Viajando para a Calábria
Encante-se com a Calábria!

Estrada do vinho na Calábria

Você sabia que a Calábria possui uma estrada do vinho muito especial? Pois é, e é para lá que nós vamos hoje.

0 53

Nossa Introdução

Quando falamos de vinho, alguns rótulos do norte italiano logo nos surgem em mente, porém o sul da Itália também produz vinhos excepcionais e alguns deles são produzidos na nossa bela Calábria, que possui, inclusive, uma belíssima estrada do vinho. Vamos conhecê-la? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!! SAIBA AQUI ONDE DORMIR NA CALÁBRIA!


Vamos conhecer a Calábria? Assista a esse vídeo incrível!

(Fonte: Fodix)


Um pouco sobre a Calábria

Quando falamos de Calábria, pensamos em mar, praias esplêndidas e natureza abundante e é esse cenário cinematográfico, aliado a um clima espetacular, que oferece à região fazer algo extraordinário: produzir vinhos impecáveis! A Calábria, como todas as regiões italianas, produz vinhos divinos e possui, claro uma Estrada do vinho, que nós vamos conhecer hoje. A Estrada do Vinho é, na verdade, um percurso enogastronômico e nos oferece uma verdadeira aula sobre os sabores calabreses. Atualmente elas são divididas conforme apresentamos a seguir. Leia também: gastronomia da Calábria: história, aromas e sabores!

Nota

  • O termo “Enogastronômico” (você também pode encontrar escrito como “enogastronomia”) significa “turismo de gastronomia e vinhos”. Essencialmente, é uma palavra italiana e, também, é uma palavra “nova” e não muito comum “AINDA”! Conheça nossa seção sobre alimentação no site Viajando para Itália, clicando aqui!

1) Estrada do vinho na Calábria: CONHEÇA A ESTRADA DA FLORESTA E DO VINHO

As castanhas e oliveiras da zona são rodeadas por vinhas que produzem excelentes vinhos de Denominação de Origem Controlada: o Savuto Rosso e o Savuto Rosato; além do tradicional Sopressa, que recebe a Denominação de Origem Protegida.  Vamos Fazer Um Tour De Enogastronomia Na Calábria?

2) Estrada do vinho na Calábria: CONHEÇA A ESTRADA DOS SABORES CASSIODOREI

Nessa rota incrível, o azeite merece destaque. As oliveiras são cultivadas de maneira orgânica, e a maior parte dos produtos feitos aqui segue a mesma linha. Os aspargos silvestres e as ervas, se mesclam com pomares e hortas e nos oferecem panoramas únicos. Outro grande destaque desta zona são as alcaparras; na lista podemos também incluir os queijos locais: incríveis! Leia também Quais São Os Dez Lugares Que Você Precisa Conhecer Na Calábria?

3) Estrada do vinho na Calábria: CONHEÇA A ESTRADA DOS SABORES DO COSENTINO TIRRENO MÉDIO

Entre sabores variados e elegantes, podemos encontrar por aqui o autêntico e delicioso vinho Verbicaro DOC. Além do vinho, por aqui você também encontra outros sabores únicos como figos secos, cidra cristalizada, os famosos pimentões e o Panacielli. Saiba aqui: Quais São As Melhores Escolas De Culinária Na Calábria?

4) Estrada do vinho na Calábria: CONHEÇA A ROTA DOS SABORES DO PORO

Sabores, aromas, cores e mais sabores! Assim podemos definir a deliciosa Rota do Poro. Aqui, os produtos Vibonese propõem diversos ensacados e produtos de sabor forte e marcantes. Entre eles encontramos a Spilinga Nduja, o Peccorino de Monte Poro, a famosa cebola de Tropea, e também merecem destaque: o azeite produzido na zona, a tradicional e famosa trufa de Pizzo e o Mostaccioli de Soriano. Quais são os tipos de vinhos italianos?

5) Estrada do vinho na Calábria: CONHEÇA A ESTRADA DOS SABORES DE SIBARITIDE

Passando pelo centro histórico da Calábria, é um território esplêndido e é zona de dois vinhos muito importantes para a região calabresa: o IGT, Esaro e Valle del Crati. Como produtos IGP, encontramos por aqui as clementinas, que são docinhas, belas e deliciosas. A zona é também a capital mundial do alcaçuz. Leia também Turismo de Experiência na Calábria!

6) Estrada do vinho na Calábria: CONHEÇA A ESTRADA DOS SABORES SILANI

Aqui temos cinco destaques de grande importância: a batata, os bosques, o setor pecuário, as castanhas e a produção de cereais. É impossível passar por aqui sem falar do magnífico queijo Caciocavallo Silano DOP e da deliciosa Pancetta di Calabria, também DOP. A mistura de sabores dos produtos feitos aqui são impressionantes! Pode acreditar! O artesanato dessa zona também é muito apreciado e merece ser conhecido. Conheça os 10 melhores queijos italianos aqui!

7) Estrada do vinho na Calábria: CONHEÇA A ROTA DO VINHO DO CONHECIMENTO E SABORES

Aqui merecem destaques as vinhas! Encontramos vinhas de Gaglioppo, Greco Nero, Tuscan Trebbiano, Malvasia e Greco Bianco. Também encontramos vinhas de Chardonnay e Cabernet, cultivadas pelos mais ‘modernos’, no entanto, esse trecho da rota do vinho se dedica com fervor ao Cirò e Melissa, vinhos DOCS muito importantes dessa região.

8) Estrada do vinho na Calábria: CONHEÇA A ROTA DO VINHO BRUTIUM E SABORES

Por aqui encontramos os preciosos DOCs: o Donnici, ao sul de Cosenza, e ao norte o mais recente membro da família, o San Vito di Luzzi, que é o herdeiro direto do vinho produzido pelos monges da Abadia de Sambucina. Os sabores também ficam por conta de outros produtos como o Capocollo DOP, a Pancetta DOP, o pão de ló de Dipignano, a linguiça DOP e a soppressata DOP.

9) Estrada do vinho na Calábria: CONHEÇA A ESTRADA DOS VINHOS E SABORES DE LAMEZIA

Por aqui os produtos são sempre excelentes. Podemos citar, entre os vinhos que merecem destaque: o Lamezia DOC, o Valdamato IGT e Calabria IGT; quando falamos de produtos excepcionais, seria uma enorme injustiça deixar de fora da lista sabores únicos e espetaculares como o capocollo di Calabria DOP, a tradicional cebola roxa de Tropea, a clementina IGP, o crocette de Figo, o cuzzupe, os queijos, o licor de limão, o azeite virgem extra, e a soppressata di Calabria.

10) Estrada do vinho na Calábria: CONHEÇA A ROTA DO VINHO E SABORES LOCRIDE

A famosa região do único Greco di Bianco DOC. Ele é o vinho mais interessante e famoso da Calábria. A cor âmbar desse vinho se deve ao desenvolvimento fenólico das uvas muito maduras. O vinho apresenta uma textura suculenta e aveludada, com um fundo de bouquet de aromas que nos remetem a flores de laranjeira, citrinos e notas de ervas, que ganham destaque com a maturação do vinho. O Greco di Bianco DOC é diferente de todos os outros vinhos produzidos na região, já que é mais suave ao paladar. O vinho é produzido com as uvas parcialmente secas antes de serem esmagadas e fermentadas; neste processo, se concentra os açúcares naturais dos mostos o que aumenta o teor alcoólico do vinho em até 17% (ou mais).

11) Estrada do vinho na Calábria: CONHEÇA A ROTA DO VINHO E SABORES POLLINO-CASTROVILLARI

E, finalmente, concluímos nossa lista com a área responsável pelo incrível Pollino DOC. Essa denominação representa uma das áreas vitivinícolas mais importantes da Calábria. Todos os vinhos da denominação Pollino DOC são baseados nas variedades de uvas utilizadas na produção do vinho. O vinho apresenta uma cor vermelho rubi, um aroma intenso e frutado – com aroma de ameixa e groselha e, na boca, é seco e saboroso. É algo que, de fato, parece divino!



Cidades que fazem parte da Rota do Vinho na Calábria e suas respectivas vinhas

Estrada do vinho na Calábria
Fonte: Via Pinterest.

Assista esse vídeo e saiba: Fazer uma viagem perfeita para Itália? Como funciona a consultoria da Ana Patrícia? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

A estrada do vinho na Calábria não é uma das mais visitadas da Itália, porém se apresenta, tanto quanto suas ‘primas’ do norte, de maneira elegante, charmosa e inesquecível. Seus sabores, aromas e cores atraem todos os nossos sentidos e nos oferece experiências impressionantes que começam assim que um pedacinho do céu toca nossa boca, seja ele um alimento ou um dos impecáveis vinhos calabreses.

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.