Viajando para a Calábria
Encante-se com a Calábria!

Quais são as vantagens de morar no Sul da Itália?

Hoje vamos falar quais são as cinco vantagens de morar no Sul da Itália.

0 555

Nossa Introdução

Montanha, mar e construções históricas se mesclam de forma harmoniosa e impecável em quase todas as cidades no Sul da Itália, e para falar um pouco mais a fundo sobre o Sul da Itália, resolvemos preparar uma lista especial com as vantagens de morar no Sul da Itália. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!! SAIBA AQUI ONDE DORMIR NA CALÁBRIA!


Vamos conhecer a Calábria? Assista a esse vídeo incrível!

(Fonte: Fodix)


1) Quais são as vantagens de morar no Sul da Itália? PRIMEIRA VANTAGEM: O CLIMA!

No Sul da Itália o clima é muito favorável! É bem diferente do Norte italiano. As estações são bem definidas. Podemos usufruir bem as características de cada estação e aproveitar o sol quando ele chega com força.

Outuno no Sul da Itália

O outono é conhecido como a estação das chuvas. Faz frio, mas nada comparado ao inverno. Mesmo no Outono podemos ir à praia. Os dias tendem a ser mais curtos pois escurece mais cedo. Outono é o momento do aconchego. É a estação das folhas secas que dão um colorido especial a cada cidade. Um espetáculo de tons amarelo, laranja e vermelho.

Inverno no Sul da Itália

O nosso inverno é rigoroso, como em toda Europa. Entre os meses de dezembro e fevereiro a temperatura varia de 2°C a 14°C.  Mas o inverno, assim como as outras estações, possui seus encantos. Quando neva é maravilhoso! As montanhas ficam todas branquinhas! A paisagem fica tomada por essa beleza pálida. Podemos brincar na neve, esquiar, tomar nosso chocolate quente em família…

Primavera no Sul da Itália

Na primavera, podemos passear nos parques, visitar o litoral, visitar as cidades medievais, as aldeias medievais. O clima é ameno, o inverno já se foi e o calor do verão ainda não chegou. As cidades ficam alegres, floridas, coloridas. As cidades do Sul, que já possuem seus encantos, tornam-se indescritíveis!

Verão no Sul da Itália

O verão é bem quente e seco com sol forte o dia todo. Parece que estamos em clima Tropical. Praias belíssimas, verdadeiros paraísos aquáticos. O mar é cristalino! As cidades ganham muita movimentação e alegria. Podemos fazer muitos passeios a céu aberto com muita caminhada por lugares belíssimos!

Dica de Ouro

  • E quem não gosta muito de calor, pode ficar na região montanhosa que possui clima mais ameno além de riquíssimo ecossistema e belezas naturais.

2) Quais são as vantagens de morar no Sul da Itália? SEGUNDA VANTAGEM: OS ALIMENTOS!

A qualidade dos alimentos produzidos no Sul da Itália é uma grande vantagem em se morar aqui. Nossos alimentos são genuínos, adquiridos direto dos produtores. Aqui as pessoas, geralmente, comem o que plantam ou compram de produtores locais. Verduras e legumes frescos, peixes e frutos do mar também fresquinhos. Sem falar nas “pastas” feitas à mão. Produtos gostosos, saudáveis e baratos. Os italianos são mundialmente reconhecidos por suas tradições, sua gastronomia e arquitetura. O vinho italiano também é reconhecido por sua excelência. O sul possui cidades que se destacam na produção vinícola. Vinhos de altíssima qualidade! Leia também: gastronomia da Calábria: história, aromas e sabores!

As Frutas…

Existe uma grande variedade de frutas e verduras o que possibilita adaptar cardápios familiares. Quem vem do Brasil pode encontrar muitos alimentos que já conhecemos e ao mesmo tempo se surpreender com a qualidade que possuem aqui. O pêssego, por exemplo, é muito maior do que estamos acostumados no Brasil! O damasco aqui é chamado de albicocca.

O Pomodoro é o nosso tomate. Existem diferentes tipos de tomate para cada coisa. Os italianos do Sul têm a tradição de preparar o próprio molho de tomate e isso é feito em grandes quantidades e para conserva. A vantagem da conserva artesanal é o menor teor de sódio e a ausência de conservantes e outros aditivos artificiais tão comuns em conservas industrializadas.. As conservas prolongam a vida útil dos alimentos e garantem a presença de alguns alimentos mesmo fora da sua época. Comer no Sul é comer BEM: de forma SAUDÁVEL e ECONÔMICA. Vamos Fazer Um Tour De Enogastronomia Na Calábria?

3) Quais são as vantagens de morar no Sul da Itália? TERCEIRA VANTAGEM: O CUSTO DE VIDA E A MORADIA!

A moradia é um fator importante na hora de decidir onde morar. Aqui no Sul a moradia não é cara. As locações são mais baratas do que no Norte do país. Você pode optar por morar nas cidades mais centrais ou em cidades pequenas ou aldeias medievais. Nas cidades maiores o custo benefício é muito atraente, pois você vai pagar um pouco mais caro mas terá a vantagem de ter supermercados, bancos, escolas por perto. Se você escolher morar em uma cidade pequena, uma aldeia medieval, por exemplo, você não precisa se locomover muito para chegar nos lugares. Clique aqui e conheça nossa seção sobre as aldeias da Calábria!

Transporte Público

Um diferencial no transporte público na Itália é o fato de não ter cobrador e nem catraca. Cada região italiana tem uma empresa que gerencia as linhas de ônibus. Essas empresas liberam duas vezes por ano uma lista de linhas com os pontos de embarque. Nela você tem os horários, número do ônibus e onde ele para.  Você encontra esse guia gratuitamente em tabacarias e nos sites das empresas. Saiba aqui: o que conhecer na Calábria utilizando o Transporte Público?

Em muitas cidades pequenas o transporte privado é dispensável pois os centros históricos são fechados ao trânsito. Mas, nada que uma caminhada não resolva. Morar em uma cidade pequena é ter a vantagem de fazer quase tudo a pé. De carro as distâncias são curtas e o tráfego praticamente não existe. Conheça nossa seção Viajando de Carro! Aqui temos posts sobre como estacionar na Itália, multas, placas de sinalização e muitos mais!

4) Quais são as vantagens de morar no Sul da Itália? QUARTA VANTAGEM: A EDUCAÇÃO!

O sistema de ensino é um tema importante para quem pretende viver em outro país com filhos menores e até mesmo com idade para ingressar na universidade. A educação na Itália é caracterizada pela sua excelência. Nas cidades do sul, que são cidades menores, as escolas possuem um número menor de alunos por classe, cerca de 20 alunos, o que favorece muito na formação. O diálogo é facilitado entre todos os membros da comunidade escolar. Você tem acesso aos professores, à escola e aos serviços educacionais locais.

Agora vamos a mais detalhes…

  • O cardápio das escolas tende a ser mais saudável pois utilizam alimentos orgânicos e seguem a dieta comum do lugar, ou seja, consomem produtos mais naturais e menos industrializados.
  • Para os alunos que não falam italiano há professores que são preparados para ajudá-los. Em sua maioria, as escolas possuem uma seção bilíngue.
  • As universidades públicas também são atrativas para quem deseja continuar seus estudos acadêmicos. A Universidade da Calábria está entre as dez melhores universidades da Itália.

5) Quais são as vantagens de morar no Sul da Itália? QUINTA VANTAGEM: A FAMÍLIA!

Última, mas não menos importante! Nada melhor do que morar em um lugar onde exista acolhimento, tranquilidade e qualidade de vida. A Itália é conhecida, no mundo inteiro, como um país onde as pessoas gostam de festa, gostam de comer bem, gostam de estar em família, se reunir para ouvir e contar “causos”. Os italianos gostam de estar juntos, gostam de cozinhar juntos e isso ajuda na socialização dos recém chegados. No Sul, essas características são bem marcantes.

Um pouco mais sobre a família italiana…

A cultura, a música, a gastronomia, são repassadas para as gerações mais novas, fortificando as raízes e mantendo as tradições. Os laços familiares são constantemente reforçados em encontros dominicais, Pranzo di famiglia, o almoço com a Mamma.  Na sequência: Antipasti, secondo, formaggio e frutta, dolce e licor ou café…” quem está acostumado com a culinária italiana fica logo com água na boca!

O “bom italiano” é aquele que gosta de acolher, gosta de conversar e gosta de ajudar, gosta de fazer amizades. Esse ambiente acolhedor está presente no Sul da Itália. Essa característica cultural é percebida aqui : chamar pra comer, chamar para conversar, contar histórias. A família é muito valorizada aqui. Esse clima familiar ajuda a acolher na família e, também, na cidade onde escolhemos morar.

Agradecimento ESPECIAL…

Post elaborado pela nossa querida amiga e parceira Lindara Nobre, do Calabrì Cidadania Italiana.
  • Instagram: CALABRI_CIDADANIAITALIANA.
  • Facebook: CALABRI CIDADANIA ITALIANA.

Assista esse vídeo e saiba: Fazer uma viagem perfeita para Itália? Como funciona a consultoria da Ana Patrícia? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)



Conclusão

Quais são as vantagens de morar no Sul da Itália? Essas são as principais vantagens em se escolher as regiões do Sul da Itália para morar. Quem compara, sempre destaca essas características importantes.

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.