Viajando para a Calábria
Encante-se com a Calábria!

O que conhecer em Catanzaro?

Catanzaro, capital da Calábria, é uma das cidades mais bonitas de toda a Itália. Embora seja um pouco subestimada pelos turistas, se apresenta de maneira impressionante e encantadora! Hoje vamos para Catanzaro.

0 74

This post is also available in: English (Inglês)

Nossa Introdução

A capital da região da Calábria, Catanzaro, é o tipo de cidade que nos encanta, tanto por sua riqueza natural quanto por sua riqueza histórica. Pouco procurada pela grande parte dos turistas, a cidade respira arte, cultura e apresenta panoramas naturais de tirar o fôlego. Vamos ao nosso post do dia? O que conhecer em Catanzaro? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!! SAIBA AQUI ONDE DORMIR EM CATANZARO!

Hoje vamos para a Calábria, conhecer Catanzaro, capital da região!

A península italiana, que se estende dos Alpes até o Estreito, possui uma característica na “ponta da bota”, a noroeste – sudeste: ali fica um “gargalo” no nível da área central da Calábria: é o istmo de Catanzaro, a parte mais estreita da Itália. Só isso já valeria sua viagem para a cidade, mas Catanzaro vai além! Histórica, a cidade é de uma beleza única, repleta de atrações para os olhos e para o conhecimento. Vamos conhecer melhor Catanzaro? Leia também QUAIS SÃO OS DEZ LUGARES IMPERDÍVEIS NA CALÁBRIA?

1) O que conhecer em Catanzaro? CONHEÇA O BELVEDERE

Um dos lugares mais bonitos da cidade é o incrível Belvedere, a partir do qual a paisagem se exibe majestosa diante de nossos olhos! Dali nós podemos avistar a paisagem do vale de Fiumarella e do Golfo de Squillace: esplêndida a visão!

2) O que conhecer em Catanzaro? CONHEÇA A CATEDRAL E A CAPELA SAN VITALINO

Vamos começar nossa visita pelo ponto mais importante da cidade: seu centro histórico! A visita começa no incrível Duomo. Conhecida também como a Catedral de Santa Maria Assunta de Catanzaro, foi danificada durante a Segunda Guerra Mundial e, infelizmente foi reformado anacronicamente. A Catedral foi inaugurada em 1121, com uma celebração onde havia a presença do Papa Calisto II, que compareceu para consagrar a nova construção. Em 1309 foi construída a Capela de San Vitaliano, encostada na fachada esquerda da Catedral em uma das entradas conhecida como “porta do olmo”. Nos três nichos da capela, você encontra as relíquias de San Vitaliano (padroeiro de Catanzaro) e dos santos Fortunato e Ireneo. A construção desta Capela, chamada de Capela do Santíssimo Sacramento, data de 1588.

3) O que conhecer em Catanzaro? CONHEÇA A IGREJA DE SANTA TERESA

O passeio continua e você pode seguir para Igreja de Santa Teresa que abriga a Madonna delle Grazie de Gagini e um interessante convento, presente ali desde o século XVI. O complexo monumental de San Giovanni foi construído no Castelo Feudal de Catanzaro.

4) O que conhecer em Catanzaro? CONHEÇA OS PALÁCIOS DE CATANZARO

Imperdível também, especialmente por sua belíssima arquitetura, são os palácios nobres como Palazzo Riso, Mancusi, Menechini e De ‘Nobili. Eles estão espalhados por toda a Piazza Grimaldi, que é como se fosse a sala de estar de Catanzaro e é o coração do centro histórico.

5) O que conhecer em Catanzaro? CONHEÇA OS PARQUES DE CATANZARO

Catanzaro também oferece verde, muito verde! Para uma caminhada na vegetação, sugerimos os incríveis parques da Villa Margherita e o da Villa Trieste. Além dos mais, há outros locais muito interessantes, veja a seguir:

Parque Arqueológico de Scolacium

Este parque é o paraíso para quem gosta de arqueologia! Ele está localizado na estrada que leva de Catanzaro à Marina de Catanzaro e, ali, você encontra os restos de Skilletion que emerge entre as oliveiras centenárias. Ali você também pode observar uma ruína do século XIX que foi transformada em museu e abriga os restos encontrados na área. A coleção conta com artefatos que vão desde os tempos pré-históricos até a Idade Média, passando pelas eras grega e romana. A atração principal, porém, fica por conta do impressionante Teatro, colocado em uma encosta natural da colina e capaz de receber até cinco mil espectadores. Dali, a alguns metros, fica o anfiteatro. Não deixe também de ver a Basílica construída pelos normandos.

Parque da Biodiversidade do Mediterrâneo

É na verdade um complexo que abriga um museu, lagoas, um jardim botânico e o Parque Internacional da Escultura. O Parque Internacional da Escultura é uma das grandes atrações, pois, ao ar livre, expõe suas obras de arte contemporânea instaladas por todo o parque de maneira muito interessante!

Parque Nacional de Sila

É, sem dúvida, um dos parques mais conhecidos da Itália, isso porque o Parque Nacional de Sila é composto por 80% de floresta de lariço e faia e é considerado um dos ‘pulmões’ verdes da Itália. Com toda essa natureza quase intocada pelo Homem, o parque nos oferece a chance de “imersão” na área: aqui você pode fazer trekking, canoagem, piqueniques, observar os pássaros e esquecer tudo. Sem pressa, com calma, tranquilidade e uma paz que só a natureza em seu estado mais puro pode nos trazer! Saiba aqui mais sobre o Parque Nacional de Sila!

Golfo de Squillace

Depois de uma visita às igrejas, ao centro histórico e aos palácios, além dos parques de Catanzaro, podemos finalmente caminhar em direção ao mar como se não houvesse amanhã! O Golfo de Squillace é cercado por praias de areia agradável e falésias de granito que formam um dos trechos mais impressionantes da Itália: a Costa degli Aranci (Costa das Laranjas). Ali ficam belos resorts à beira-mar e conhecidos como Soverato, além das imperdíveis praias de Caminia e Copello.

No meio do caminho, você encontra as famosas Vascas di Cassiodoro, que era usado pelos antigos romanos para a criação de moreias. Já em Pietragrande fica a área dos penhascos que se alternam com as rochas: é aqui que se “escondem” algumas das praias mais lindas de toda a Calábria. Merece destaque, Soverato, na parte sul do Golfo de Squillace. Sua beleza e importância se devem a vários fatores ambientais que tornam esse lugar incrível, com um clima ameno e agradável ao longo de todo o ano. As praias de Soverato têm areia fina e clara e suas águas são calmas e rasas. Durante o verão é animada por eventos e shows, incluindo o Magna Grecia Film Festival.

VIAJANDO PARA A CALABRIA - Guia de ViagensQUER VIAJAR PARA A CALÁBRIA?

Receba todas as dicas que você ´precisa para curtir ao máximo sua viagem!
São 117 páginas de informações de quem conhece a Calábria como ninguém. Apenas 4,99 euros - aproveite! 


BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Um pouco sobre Catanzaro

A província de Catanzaro tem vista para dois mares: o Jônico, a leste, e o Tirreno, a oeste; faz limite, ao norte, com Sila e, ao sul, com as Serras Calabresas (Serre Calabresi). O istmo de Catanzaro faz parte da área central do território da província e é um vale estreito com 30 km de comprimento. Esse estreito liga o Golfo de Squillace ao Golfo de Sant’Eufemia e é considerado o trecho mais estreito de toda a península italiana.

As origens de Catanzaro

As origens de Catanzaro estão ligadas à colonização grega da Magna Grécia, que batizaram os habitantes desta região como ‘Italoi’, isso porque o rei se chamava Ítalo. Durante o Império Romano a Calábria foi chamada de Itália e, mais tarde, nomeou toda a península, ou seja, o nome Itália nasceu na Calábria. Hoje, a área mais conhecida do ponto de vista turístico é entre Catanzaro e Soverato, no centro do Golfo de Squillace!

Aqui você encontra trechos de costa rochosa que se mesclam com grandes trechos de praia encantando os olhos mais exigentes. A província é conhecida pelo turismo à beira-mar, principalmente, por causa da Costa Jônica, mas também pelo turismo de inverno em Sila, que possui excelentes estações de esqui! Perto dali ficam também cidades como Taverna, Cortale e Tiriolo, que, sem sombra de dúvida, também merecem uma visita.

A cidade das três colinas

Catanzaro também é chamada “a cidade das três colinas” em referência às mesmas colinas representadas no brasão da cidade: a colina de Trifone, a colina do Bispado e a colina do Castelo, que hoje são ocupadas – respectivamente – por San Rocco, Piazza Duomo e de San Giovanni.

Os três ‘V’: vento, veludo, Vitaliano

O vento, que em Catanzaro é sempre presente, faz parte também dos três ‘V’: vento, veludo, Vitaliano, sendo este último o santo padroeiro da cidade. O veludo se refere à arte antiga da seda, da qual Catanzaro, desde a Idade Média e até o final do século XVIII, era centro de produção do nobre tecido.

Curiosidade sobre Catanzaro

  • Há uma hipótese que diz que o nome Catanzaro deriva do termo grego Katartarioi, ou fiandeiras de seda.

Assista esse vídeo e saiba: Como pegar um trem na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


 


Conclusão

Catanzaro é o tipo de cidade que precisa ser visitada! Subestimada, a cidade oferece o melhor dos mundos: mar e montanha, além de contar uma história com diversas heranças dos mais variados povos que passaram por ali formando a personalidade atual de Catanzaro: alegre, receptiva e de uma beleza única!

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Deixe uma resposta / Leave a comment

Seu endereço de email não será publicado.