Viajando para a Calábria
Encante-se com a Calábria!

Conheça San Lucido na Calábria

Na região do Alto Tirreno de Cosenza, encontramos essa pequena preciosidade: San Lucido. Pouco conhecida, nos oferece uma verdadeira imersão na alma calabresa! Discreta, elegante e cheia de charme, San Lucido é o tipo de cidade que vai ganhar seu coração. Vamos saber mais sobre essa beleza chamada San Lucido?

2 182

Nossa Introdução

Com pouco mais de 6 mil habitantes, San Lucido se apresenta de maneira discreta, mas muito elegante. Com monumentos históricos, é uma cidade que ganha nosso coração de todas as maneiras possíveis. Localizada na província de  Cosenza, San Lucido nos oferece atrações históricas, achados arqueológicos e vistas de tirar o fôlego. Hoje vamos conhecer um pouco melhor a esplêndida San Lucido, na Calábria. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!!  SAIBA AQUI ONDE DORMIR NA CALÁBRIA!

Um pouco mais sobre San Lucido

San Lucido não é uma cidade grande e é possível conhece-la em meio dia. Pouco conhecida por turistas, é uma cidade calma, acolhedora e de um charme que chama nossa atenção. Não é uma cidade para que gosta de agito, pois é, realmente, muito tranquila, mas é o destino ideal para quem quer conhecer uma Calábria autentica e cheia de belezas. A cidade é tranquila, rodeada pela natureza e nos oferece excelente herança cultural e histórica. Hoje nós vamos descobrir mais um pedacinho da nossa querida Calábria e vamos explorar um pouco essa cidade deliciosa chamada San Lucido. Conheça 10 lugares imperdíveis na Calábria!

1) Conheça San Lucido na Calábria: VISITE O CASTELO RUFFO

San Lucido é uma cidade composta por diversos monumentos, verdadeiras heranças históricas que os diversos povos que passaram por ali nos deixaram. Um dos pontos turísticos mais famosos da cidade são as ruínas de seu belíssimo Castelo Ruffo. Foi aqui que nasceu o cardeal Fabrizio Ruffo, comandante do exército da Santa Sé que combateu a República Napolitana em 1799, e reconquistou Puglia, Basilicata e Calábria de volta para as mãos dos Bourbons. Leita também: 8 Passos Para Começar Sua Árvore Genealógica.

Em 1092 a cidade de San Lucido foi doada por Ruggero d’Altavilla ao Arcebispo de Cosenza, Arnolfo II. Este, por sua vez, queria defender o território e ordenou a construção do Castelo. A fortaleza também passou pelas mãos da família Carafa, entre 1494 a 1611 e, mais tarde, pertenceu à família de Sangro, para finalmente se tornar propriedade da família Ruffo, que a manteve até 1806. Nas ruínas ainda podemos ver os porões, as cisternas e as passarelas; no alto ficam as muralhas e os canhões e podemos ver também uma ponte de alvenaria que atravessa o fosso; nas ruínas também podemos observar a ponte que ligava o castelo à igreja de San Giovanni Battista. Conheça aqui as vantagens de morar no sul da Itália!

2) Conheça San Lucido na Calábria: VISITE A IGREJA S.S. ANNUNZIATA E A IGREJA DE SAN GIOVANNI

No centro da cidade, com breves caminhadas, encontramos diversas igrejas, e uma das mais importantes da cidade é a igreja S.S. Annunziata que é um dos raros exemplos da arquitetura do século XV. Ali ainda estão preservados alguns painéis lindíssimos esculpidos no século XVI. Não deixe de visitar a Igreja de San Giovanni, localizada ao lado do Castelo. Seu interior é formado por três naves, e, ali, você encontra uma tela do século XVIII que nos apresenta o Batismo de Jesus. A obra é assinada por Francesco Saverio Jorio e foi realizada em 1789. No interior da igreja também podemos ver uma imagem da Madonna del Pilerio, atribuída a Pascaletti. Conheça aqui um Roteiro de 6 dias na Calábria!

3) Conheça San Lucido na Calábria: VISITE OS PALAZZOS

Já no centro histórico podemos observar os belos palácios que se erguem imponente na praça principal. Entre vários deles, merecem destaque: o Palazzo Manes, do século XVIII, e o Palazzo Zagarese, do século XIX. Ambos de uma beleza única!

4) Conheça San Lucido na Calábria: VISITE O MIRAMARE

Outro ponto que merece destaque em San Lucido é sua abundante natureza. A natureza é, sem dúvida, um dos pontos altos dessa pequena cidade na Calábria. Com uma posição privilegiada, a apenas 56 metros acima do nível do mar, a cidade nos oferece uma costa esplêndida. O pôr do sol na cidade é poético, pois ver o sol ‘tingindo’ a cidade de dourado é, de fato, mágico! Uma das vistas mais bonitas é a vista do Miramare, que é uma pequena praça circular e, aqui, há uma lenda bem famosa: dizem que uma jovem chamada Cilla, se atirou do Miramare tentando chegar ao seu amado pescador que havia se perdido no mar. Hoje, ali, há uma pedra com uma escultura e com seu nome, posicionada exatamente no local de onde ela teria se atirado.

5) Conheça San Lucido na Calábria: VISITE O PANORAMICA

Outro ponto belíssimo é o chamado Panoramica, que também oferece uma vista magnífica. Nos dias mais claros, você pode ver o mar, as montanhas e até mesmo a Sicília. Daqui o pôr do sol é impecável, mas, à noite, a vista também cintila com suas casas e estabelecimentos com suas luzes.


Mapa com as atrações em San Lucido na Calábria

Conheça San Lucido na Calábria
Fonte: Google Maps


Dica Imperdível

Um dos pontos turísticos mais visitados e que você não pode deixar de ir é a conhecida Escada do amor! A escada fica na Via Annunziata, e é um dos mais belos atalhos de San Lucido. Ali você pode ver cores e símbolos românticos pintados elegantemente nos degraus da escadaria.

Um pouco de história…

Com achados arqueológicos encontrados em Contrada Palazzi (que é hoje é Petralonga), a história de San Lucido era rota grega grego no mar Tirreno até a chegada dos romanos, nos séculos V e IV a.C. A origem do nome da cidade ainda não foi bem esclarecido, mas alguns historiadores associam o nome da cidade ao do Santo Lúcido de Aquara; porém, ainda há controvérsias e, alguns, relacionam nome  a outras fontes e citam, inclusive, os bizantinos, alegando que o local foi batizado como homenagem a Sant’Aniceto.

Em 1092, Ruggero, o duque da Calábria doou a cidade ao arcebispo de Cosenza, Arnolfo II, que enfeitou a cidade com diversos monumentos. Já a partir de 1487, a cidade se tornou um feudo das famílias de Sangro, Carafa, Della Tolfa e Ruffo que o mantiveram até 1806. O castelo da cidade pertenceu aos príncipes de Ruffo di Calabria, ancestrais de Paola Ruffo di Calabria, rainha dos belgas como consorte de Albert II, e em 1744 o cardeal Fabrizio Ruffo, chefe do Exército da Santa Fé ou Sanfedista, nasceu ali. Desde 1811 é um município autônomo.


VIAJANDO PARA A CALABRIA - Guia de ViagensQUER VIAJAR PARA A CALÁBRIA?

Receba todas as dicas que você ´precisa para curtir ao máximo sua viagem!
São 117 páginas de informações de quem conhece a Calábria como ninguém. Apenas 4,99 euros - aproveite! 


BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Conheça San Lucido na Calábria – Se quiser ‘fugir’ da grande movimentação das grandes cidades e conhecer um pouco da autentica Calábria, com encantos, natureza, beleza e história, seu destino, facilmente, pode ser San Lucido.  E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

2 Comentários
  1. Jamita Diz

    Qual melhor forma de ir a calablia saindo de portugal

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Jamita deve verificar um voo de Lisboa ou porto para Lamezia Terme. Mais info aqui: https://www.viajandoparaacalabria.com/calabria-como-ir-do-aeroporto-de-lamezia-terme-para-o-centro-de-lamezia-cosenza-e-reggio-calabria/ grande abraço e qualquer coisa me avise, Ana

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.