Viajando para a Calábria
Encante-se com a Calábria!

Vamos visitar Aieta? Uma das aldeias mais belas da Itália!

Neste Post você visitará uma das mais belas aldeias da Itália, com os seus sabores e tradições, na província de Cosenza e membra da associação das mais belas aldeias da Itália!

2 109

Nossa Introdução

A riqueza do nosso país não se limita apenas em museus, mas em algo intangível que inspira a todos aqueles que passeiam por ali a encontrar cidades grandes e pequenas. A este respeito há áreas inteiras da península onde a história dos lugares, pessoas, tradições culturas, artesanato, comida e vinho destes territórios, são mantidos em pequenos espaços, onde ficam objetos e elementos de um passado distante e oferto à curiosidade dos visitantes.  Vamos ao nosso post do dia? Vamos visitar Aieta? Uma das aldeias mais belas da Itália! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!!


Assista a esse vídeo curto sobre Aieta!


Um pouco mais sobre Aieta…

Talvez o maior patrimônio cultural nas nossas aldeias é, precisamente, mantido na miríade de pequenos museus que recolhem testemunhos da vida rural, pastoral e artesã de povos inteiros. Este argumento é ainda mais válido se você olhar para regiões como a Calábria, e neste texto você vai visitar uma dessas aldeias, com os seus sabores e tradições, na província de Cosenza, é a cidade de Aieta, membra da Associação das mais belas aldeias da Itália. É uma das menores cidades e características do Tirreno Cosentino, que integra o Parque Nacional de Pollino.

Sua paisagem é montanhosa, com trilhas de até 1.462 metros, do Monte Ciagola e tem a divisão do mar azul do Golfo de Policastro. A antiga cidade de Aieta é o núcleo nobre, o espelho brilhante de um ambiente agrícola na montanha que ainda está intacto e cheio de charme que o rodeia. O arco de montanhas que circunda a área e a vista para o mar, em frente à Ilha de Dino, juntamente com florestas de carvalhos e faias, são sinais indeléveis da agricultura pioneira que fez planos cultiváveis e debulhados nos terrenos que forjam picos de um ambiente único.

O Centro Histórico de Aieta

Seu centro histórico preserva traços indeléveis de seu passado. As ruas de Aieta te golpeiam de imediato e faz parecer que você está em um lugar onde o tempo parou; uma cidade encantadora, onde a paz suprema reina. Embora pequena Aieta abriga muitas igrejas e capelas.

Vamos visitar Aieta? Uma das aldeias mais belas da Itália!
Centro Histórico de Aieta

1) Vamos visitar Aieta? Uma das aldeias mais belas da Itália! VISITE A IGREJA MATRIZ, A CAPELA SÃO VITO MARTIRE E A PONTE DA ADDOLARATA

Em primeiro lugar, há a Igreja Matriz, na praça principal, com os afrescos esplêndidos, onde você pode ver uma imagem da Virgem, uma cruz de prata da segunda metade do século XVI e um incrível órgão do mesmo século. Depois há o patrono da Aieta, São Vito Martire que tem uma capela em sua honra, mas vale a pena uma visita, mesmo, na Ponte da Addolorata e São Giuseppe, perto do Palácio Renascentista.

2) Vamos visitar Aieta? Uma das aldeias mais belas da Itália! VISITE O PALÁCIO RENASCENTISTA E O MUSEU VIRTUAL DE AIERA

Entre as coisas relevantes de Aieta, há evidências de um passado ilustre, e o Palácio Renascentista do século XVI; no centro histórico, de grande impacto visual, fica uma das construções antigas de grande interesse histórico e arquitetônico da região. Desde Julho de 2012, é possível visitar o Museu Virtual de Aieta. Aqui você pode mergulhar no mundo dos gráficos 3D e descobrir como era o Palácio do Renascentista de Spinelli no momento do seu maior esplendor com a reconstrução de salas com afrescos do convento que fica ao lado.

Um pouco sobre o Palácio Renascentista

Dentro, há várias salas, algumas com afrescos, bem como as de serviço, guardas, cozinhas, despensas, sala de armas, e prisões, uma vez que é um edifício público e foi declarado monumento nacional há apenas um século atrás; hoje ele é usado pela cidade para conferências e eventos.

A aldeia de Aieta e seu maravilhoso edifício do século XVI é um raro exemplo de estilo renascentista na Calábria, localizado no centro histórico de Aieta e domina com a sua grandeza e construção subjacente. Foi construído no século XVI pelos Marqueses de Cosentino, Senhores do Aieta; o edifício passou para Cosentino Scalea, em 1571, e foi vendido aos Spinelli em 1767. Em 1913 foi declarado monumento nacional, e, em seguida, tornou-se propriedade da cidade, em 1980.

Vamos visitar Aieta? Uma das aldeias mais belas da Itália!
Euzinha e minha cliente querida em Aieta – Foto com as pimentas de Aieta (secando ao sol)

Você Sabia?

O centro da história da pequena cidade de Cosenza é caracterizado por ruas estreitas onde existem casas e edifícios com muitos portais de pedra locais, fabricados pelos pedreiros ‘aietanos’ qualificados, entre os séculos XVII e XVIII. Para completar a visita, os moinhos de água, alguns dos quais são medievais, são acessíveis a partir do centro através de uma ponte antiga.

3) Vamos visitar Aieta? Uma das aldeias mais belas da Itália! CONHEÇA A GASTRONOMIA DE AIETA

Aieta, como muitas cidades da Calábria, é também um destino para um turismo culinário crescente, entre os produtos locais existem embutidos, que são os carros chefes do local, como o chamado ‘Prisuttu de puorcu’ (presunto), o rei de produtos ‘aietanos’, que também possui um festival de verão dedicado a ele.


Assista esse vídeo e saiba: Qual o melhor período para viajar para a Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


VIAJANDO PARA A CALABRIA - Guia de ViagensQUER VIAJAR PARA A CALÁBRIA?

Receba todas as dicas que você ´precisa para curtir ao máximo sua viagem!
São 117 páginas de informações de quem conhece a Calábria como ninguém. Apenas 4,99 euros - aproveite! 


BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Vamos visitar Aieta? Uma das aldeias mais belas da Itália! Aieta é uma cidade montanhosa encantadora, que parece que permaneceu fora do desenvolvimento moderno. Para aqueles não familiarizados com a Calábria, estes são os lugares que podem conter grandes e agradáveis surpresas. Além dos estereótipos nem sempre lisonjeiros sobre esta região, ela possui, sem dúvida, uma série de belezas incomuns e contrastes naturais com outras partes da Itália.

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

2 Comentários
  1. Daniela Gazzaneo Diz

    Olá Ana!!!
    Estou planejando minha viagem e pretendo ir para Tropea. De lá gostaria de ir a Aieta, de onde meus bisavós vieram. Qual é a melhor forma de chegar a Aieta pois não dirijo estão não alugarei carro. Tem trem ou ônibus para lá???.
    Agradeço desde já sua ajuda!!!!

    1. Ana Patricia Da Silva Diz

      Daniela, infelizmente nao tem transporte pùblico que chega com facilidade em Aieta que é montanha.. te aconselho um transfer.. Fico a disposiçao para uma cotaçao. Ana

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.