Viajando para a Calábria
Encante-se com a Calábria!

Vamos visitar Maida na Calabria?

A pequena aldeia de Maida é o destino ideal para quem quer conhecer uma Itália mais tranquila e histórica, sendo um destino ainda desconhecido para muitos turistas. Vamos conhecer?

0 197

Vamos visitar Maida na Calabria?

Maida é uma pequena comuna italiana localizada na região da Calábria, com pouco mais de quatro mil habitantes. Baseada na hospitalidade e na beleza de igrejas e monumentos históricos, essa pequena cidade tem muito a oferecer. Vem comigo conhecer Maida! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!!  SAIBA AQUI ONDE DORMIR NA CALÁBRIA!


Assista esse vídeo e descubra um pouco das maravilhas de Maida!


Nossa Introdução

Maida é uma pequena comuna ou município italiano, situada na província de Catanzaro, integrante da região da Calábria. Não é um destino comumente escolhido pelos turistas, o que a torna ainda mais interessante. Que tal fazer um Turismo de Experiência em Maida? Clique aqui para saber mais!

Distante 50km de Catanzaro e caracterizada por ser uma cidade pequena e tranquila, com pouco mais de 4.600 habitantes, de acordo com o último dado atualizado, Maida está localizada em uma colina, entre os rios Jayari e Cottola, e possui somente 58km² de área, mas é repleta de pontos interessantes a serem visitados. Além disso, partindo de Maida, você poderá conhecer outras lindas cidades com fácil acesso. Vamos conhecer?

1) O que fazer em Maida? Visite o Castello di Maida

Apesar de ser uma pequena aldeia, recomendamos que você faça a viagem com calma, pois ainda que sejam poucos os pontos turísticos, carregam histórias fantásticas e devem ser apreciados com calma e tempo.

Para começar o seu itinerário, você pode conhecer as ruinas do Castello di Maida, que já foi sede de uma prisão e ainda mantém algumas de suas celas e escadas. Depois dos anos 50, o monumento foi rodeado por edifícios modernos e mais altos, que acabaram por escondê-lo parcialmente.

Sua arquitetura é quadrada e conta com quatro torres, uma em cada canto. O abastecimento de água chegava através de um aqueduto, que passou por restauração nos anos 90, fazendo com que a cidade fosse cortada por um riacho que alimentava um moinho na entrada norte da cidade.

2) O que fazer em Maida? Visite a Chiesa di San Nicola de Latinis

Em seguida, conheça a Chiesa di San Nicola de Latinis, a segunda mais antiga da aldeia. A data de sua fundação remonta ao século XII, no período normando, quando foi utilizada como castelo pelo rei Ruggero d’Altavilla. Depois, no século XV, foi transformada em Igreja, contando com quatro párocos titulares, de acordo com informações obtidas nos documentos reservados no Arquivo Paroquial.

Logo na entrada, você encontra uma placa informando da restauração realizada em 1638, encomendada por Marcantonio Loffredo, e, acima dela, uma estátua de San Nicola de Latinis, do século XV e ali instalada em 1955. Já no interior da igreja, está a pintura de San Nicola, uma transposição do século XVII da sua iconografia bizantina.

3) O que fazer em Maida? Visite La Chiesa di Santa Maria Cattolica

Como dissemos, a Chiesa di San Nicola de Latinis é a segunda mais antiga de Maida, então chegou a hora de conhecer a primeira: La Chiesa di Santa Maria Cattolica. Conta a história de que a Igreja foi fundada pelos padres Basiliani, filhos de São Basílio, o Grande, no século X. Inicialmente, o rito ali seguido era grego, mas, com o tempo e o passar da história, a língua grega cedeu lugar ao latim e a Igreja manteve o título bizantino de Santa Maria Cattolica, apesar de ser agora administrada por padres de rito latino.

Dom Angeletti, ao visitá-la em 1726, a definiu como aquela que ocupa o primeiro lugar na Diocese, depois da Catedral. A estrutura passou por diversas restaurações depois de terremotos, e em 1926, assumiu as suas dimensões e estrutura atuais. Em seu interior, há um simulacro de S. Francesco da Paola, em tamanho natural, de autoria desconhecida, mas que remonta ao século. XVII, e afrescos (pintura em teto ou parede) de Zimatore e Grillo, incluindo “Cristo Rei com os cinco continentes a seus pés” e os “Quatro Evangelistas”, nos pendentes da cúpula. Também se destacam afrescos de Andrea Cefaly: “Jesus entre os médicos do templo” e “Deixai que as crianças venham a mim”.

4) O que fazer em Maida? Visite o Convento San Francesco di Paola

Para finalizar o seu roteiro turístico, não deixe de visitar o Convento San Francesco di Paola, padroeiro de Maida. O Convento foi construído na segunda metade do século XV.

Hoje, embora esteja parcialmente em ruínas em razão de terremotos dos anos 1600 e 1700, o convento ainda é usado para eventos tradicionais como a “Cicerata”, celebrada em 2 de abril, dia de San Francesco di Paola, e ainda existem peças que sobreviveram ao tempo, como o afresco de San Francesco del Silenzio, a estrutura original da Igreja, a antiga abóbada em cruz, os restos do piso de majólica e a antiga fachada barroca.

Todos esses pontos são bastante próximos um do outro, demandando uma caminhada de apenas 20 minutos entre todos eles.


Mapa com as atrações em Maida

Fonte: Google Maps

Vai se hospedar em Maida?

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Onde ficar em Maida? Agriturismo Constantino

  • Avaliação: 8,5 (Muito Bom!)
  • Valor médio da diária: R$ 400,00*
  • Localização: 2km do centro da cidade
  • Endereço: C.da Donnantonio, 88025 Maida, Itália
  • Serviços:  quartos espaçosos e apartamentos com ar-condicionado e Wi-Fi gratuito. Todos incluem TV de tela plana, frigobar e banheiro privativo.
  • Café da manhã incluso: Sim.
  • (*) o valor é uma média da diária para duas pessoas; os valores podem variar de acordo com a temporada, sem aviso prévio.

Para saber mais e reservar esse hotel clique aqui!

Onde comer em Maida? Agriturismo Constantino

Isso mesmo: na hospedagem, você encontra um ótimo restaurante!


Como chegar a Maida?

A aldeia de Maida fica 20 minutos distante do Aeroporto de Lamezia Terme. No próprio aeroporto, existem serviços de aluguel de carros ou de táxis para fazer seu transporte.

O que ver perto de Maida?

Tropea

Vencedora da aldeia mais linda da Itália de 2021, não precisa nem dizer muita coisa, não é? Localizada em uma enorme rocha, a cidade é um grande observatório do mar, possibilitando uma vista encontrada em pouquíssimos lugares. Leia também: Quais São as Dez Praias mais Lindas Perto de Tropea?

Catanzaro

É a capital da região da Calábria. Conta com parque de biodiversidade e lindas praias nas proximidades. É um destino pouco valorizado pelos turistas, mas possui muita riqueza natural e histórica.

Cosenza

Conhecida como a Atenas da Calábria, tem posição privilegiada e é uma das cidades mais habitáveis da região. Possui clima mediterrâneo e muitas atrações artísticas, históricas e culturais.


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e descubra 5 motivos para conhecer Calábria!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)

Ebook Guia Viajando para a Calabria 2021 - capa bannerQUER VIAJAR PARA A CALÁBRIA?

Receba todas as dicas que você ´precisa para curtir ao máximo sua viagem!
São mais de 80 páginas de informações de quem conhece a Calábria como ninguém. 


BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Vamos visitar Maida na Calabria? Maida é o destino ideal se você busca um lugar tranquilo, pacato e com hospitalidade de sobra. Se você quer fugir da correria diária e de grandes centros populacionais, essa é nossa indicação – já se você prefere lugares mais agitados, talvez essa não seja a viagem ideal para você.

Caso decida viajar para Maida, lembre que sou a única guia em língua portuguesa no território da Calábria. Contratando nossos serviços, você poderá conhecer cada detalhe dessa cidade e de outras da região. Entre em contato aqui!

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.