Já na parte interna, há uma cruz latina com três naves e decorações barrocas, com alguns toques rococó devido às intervenções realizadas no século XVIII.

3) O que fazer em Morano Calabro em um dia? VISITE A IGREJA DE SANTA MARIA MADALENA

Seguindo pelo Centro Histórico até a Praça Principal, chegamos à principal Igreja da cidade: a Igreja de Santa Maria Madalena, que se apresenta como o centro do desenvolvimento da cidade.

‘La Maddalena’: uma Igreja-Museu

A junção de diversos patrimônios na Igreja fazem com que assuma uma característica de verdadeira Igreja-Museu. Dentre seus principais objetos, destacam-se a pia baptismal de 1579 e a pia de água benta, com artes no entorno representando episódios da vida de Santa Maria Maddalena.

As atrações da Igreja

Você ainda pode apreciar as telas do pintor Pedro Torres, responsável pelos painéis dos altares principais das igrejas de Carmine (1594), de S. Nicola (1598) e de San Pietro (1602), bem como de San Diego com seus milagres (1600), vindos da igreja de San Bernardino.

O teto, por sua vez, data do início de 1600, e foi criado por artesãos locais e provavelmente pintado, seguindo a tradição, no século seguinte. Há uma bela estátua de Michelangelo Naccherino representando a Santa, no centro da parede do presbitério. Na parte interna, há ainda mais peças do patrimônio histórico e cultural de Morano Calabro – além de belo, extremamente organizado, tanto de forma cronológica quanto artística.

Atração Especial

O Políptico de Bartolomeo Vivarini, com origens em 1477, vindo da igreja de San Bernardino, é uma das únicas obras do veneziano Vivarini mantidas na Calábria. A obra chegou à Calábria provavelmente por intermédio dos Sanseverino di Bisignano, senhores de Morano e fundadores da Igreja de San Bernardino da Siena.

A Estrutura da Igreja

A Igreja foi construída na época medieval, sobre os restos de uma antiga capela. Ampliada e restaurada durante os séculos XVI e XVIII, foi consagrada em 1569 e  em 1757, respectivamente após a primeira e segunda fase das obras. No século XVIII, passou por grandes mudanças em sua estrutura, com a conclusão da torre sineira, da fachada neoclássica e da tura em majólica policromada da Cúpula e da Torre.

4) O que fazer em Morano Calabro em um dia? VISITE A IGREJA DE SÃO BERNARDINO DE SIENA

A Igreja de São Bernardino da Siena está localizada perto da vila municipal. O complexo tem sua origem em 1452, quando foi fundada por Pietro Antonio Sanseverino, o então senhor feudal de Morano e futuro príncipe de Bisignano – o mesmo que transformou o Castelo.

Um pouco mais sobre a Igreja de São Bernardino

A igreja segue a arquitetura monástica do século XV, em estilo gótico. No alpendre, pode-se admirar interessantes fragmentos de afrescos, datados de 1499. Destacam-se na fachada dois portais em pedra amarela, ambos em estilo gótico: um ogival sobre pilares poliestilo, que dá acesso à igreja, e, outro de arco baixo, de influência durazzo-catalã.

As paredes altas e nuas do interior dessa belíssima Igreja, que possui nave única, formam cenários onde arquitetura e arte se harmonizam e introduzem uma atmosfera simples e, ao mesmo tempo, mística.

Um pouco mais sobre a história de Morano Calabro

A primeira menção a Morano, ainda como Muranum, ocorreu em uma pedra militar no século II aC encontrada em Polla (Salerno), no Vallo di Diano. Várias hipóteses foram formuladas sobre a origem do nome, mas não há informações concretas. A teoria mais confiável é a que define o termo como originado de “meruo” (monte), em referência às casas construídas próximas umas das outras.

Durante o período medieval, a cidade foi entregue a Apollonio Moano e, posteriormente, a Antonello da Fuscaldo. Com a chegada dos aragoneses, a propriedade passou primeiro para Sanseverino di Bisignano e depois para Spinelli di Scalea (1614), que a manteve até a queda do feudalismo (1806).

Após a unificação da Itália, com um decreto de junho de 1863, assinado por Vittorio Emanuele II, o adjetivo Calabro foi adicionado ao nome Morano para distingui-lo de Morano sul Po.

Vai se hospedar em Morano Calabro?

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Onde ficar em Morano Calabro? Se hospede no Albergo Meruo

Que tal ficar em um hotel 4 estrelas? Nossa indicação é Albergo Meruo!

  • Avaliação: 9,7 (Excepcional!)
  • Valor médio da diária:
  • Localização: 30 km de Scalea e a 31 km da Praia a Mare.
  • Endereço: Via Domenico Cappelli 129, 87016 Morano Calabro, Itália
  • Serviços: ar-condicionado, área de estar, TV de tela plana via satélite, cofre e banheiro privativo com bidê, roupões de banho e secador de cabelo, serviço de quarto, serviço de transfer, wifi gratuito e estacionamento gratuito
  • Café da manhã incluso: Sim
  • (*) o valor é uma média da diária para duas pessoas; os valores podem variar de acordo com a temporada, sem aviso prévio.

Para saber mais e reservar esse hotel clique aqui!

Onde comer em Morano Calabro? L’Antico Borgo

Se você busca uma comida tipicamente italiana em Morano Calabro, indicamos o L’Antico Borgo, um lugar tranquilo e simples com atendimento de qualidade.

  • Endereço: Via Domenico Cappelli, 53, 87016 Morano Calabro CS
  • Site: http://www.ristoranteanticoborgo.com/
  • Horário de funcionamento: fecha na segunda, demais dias 12h30 – 14h30 e 19h30 – 22h30
  • Telefone: +39 0981 30002
Que tal viajar e economizar ao mesmo tempo?
VIAJE MELHOR E PAGANDO MENOS!

Receba o roteiro ideal para suas férias - ou o seu dinheiro de volta!

Curta mais sua viagem, conheça os segredos de cada cidade, tenha vantagens nos pontos turísticos e locomova-se pela Itália como um nativo.


Quero o meu roteiro!

Curiosidades sobre Morano Calabro

  • Cidade-irmã no Brasil: Em 26/01/1982 Morano Calabro foi declarada irmã da cidade brasileira de Porto Alegre, onde existe uma colônia de 16.000 emigrantes moraneses, mantendo vivos os costumes e tradições de Morano.
  • Festival da Bandeira: em maio, em razão da festa de São Bernardino, organiza-se uma espécie de pálio do qual participam os três distritos da cidade. Os participantes são divididos em 2 desfiles: um liderado pela figura do castelão, como a nobreza; e o outro é chefiado pelo mestre juramentado e representa o povo. Os dois grupos se encontram na Piazza Maddalena e vão até o castelo. Há, por fim, uma última volta, afirmando que “a guerra está vencida” e todos vão para a igreja de São Bernardino, onde a bandeira é hasteada.
  • Economia: majoritariamente dominada pelo setor agrícola, que, nos últimos anos, desenvolveu um perfil mais industrializado;
  • Artesanato local: a tradição artesanal moranesa é marcada pelos cesteiros e hábeis entalhadores de madeira.

O que visitar perto de Morano Calabro?

Partindo de Morano, você pode conhecer outras belíssimas cidades da Calábria, fazendo um bate e volta incrível:

Altomonte

Visitar Altomonte é como voltar no tempo para descobrir maravilhas escondidas na Calábria. Neste belo lugar, temos o prazer de andar em suas ruas, admirando e maravilhando-se com os vislumbres panorâmicos e inúmeros detalhes arquitetônicos presentes neste pedaço da Calábria. Para saber tudo sobre Altomonte, clique aqui!

Parque da Lavanda

Localizado na Zona de Morano Calabro, o Parque da Lavanda encanta com os verdes das montanhas do Pollino tingidos de roxo do Parque. Além das flores de lavanda, a cor da planta  domina: os postes, as bicicletas, as placas, tudo ganha a delicada tonalidade delicada das flores. Para saber tudo sobre o Parque da Lavanda, clique aqui!

Civita

Burgo de origem “Arbëreshë” fundada no século XV, graças às populações albanesas que fugiam das perseguições dos turcos, ali você vai ter a impressão de estar em outro país! Para saber tudo sobre Civita, clique aqui!


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e conheça Morano Calabro comigo!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)

GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

O que fazer em Morano Calabro em um dia? Morano Calabro é uma cidade que merece ser conhecida com tempo e, principalmente, planejamento, mas um único dia nos oferece essa multiplicidade de belezas históricas da cidade! Vamos conhecer Morano Calabro?

Está inseguro?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!




MINHA SUPER DICA: Para fecharmos esse post é com imenso orgulho e prazer que quero apresentar a vocês o nosso e-book! Escrito e organizado por mim, é seu guia definitivo (e imperdivel) para viajar para a Itália com toda tranquilidade que você merece. Estar em um país distante não é fácil, por isso, com esse e-book, sua viagem vai ficar muito mais serena! Nele você encontrará dicas, sugestões, idéias, itinerários e muito mais! Clique no banner e abaixe a sua AMOSTRA gratuita agora mesmo:) e aproveite a promoção que estou fazendo nesse mês. Esse e-book realmente vai te fazer evitar tantas "furadas" !

 

e-book viajando para italia QUER VIAJAR PARA A ITÁLIA?

Receba todas as dicas que você precisa para curtir ao máximo sua viagem! 80 páginas de informações de quem conhece a Itália como ninguém!
 

 


COMO PODEMOS AJUDAR VOCÊ A ORGANIZAR A SUA VIAGEM PARA ITÁLIA? 

  • SERVIÇO EXCLUSIVO DE CONSULTORIA PARA A CRIAÇÃO DO SEU ROTEIRO: Otimize o seu tempo e não entre em furadas! Peça informações sem compromisso agora!
  • SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA PARA A COMPRA DE BILHETES DE TREM E DE MONUMENTOS TURISTICOS: Você quer comprar as suas passagens de trem com antecedência? Então use o meu serviço de assistência para a compra de passagem de trens e ingressos de monumentos. Quer conhecer nossos serviços? Clique aqui!
  • VOCÊ SABIA QUE VOCÊ NECESSITA DE UM SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR PARA ITÁLIA? Onde posso contratar um seguro de viagem? LEIA ESSE POST E SAIBA TUDO SOBRE SEGURO DE VIAGEM PARA VIAJAR PARA ITÁLIA!
  • VAI VIAJAR PELA ITÁLIA DE CARRO? Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da idéia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )
  • PASSEIOS EM GRUPO EM TODA ITÁLIA E COMPRA DE BILHETES COM ANTECEDÊNCIA: Quer economizar tempo e dinheiro na sua viagem na Itália”? Quer saber quanto vai gastar com ingressos para as principais atrações na Itália? Quer fazer um passeio em grupo na Itália? Nós temos a solução e podemos ajuda-lo! Acesse agora GetYourGuide (uma empresa que atua em mais de 7.400 atrações nas principais cidades do mundo! ) e reserve agora o seu bilhete com antecedência ou o seu passeio online! O site é confiável, você compra com comodidade e segurança e, em caso de desistência, poderá ser 100% reembolsado*!  Então, organize-se e evite perder tempo nas longas filas para aproveitar o máximo da sua viagem na cidade escolhida. Clique aqui!  (*Verifique a ‘política de desistência’ na hora da compra).
  • HOTÉIS NA ITÁLIA: se você ainda não reservou o seu hotel em Roma, veja as ofertas abaixo e reserve o seu hotel através de um site confiável e renomado do segmento, o Booking.com! Além disso, reservando com o nosso link, você estará ajudando o blog a manter no ar conteúdos de grande qualidade. E o melhor: sem pagar nada a mais por isso! Você não vai se arrepender! Acesse o link no Blog e encontre o hotel ideal para suas tão sonhadas férias em Roma! Sem demora, online com segurança e comodidade. Entre agora em Booking.com no link abaixo e faça já sua reserva! Booking.com 

 


 

Quer conhecer nossos serviços? Clique aqui!

 

NOTA: Não me responsabilizo por nenhum serviço oferecido por nossos parceiros. Indico essas empresas porque, além da parceria comercial, já usei os serviços indicados diversas vezes e sempre recebi excelente atendimento.

Todos os serviços reservados são de responsabilidade exclusiva dos contratados e a negociação é feita diretamente com a empresa. Lembro também que você não paga nada a mais por nenhum dos serviços contratados através dos parceiros do nosso blog. Espero que isso tenha sido útil para você!

Recomendo que para complementar esse artigo, você leia os posts mais lidos do blog (com mais de 1 milhão de visualizações nos últimos dois anos 🙂 ):

  1. Qual é o gasto médio em um dia na Itália?
  2. O que visitar na Itália em 10 dias?
  3. Os dez lugares imperdíveis da Toscana?
  4. As melhores dicas para economizar na sua viagem para Itália?
  5. O que fazer na Itália durante o Inverno?
  6. Quais são as 10 cidades mais visitadas no sul da itália?
  7. Aeroportos da Itália? Como chegar no teu hotel? Veneza, Milão, Roma, Florença? Saiba como agora:)
  8. O que fazer em 1/2/3/4 dias nas principais cidades italianas? Conheça itinerários em cada cidade que você vai visitar!
  9. As melhores dicas sobre alimentação na Itália? Vinho? Comida tipica em cada lugar?Economizar? Roteiros de enogastronomia? Descubra tudo!
  10. Preciso de carteira internacional para dirigir na Itália?
  11. Como ir do Aeroporto Fiumicino para o centro de Roma?
  12. Quais são as 20 cidades mais visitadas na Itália?
  13. Viajar para Itália: 10 dicas para viajar pela Itália!!
  14. Dez cidades que devem ser visitadas na Itália?
  15. O que visitar na Itália em 7 dias?
  16. Como ir do Aeroporto Marco Polo para Veneza?
  17. Quais são as 10 cidades italianas mais visitadas?
  18. O que visitar perto de Roma?
  19. Quantos dias eu preciso para conhecer a Itália?
  20. Como chegar ao centro de Milão a partir do Aeroporto Malpensa?
  21. Viagem de carro na Itália: Exemplos de roteiros nas principais regiões italianas!
  22. Quais são os principais monumentos turísticos na Itália? Quais são os monumentos imperdiveis e que você deve colocar no teu roteiro?
  23. Qual é a melhor época para ir para Itália? O melhor perido? O clima na Itália? Saiba tudo!
  24. Saiba tudo sobre o Transporte na Itália? Trem? Carro? Como se deslocar? Comprar passagem de trem? Metro?
  25. Os melhores exemplos de roteiros turisticos na Itália? Monte o seu roteiro seguindo os meus conselhos:)

 

Grande abraço da Itália,

Ana Patricia

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.