Viajando para a Calábria
Encante-se com a Calábria!

Dez motivos para conhecer a Calábria?

0 103

Nossa Introdução

Mar, céu azul e belezas infinitas! A Calábria é um dos lugares mais lindos da Itália e hoje vamos te apresentar dez motivos para conhecê-la! Terra distante e solitária a Calábria guarda belezas e tesouros inigualáveis! Embora a estrutura turística ainda esteja sendo aperfeiçoada, a região conquista os turistas por seu jeito rústico. Abaixo listamos dez, excelentes, motivos para você conhecer essa terra única! Vamos ao nosso post do dia: Dez motivos para conhecer a Calábria?  Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!!


Assista a esse vídeo incrível sobre a minha bela Calábria e se encante!

1) Dez motivos para conhecer a Calábria? O MAR CRISTALINO

Fonte Roseli Bertarelli

O mar da Calábria é impressionante e cidades como Pizzo e Tropea, onde fica concentrado o turismo de ‘massa’, apresenta estruturas turísticas a beira mar cheios de charme, areia branca e um mar cinematográfico! A praia de Pietragrande é uma joia com seus penhascos e é destino também dos italianos.

Seguindo ao Sul encontramos Scilla, cidade cheia de mistério e lendas! Outra praia maravilhosa é a Praia a Mare, que recebeu a ‘Bandeira Verde’, que certifica o local como ideal para quem está com crianças. Se você busca todo o luxo italiano, vá para Copanello, que é o antro da elegância da região. Em Amantea, banhada pelo Mar Tirreno, é onde fica grande parte dos pontos históricos e culturais, como, por exemplo, o Palazzo delle Clarisse e as cinco igrejas da cidade.

 

2) Dez motivos para conhecer a Calábria? AS MONTANHAS E OS PARQUES NATURAIS

Sila

Sua “praia” não é praia? (risos) Sem problemas! Que tal subir as montanhas e aproveitar os parques naturais calabreses? Um dos mais lindos é o Parque Nacional de Polino, que é também o maior da Itália. O parque se estende até Cosença e sua vegetação é quase toda dominada pelos famosos pinheiros negros. O parque é ideal tanto no verão quanto no inverno, sendo bastante democrático para todos os gostos e apresentando as mais variadas atividades ao ar livre.

Outro parque incrível é o Parque Nacional de Aspromonte, que é famoso por suas oliveiras e árvores de frutas cítricas. Diversão garantida também é passar o dia em  Sila, que passa por Catanzaro e é onde fica o parque homônimo, Parque Nacional da Silla. A vegetação de destaque daqui são pinheiros que dominam os bosques e as trilhas.


Assista a esse vídeo e se encante com mais belezas da Calábria!

3) Dez motivos para conhecer a Calábria? AS ALDEIAS CALABRESAS

Italy, Calabria, Morano Calabro

A Calábria abriga as aldeias mais lindas da Itália! Lugares como Fiumefreddo, Altomonte, Scilla, Gerace e Morano Calabro figuram na lista dos burgos mais bonitos da Europa. Para se ter uma ideia, da lista oficial do ‘Club dos Burgos Mais Bonitos da Itália’ que é composta por 217 burgos em todo o país, 10 deles ficam na Calábria. A lista tem como objetivo potencializar o turismo nessas cidades e valorizar a cultura local.

 

4) Dez motivos para conhecer a Calábria? OS MUSEUS E OS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS

Bronzes de Riace Museu de Reggio Calabria

Entre os inúmeros museus presentes na Calábria, um dos mais famosos é o Museu Nacional de Reggio Calabria, é ali que ficam os indefectíveis Bronzes de Riace: estátuas de dois guerreiros gregos recuperados no mar de Riace em 1972, os Bronzes são considerados a 12ª Maravilha do mundo!

Outro museu imperdível é o Locri Epizefiri, que fica dentro de um sítio arqueológico e é dedicado a Zeus. O Museu Etnográfico Raffaele Corso, em Palmi, também merece uma visita e é integrado à Casa da Cultura, onde ficam outros espaços para exposições. Temos também o Museu Arqueológico Nacional de Crotone, que abriga coleções belíssimas de toda a região e também da antiga cidade de Kroton. Outro local famoso e interessante é a Gruta Del Romito que é um dos sítios arqueológicos mais famosos da Europa. Em Papasidero, a Gruta é famosa por seu valor cultural inestimável e merece, MUITO, uma visita!

GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

5) Dez motivos para conhecer a Calábria? A MAGNA GRECIA

Stefano Contin Flick 1280 x 720

Os resquícios da Magna Grecia são visíveis até hoje na Calábria. Sua maior concentração de sítios arqueológicos daquele período se espalha em diversas cidades calabresas como, por exemplo, Kaulon e Casamatta. Em Casamatta fica um dos pontos mais recentes descobertos (há 3 anos) e apresenta um belíssimo mosaico com dragões, golfinhos e motivos florais.

A Calábria foi colonizada pelos gregos no século VIII a. C. e depois foi uma das cidades mais importantes do Império Bizantino. Após um longo período foi dominada pelos normandos, suevos, anjous e aragoneses, ou seja: é uma mistura impressionante de história, povos e cultura! Algumas das cidades da Calábria mais importantes que integraram a Magna Grécia foram: Reggio Calabria, Locri, Crotone, Sibari, Palmi e Lamezia Terme.

CURIOSIDADES: VOCÊ SABIA QUE EM 2017 O NEW YORK TIMES ELEGEU A CALÁBRIA COMO UM DOS 52 LUGARES IMPERDÍVEIS A SEREM VISITADOS NO MUNDO? FOI A ÚNICA REGIÃO ITALIANA ELEITA PELO NEW YORK TIMES EM 2017!E VOCÊ, VAI FICAR DE FORA?

6) Dez motivos para conhecer a Calábria? A ORIGEM DO NOME ITÁLIA FOI NA CALÁBRIA 

Foi na Calábria que o país da bota recebeu seu nome! Há diversas teorias sobre o nome Itália e algumas das mais conhecidas são: o nome deriva de italói, que significa ‘habitantes das montanhas’; outra teoria diz que os antigos gregos chamavam a região de ‘vituli’, que era chamada dessa maneira pela adoração daquele povo pelos ‘vitelli’, bezerros em italiano, e de ‘vitulli’ o nome se tornou Itali e, por último, Itália.

Outra teoria diz que o nome Itália vem da Roma Antiga: dizem que os romanos chamavam o sul do país de Itálica, o que significa ‘terra de bois’ e, com o passar do tempo, o nome passou a ser Itália. Ou seja: Itália é um nome de origem grega que, até hoje, significa bezerro. Antes de ser o nome do país, o nome Itália designava somente a região da Calábria; já o nome Calábria deriva do grego Kalon-Brion, e significa ‘terra que faz surgir o bem’, ‘terra abundante em bens’ e se refere à fertilidade da região. O significado propriamente dito da palavra Calábria é ‘terra de zonas rochosas’, portanto: calabreses são ‘habitantes de terras rochosas’.

7) Dez motivos para conhecer a Calábria? A ENOGASTRONOMIA

A cozinha calabresa é uma das mais ricas do mundo!  Começando com as massas caseiras, que são temperadas com molhos feitos a base de tomate e pimentas ou pimentões, passando por carnes de porco e cordeiro, sem esquecer-se dos peixes extremamente frescos, e as verduras.

Para comer o melhor peixe da Calábria o lugar ideal é a cidade de Mammola. As berinjelas também são muito utilizadas na Calábria e aparece em antepastos, ou como acompanhamento e até mesmo no prato principal, quando é recheada com carne ou cogumelos, entre outro ingredientes.

A pimenta é a rainha em Soverato e o sabor marcante é delicioso! Uma iguaria típica da Calábria é a ’Nduja di Spilinga: picante e cremosa, é ideal para comer como aperitivo. Não podemos deixar de citar as legendárias cebolas de Tropeia; com seu sabor doce, faz parte de diversos pratos calabreses. Entre a sobremesas merecem destaque ‘pitte ‘nchiuse’, que são pequenas tortas recheadas com nozes, uvas passas, amêndoas, pinhão e mel. Os vinhos são um show a parte: os mais renomados são os de Cirò, que recebem a denominação DOC.

8) Dez motivos para conhecer a Calábria? OS FESTIVAIS REGIONAIS

Nas noites de verão as cidades calabresas são tomadas por celebrações e festas! Por exemplo: Kaulonia Tarantella Festival, que acontece entre Julho e Agosto em Caulonia. A cidade fica repleta de turistas e moradores locais e o clima animado dá o tom às festividades.

A Magna Graecia Film Festival é outro festival importante que já chegou à sua 10ª edição e apresenta os melhores nomes do cinema italiano.

Em Agosto acontece, em Spilinga, a Festa da ‘Nduja. A Festa da Berinjela acontece todos os anos em Palmo, geralmente em Agosto. Em Cittanova temos o Festival Internacional do Stocco e para fechar o calendário de festividades, temos 21ª Festa do Doce, em Cessanti.

9) Dez motivos para conhecer a Calábria? A VIDA NOTURNA

Para quem gosta da vida noturna há algumas cidades calabresas que parecem ter nascido para o entretenimento noturno! Algumas das discotecas mais frequentadas são: Rebus, que fica em Caminia; a Scogliera, que é uma joia em um pico no mar em Pietragrande; e o Tempio di Atlantide, o maior local noturno da região que fica em Montepaone Lido. Todos os anos muitos DJs internacionais se apresentam em locais pela costa calabresa.

 

 

10) Dez motivos para conhecer a Calábria? PARQUE DE AVENTURA E PARQUES AQUÁTICOS

Um dos parques mais novos da Calábria (e mais inovadores!) é o Aventure in Borgo que é um parque REPLETO de diversão dentro de uma aldeia que fica na cidade de Sellia, na provincia de Catanzaro. Tem atração para todas as idades, de diversos níveis de dificuldade e está imerso em uma esplendida natureza. Para os pequeninos (mas para os adultos também!), a diversão é garantida!

A Calábria possui parques aquáticos super renomados e completos para quem não quer ficar só no mar. Dois deles são: o Acquapark Odissea 2000, em Rosano, onde estão disponíveis mais de 25 atrações e oferece opção para todos os gostos. O outro incrível é o Aquafans, em Praia a Mare, que com uma infinidade de atrações, apresenta algumas áreas temáticas e, caso queira, é possível optar pelo ‘pacote VIP’, que oferece alguns mimos durante a estadia no parque como sauna, banho turco, cromoterapia e massagens!


Assista esse vídeo e saiba: Como planejar a sua viagem para Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


Conclusão

A Calábria, como vimos, vai além de mar; tem cultura, natureza, vida noturna latente, enogastronomia e muito mais! É uma terra cheia de encantos a serem descobertos e apaixonante! E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Deixe uma resposta / Leave a comment

Seu endereço de email não será publicado.