Viajando para a Calábria
Encante-se com a Calábria!

Turismo de experiência na Calábria: descobrindo Maida

Venha comigo viver essa experiência única na pequena aldeia de Maida. Destino ideal para quem quer conhecer uma Itália mais tranquila e histórica.

0 29

Turismo de experiência na Calábria: descobrindo Maida

A Calábria oferece aos visitantes uma série de atrações turísticas, mas o que a torna única é a oportunidade de vivenciar a verdadeira cultura italiana e descobrir uma história riquíssima, que vai muito além das belas paisagens. Hoje vamos conhecer a Associação “Tra Chjiazza, Rughi e Carriari” e seu trabalho para valorizar a cultura local. Vamos ao nosso Turismo de experiência na Calábria? Um dia com uma família italiana na aldeia de Maida! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!! SAIBA AQUI ONDE DORMIR NA CALÁBRIA!


Assista este vídeo em nosso Canal do Youtube e saiba como funciona o Turismo de Experiência na Calábria!


Nossa Introdução

A Calábria é uma região da Itália que oferece aos visitantes uma grande variedade de experiências. Seja explorando as suas paisagens deslumbrantes, relaxando nas suas praias, degustando a sua deliciosa comida ou aprendendo sobre a sua rica história e cultura.

Maida é uma cidade que oferece aos visitantes a oportunidade de experimentar a culinária local, visitar os vinícolas e aprender sobre a história e a cultura da região. A cidade também possui alguns dos melhores Spas da Calábria, que são perfeitos para relaxar depois de um dia de passeio. Leia também: Quais São Os Dez Lugares Que Você Precisa Conhecer Na Calábria?

Associação “Tra Chjiazza, Rughi e Carriari” 

Nesse contexto, a Associação “Tra Chjiazza, Rughi e Carriari” busca a valorização e revitalização da aldeia por meio de um conjunto de iniciativas e atividades para divulgar a história, cultura e gastronomia local. Vamos conhecer o trabalho dessa importantíssima associação?

Um pouco sobre a Associação Tra Chjiazza, Rughi e Carriari

Na histórica vila de Maida, a Associação “Tra Chjiazza, Rughi e Carriari” tem como objetivo manter viva a memória dos primeiros colonos que, no século XVIII, deixaram a sua terra natal e vieram para a aldeia estabelecer suas vidas. A associação, que tem sede em uma antiga casa de pedra, tem como objetivo preservar a herança cultural dos colonos calabreses e promover a amizade e a cooperação entre as famílias.

A “Tra Chjiazza, Rughi e Carriari” atua em diversas áreas, promovendo eventos culturais, artísticos e esportivos, além de oferecer aulas de língua e cultura calabresas para as crianças e os jovens, o que contribui para o enriquecimento da vida cultural da região e para a preservação da memória e da identidade.

Incentivo à busca de raízes

A Associação conta com o projeto “Uma viagem de identidade para a busca das raízes”, direcionado para qualquer pessoa, mas tendo como público alvo especialmente os descendentes de italianos.

O projeto tem como objetivo oportunizar o retorno  aos locais de origem de seus antepassados e experienciar o que era a vida cotidiana de cada um deles, através de experiências históricas, da oportunidade de conhecer as pessoas do local e viver a cidade, passeando e conversando com os moradores. A intenção é criar uma forma de turismo diferente, para além de explorar as belezas.

Um pouco mais sobre o projeto…

Com este projeto, a Associação busca envolver toda a comunidade, incentivando os cidadãos locais a também participarem, por meio da criação de uma rede integrada para alojamento turístico, capaz de gerir o acolhimento com profissionalismo, oferecendo um serviço de qualidade que valoriza as peculiaridades do território.

Se você está interessado em saber mais sobre a cultura da Calábria e preservar o patrimônio histórico e natural da Maida, então a Associação “TRA CHJAZZA, RUGHI E CARRIARI” é sua parceira!

Itinerário proposto pela Associação

Nosso itinerário é todo proposto pela Associação, portanto oferece o que há de melhor na região. Vamos ao nosso passeio?

Vivenciando a Gastronomia Calabresa

A gastronomia calabresa é uma atração por si só! A comida da Calábria é caracterizada pelo uso de ingredientes frescos, muitos dos quais são produzidos localmente. Alguns dos pratos típicos incluem a famosa pasta alla ‘nduja, com carne picante, e o polpo alla luciana, um prato de polvo cozido com tomate e batatas. Saiba aqui? Quais São As Melhores Escolas De Culinária Na Calábria?

  • Nosso itinerário começa como um dia típico em família. Vamos preparar um tradicional prato calabrês, utilizando somente produtos locais das lojas do vilarejo e da própria horta da família. Dá para imaginar a delícia, não é?
  • O pacote inclui: almoço com a família e a experiência de cozinharem juntos;
  • Dependendo do período da sua viagem, as propostas variam, para atender verdadeiramente as tradições da região – é todo cuidado para garantir a melhor experiência!

Tour no Vilarejo de Maida

Depois de uma maravilhosa refeição e de conhecer mais da culinária calabresa, é hora de uma caminhada para conhecer o Vilarejo de Maida. Vamos conhecer as seguintes atrações:

A Piazza Garibaldi e o Palácio Farao

Começamos pela Piazza Garibaldi, a principal praça da cidade, onde podemos experienciar a vida local da região. Além de ser um ponto central para a comunidade, é cercada por belíssimos prédios históricos, como o Palácio Farao.

Conta a história que Garibaldi teria passado uma noite ali, quando voltou de uma de suas missões, e onde guardou presentes recebidos ao longo dos anos. No local, é possível ver joias do Comandante Gioacchino Murat. É um lugar a ser visitado por quem valoriza a história e a cultura.

Principais pontos turísticos do vilarejo

Depois, seguimos pelos principais pontos turísticos da cidade, como as ruínas do Castello di Maida, a Chiesa di San Nicola de Latinis, Chiesa di Santa Maria Cattolica e o Convento San Francesco di Paola.  Conheça os detalhes sobre cada ponto turístico neste post: Vamos visitar Maida na Calábria?

Bom Saber…

Em Maida, o tipo de turismo é mais voltado a conhecer o modo de vida da região e se aprofundar na maravilhosa cultura calabresa, conhecendo assim a aldeia de forma mais completa e compartilhando momentos inesquecíveis com os habitantes locais.

Pernoite com uma família calabresa

Para fechar o nosso passeio com chave de ouro, que tal uma pernoite em uma casa na aldeia? Isso mesmo! O passeio também oferece essa oportunidade para quem quiser, portanto você pode escolher entre apenas fazer o passeio diurno e não ficar em Maida, ou dormir pelo menos uma noite e jantar com eles.

Já adianto que a experiência é tão incrível que Marcos e Rosa (meus clientes) ficariam somente três dias, mas se encantaram tanto com a pequena aldeia que estenderem a estadia para onze dias! 

Se hospede em “La Casa della Nonna”

Você pode ficar em uma das casas da aldeia “La Casa della Nonna”, casa típica da aldeia mobiliadas em estilo vintage, decoradas com o enxoval da avó para trazer aquele toque perfeito de familiaridade e aconchego. É bastante diferente da experiência de ficar em um hotel, já que você se hospedará em um ambiente simples e bastante caseiro. No dia seguinte, ainda tem um delicioso café da manhã preparado pelos nossos anfitriões!

Para viver essa Experiência em “La Casa della Nonna” entre em contato comigo clicando aqui!

Vai se hospedar em Maida?

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Onde ficar em Maida? Agriturismo Constantino

Caso você não queira ficar em uma das casas da aldeia “La Casa della Nonna”, propostas pela Associação, indicamos o Agriturismo Constantino para descansar e retomar o passeio no dia seguinte.

  • Avaliação: 8,5 (Muito Bom!)
  • Valor médio da diária: R$ 400,00*
  • Localização: 2km do centro da cidade
  • Endereço: C. da Donnantonio, 88025 Maida, Itália
  • Serviços: quartos espaçosos e apartamentos com ar-condicionado e Wi-Fi gratuito. Todos incluem TV de tela plana, frigobar e banheiro privativo.
  • Café da manhã incluso:
  • (*) o valor é uma média da diária para duas pessoas; os valores podem variar de acordo com a temporada, sem aviso prévio.

Para saber mais e reservar esse agriturismo clique aqui!

Onde comer em Maida? Agriturismo Constantino

Isso mesmo: na hospedagem, você encontra um ótimo restaurante!

Como chegar a Maida?

Chegar a Maida é muito mais simples do que parece: fica apenas 20 minutos distante do Aeroporto de Lamezia Terme, onde você contratará serviços de aluguel de carros, ou mesmo pegar um táxi para para chegar até Maida.

O que ver perto de Maida?

Se vocês alugar um carro, super aconselho que faça um bate e volta até as seguintes cidades:

Tropea

Vencedora da aldeia mais linda da Itália de 2021, não precisa nem dizer muita coisa, não é? Localizada em uma enorme rocha, a cidade é um grande observatório do mar, possibilitando uma vista encontrada em pouquíssimos lugares. Leia também: Quais São as Dez Praias mais Lindas Perto de Tropea?

Catanzaro

É a capital da região da Calábria. Conta com parque de biodiversidade e lindas praias nas proximidades. É um destino pouco valorizado pelos turistas, mas possui muita riqueza natural e histórica. Saiba mais sobre Catanzaro aqui!

Cosenza

Conhecida como a Atenas da Calábria, tem posição privilegiada e é uma das cidades mais habitáveis da região. Possui clima mediterrâneo e muitas atrações artísticas, históricas e culturais.


Assista este vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba como funciona a minha Consultoria!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)

Que tal viajar e economizar ao mesmo tempo?
VIAJE MELHOR E PAGANDO MENOS!

Receba o roteiro ideal para suas férias - ou o seu dinheiro de volta!

Curta mais sua viagem, conheça os segredos de cada cidade, tenha vantagens nos pontos turísticos e locomova-se pela Itália como um nativo.


Quero o meu roteiro!


Conclusão

Turismo de experiência na Calábria: descobrindo Maida – Com tantas coisas para fazer e experiências únicas para se ter, é fácil ver porque a Calábria é um dos destinos turísticos mais populares da Itália. Se você estiver procurando um lugar para passar suas férias, descansar e ainda conhecer o dia a dia de uma outra cultura, visitar Maida com a Associação “TRA CHJAZZA, RUGHI E CARRIARI” é o passeio certo para você!

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.