Viajando para a Calábria
Encante-se com a Calábria!

Vamos passear com o trenzinho de Sila?

Para os apaixonados por passeios alternativos, diferentes e divertidos, hoje trazemos uma excelente opção: passeio de trem a vapor na Calábria, mais precisamente em Sila. Vou deixar aqui dicas e informações úteis para você fazer esse passeio imperdível na Calábria!

0 21

Nossa Introdução

Quem não adora um passeio de trem? Está na Calábria e quer fazer um programa diferente? Está com crianças? Então já pode se preparar para embarcar nessa aventura super divertida: passeio de trenzinho em Sila! Vamos saber mais? Vamos ao nosso post do dia? Vamos passear com o trenzinho de Sila? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!! SAIBA AQUI ONDE DORMIR NA CALÁBRIA!


Assista a esse vídeo Racconti a Vapore di Sila

(Fonte: Il treno della Sila)


Um pouco sobre a Calábria…

A Calábria é uma região pouco visitada por turistas, mas abriga atrações, história, monumentos e tantas outras atrações incríveis, que merecem ser conhecidas. Uma delas é o famoso trem a vapor de Sila! É tão interessante que fica difícil colocar em palavras como é fazer um passeio dessa maneira! Saiba aqui Como encontrar parentes calabreses!

Mas onde fica Sila?

Sila é uma vasta área montanhosa ao sul da Itália. A cidade fica na região centro-norte da Calábria, e se estende por 150.000 hectares, passando pelas províncias de Cosenza, Crotone e Catanzaro. Sila é, na verdade, dividida de norte a sul, em três partes: Sila Greca, Sila Grande e Sila Pequena e caracterizada pela presença de vários picos de montanhas, planaltos, áreas arborizadas espessas e lagos de profundidade.

O Parque Nacional de Sila e suas atrações

É aqui, imerso na natureza, que encontramos o incrível, e mais antigo, parque nacional da Calábria: o Parque Nacional de Sila. Ele é um dos mais antigos do país e possui mais de 73.000 hectares de área protegida! O lugar é um esplendor e pode ser explorado tanto no verão quanto no inverno, já que possui ótimas estações de esqui! Hoje, porém, vamos passear com o famoso trem de Sila! Isso mesmo! Sila conta com um trenzinho histórico e muito charmoso, que vai te transportar para outras eras!

1) Vamos passear com o trenzinho de Sila? SIM! CONHEÇA O PERCURSO DO TREM

Tudo começa com o som alto do apito do trem, “avisando” que ele está partindo! A locomotiva logo começa a girar e, quando vemos uma nuvem de fumaça escura surgindo aos arredores do trem, sabemos que ele já está deixando Moccone pra trás! A locomotiva 353 faz a viagem saindo de Moccone a San Nicola Silvana Mansio, e passando por Camigliatello Silano, Ringhio, Sculca e Croce di Magara. Panoramas maravilhosos, rodeados de natureza, paz e diversão! É difícil tentar escolher o trecho mais bonito, ou o que nos oferece um cheiro de bosque mais intenso: tudo parece mágico, diferente, único!

Uma viagem de Moccone a San Nicola Silvana Mansio passando por Camigliatello Silano a bordo de um trem a vapor histórico do início do século passado parece algo tão simples, mas vai te transportar no tempo: aquele tempo onde ainda podíamos abrir as janelas para sentir a brisa no rosto, àquela época onde tudo era mais simples, e tão gostoso!

Vamos passear com o trenzinho de Sila?
Mapa com o percurso do trenzinho (Fonte: Site do Treno di Silla)

2) Vamos passear com o trenzinho de Sila? SIM! CONHEÇA UM POUCO DA SUA HISTÓRIA

Hoje, sessenta anos depois da conclusão do trecho entre Cosenza e San Giovanni in Fiore, o trem de Sila ainda encanta! Pois é: a ferrovia Silana partia de Cosenza e chegava a San Giovanni in Fiore. Foi aberta em seções, durante 1916 e 1956. Em 1997, o serviço de passageiros entre San Giovanni e Camigliatello começou a ser suspenso, e começou a se expandir novamente somente em 2008, em Spezzano, e depois em 2010, em Pedace. Fazia parte dessa seção as ainda visíveis pelo caminho estações de Pedace, Serrapedace, Celico, Rovito, Santo Janni e San Giovanni em Fiore; algumas delas estão abandonadas, outras se transformaram em casas particulares.

Locomotiva Original

A locomotiva é de 1926 (sim! Ainda é a original!), e foi fabricada pela empresa Borsig (fabricante alemã). Não é dos mais econômicos em termos de consumo, pois, para ir e voltar consome impressionantes oito toneladas de carvão e para “acompanhar”: três metros cúbicos de água! A composição foi montada e desmontada, restaurada e hoje atinge 40 quilômetros por hora, com 800 cavalos de potência, mas – por questões de segurança – não é raro que o trem não ultrapasse os 15 quilômetros por hora, o que nos dá a chance de apreciar cada centímetro desse caminho tão bonito!

3) Vamos passear com o trenzinho de Sila? SIM! FIQUE ATENTO AOS HORÁRIOS

O trem sai de Moccone às 10h30, mas sugerimos que você chegue com, pelo menos, quinze minutos de antecedência. Depois de 10 ou 15 minutos, estamos na estação de Camigliatello e, finalmente, chega-se a Silvana Mansio às 11h30. A volta é mais rápida, cerca de meia hora, mas não menos interessante! O trem de volta sai às 14h00. O tempo é curto, mas é suficiente para comer algo de maneira rápida.

Quando se chega a San Nicola Silvana Mansio, a estação de bitola mais alta da Europa, com 1400 metros de altura, a atração ali é acompanhada por muitos espectadores: o suprimento de água da locomotiva e a mudança de direção que ocorre ao girá-la em uma plataforma rotativa com a única força braçal! É incrível!

VIAJANDO PARA A CALABRIA - Guia de ViagensQUER VIAJAR PARA A CALÁBRIA?

Receba todas as dicas que você ´precisa para curtir ao máximo sua viagem!
São 117 páginas de informações de quem conhece a Calábria como ninguém. Apenas 4,99 euros - aproveite! 


BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Informações Úteis

Para comprar os bilhetes do trem, você tem que ir ao site da Ferrovia da Calábria (clique aqui), para saber mais sobre o trem, você pode acessar o site oficial do Trem de Sila (clique aqui).

Sobre os Ingressos

Os ingressos podem ser comprados online e, sugiro, que você os compre com antecedência, mas pode-se também comprar in loco, lembrando de que não é garantia de que você os encontrará – especialmente na alta temporada. Os valores sofrem pequenas alterações para quem os compra online a para quem os compra direto na bilheteria: comprando online você paga 15 euros para adultos e 8 euros para crianças de zero a 12 anos; na bilheteria, você paga somente dois euros, tanto para adultos quanto para crianças. O trem conta com 120 lugares, ou seja, enche bem rápido!

Dica de Ouro

  • Evite utilizar roupas claras! Lembre-se de que o trem é a Vapor, ou seja, voa pozinho escuro para todos os lados! Sim! Você vai sair de lá um pouco sujo!

Assista esse vídeo e saiba: Viajar com crianças pela Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)



Conclusão

Vamos passear com o trenzinho de Sila? Os trens a vapor sempre nos causam frisson! Divertido, interessante, parece quem nos transportam no tempo: é incrível! Se estiver com crianças: programa imperdível! Eles ADORAM! E se divertem! Durante a viagem, observe a paisagem, respire o ar puro – que se mistura com o odor do carvão criando um aroma inesquecível – e lembre-se de fazer fotos: não só com a máquina fotográfica ou com o celular, mas com o coração e com a lembrança, que vai te acompanhar pra sempre!

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Deixe uma resposta / Leave a comment

Seu endereço de email não será publicado.