Viajando para a Calábria
Encante-se com a Calábria!

Conheça Spezzano della Sila na Calábria

Na província de Cosenza, Spezzano é uma cidade charmosa, simples e que pode te surpreender.

0 51

Nossa Introdução

A 800 metros acima do nível do mar, Spezzano della Sila é uma cidade pequena, pouco conhecida por turistas brasileiros, mas tem o poder de surpreender seus visitantes. Vamos saber mais? Conheça Spezzano della Sila, na Calábria. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!!  SAIBA AQUI ONDE DORMIR NA CALÁBRIA!

Um pouco sobre Spezzano della Sila

Spezzano é uma cidade que nos conta uma história antiga: seu primeiro centro habitado é do século X e foi fundado por refugiados de Cosenza, que fugiam dos ataques bárbaros dos sarracenos. Na época da dominação francesa, a população de Spezzano optou por ficar ao lado dos Bourbons e em 1799, logo após a reorganização administrativa ordenada pelo General Championnet, Spezzano recebeu o título de município e foi incluída na província de Cosenza. Embora tenha sido separada em Spezzano Grande e Spezzano Piccolo, essa divisão não durou muito e em 1927, foram reunidos em uma única cidade, sendo batizada de Spezzano della Sila. Hoje a cidade tem cerca de 4.500 habitantes e um centro histórico que merece uma visita. Vamos passear por Spezzano? Leia também: vamos Conhecer As Aldeias Mais Belas Da Calábria?

1) Conheça Spezzano della Sila na Calábria: VISITE O SANTUÁRIO DE SAN FRANCESCO E A IGREJA DE S. MARIA DELL´ULMO

Começamos o passeio pelo centro histórico. No verão o centro fica bem movimentado, tanto pelos locais quanto pelos turistas, e a cidade fica super animada! No centro histórico a atração principal é o Santuário de San Francesco. O santuário é, cronologicamente, a terceira das igrejas construídas pelo santo, depois de Paola e Paterno, mas é a primeira, do mundo, na ordem franciscana da Charitas. O Santuário possui uma simples estátua de madeira do Santo, obra de artistas locais que remonta 1700. Ali você também encontra obras de arte de prestígio, como os bustos de madeira em estilo barroco de século XVII, pinturas da obra sagrada de Frà Bernardo di Celico, as obras de Santanna como a “Fuga para o Egito”, “A Natividade” e “A vinda dos magos”.

A Via S. Biagio ou Pedalina

A Via S. Biagio ou Pedalina foi o primeiro local habitado na cidade, isso porque, ali, você encontra uma nascente de água chamada de “frisulu”, que quer dizer ‘lugar rico em água’. O nome S. Biagio deu-se porque, reza a lenda, de que neste local os primeiros moradores da cidade encontraram uma efígie de São Biagio, além do mais, foi por conta dessa descoberta que eles construíram uma igreja dedicada ao mesmo santo, o escolhendo como padroeiro da vila. A igreja dedicada ao santo foi a primeira construída em Spezzano e a comemoração do Santo ocorre todo dia 3 de fevereiro. Dentro da igreja você pode admirar diversas obras de arte como uma estátua de madeira dedicada ao próprio santo, o chapéu da pia baptismal de pedra e o retábulo do altar-mor. Até hoje a lenda reza que, quando ocorrem fortes nevascas na cidade, é o santo tocando sua própria barba.

Antiga Igreja de S. Maria dell’Ulmo

Nessa mesma zona fica o prédio mais antigo e fascinante da cidade: foi, outrora, da família Bonifacio, hoje é dos irmãos Lecce. No bairro de S. Maria, ali perto, você encontra outro local muito interessante: a antiga igreja de S. Maria dell’Ulmo, que hoje funciona como um tribunal. Conheça aqui um Roteiro de 6 dias pela Calábria

2) Conheça Spezzano della Sila na Calábria: VISITE OS PALÁCIOS PALMIERI

Outro bairro interessante da cidade é o San Marco, onde você pode ver edifícios belíssimos e históricos: são os Palácios Palmieri. Siga caminhando pela Via San Marco, em direção ao convento de San Francesco, e você logo avista o primeiro edifício, que fica à esquerda da praça. O prédio tem forma quadrangular e ocupa uma área de mil metros quadrados. Do outro lado, na Praça São Marco, fica o outro edifício, onde fica o jardim dos senhores Palmieri.

3) Conheça Spezzano della Sila na Calábria: VISITE AS ÁREAS ARQUEOLÓGICAS

Outras atrações interessantes na cidade são suas áreas arqueológicas: heranças impressionantes descobertas às margens do Lago Cecita e que datam da era do homem de Neandertal. Entre o final do Neolítico e o início da Idade do Cobre (3800-3300 a.C.), toda a Sila foi ocupada por fazendeiros e pescadores que exploravam as antigas bacias lacustres (Arvo e Cecita).

4) Conheça Spezzano della Sila na Calábria: VISITE CUPONE

Perto do Lago Cecita, não deixe de visitar Cupone. Cupone é uma área localizada ao longo do rio homônimo e a área conta com a presença massiva de pinheiro-larício, além de ser um antro de conservação ambiental. O Centro de Visita Cupone é um centro de educação ambiental com trilhas naturais, observatórios de vida selvagem, museu, jardins geológico e botânico e é também acessível a deficientes e cegos, com tudo explicado via painéis e arquivos de áudio. Tudo muito bem pensado e organizado. O percurso educativo do Jardim Botânico de Cupone percorre 350 metros e nos oferece uma paisagem linda da serra da Sila. Ali você pode interagir com 115 espécies autóctones da flora serrana da Calábria – da Potentilha ao Astrágalo da Calábria – dispostas no solo ou em pequenos espaços para demonstração. As crianças adoram!

5) Conheça Spezzano della Sila na Calábria: VISITE “I GIGANTI DELLA SILA”

Outro ponto muito interessante é a Reserva Natural “I Giganti della Sila”. Chamada também de Reserva Natural Fallistro, é uma área rodeada pela mais pura natureza protegida desde 1987. O parque é famoso por abrigar os famosos pinheiros lariços, os “Giganti della Sila”, que são árvores imensas com mais de cem anos. Nos chama a atenção os troncos dessas árvores majestosas que formam uma colunata natural impecável. As árvores chegam a medir até 45 metros de altura e ter um diâmetro de cerca de dois metros; são sempre muito comparadas às sequoias norte-americanas. Nessa reserva existem 56 pinheiros, além de macieiras selvagens, faias, castanheiros, choupos e bordos da montanha.

DICAS DE OURO

Para quem quer esquiar: Estância de esqui Camigliatello Silano (Monte Curcio)

Inaugurado na temporada de inverno de 2001-2002, o teleférico Monte Curcio é o mais moderno do centro-sul da Itália. Pode transportar 1.800 pessoas por hora e as instalações da estação são modernas e eficazes. A estação possui duas pistas de esqui e uma pista de esqui cross-country. As duas primeiras pistas são azuis e vermelhas, cobrem uma distância de 4,3 km, contando com uma excelente equipe de monitores. Em 2019, o passe de esqui integrado foi introduzido para os 2 resorts de esqui da zona: Camigliatello e Lorica.

Para quem quer passear de Maria Fumaça: Treno della Silla

Com uma viagem deliciosa que começa em Moccone, passa por Camigliatello Silanoe te leva até San Nicola, é ideal para quem ADORA passeios diferentes! Não preciso nem dizer que os pequenos AMAM esse passeio, não é mesmo? Atenção: não funciona o ano todo, então sugiro que, antes de organizar sua viagem, você verifique a disponibilidade do passeio no site oficial, que você pode ver aqui! E compre os ingressos antecipadamente, pois acabam super rápido! Leia também QUAIS SÃO OS DEZ LUGARES IMPERDÍVEIS NA CALÁBRIA?


Assista esse vídeo e saiba: Conhecendo a Calábria com Ana Patricia: Spezzano della Sila. Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


VIAJANDO PARA A CALABRIA - Guia de ViagensQUER VIAJAR PARA A CALÁBRIA?

Receba todas as dicas que você ´precisa para curtir ao máximo sua viagem!
São 117 páginas de informações de quem conhece a Calábria como ninguém. Apenas 4,99 euros - aproveite! 


BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Conheça Spezzano della Sila na Calábria – Para quem quer conhecer um pedacinho diferente da Itália, deixo o convite a vocês: venham para Spezzano della Silla, você vai se surpreender! E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.