Viajando para a Calábria
Encante-se com a Calábria!

Vamos conhecer Papasidero e a gruta de Romito na Calábria?

Visite Papasidero com a famosa Caverna do Romito e o maravilhoso Santuário de Nossa Senhora de Constantinopla!

2 77

This post is also available in: English (Inglês)

Nossa Introdução

Por que visitar a gruta de Romito em Papasidero? Por que é um dos sites arqueológicos mais antigos da Europa e portanto é um tour imperdível na  Calábria! Vamos ao nosso post do dia? Vamos conhecer Papasidero e a gruta de Romito na Calábria? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!! SAIBA AQUI ONDE DORMIR NA CALÁBRIA!

1) Vamos conhecer Papasidero e a gruta de Romito na Calábria? CONHEÇA UM POUCO SOBRE PAPASIDERO

Papasidero está localizada sobre um esporão rochoso do Monte Ciagola, na margem esquerda do rio Lao e é uma pequena aldeia entre as montanhas do maciço de Pollino. Situado a 210 metros acima do nível do mar, fica a poucos passos do Vale de Mercure e era o centro favorito do ascetismo basiliano, na verdade, o nome deriva do grego ‘Papas Isidoros’, um frade basiliano bizantino de um mosteiro grego-ortodoxo da região, a cabeça de uma das muitas comunidades religiosas que povoaram o vale. Esta pequena cidade calabresa está localizada dentro da Reserva Natural do Parque Nacional de Pollino.

A Reserva Natural do Vale do Lao

Papasidero é a área de partida para excepcionais excursões pela natureza, exceto pela parte mais povoada, todo o território do município de Papasidero é ocupado e protegido pela bela Reserva Natural do Vale do Lao, que se estende a mais de 5.000 hectares ao longo do curso do rio. O rio Lao, um dos maiores e mais intactos cursos de importância ecológica de toda a Itália, atravessa metade da reserva, limitando-se naturalmente em duas zonas, a zona leste selvagem e fascinante e a sempre interessante zona ocidental, mas com maior carga antropogênica e sujeita a exploração agrícola e pastoril.

As Atrações em Papasidero

Papasidero fica a poucos quilômetros da costa do Tirreno, perto dos principais balneários da Riviera dos Cedros, como Scalea, Fuscaldoe Diamante. O que a tornou conhecida de muitos turistas que vão para Papasidero foram os traços humanos que datam do período Paleolítico, comprovados pelas descobertas feitas na famosa Caverna do Romito, uma das principais atrações deste centro, a poucos quilômetros mais ao norte da área. O charme do patrimônio arqueológico do local da Caverna do Romito, a sugestão do Santuário de Santa Maria de Constantinopla, o espírito aventureiro do rio Lao e o sabor genuíno dos produtos alimentares e do vinho, são as principais características de Papasidero, veremos em mais detalhe neste texto.

2) Vamos conhecer Papasidero e a gruta de Romito na Calábria? VISITE A CAVERNA DO ROMITO

A pré-histórica Caverna do Romito é certamente a principal atração para os turistas que visitam a pequena vila medieval e é uma das expressões mais interessantes de arte rupestre do Paleolítico Superior. A Caverna de Romito, em Papasidero, continua a ser uma das coisas mais interessantes do Tirreno Cosentino e a presença humana na área tem testemunhado, desde a sua pré-história, este importante sítio arqueológico, descoberto em 1961.

A caverna é dividida em dois ambientes, uma caverna, propriamente dita, e um espaço externo. Este local possui seis corpos Paleolíticos importantes, de indivíduos de baixa estatura e inúmeros artefatos de pedra e ossos. Tanto a parte interior quanto a área externa, parecem ter sido uma espécie de ‘santuário’ de ritos funerários. Em uma pedra de calcário, colocada na boca da caverna posteriormente, você pode admirar a bela grafite do boi, chamado de Bos Primigenius, que viveu há 15.000 anos. Leia também Você é descendente de Calabrês?

3) Vamos conhecer Papasidero e a gruta de Romito na Calábria? VISITE O SANTUÁRIO

A influência bizantina pode ser documentada nos resíduos culturais da população, mas também no patrimônio artístico como uma das Igrejas que você deve visitar: o Santuário da Nossa Senhora de Constantinopla, do século XI-XIII. Apoiando-se contra a pedra que rola na margem direita do rio Lao, em um belo cenário natural, este santuário preserva um importante afresco de Nossa Senhora Hodegétria com a criança e uma estátua de madeira da Virgem do final do século XVII. Leia também Quais os Santuários imperdíveis da Calábria?

A Capela de Santa Sofia

A construção foi realizada em uma planta de cruz grega, com três naves, e chega-se a ela através de uma ponte construída em 1904, por Nicola Dario, sobre os restos de outra (ainda visível) da Idade Média. Outros afrescos do período bizantino podem ser vistos na Capela de Santa Sofia, uma construção de forma ligeiramente trapezoidal, que está situada entre as casas antigas da aldeia, de fato, o centro histórico do país, mostra um traçado urbano tipicamente medieval.

4) Vamos conhecer Papasidero e a gruta de Romito na Calábria? VISITE O CASTELO MEDIEVAL

E por último no vilarejo na parte de cima fica o Castelo Medieval que data dos séculos XI-XIII e que ainda possui trechos de paredes e a torre da mudança da guarda. O castelo é apresentado como uma estrutura construída com pedras lavradas colocadas no lugar com argamassa e borda de pedras de tufo quadrado, presas com tijolos. Após o primeiro período, presumivelmente normando, o castelo foi adaptado várias vezes por trabalhos de famílias sucessivas ao longo do tempo, tais como os Marsico, os Alitto e os Spinelli; no século XVIII foi transformada, por estes últimos, em palácio. A construção tem uma planta quase retangular, com uma torre semicircular, onde, originalmente, devia ser o ponto de conexão das paredes.

VIAJANDO PARA A CALABRIA - Guia de ViagensQUER VIAJAR PARA A CALÁBRIA?

Receba todas as dicas que você ´precisa para curtir ao máximo sua viagem!
São 117 páginas de informações de quem conhece a Calábria como ninguém. Apenas 4,99 euros - aproveite! 


BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Assista o vídeo a partir do minuto 08:07 e se encante com esse lugar incrível! 


Como Chegar em Papasidero?


Este pequeno centro calabrês é alcançado por todos os meios de transporte.

1) Como Chegar em Papasidero? DE AVIÃO

O aeroporto mais perto é o de Lamezia Terme, ou seja: você pode chegar o local de ônibus ou alugando um carro. Saiba aqui como ir do Aeroporto de Lamezia Terme para o Centro de Lamezia, Cosenza e Reggio Calabria!

Leia também nossos posts sobre Aeroportos na Itália no meu outro blog (Viajando para Itália):

2) Como Chegar em Papasidero? DE TREM

Para quem preferir o trem, Papasidero é atendida pela estação ferroviária de Scalea, que fica há 20 km da cidadezinha. LEIA O POST COMO CHEGAR NA CALÁBRIA PARA CONHECER MAIS DETALHES!!

Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.

3) Como Chegar em Papasidero? DE CARRO

Para chegar até Papasidero é necessário pegar a autoestrada A3 Sa – RC, pegar a saída  de Mormanno-Scalea e seguir pela SS 504.

Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS. Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo e saiba: Como planejar a sua viagem para Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)



Conclusão

Vamos conhecer Papasidero e a gruta de Romito na Calábria? Papasidero está localizado em um dos mais belos cenários naturais da Calábria e está rodeado por belas florestas de castanheiros. É o ponto de partida de muitas trilhas para caminhadas e mountain bike, se você sentir vontade de natureza selvagem e esportes de aventura, além de arqueologia pré-histórica, você só precisa fazer uma visita a esta pequena cidade na Calábria.

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

2 Comentários/Comments
  1. Maria Kuraly Diz / Says

    Gostei muito do seu blogue, conhecer a Calábria é um sonho. Gostaria de saber qual o preço do seu serviço pra localizar junto ao Comune pra tirar uma Certidão de Nascimento do meu nono

    1. Ana Patricia Da Silva Diz / Says

      Bom dia Maria, te respondo via email. Abraços, Ana

Deixe uma resposta / Leave a comment

Seu endereço de email não será publicado.