Viajando para a Calábria
Encante-se com a Calábria!

Descubra Mongrassano na Calábria!

0 34

Descubra Mongrassano na Calábria!

Mongrassano é uma pequena cidade calabresa na província de Cosenza, de origem Arbreshe, que nos transporta para o passado através de sua arquitetura única e atrações imperdíveis. Vamos descobrir Mongrassano na Calábria? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!! SAIBA AQUI ONDE DORMIR NA CALÁBRIA!

Nossa introdução

Mongrassano. ergue-se numa posição montanhosa, isto é, ao longo de uma faixa de ligação entre o maciço da Cadeia Costeira a oeste e o Valle del Crati a leste. Os relevos escarpados da Serra Costeira, entremeados por profundas incisões, são o pano de fundo desta pequena aldeia, ao longo da qual corre a principal rede hidrográfica, constituída por cursos de água predominantemente torrenciais, sendo, na área em análise, o ribeirão Turbolo, sem dúvida, o principal. Entre os picos que formam essa belíssima paisagem, destacam-se a Serra San Nicolino (m.1257), Piano d’Albero (m.1013) e Serra Palombo (m.866).

Que tal viajar e economizar ao mesmo tempo?
VIAJE MELHOR E PAGANDO MENOS!

Receba o roteiro ideal para suas férias - ou o seu dinheiro de volta!

Curta mais sua viagem, conheça os segredos de cada cidade, tenha vantagens nos pontos turísticos e locomova-se pela Itália como um nativo.


Quero o meu roteiro!

Um pouco de história…

Até a Idade Média não há informações seguras sobre Mongrassano, mas pode-se supor que a área já era habitada em tempos remotos. Em particular, algumas descobertas foram feitas no distrito de Signorello, principalmente uma pequena ânfora (vasos antigos, com origem na Grécia antiga) que remonta ao século V BC, reproduzindo uma dançarina. Leia também Gregos e Calábria: qual a relação?

As origens da vila de Mongrassano têm as suas raízes num passado longínquo: as fontes históricas remetem-nos para o final do século III. AC, durante o período romano, quando o cônsul triúnviro Marco Licínio Crasso, perseguindo o rebelde Espártaco, fugindo das legiões romanas e rumando para a Sicília, acampou no sopé da Montanha Magna. Derrotado Espártaco, o cônsul romano doou o terreno em que foi construído o acampamento a alguns de seus veteranos que se distinguiram na batalha e daí se formou um povoado que levou o nome de Mons Crasanus em homenagem ao cônsul Crassus.

Em meados do século XV, o país foi repovoado por refugiados albaneses que vieram para o sul da Itália para escapar dos turcos otomanos. Isso é demonstrado pelo censo de Charles Le Clerc, feito em 1521 para Charles V.

Conflitos e independência

Com os senhores feudais leigos não havia realmente problemas sérios, enquanto a situação com os senhores feudais eclesiásticos era o oposto. Estes, embora a Santa Sé tivesse concedido imediatamente liberdade de rito aos albaneses que se estabeleceram na Itália, não suportavam os recém-chegados. Em 1779 Mongrassano era um município independente.

Mongrassano foi um campo de batalha e incursões para os bandidos, que assolavam a área. Os bandos de bandidos eram os liderados por Filippo Tavolaro, Angelo Formoso, Gennaro Emmanuele e Michele Argondizzo. Com a eclosão dos motins pela independência, muitos dos filhos de Mongrassano pegaram em armas e foram lutar pelo ideal da pátria. Entre estes, ficou famoso o grupo liderado por Domenico Sarri, que ajudou Garibaldi na passagem dos Mil pela Calábria, também financiando pessoalmente o empreendimento.

Viajando para a Calábria? Lembre-se que precisando de transfers, guia, intérprete ou de auxílio na busca de documentos, pode contar comigo! Basta me enviar um email.

Agora que você já sabemos principais acontecimentos históricos de Mongrassano…

Vamos conhecer as atrações de Mongrassano?

1) Descubra Mongrassano na Calábria: AS FONTES

Mongrassano foi construída numa zona onde abundam as fontes de água; na verdade, existem várias fontes na orla da cidade. Entre estes, os mais próximos e mais importantes são três: Croimado (fonte grande), Croipetta (fonte da família Petta), Croistiro (fonte com jato forte). Como muitas outras coisas em Mongrassano (áreas da cidade, peças de vestuário tradicional, objetos de uso comum, etc.), as fontes também conservam nomes albaneses, dos quais, no entanto, em alguns casos, o significado foi perdido.

2) Descubra Mongrassano na Calábria: A IGREJA DE SANTA CATARINA

A fundação da igreja dedicada a Santa Catarina de Alexandria, a Virgem e Mártir, encontra-se por volta de 1100. A igreja, em estilo românico, com três naves, tem uma colunata de mármore encimada por uma galeria feminina. Seu portal, datado de 1938, é obra do mestre P. Mantovani. Está cheio de pinturas e esculturas. No interior, é possível admirar um sacrário de Francesco Maria Santoro em prata cinzelada, feito em 1829 e colocado no altar-mor, uma pintura dedicada a S. Francesco di Paola colocada na sacristia, de Giovanni Battista Santoro, um busto em madeira representando S. Francesco da Paola, as estátuas de Santa Caterina d’Alessandria, Santa Lúcia, a Madonna del Carmine e a Imaculada Conceição, todas obras do conhecido artista Carlo Santoro.

3) Descubra Mongrassano na Calábria: A IGREJA CARMELITA

A Igreja Carmelita provavelmente nasceu como uma igreja basiliana na segunda metade do século XIII. Nos anos 1500 tornou-se sede dos Carmelitas, que junto a ela construíram o seu próprio Convento, onde atualmente se encontra a Câmara Municipal, ao qual foi anexado em 1649 com o título de “S. Maria del Carmim”.

Deve a sua fama com o nome de “Congrega” por ter acolhido a Congregação leiga das SS. Imaculada, aprovada por D. Fernando IV de Bourbon em 1767. De grande interesse artístico é a porta de madeira inteiramente entalhada (séc. XVII), inserida numa moldura de pedra também trabalhada artisticamente, atribuída aos mestres pedreiros Costantino Licursi e Cesare Capparelli. No interior, pode admirar acima do altar uma pintura do século XVI representando “A Anunciação”, provavelmente do artista Pietro Negroni e uma estátua de madeira da Imaculada Conceição esculpida por Carlo Santoro. Do lado de fora há uma placa de homenagem aos mortos da Segunda Guerra Mundial.

Memorial de guerra

Nas laterais estão os nomes dos tombados e duas placas de bronze homenageando os mongrassaneses que emigraram para a Argentina e os Estados Unidos da América.

Está gostando de conhecer mais da Calábria? Então conheça o nosso e-book com dicas incríveis de roteiros, degustações, onde comer, onde dormir e muito mais! Faça com que a tua viagem pela Calábria seja única com nosso guia prático!

4) Descubra Mongrassano na Calábria: A CÂMARA MUNICIPAL

O Palácio, agora dividido em duas alas, uma frontal e outra posterior, possui um notável pátio interno, provavelmente utilizado como claustro. A asa traseira, a mais antiga, foi a última sede do Convento de Santa Maria dei Benedetti. O convento, provavelmente fundado pelos basilianos no distrito de S. Maria (junto à capela de S. Maria), mudou de lugar com o advento de Roberto il Guiscardo e foi transferido para a vila, precisamente na ala posterior da atual Câmara Municipal, que o hospedou até 1542. A entrada do convento dava para a Igreja Matriz e o próprio convento estava ligado por uma passagem de ponte à igreja carmelita. A ala frontal do Palácio, por outro lado, foi construída em 1630 e abrigou, desde 1649, o Convento Carmelita de Antica Osservanza. Com o decreto de Gioacchino Murat, de 8 de agosto de 1809, o convento foi extinto.

5) Descubra Mongrassano na Calábria: O PALÁCIO MICELI

No distrito de Serra di Leo (Sardalia), foi construído para o barão homônimo em 1750. A partir de análises arquitetônicas é possível levantar a hipótese de que o edifício já existia, de modo que em 1750 só foi reformado e adaptado às necessidades dos novos proprietários. Hoje, o Palácio Miceli é propriedade do Município e no seu interior encontram-se a Biblioteca Municipal, o Centro Iconográfico Arbëresh (C.I.AR.), o Balcão Municipal de Línguas e a Exposição permanente de Tradições e Cultura Arbëreshe.

6) Descubra Mongrassano na Calábria: AS TRADIÇÕES

Em Mongrassano, várias tradições ainda hoje estão vivas e funcionais, acontecendo todo o ano e marcando as passagens mais importantes para a comunidade (Natal, Carnaval, Semana Santa, Páscoa, etc.), mas é igualmente parte integrante da vida de cada pessoa e acompanha-a na própria existência caracterizando os momentos de passagem (Nascimento, Noivado, Casamento, Morte, etc.).

Nas tradições, a presença de elementos musicais, vocais e instrumentais, é constante e caracteriza a vida de Mongrassano. Muito bonitas são as “canções no ar” em dialeto calabrês que eram cantadas durante o trabalho no campo ou nas montanhas, enquanto hoje permanecem apenas em momentos de encontro ou celebração. Certamente a presença de canções em albanês para o ‘vale do Carnaval’ e o ‘vestir da noiva’ é singular.

Nosso agradecimento ao Andrea Ferraro, que elaborou esse post para apresentar Mongrassano!
Conheça o trabalho do Andrea: @and_2905

Vai se hospedar em Mongrassano?

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Onde ficar em Mongrassano? Hotel Don Carlo

Embora fique em San Marco Argentano, o hotel está a somente nove minutos de carro de Mongrassano. Aproveite para conhecer também San Marco! Clique aqui e saiba o que fazer em San Marco Argentano!

  • Avaliação: 8 (Muito Bom!)
  • Valor médio da diária: R$ 353,00*
  • Localização: O hotelestá localizado bem no centro da cidade
  • Endereço: Via Xx Settembre Snc, 87018 San Marco Argentano, Itália
  • Serviços:  centro de bem-estar, massagns, sauna, academia, hidromassagem e banho turco.
  • Café da manhã incluso: Sim, jantar também.
  • (*) o valor é uma média da diária para duas pessoas; os valores podem variar de acordo com a temporada, sem aviso prévio.

Para saber mais e reservar esse hotel clique aqui!

Onde comer em Mongrassano? Antichi Sapori

Se você busca uma comida tipicamente italiana em Mongrassano, é uma ótima opção!


Como chegar a Mongrassano?


1) Como chegar a Mongrassano? DE AVIÃO

É aconselhável pegar um voo para o aeroporto de Lamezia Terme, a cerca de 109 km da cidade. Descubra aqui como chegar do aeroporto de Lamezia Terme ao centro de Lamezia, Cosenza e Reggio Calabria! De lá, você pode continuar pela A3 em direção ao norte (Salerno).

Leia também nossos posts sobre Aeroportos na Itália no meu outro blog (Viajando para Itália):

2) Como chegar a Mongrassano? DE TREM

Para chegar a Mongrassano, a melhor forma é pegar um trem:

  • Estação Ferroviária de Sibari: pegue o trem diretamente para Mongrassano. É um trem regional, portanto não passa na linha principal.

Nas estações há ônibus e serviços de transfer para Mongrassano, porém o serviço de transporte público é um pouco desatualizado, então recomendo alugar um carro para fazer esse trajeto, utilizar um transfer (clique para maiores informações) ou fazer em forma de tour comigo.

Você sabia?

A Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.

3) Como chegar a Mongrassano? DE CARRO

Para chegar a Mongrassano de carro, pegue as saídas mais próximas:

  • Saída Tarsia Sud | Auto-estrada A3 | Continue para o sul
  • Saída Torano | Auto-estrada A3 | Continue para o norte

Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROSSe for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e descubra Savuto comigo!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)

Conclusão

Descubra Mongrassano na Calábria!  Uma pequena cidade cheia de particularidades que a tornam única e que, com certeza, fazem a sua visita valer a pena!

Caso decida viajar para Mongrassano, lembre que sou a única guia em língua portuguesa no território da Calábria. Contratando nossos serviços, você poderá conhecer cada detalhe dessa cidade e de outras da região. Entre em contato!

Está inseguro para viajar?

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.