Viajando para a Calábria
Encante-se com a Calábria!

Rocca Imperiale: uma das aldeias mais belas da Calábria

Rocca Imperiale, na província de Cosenza, em 2018 tornou-se uma das "mais belas aldeias da Itália". A aldeia nos traz um vasto patrimônio histórico, cultural e natural. Vamos conhecer Rocca Imperiale?

0 552

Nossa introdução

Rocca Imperiale é uma pequena aldeia italiana localizada em Cosenza, na região da Calábria, que figura na lista das aldeias mais belas da região. Ideal para quem busca destinos turísticos com grandes histórias e belezas naturais, Rocca Imperiale abriga várias maravilhas. Vamos conhecer Rocca Imperiale? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!!  SAIBA AQUI ONDE DORMIR NA CALÁBRIA!


Assista esse vídeo e conheça um pouco da incrível Rocca Imperiale!


Sua localização

Rocca Imperiale é uma pequena comuna ou município italiano, situada na província de Cosenza, integrante da região da Calábria. É um destino já conhecido para as férias de verão e tem como característica ser uma aldeia medieval.

A cidade faz fronteira com Basilicatae está proxima ao Parque Nacional de Pollino, localizada 200 metros acima do mar, banhada pelo mar Jônico e 7 quilômetros de lindas praias. Vamos descobrir mais?

As fotos usadas neste post são cedidas por Rocca Imperiale.

1) O que fazer em Rocca Imperiale? Experimentar os limões!

Começamos nossa lista com uma experiência gastronômica: Rocca Imperiale é conhecida como a vila medieval onde florescem os limões – e não é à toa: os limões da aldeia são reconhecidos como Produto Agroalimentar Tradicional e recebem a classificação IGP (Indicação Geográfica Protegida), atribuída a produtos gastronómicos ou agrícolas tradicionalmente produzidos numa região, que tem suas qualidades determinadas por essa origem geográfica.

Os limões de Rocca Imperiale, a variedade mais conhecida na Calábria, começaram a ser cultivados ainda no século XVII, quando era comercializada nas feiras de Nápoles. O clima da região é ameno no inverno e as temperaturas variam entre o dia e a noite, o que favorece o florescimento.  Além disso, essa variedade é conhecida como limão remanescente, porque floresce 4 vezes ao ano, com frutos muito especiais a cada floração. Por isso, nossa primeira dica é: não deixe de desfrutar dessa maravilha única!

2) O que fazer em Rocca Imperiale? Caminhar pelo Centro Histórico

Centro Histórico de Rocca Imperiale é bastante especial, pois se assemelha a um belo presépio, com o Castelo ao topo e casas e pequenos palácios em seus pés, como em degraus,resultando em um visual muito interessante e que não deixa de contar a história da aldeia, tipicamente medieval, com casas empoleiradas abaixo do castelo, em posição vigilante, protegendo o território.

Viajando para a Calábria? Lembre-se que precisando de transfers, guia, intérprete ou de auxílio na busca de documentos, pode contar comigo! Basta me enviar um email.

3) O que fazer em Rocca Imperiale? Visitar o Castello Svevo

Castello Svevo é, com certeza, a principal atração de Rocca Imperiale. Localizado no topo da colina, sua construção foi escolhida a dedo para ocupar um lugar de importância estratégica e militar, foi construído por Frederico II di Svevia, ainda em 1221.

Foi a partir da construção do Castelo que teve início o surgimento de um centro habitado. A estrutura do Castello Svevo é grande e muito bem trabalhada, mas não demanda muito tempo. Em menos de uma hora você pode completar o tour.

A planta do Castelo é quadrangular, contando com quatro torres e a entrada ocorre por uma primeira ponte, que leva o visitante a uma pequena estrada, e outra, que em tempos antigos fora levadiça, que leva ao Portal de Frederico e à uma linda cena no mar e nas colinas.

Depois da entrada, é possível ver uma imponente escadaria, com grandes arcos redondos. O primeiro cômodo que é possível visitar é a cozinha, ainda equipada com cisternas e outros equipamentos. Depois, vamos à Piazza d’Armi, decorada com as belas ameias aragonesas, onde é possível conhecer algumas salas de utilização incerta e às salas de recepção do palácio Crivelli, situado no primeiro andar. A sudeste, uma escadaria íngreme desce para o que, segundo contam, eram as prisões do castelo; daqui é possível continuar dentro do grande fosso.

Atravessando a Piazza, passando por baixo do terraço panorâmico, chega-se à Torre Polveriera (Torre de Pólvora) e, à oeste, até à Torre Amigdaloide. Olhando para sul, sob um grande arco redondo, o visitante pode admirar as cavalariças do castelo, onde estão marcadas as baias dos cavalos. Dos estábulos, passando pela Torre di Federico, é possível subir ao andar superior. A partir daqui o visitante, atravessando um pequeno pátio interno, onde são visíveis na parede norte vestígios de um afresco do século XVIII, pode chegar ao terraço panorâmico  de onde se tem uma vista deslumbrante sobre a vila de Rocca Imperiale e o Golfo de Taranto.

A visita ao castelo oferece, portanto, ao visitante atento a oportunidade de remontar seis séculos de história, não só do território local, mas também da experiência muitas vezes complexa e conturbada do sul da Itália.

Fotos de RoccaImperiale.info


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

4) O que fazer em Rocca Imperiale? Roteiro Turístico Religioso

Em Rocca Imperiale, não são poucos os monumentos e edifícios religiosos, por isso foi desenvolvido um Roteiro Turístico Religioso para atender os adeptos ou mesmo quem não é crente, mas se interessa pelas maravilhas da arquitetura.

A Igreja mais importante e também a mais antiga é, com certeza, a Igreja Matriz, dedicada à Santa Maria in Cielo Assunta. Criada no século XIII, tem estilo romântico e nave única e foi construída pouco depois do Castelo. Sua fachada conta com uma grande rosácea com vista para o portal e uma torre sineira, com duas janelas, além de uma pequena torre do relógio.

Outro ponto importante desta rota é a Igreja da Visitação da Bem-Aventurada Virgem Maria, do século XX, que tem a particularidade de ter sido construída em forma de anfiteatro, para possibilitar aos fiéis visão equitativa das celebrações. Foi inaugurada em 04 de agosto de 2001.

Também fazem parte as menores, mas não menos importantes, Igrejas do Crucifixo, de San Giovanni, del Rosario, del Carmine, San Biagio e o Santuário de Santa Maria della Nova.

5) O que fazer em Rocca Imperiale? Ir ao Museo delle Cere

Museu de Cera está localizado no antigo Mosteiro dos Frades Observadores e conta com um ambiente sensacional, aliando o misiticismo, a antiguidade e a combinação entre o sagrado e o profano.

São inúmeras as personalidades ali retratadas em tamanho real e com extrema atenção aos detalhes, desde Madre Teresa de Calcutá, Mussolini, Giuseppe Verdi, Che Guevara, até personalidades locais que trouxeram conquistas à comunidade da aldeia, como o soldado Francesco Mesce.

Os horários do museu são:

  • Verão: segunda a sexta, das 18h às 21h
  • Inverno: segunda a sexta, das 16h às 19h
  • Feriados: das 10h às 13h e das 16h às 20

Se quiser fazer uma visita ao museu, clique aqui para mais informações.

Leia também: Vamos conhecer as aldeias mais belas da Calábria?

Está gostando de conhecer mais da Calábria? Então conheça o nosso e-book com dicas incríveis de roteiros, degustações, onde comer, onde dormir e muito mais! Faça com que a tua viagem pela Calábria seja única com nosso guia prático!

6) O que fazer em Rocca Imperiale? Conhecer as praias!

Como dissemos, a localização de Rocca Imperiale é extremamente privilegiada e, a cerca de 4km do centro histórico, está a aldeia de Rocca Imperiale Marina, com aproximadamente 7 km de costa de um mar cristalino e areia branca.

A principal praia é a Praia de San Nicola, que fica ao norte, no limite com Basilicata. Suas principais características são a areia fina e dourada e a pouca profundidade, tornando o lugar ideal inclusive para viajar com crianças.

Apesar de ser a principal, San Nicola não está sozinha! A Praia Lungomare oferece uma vista esplêndida do Castelo, a Praia con le Pietre é ideal para quem prefere destinos com a areia com mais pedras, sem perder a suavidade, a Praia de Pietra Cervaro, por sua vez, é indicada para quem prefere mar mais profundo e cristalino, como os amantes do mergulho e da adrenalina, já que possibilita o mergulho em todos os lados da rocha.


Mapa das atrações de Rocca Imperiale


Vai se hospedar em Rocca Imperiale?

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Onde ficar em Rocca Imperiale? Dimora Pietrantica

A hospedagem oferece um ambiente que reforça o estilo medieval da aldeia, com todo conforto que você precisa para descansar na sua viagem.

  • Avaliação: 9,7 (Excepcional!)
  • Valor médio da diária: R$ 620,00*
  • Localização: O hotel fica a 9 minutos, a pé, do Castello Svevo e 6 minutos do Museo Delle Cere,
  • Endereço: Corso Federico II di Svevia, 87074 Rocca Imperiale, Itália 
  • Serviços: Wifi gratuito, estacionamento gratuito, minimercado no local, cozinha compartilhada, acessibilidade.
  • Café da manhã incluso: Sim.
  • (*) o valor é uma média da diária para duas pessoas; os valores podem variar de acordo com a temporada, sem aviso prévio.

Para saber mais e reservar esse hotel clique aqui!

Onde comer em Rocca Imperiale? Trattoria dei Poeti

Se você busca uma comida tipicamente italiana em Rocca Imperialie, indicamos o Trattoria dei Poeti, um lugar tranquilo e simples e que também conta com opções vegetarianas.


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e descubra 5 motivos para conhecer Calábria!


Conclusão

O que fazer em Rocca Imperiale? Rocca Imperiale combina beleza natural da paisagem e do mar, um extenso patrimônio histórico e cultural e um clima ameno, resultando no destino perfeito para os turistas.

Caso decida viajar para Rocca Imperiale, lembre que sou a única guia em língua portuguesa no território da Calábria. Contratando nossos serviços, você poderá conhecer cada detalhe dessa cidade e de outras da região. Entre em contato!

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.