Viajando para a Calábria
Encante-se com a Calábria!

Vale a pena fazer o reconhecimento da cidadania diretamente na Itália?

“Tudo vale a pena se a alma não é pequena”* já disse o poeta. Sim, fazer o processo de cidadania na Itália é muito vantajoso!

0 32

Nossa Introdução

Todo descendente de italiano que deseja usufruir do seu direito de fazer o reconhecimento da cidadania existem duas vias no administrativo: indo a um consulado mais próximo de sua residência ou vindo à Itália.  E hoje vamos te ajudar a saber se vale a pena fazer o reconhecimento da cidadania diretamente na Itália? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!!  SAIBA AQUI ONDE DORMIR NA CALÁBRIA!

1) Agilidade do tempo do processo

Sabemos como alguns serviços burocráticos são demorados. O reconhecimento da cidadania é um deles. A documentação exigida, as traduções, as idas e vindas de documentos, etc. Os consulados prestam serviço no Brasil, ou em outros países da América. No entanto, as filas de espera pelo reconhecimento são extensas. Existem milhares de pessoas no Brasil aguardando o resultado dos seus processos. Com isso, comprovamos que fazer o processo diretamente na Itália é muito vantajoso se comparado com o tempo que leva pelas vias consulares. Leia também: quem Tem Direito À Cidadania Italiana?

A primeira vantagem de todas é o tempo: 

  • Aqui na Itália leva de três a seis meses para estar concluindo o processo. Em nossa experiência aqui no Sul da Itália o tempo pode ser ainda menor: de três a quatro meses.
  • No Brasil, por exemplo, pela via consular o tempo de um processo de reconhecimento da cidadania italiana chega a 10 ou mais anos! Diretamente na Itália esse tempo é reduzido a meses!

As modalidades de “fila”: 

Em um levantamento feito no Brasil, sobre o estado das “filas da cidadania” nas circunscrições consulares italianas constatou-se que existem duas modalidades de “fila”:

  • AS FILAS TRADICIONAIS – Cinco consulados têm as chamadas “filas tradicionais”. Nesta modalidade o cidadão interessado no reconhecimento da cidadania envia um requerimento escrito ao consulado, por correio ou por e-mail, e é colocado numa lista de espera.
  • A “LOTERIA DA CIDADANIA” – O Consulado-Geral no Rio de Janeiro e o Consulado em Belo Horizonte adotam o sistema da “loteria da cidadania” é um sistema pelo qual o consulado disponibiliza em uma plataforma online um número limitado de vagas por semana.

Sem sombras de dúvidas, a agilidade no processo é a maior vantagem de estar fazendo o reconhecimento direto na Itália. Compreendendo a importância de ter a cidadania europeia, as vantagens que estão incluídas, o prazer de ter um direito reconhecido, o tempo é um fator de muita relevância. Quanto antes, melhor!

2) Participação ativa no processo

Durante o tempo que você estará no território italiano para fazer todo o processo, você estará usufruindo de benefícios que não seriam possíveis no Brasil pela via consular. Apresentar-se nos ofícios te ajuda a interagir e entender como funcionam os trâmites legais. Conhecer os oficiais que serão responsáveis pelo andamento do seu processo. Você reconhece o passo a passo do que está fazendo. Compreende a importância de cada documentação, como por exemplo:

  • O seu CPF italiano;
  • você compreende para quê serve a residência, porque ela é importante;
  • As traduções das certidões, que são feitas por  tradutores juramentados.

Você entra em contato com pessoas que querem conhecer sua história e que desejam fazer um reconhecimento da cidadania pela sua história, pela história do seu antepassado. Esse é outro benefício: conhecer a sua própria história, a história do seu antepassado. De onde os seus antepassados (antenados) vieram, conhecer a cidade onde eles moraram se você tiver essa possibilidade. Leia também: 8 Passos Para Começar Sua Árvore Genealógica

A história oral e a ancestralidade sempre caminham juntas…

A história oral e a ancestralidade sempre caminham juntas, dessa forma é muito importante ouvir histórias de parentes e pessoas mais velhas. É importante para a construção e fortalecimento das nossas identidades e para a compreensão das nossas origens e também da história do passado. E assim, podemos nos enriquecer como indivíduos empoderados por sua cultura e suas raízes. Transpassando esse conhecimento para as gerações futuras, assim como a cidadania italiana é passada de geração em geração.

O resgate da história da família

Muitas pessoas que fazem o trabalho de resgate da história da família ganham força durante tempos difíceis, pois aprendem sobre como seus ancestrais superaram seus próprios desafios. Esse resgate também pode fortalecer os laços que unem as gerações.

Em nossa experiência, já presenciamos encontros e descobertas incríveis, até mesmo a identificação da casa onde o antepassado morou. Foi muito emocionante esse momento. Presenciar a importância da ancestralidade, da família, da consanguinidade, afinal de contas, A família é o nosso início e o nosso fim: é para onde sempre podemos voltar! Essa é uma emoção que só vindo à Itália você vai conseguir ter. Leia também sobre quais são as vantagens e desvantagens de morar no sul da Itália?

3) Bagagem cultural

Sair do seu país para viajar por um curto período de tempo já é algo extremamente enriquecedor! Muito mais quando você fica por alguns meses em outro país! De 3 a 6 meses, que é o tempo máximo para a resolução do processo de cidadania diretamente na Itália, é o tempo que você tem para mergulhar em muito conhecimento e cultura! Leia também: Quais São Os Dez Lugares Que Você Precisa Conhecer Na Calábria?

Conhecimento da língua e da cultura italiana

Nesse tempo de três a quatro meses você vai estar adquirindo muito conhecimento tanto da língua quanto da cultura italiana como um todo. Ainda que você não tenha muito tempo para se dedicar ao estudo da língua, suas necessidades diárias te darão a possibilidade de aprender e entender como funciona a cultura italiana, os funcionamento dos serviços burocráticos, compreender mais a fundo a cultura de seus antepassados.

Oportunidade de conhecer a Itália

Você pode aproveitar o tempo que estará dando entrada e aguardando o resultado do processo para conhecer lugares belíssimos e as características culturais de cada lugar. Conhecer a Itália é o sonho de muitas pessoas. Aqui você pode conhecer aldeias medievais ainda intactas! Segundo a UNESCO, mais da metade de todo patrimônio histórico e artístico da humanidade estão na Itália. Ainda tem a possibilidade de conhecer diversos sítios arqueológicos e aqui existem mais de 3 mil museus! Saiba aqui: Quais São As Melhores Escolas De Culinária Na Calábria?

Visitar as grandes e pequenas cidades, museus e vinícolas, a cidade e o campo. Aprender sobre a gastronomia italiana, sobre as tradições religiosas da região, sobre os hábitos e costumes. Enfim, fazer um turismo cultural ou ecológico e ainda aperfeiçoar o idioma italiano. Essas são as possibilidades de quem vem à Itália para fazer o processo de reconhecimento da cidadania.

AGRADECIMENTO ESPECIAL a empresa “Calabrì Cidadania Italiana”

Obrigada por colaborar produzindo este post, produzindo conteúdos de qualidade e recheados de dicas e informações;)
  • Instagram: CALABRI_CIDADANIAITALIANA.
  • Facebook: CALABRI CIDADANIA ITALIANA.

Assista esse vídeo e saiba: Vale a pena fazer o reconhecimento da cidadania diretamente na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


VIAJANDO PARA A CALABRIA - Guia de ViagensQUER VIAJAR PARA A CALÁBRIA?

Receba todas as dicas que você ´precisa para curtir ao máximo sua viagem!
São 117 páginas de informações de quem conhece a Calábria como ninguém. Apenas 4,99 euros - aproveite! 


BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Vale a pena fazer o reconhecimento da cidadania diretamente na Itália? SIM!!!! Fazer o reconhecimento da cidadania diretamente na Itália não é apenas adquirir um passaporte italiano e todas as vantagens diplomáticas, mas ter a sensação de ter renascido, de ter adquirido uma nova identidade e regressar ao país de origem, deixando aqui uma nova casa criada nesse período que estiveram na Itália.

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.