Viajando para a Calábria
Encante-se com a Calábria!

Conheça Brancaleone na Calábria!

Hoje vamos para Calábria, mais precisamente para um lugar muito especial, cheio de belezas e paz: vamos para Brancaleone! Vem!

0 43

Conheça Brancaleone na Calábria!

Quando falamos de Calábria é muito comum pensarmos em cidades famosas como Tropea, Crotone, Catanzaro ou Cosenza, mas a Calábria vai além, muito além! A Calábria nos oferece verdadeiras joias como a que eu trago hoje para vocês: Brancaleone! Dito isso: Conheça Brancaleone na Calábria! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!! SAIBA AQUI ONDE DORMIR NA CALÁBRIA!

Nossa Introdução

Na Riviera dei Gelsomini, localizada a poucos quilômetros do esplêndido mar da costa jônica de Reggio Calabria, encontramos a pequena vila abandonada de Brancaleone Vetus. A aldeia de Brancaleone Vetus conta a história de todas as aldeias internas da região da baixa jônica de Reggio: conta seu destino comum, seu trágico fim – que hoje parece buscar a redenção – e todo o esplendor de outrora. Leia também: Quais São Os Dez Lugares Que Você Precisa Conhecer Na Calábria?

Um novo começo para a aldeia de Brancaleone Vetus

A aldeia de Brancaleone Vetus quer contar uma nova história, se apresentar de forma diferente, poética, mágica… É, atualmente, composta por jovens ligados às suas raízes, que prezam sua cultura, pessoas que, mesmo de longe, trazem este lugar no coração e o revivem através de imagens e caminhadas, orgulhosos de apresentarem algo extraordinário.

Um lugar de alma para almas que desejam novas descobertas, novas vistas, novas histórias; um lugar capaz de resistir, de – apesar de tudo – ainda de permanecer fortemente ancorado à rocha e às memórias de quem a viveu, de quem a construiu e, também, de quem a deixou para trás.

Atrações em Brancaleone

Mesmo com poucas atrações, Brancaleone merece uma visita. Faça o seu roteiro pela cidade colocando as principais atrações listadas aqui.

Parque Arqueológico Urbano

Bem, além das belezas do Parque Arqueológico Urbano de Brancaleone Vetus, a nova cidade de Brancaleone se destaca à beira-mar.

Casa del Confino de Cesare Pavese

Vale a pena visitar a Casa del Confino de Cesare Pavese, onde o famoso escritor italiano do século XX permaneceu por oito meses e onde escreveu importantes obras, deixando um grande testemunho do local no início do século XX.

Centro de Recuperação de Tartarugas Marinhas Blue Conservancy

Também é bem interessante visitar o Centro de Recuperação de Tartarugas Marinhas Blue Conservancy, um verdadeiro hospital para espécimes de tartaruga Caretta que precisam de auxílio veterinário. Esse local é imperdível, pois é a costa jônica de Reggio o local favorito para esses milagres da natureza colocarem seus ovos e darem à luz seus filhotes.

Museu do Mar

Intimamente ligado ao mundo das tartarugas está o Museu do Mar, que nos oferecem propostas interessantes para conhecer o nosso mar e os espécimes que habitam ali, doando ao local belezas quase indescritíveis.

O que fazer perto de Brancaleone?

Brancaleone faz parte do chamado “Vale do Armênio”. A área recebe esse nome por conta dos inúmeros testemunhos desta cultura na zona. Na verdade as aldeias de Bruzzano Vetere, Ferruzzano Superiore e Staiti estão localizadas a poucos quilômetros de Brancaleone e podem ser visitadas com tranquilidade.

Bruzzano Vetere

A aldeia de Bruzzano Vetere está abandonada, mas a sua história e o seu passado resistem, para serem admirados através do arco dos Principi di Carafa e do topo das muralhas do antigo castelo.

Ferruzzano Superiore

Apenas uma família ainda mora em Ferruzzano Superiore e também se tornou cenário de alguns filmes. Um panorama extraordinário se abre sobre toda a Riviera Jasmine e as casas ainda cheiram a vida passada. Uma caminhada e você pode chegar ao Bosco di Rudina, um lugar encantado com inúmeras mós de pedra, evidências da produção de vinho na região desde os tempos antigos que datam da era grega.

Staiti

Staiti é o menor município da Calábria em densidade populacional, e é ali que você ainda pode respirar a autenticidade do lugar e os poucos os habitantes poderão fazer você se sentir em casa. As ruelas antigas, a praça com crianças brincando cheias de diversão, as vistas sobre todo o Parque Nacional Aspromonte e a magia que essa vila nos traz faz com que Staiti seja uma aldeia para ser vivida, em toda sua intensidade!

Ainda no município de Staiti encontra-se a Abadia de Santa Maria dei Tridetti, joia da arquitetura, símbolo da mistura de diferentes estilos e trabalhadores, encruzilhada de culturas e povos que habitaram este vale. É tudo, realmente, impressionante!

Que tal viajar e economizar ao mesmo tempo?
VIAJE MELHOR E PAGANDO MENOS!

Receba o roteiro ideal para suas férias - ou o seu dinheiro de volta!

Curta mais sua viagem, conheça os segredos de cada cidade, tenha vantagens nos pontos turísticos e locomova-se pela Itália como um nativo.


Quero o meu roteiro!

Onde comer em Brancaleone?

Os produtos típicos de Brancaleone – e de todo o vale arménio – apesar da proximidade com o mar, estão fortemente ligados a uma tradição da terra, ou seja, são repletos de carnes, embutidos, queijos, mas, sobretudo, vegetais, cozinhados das mais variadas formas. Saiba aqui: Quais São As Melhores Escolas De Culinária Na Calábria?

Para conhecer o sabor da tradição, dois restaurantes da região merecem destaque:

Em Brancaleone fica La Grotta, onde além das carnes finas você pode saborear os pratos típicos, ainda preparados com o sabor do passado, com o ritmo lento capaz de fazer você se apaixonar loucamente pela culinária local.

Já em Staiti, fica a Taverna dei Santi, onde a boa comida e o bom vinho são acompanhados por um panorama incrível da aldeia, para deliciar o paladar e visão!

Experiências para se viver em Brancaleone!

A costa jônica de Reggio, por cerca de 75 km, é a pátria da Bergamota de Reggio Calabria, que assume suas características particulares apenas nesta área. Brancaleone está no centro desta afortunada faixa de terra produtiva e a quinta Patea permite-lhe viver a experiência de assistir à transformação do ouro verde da Calábria ou passear entre as bergamotas, inebriado pelo seu perfume inconfundível.

Este texto foi gentilmente escrito com exclusividade para o Viajando Para Itália e para o Viajando para Calábria por Alessandra Moscatello.
Alessandra mora em Brancaleone (RC), é guia e acompanhante há anos e não apenas trabalha, mas tem também uma verdadeira paixão por esse território!  
Alessandra: graize mille per questo lavoro spledido!
Sigam no Instagram: alessandra_moscatello

Um pouco da História de Brancaleone Vetus

As origens desta aldeia rochosa são entre os séculos VI e VII d.C., com a chegada dos monges bizantinos que encontraram aqui o local ideal para viver e rezar em paz. O antigo nome do local era Sperlinga ou Sperlonga, cuja etimologia remete ao significado de caverna, que é uma característica muito peculiar deste território.

Já no período medieval a vila foi batizada de Brancaleone. Esse nome, muito provavelmente, foi adotado por conta da visita de um mile, Andrea Brancaleone, que esteve nestas terras. Em 1300 foi atestada a presença de um castelo e de muralhas que fortificavam toda a vila.

O abandono da aldeia

O abandono completo da aldeia é “recente”, e de acordo com registros históricos deu-se em 1958, quando a última família decidiu seguir o exemplo dos seus concidadãos e mudar-se para a nova cidade vizinha, Razzà. A decisão, no entanto, veio também por conta de escolhas políticas, visando estabilidade econômica mais do que, de fato, o bem-estar e a identidade de cada um dos habitantes.

Para muitos suas casas, seus becos, e suas memórias permaneceram em seus corações, embora tenham sido abandonados em pouco tempo e nunca mais encontrados.

O último habitante a deixar a aldeia

Gianni Carteri, foi o “menino que fechou a cidadezinha”, é considerado o último habitante a deixar a aldeia, e sempre teve o desejo de voltar, mesmo tendo tido uma infância dilacerada.

Vestígios de um passado

Hoje, entre as ruínas, ainda se podem ver vestígios de um passado glorioso, mas também de momentos do quotidiano. Há testemunhos de vida feliz pelas diversas ruelas da aldeia que só se “movimentam” com os curiosos passos de viajantes, que com muito respeito e com um silêncio quase religioso, revivem o passado e as histórias de que, dia a dia, procura promover e reavivar a história deste local esplêndido em sua essência.

Mais Atrações para ver em Brancaleone

Além do majestoso panorama da aldeia ainda temos algumas atrações para ver e apreciar de forma autêntica.

A Igreja Matriz dedicada à Annunziata e a Grotta dell’Albero della Vita

Além do majestoso panorama, certamente vale a pena ver de perto as ruínas da Igreja Matriz dedicada à Annunziata, o local dos silos celeiros e a sugestiva Grotta dell’Albero della Vita, inteiramente escavada em torno de um pilar central, com gravuras que remetem a cultura armênia, como cruzes e pavão, símbolo do Arcanjo Gabriel, mas sobretudo do renascimento e da vida eterna.

A Grotta della Madonna del Riposo

Na aldeia fora das muralhas você ainda pode admirar a Grotta della Madonna del Riposo, com importantes pinturas murais no interior, essas que foram recentemente trazidas à luz. Anjos, mártires e instrumentos musicais compõem um quebra-cabeça que ainda merece um estudo bem mais aprofundado e que, com certeza, nos contará um pouco mais de história desse lugar tão especial.


Assista este vídeo em nosso Canal do YouTube e saiba como funciona a minha Consultoria!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)

GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Conheça Brancaleone na Calábria! Brancaleone, sem pretensão nenhuma, fará com que você veja – e viva – uma Calábria autentica, apaixonante, única e muito, mas muito especial!

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou ou ainda tem dúvidas? Deixe o seu comentário abaixo que te respondo!



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.