Viajando para a Calábria
Encante-se com a Calábria!

Vamos conhecer Stilo e a famosa Católica na Calábria?

Stilo, uma das mais belas aldeias medievais da Itália!!!! Lá você encontrará Católica famoso templo grego-bizantino cuja construção remonta ao século décimo. Vem com a gente conhecer esse lugar incrível!

1 394

Nossa Introdução

Trata-se de uma vila extraordinária situado no sopé do Monte Consoles, dominado pelas ruínas do que foi outrora um grande e poderoso castelo nômade. A cidade de Stilo não é famosa somente por ser o berço do famoso filósofo Tommaso Campanella, mas também por abrigar a famosa “católica” joia da arte e da arquitetura bizantina, um dos monumentos mais importantes de toda Calábria e do Sul da Itália! Vamos conhecer? Vamos ao nosso post do dia: Vamos conhecer Stilo e a famosa Católica na Calábria? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!!

Sua Localização

A sua localização, encravada nas pedras de uma das mais belas e cênicas paisagens do país, a poucos minutos do charmoso parque natural da Serre, constitui um dos destinos mais populares para ambos os peregrinos, tanto por visitantes quanto por turistas de todo o mundo. CONHEÇA UM POUCO DE  STILO ATRÁVES DESSE FANTÁSTICO VIDEO!

Centro de história e cultura dos mais representativos de toda a Calábria, Stilo é um dos pontos mais interessantes e a localização em que se encontra é em si uma visão: a antiga vila está imponente em meio a terraços na pedra calcária, em uma encosta entre olivais e vinhas. Essa realidade atual certamente a coloca longe de sua aparência oriental original, do século X, quando a cidade foi o principal centro bizantina do sul da Calábria.

CURIOSIDADES: VOCÊ SABIA QUE EM 2017 O NEW YORK TIMES ELEGEU A CALÁBRIA COMO UM DOS 52 LUGARES IMPERDÍVEIS A SEREM VISITADOS NO MUNDO? FOI A ÚNICA REGIÃO ITALIANA ELEITA PELO NEW YORK TIMES EM 2017!E VOCÊ, VAI FICAR DE FORA?

1) Vamos conhecer Stilo e a famosa Católica na Calábria? CONHEÇA A FAMOSA CATÓLICA

O país tem uma arquitetura religiosa monumental e belezas bastante interessante para admirar. O monumento máximo da cidade é a Igreja Católica, uma das igrejas bizantinas mais bem preservadas e mais elegante entre as que ainda existem.

A Católica

A Católica é a primeira etapa de uma visita a Stilo. Ela é uma das igrejas mais espetaculares e fascinantes da Calábria, um emocionante templo grego-bizantino cuja construção remonta ao século décimo. A Católica foi a primeira e mais importante paróquia do burgo de Stilo e assim permanece até 1600. Como pode ser visto a partir do edifício, a arquitetura, a riqueza dos afrescos e os telhados de chumbo das cúpulas mostram que não é um templo de pouca importância, o que inevitavelmente também se deduz a partir do nome “católica” indicando a categoria de “igrejas privilegiadas” de Primeira Instância.


Assista a esse Vídeo com as imagens lindíssimas de Cattolica!!!!!

(Fonte: Aeropix)


Um pouco da História de Católica

Com a terminologia usada sob domínio bizantino nas províncias do sul da Itália (sujeito ao rito grego), a definição de Katholiki pertencia somente às igrejas com o batistério. Considerada uma das igrejas mais espetaculares da Calábria e de diversos outros lugares, a Igreja Católica segue o estilo bizantino clássico na praça e na cruz grega. O edifício é adornado por cinco cúpulas de forma cilíndrica, cobertas com telhas dispostas em um losango e quebradas no centro por tijolos semelhantes, colocados em “dente de serra”, que permitem quebrar a frieza da massa cúbica subjacente. Nas paredes internas da igreja, você vê afrescos em várias camadas, que testemunham a passagem através de cinco ciclos da história. CLIQUE AQUI E ASSISTA MAIS ESSE VÍDEO SOBRE CATÓLICA!

A primeira, relativa ao décimo século, a construção do mosteiro contém representações de guerreiros santos em estilo tradicional bizantino. A segunda é a partir do período dos normanos e retrata São João Crisóstomo. O terceiro é Suábia que descreve o aviso. O quarto é técnico-gótico internacional e representa São João Batista com outros santos. E o quinto é o sono eterno da Virgem, que pode ser visto no brasão de lírios Angevin que sugere um ar de romantismo. Há também dentro dos católicos inscrições em árabe. Isso, de fato, é o sinal de um possível uso da oratória muçulmano Católica.

2) Vamos conhecer Stilo e a famosa Católica na Calábria? CONHEÇA O CASTELO STILO

Andando em torno do núcleo histórico da cidade é fácil reconhecer os sinais de civilização e dos governantes ao longo dos séculos, incluindo o testemunho de grande valor e charme que é o castelo, construído por Ruggero o Normano e que está no topo do Monte Consolino. Ele está intimamente ligado ao desenvolvimento de Stilo, que também foi cercado por muralhas, torres e outros bastiões adequadamente erguidos em defesa e para ter um melhor controle de toda a cidade,  da vale até o mar Jónico. Naquele momento da história o Castelo Stilo teve grande importância estratégica.

Um pouco da História do Castelo Stilo

Retangular e cercado por obras de defesa, hoje existem apenas as ruínas das muralhas, torres e portões. Foi destruído pelos franceses durante a guerra com Charles V, no século XVIII. No castelo, na época de Carlos de Anjou, foram presos vários presos políticos que tiveram cortadas suas mãos e pés por terem tentado escapar. Depois disso era impossível ser bem sucedido numa fuga, porque as prisões foram escavadas sob o castelo, na parede do Monte Consolino, onde há a montanha de pedra calcária e pias pendendo verticalmente por centenas de metros. É por isso que as prisões não tinham sequer uma porta, porque se podia entrar ou sair somente se colocado dentro ou tirado com um guincho.  CLIQUE AQUI E ASSISTA AO VÍDEO DAS RUÍNAS DO CASTELO DE STILO!

3) Vamos conhecer Stilo e a famosa Católica na Calábria? CONHEÇA O DUOMO

A antiga cidade de Stilo é digna de elogios. Ela está cheia de palácios e igrejas, incluindo o Duomo, construído em 1300, a Igreja de São Francisco, a Igreja de São Jorge, a Igreja de Nossa Senhora das Graças e da Igreja de São João Theresti.

Um pouco da História do Duomo

O Duomo se apresenta ainda hoje como uma cidade bem conservada (XIII-XIV sec.), com notável portal gótico e minúsculos baixos-relevos romanos e medievais em sua fachada. Localizada na praça, mas com a porta da frente voltada para uma rua lateral estreita, a Catedral de Stilo ou igreja mãe é uma das mais belas construções religiosas do vilarejo. Menos importante do que a antiga igreja bizantina conhecida como a católica, a catedral tem uma beleza estonteante e é adornada por seu portal românico-gótico majestoso, que após o terremoto de 1783 que atingiu duramente Calábria, foi parcialmente reconstruído.

O que ver no Duomo?

Sob o edifício atual que permanece no local, foram encontrados sinais da sua pavimentação de origem, adornos bizantinos junto à entrada principal é uma escultura incomum: dois pés descalços dispostos verticalmente ao longo da parede tentando escalá-lo. Na esquerda do portal você vê dois pés calçados “alla romana”., estes fragmentos, sem dúvida, pertencentes a uma estátua da era clássica. Dentro da catedral do belo altar pintura a óleo do “600”, o Céu ou de Todos os Santos “, de Giovanni Battista Caracciolo disse Batts, os ricos talheres, paramentos antigos e vários pergaminhos de 1600-1700, enriquecem o património eclesiástico da Matrix. Interessante é a cripta sob a igreja matriz.

4) Vamos conhecer Stilo e a famosa Católica na Calábria? CONHEÇA AS IGREJAS

Como já falado anteriormente a antiga cidade de Stilo é digna de elogios, muitos elogios. Ela está cheia de palácios e igrejas e agora vamos conhecer algumas dessas igrejas em Stilo.

Igreja de São Francisco

A Igreja de São Francisco, no entanto, é parte de um vasto e complexo desejo, e foi fundada no Renascimento por volta do ano 1450. E no elegante barroco, decorado com muitas mudanças, e é uma das melhores criações de 700 na Calábria. Atrás da igreja uma torre sineira imponente que ainda tem suas características medievais. O Claustro do Convento está parcialmente existente, de estilo toscano, com vinte arcos de granito, esculpida pelo pedreiro Canigli medida de Serra de São Bruno. No interior da igreja podemos admirar alguns afrescos atribuídos ao pintor Francesco Cozza Stilo.

Igreja de São Nicolau de Tolentino

Se as obras católicas de Stilo podem ser consideradas um exemplo perfeito do templo bizantino na Itália, outra memória deixada pelos monges nesta terra é a pequena Igreja de São Nicolau de Tolentino, projetada sobre o vale Stilaro, uma vez utilizado como uma igreja, pertencente à Ordem Eremitas de Santo Agostinho. Ele apresenta uma doce cúpula “a trulli” pelo arranjo característico de azulejos que a revestem.

Igreja de São João Theresti

Também de estilo barroco, com o seu interior decorado com estuque, com uma bela fachada ladeada por duas torres, a Igreja de São João Theresti, erguido em 1625 e dedicada em 1662 pelos monges basilianos ao seu santo, cujas relíquias são preservadas. Seu interior possui três naves, todas decoradas com estuque, como queria a arte barroca. Digno de admiração é o altar do corredor esquerdo, dedicado ao santo de Stilo que foi consagrado à Igreja e que é reproduzida em um busto de bronze. Ele é finamente trabalhado de mármore embutido e conserva as suas relíquias básicas de Theresti junto com os de outros dois santos.

Sua Arquitetura

A fachada da Igreja é linda, apoiada por duas torres sineiras, pinturas, esculturas, ouro e outras obras de arte que são patrimônio da Igreja e lhes dão importância artística certamente única. Anexado ao convento, disse o Liguorini, foi acessado por um portal de mármore. Essa foi uma ideia que funcionou bem, coroada por uma varanda de ferro forjado harmonioso (1759).

Igreja de São Domenico ou do Rosário

No fundo do núcleo mais antigo de Stilo encontraremos a Igreja de São Domenico ou do Rosário, com adjacente às ruínas do convento dominicano de Santa Maria de Jesus, lugares relacionados com a vida do filósofo Tommaso Campanella. O pequeno convento da Igreja de São Domingos, construído em torno de 600 dominicanos, hospedou, inclusive o frade Tommaso Campanella, em seus anos mais jovens.

GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

5) Vamos conhecer Stilo e a famosa Católica na Calábria? CONHEÇA A FONTE GEBBIA

Apenas fora das muralhas da cidade antiga, e alguns metros do lugar onde se abre a porta Real, encontraremos a Fonte Gebbia, vulgarmente designado com esse nome, mas também conhecida como a Fonte dos Golfinhos. Com este exemplo, podemos dizer que, historicamente Stilo também sofreu a influência da arte árabe, devido a incursão desse povo, especialmente durante a Batalha do 982 que viu Otto II derrotado pelos bizantinos pela primeira vez. Assim, o nome, que se destina a indicar o local onde foi construída (gebiòn, vasca de campanha, fora das muralhas), o núcleo escultural  é fundamental porque representa dois golfinhos entrelaçados, que são precisamente o molde árabe em sua mais pura versão.

6) Vamos conhecer Stilo e a famosa Católica na Calábria? CONHEÇA OS PALÁCIOS

Existem também inúmeros e impressionantes palácios nobres que se multiplicam no centro e perto de Stilo. Somente para citar exemplos, as construções civis que pertenceram aos Condes Capialbi, e os vários palácios que pertenceram as famílias Carnovale, a Bono, Crea, Marzano, Caracciolo, Teti, Sersale, Lamberti e tantas outras famílias importantes.

Itinerário em Stilo

 

Um pouco da História de Stilo

Contando um pouco de sua história, Stilo parece estar fundada sobre as memórias de uma antiga colônia chamada Magnogreca Kaulon, por volta do século VII. Na verdade, ela foi considerada a última fortificação da “polis” no Promontorium Cocyntum quando até mesmo a moderna cidade tomou o nome de “Stilida.”

As origens de Stilo

As origens de Stilo estão ligadas à destruição da cidade de Kaulon por Dionísio de Siracusa durante o auge do império grego. A partir do século VII esta área tornou-se um dos principais objetivos dos monges ortodoxos do Oriente. Stilo recebeu eremitas e monges basilianos que habitavam nas cavernas e construiu a obra-prima que é a católica, testemunha da arte oriental e joia da arquitetura bizantina. A partir do século X tornou-se o mais importante centro bizantino do sul da Calábria. Permanece inesquecível sua resistência aos nômades e da lealdade obstinada aos  Angevinos que fez dele um dos castelos mais importantes da região.  STILO FAZ PARTE DA ASSOCIAÇÃO DOS BURGOS MAIS BELOS DA ITÁLIA

Será ao longo do curso da Idade Média que os habitantes da costa irão adentrar ainda mais suas terras, criando os núcleos medievais dos países atuais da Vale Stilaro; como os habitantes de Stilida que irão em um primeiro momento viver no Monte Consolino, muito próxima de onde hoje está a cidade de Stilo e em um segundo momento criam Stilo. Com o período dos Normandos, Stilo torna-se uma propriedade real, ao contrário de outras cidades como Crotone, Catanzaro e Gerace, que passaram a ser habitadas e controladas por senhores feudais, privilégio que irão manter até o século XIV, quando Charles V da Espanha revoga todos os privilégios. A cidade, entre outras coisas, é conhecida por ser o local de nascimento do filósofo Tommaso Campanella, autor de “Cidade do Sol”.

Sua Cultura

A cultura grega transplantada na Calábria, foi obra principalmente dos monges bizantinos que preferiam viver e, em várias ocasiões, construir igrejas rurais nas zonas mais inacessíveis. Tendo escolhido, entre outros, Stilo, dirigiu-se imediatamente em busca de cavernas naturais, inspecionando toda a parede leste do Monte Consoles. Eles dedicavam a sua vida a solidão total, respeitando plenamente as regras escolhidas pelo Padre Basílio, e provavelmente em Stilo você vai conseguir sentir essa paz que foi deixado por esses mônacos ao longo da história.


Como chegar a Stilo?


1) Como chegar a Stilo? DE AVIÃO

Pelo Aeroporto do Estreito Tito MinnitiReggio Calabria (150 km) e Lamezia Terme (145 km) e dali com um carro.

Leia também nossos posts no Viajando para Itália sobre Aeroportos na Itália:

2) Como chegar a Stilo? DE TREM

Os trens diretos das principais cidades italianas e com a linha Roma-Nápoles-Lamezia Terme – Catanzaro – Monasterace – Stilo.

Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.

3) Como chegar a Stilo? DE CARRO

  • Do Norte: A3 saída Lamezia Terme – Estado Catanzaro – a 106 Ionian – encruzilhada Mar. Monasterace – Estado 110
  • Do Sul: A3 saída Rosarno – Ionian estrada Tirreno-Marina di Gioiosa Jonica – o 106 – junção de Stilo.

Leia também em meu outro Blog VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS. Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo e saiba: Como planejar a sua viagem para Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)



Conclusão

Vamos conhecer Stilo e a famosa Católica na Calábria? Stilo é uma das cidades de arte da Calábria, bonita e interessante, como burgo pertencente à nossa “Ilha bizantina”. É a cidade do famoso filósofo Tommaso Campanella, e possui a joia da arte bizantina que é católica, uma obra-prima do sul da Calábria. É também uma das rotas que jamais deve deixar de ser feita.Trata-se de uma aldeia para visita, que é fascinante pela sua localização geográfica e do seu território, onde há um grande número de “laure” do monaquismo oriental.

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

1 comentário
  1. […] cidade de Stilo está entre os mais belos da Calábria. A posição, espetacular, dessa cidade presentei seus […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.