Viajando para a Calábria
Encante-se com a Calábria!

Vamos conhecer a aldeia de Gerace na Calábria?

Gerace, a aldeia de alma elegante, um dos vilarejos mais lindos da Calábria!!! Hoje vamos contar um pouco da história e apresentar suas atrações que são muitas e incríveis.

0 61

Nossa Introdução

Gerace, uma aldeia medieval, protegida sobre um penhasco, rica em história e cultura, representa um ponto importante para o turismo calabrês. Gerace deriva de uma palavra grega que significa ‘gavião’, que de fato, segundo a lenda, foi um gavião que indicou o ponto exato no qual construir a aldeia, que devia ser um local longe dos ataques pelo mar dos sarracenos. Nasceu no VII século, em pleno período bizantino, teve experiência de várias dominações, cada uma da qual as deixaram o próprio sinal. Ficou curioso? Então leia agora nosso post: Vamos conhecer a aldeia de Gerace na Calábria? Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!!

Um pouco sobre Gerace

O arranjo urbano é de molde medieval, dividido em três núcleos principais: a cidade alta, a aldeia maior e a aldeia pequena. A cidade alta é dominada pela majestade da Catedral, resultado de diversos estilos arquitetônicos, e é a maior de toda a Calábria.

As Igrejas

Hoje é uma alegre cidade, meta de turistas e estudiosos, sede de diversas atividades culturais. Em testemunho de seu glorioso passado, encontramos, de fato, a majestosa Catedral do XI e XII séculos, a igreja bizantina de São João Crisóstomo, a igreja de São Francisco de Assis de época sueva, as numerosas igrejas barrocas (cerca de vinte), os palácios e o seu Castelo. GERACE FAZ PARTE DA ASSOCIAÇÃO DOS VILAREJOS MAIS LINDOS DA ITÁLIA, CONFIRA AQUI!

As Necrópoles

Gerace e os seus arredores possui os sinais de uma urbanização que há origem longínqua no tempo. Um pouco distante do atual centro habitacional é possível, de fato, visitar os restos de uma necrópole que remonta a diversas épocas e que conserva traços de três períodos distintos. Têm sido desvendados na área arqueológica das cerâmicas do IX século a.C. (reconhecíveis pela particular característica de massa grossa), enxovais indignos e de importações remontando ao VII séculos a.C. e produtos de manufaturas gregas e italiotas datadas do século VII a.C.

1) Vamos conhecer a aldeia de Gerace na Calábria? CONHEÇA O PARCO NAZIONALE DELL´ASPROMONTE

A cidade que conserva ainda hoje um cenário e um fascínio medieval, se encontra dentro do Parco Nazionale dell’Aspromonte. O centro urbano, em particular a antiga aldeia, é rica de igrejas, palácios de épocas e compartimentos, hora habitação ou lojas, escavados diretamente na rocha. Lá pode-se admirar o castelo, a catedral, a igreja de São Francisco, uma série de pequenas igrejas, provavelmente de origem bizantina, além das numerosas construções civis de várias épocas e estilos arquitetônicos.

2) Vamos conhecer a aldeia de Gerace na Calábria? CONHEÇA O CASTELO

O castelo, situado no Baglio e fundado pelos bizantinos, mas revistos pelos normandos, remontam uma época da alta idade média (X século), revisitada após com restaurações da parte dos bizantinos e normandos e amplamente remanejado nos séculos sucessivos. Com a vinda dos normandos, foi restruturado e fortificado. Nos séculos sucessivos, sofreu devastações de alguns terremotos catastróficos. Destas permanece uma grande torre e poucos muros, em partes extraídas da rocha, e em parte se erguem no pico sobre as aberturas circunstantes.

Sua Arquitetura

Originalmente era dotado de sistemas de canalização das águas meteóricas, de um grande poço, uma ponte móvel sobre o seu lado oriental, de um amplo arsenal, de um pátio interno, do qual permanecem alguns resíduos da colunata, e outros locais destinados a mais funções variadas. As estruturas atuais são aragonesas, infelizmente deste monumento se conservam poucos resíduos como, os pilares de massa da ponte móvel, o corpo de entrada com o emblema, os restos de um poderosa torre de menagem circular e resíduos de outros ambientes amplos.

3) Vamos conhecer a aldeia de Gerace na Calábria? CONHEÇA O BAGLIO

Para ter um relance da cidade e perceber o como é fascinante o panorama se deve alcançar o Baglio nome com o qual os habitantes chamam o espaço ante ao Castelo da cidade: daqui se admira uma paisagem natural de beleza encantável, extraordinária para as cores e para as variedades das formas ortográficas. Refúgio tradicional da população em caso de perigo. A extremidade do espaço se erguem os restos do antigo castelo normando remontando ao XI século, também se remanejado.

4) Vamos conhecer a aldeia de Gerace na Calábria? CONHEÇA A CATEDRAL NORMANDA

Deixado para trás o Castelo, se aconselha dirigir-se em direção da Catedral normanda, onde é possível visitar a prisão dos cinco mártires de Gerace, o portal de Lúcifer e pouco distante do palácio municipal rico de enfeites marmóreos. A cidade alta é dominada pela majestade da Catedral, resultado de diversos estilos arquitetônicos, a maior de toda a Calábria. A construção que remonta entre 1080 e 1120, conserva na cripta vinte e seis colunas romanas do IV-III século. Na parte interna, fascinante e poderosa, a cruz latina é dividida em três naves. Graças às numerosas restaurações efetuadas após a Segunda Guerra Mundial, hoje pode-se admirar em tudo o seu fascínio. Colunas e capitéis, segundo os estudiosos provêm de ruínas da Locri magna grega.

GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

5) Vamos conhecer a aldeia de Gerace na Calábria? CONHEÇA A PRAÇA DAS TRÊS IGREJAS

Descendo após ao longo da via Catello se chega à praça das três igrejas, ou seja, a Igreja do Sagrado Coração (barroco), a Igreja de San Giovannello (bizantina) e sobretudo a Igreja de São Francisco de Assis (estilo gótico), mas com numerosas influências árabe-normandas e sicilianas.

A igreja de São Francisco

É uma das mais importantes estruturas das ordens pedintes da Itália meridional, e é datável entre o fim do XIII século (assim como é pela doação régia por parte de Carlos II em 1294) e os primeiros anos do XIV século. A construção de dimensões consideráveis, mas de forma verdadeiramente simples, é estreitamente ligada às experiências artísticas não só franciscanas mas principalmente angevinas, que relevam a necessidade de realizar arquiteturas eclesiásticas simples e, portanto, revelando a necessidade, por parte da igreja católica, de retornar à integridade da mensagem evangélica.

Sua Estrutura

Digno de nota é o maravilhoso altar barroco de mármore incrustado, datável aos anos sessenta do XVII século e feito por ordens do frade Bonaventura Perna. O altar que recupera temas e formas ligadas ao barroco napolitano reproduzem seja elementos fitomórficos seja formas zoomórficas e paisagistas. A estrutura se abre sobre a atual Praça das Três Igrejas, realizada com a destruição de um horto insistente sobre a área do antigo mosteiro de São João Crisóstomo, e é acessível por meio de um grandioso portal em tríplice arquivolta decorados com losangos e elementos fitomórficos, presumivelmente ligado a lojas sicilianas com influências árabes.

A igreja de San Giovannello

A pequena igreja em pedra e tijolos, em nave única, foi edificada em torno do X século, foi consagrada em 5 de novembro de 1991 como Santuário Ortodoxo Panitálico da Sagrada Arquidiocese Ortodoxa da Itália pela metropolita Ghenadios. No decorrer de sua longa história tem conservado a sua simples e original arquitetura que se apresenta com teto em sino, campanário a vela sobre a cúspide do lado ocidental e entrada principal sobre o seu lado sul. Sobre as suas fachadas se abrem sete janelas arcadas e laterais que permitem uma adequada iluminação. Ao seu interno se encontram o Diaconincón e Prothesis, ao lado da abside saliente, traços de pinturas e uma cisterna para o recolhimento das águas pluviais.

A Igreja do Sagrado Coração

O edifício é do XVIII século com fachada e portal em estilo barroco e cúpula em telha saliente, danificada pelo terremoto de 1783, tem sido reedificada em 1851 graças à intervenção da Confraria do Sagrado Coração.

CURIOSIDADES: VOCÊ SABIA QUE EM 2017 O NEW YORK TIMES ELEGEU A CALÁBRIA COMO UM DOS 52 LUGARES IMPERDÍVEIS A SEREM VISITADOS NO MUNDO? FOI A ÚNICA REGIÃO ITALIANA ELEITA PELO NEW YORK TIMES EM 2017!E VOCÊ, VAI FICAR DE FORA?

6) Vamos conhecer a aldeia de Gerace na Calábria? CONHEÇA O CENTRO HISTÓRICO

O característico centro histórico de Gerace, é a particularidade que capta a atenção do visitante. A rica história da arte da cidade é lida ao longo de suas pequenas praças, nos seus becos, nos muros das suas casas, pelos seus palácios históricos e pelas numerosas igrejas monumentais edificadas no decorrer de sua longa história.

Seus Palácios

Os suntuosos palácios que a embelezam estão frequentemente dotados de portais em pedra trabalhada por escultores locais e, somente sendo frequentemente fruto de restaurações do XIX século, em seguida dos danos causados à cidade pelo terremoto de 1783, repetem-se frequentemente volumetrias próprias de uma fase medieval (XIII – XV século), não é raro encontrar, de fato, embaixo reboques modernos traços de janela dividida em duas partes, de arcos de curva aguda, de janelas espalmadas que revelam uma atividade construtiva importante já no XII século.

Seus Arcos

No interior dos becos se encontram numerosos arcos em ‘volta a giustini’, que são o marco distintivo de Gerace. Se trata de arcos feitos com cal, cujos apoios eram constituídos por canos entrelaçados, com mesma técnica com a qual se realizam exatamente os giustini, isto é, os cestos construídos com uma original técnica típica do lugar. A técnica consistia em construir o arco fazendo uma jogada de cal sobre uma estrutura de canos entrelaçados, ao mesmo modo com o qual estão entrelaçados os típicos cestinhos, chamados ‘giustini’. Das doze portas que originalmente se abriam sobre as muralhas do núcleo histórico do país, dela sobreviveram somente quatro: Porta dos Bispos ou da Meridiana, próxima a Catedral, Porta Santa Lúcia, Porta Maior e Porta do Sol.

Piazza del Tocco

De particular importância é o espaço público representado pela Piazza del Tocco sobre a qual tem, a vista alguns palácios nobre, entre os quais Palazzo Cacheopulo, Palazzo Migliaccio e Palazzo Macrì, que estão também entre os palácios mais importantes de Gerace.

Coração pulsante da cidade desde os tempos antigos é sem dúvida a Piazza del Tocco, verdadeira e peculiar sala, onde os habitantes estão acostumados reunir-se em tempos livre para beneficiar do ar aberto. Segundo a etimologia do termo que marca o nome à praça (‘tocco’ derivaria do grego ‘thókos’, que significa assento, assembleia) o espaço é desde sempre eleito lugar de encontro da cidade. Segundo outros em vez o termo ‘tocco’ significaria chapéu de magistrado e, tendo esta derivação, Piazza del Tocco significaria Praça da Justiça. A dois passos da praça é possível admirar o Palácio da Cidade, um tempo sede dos feudatários da zona.

Um pouco mais sobre Gerace e suas curiosidades…

Gerace, graciosa cidade pouco distante da capital da Calábria, digna de interesse por suas belezas monumentais e paisagistas. É caracterizada pelas construções escavadas da rocha com arquiteturas histórico-artísticas de grande valor, para a sua beleza tem sido inserida entre as Aldeias mais Belas da Itália. Ainda uma vez é a história que marca origem ao nome: Gerace deriva do grego ‘lerax’ que significa ‘gavião’.

Os normandos foram os partidários do seu crescimento político no período medieval, mas necessita entrar na aldeia, atravessar os mil becos ou permanecer nas pequenas praças para adquirir a unicidade. Um tempo alegre cidade livre da Itália, entre as primeiras da península, Gerace tem repetidamente defendido nos séculos passados a própria autonomia pagando o preço de numerosas batalhas contra invasores turcos e normandos.

A primeira coisa que se percebe quando se chega em Gerace (uma das aldeias mais belas da Calábria) é a sua elegância. Gerace é uma Calábria simples e elegante. Uma Calábria bela, de uma beleza que se estende a acreditar que esteja falando da Locride, na exterminada província de Reggio Calabria. E aquela de Gerace, e desta Calábria, é uma elegância que ninguém quase mais relata.


Assis a esse vídeo sobre Gerace e se encante!!!!

(Fonte: Explore Calabria)


Como chegar a Gerace?


1) Como chegar a Gerace? DE AVIÃO

Aeroporto de Reggio Calabria, o Aeroporto Internacional de Lamezia Terme (cerca de 100 km a partir dos dois aeroportos) e dali com um carro. LEIA AQUI SOBRE OS AEROPORTOS DA CALÁBRIA!

Leia também nossos Posts Especiais sobre Aeroportos na Itália no meu outro Blog – Viajando para Itália:

2) Como chegar a Gerace? DE TREM

Estação de Locri (8 km), RC ligamento ferroviário com as maiores cidades italianas e dali com um táxi ou carro.

Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“. Saiba mais sobre a Itália visitando meu outro Blog, o Viajando para Itália!

3) Como chegar a Gerace? DE ÔNIBUS

Linhas diretas de Roma e de Milão com parada em Locri (8 km), auto-serviços Saja: tel. (0039) 0965 / 812335 e dali com um carro ou táxi.

4) Como chegar a Gerace? DE CARRO

A3 Salerno – Reggio Calabria saída Rosarno – direção estrada”Ionio-Tirreno” Marina di Gioiosa Ionica – Siderno – Locri – Gerace-TaurianovaCittanova – Zomaro direção Locri – rodovia Gerace – estrada estatal 106 jonica Taranto – Reggio Calabria – Locri – Gerace. Leia também em meu outro Blog VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS

Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo e saiba: Como funciona o pedágio na prática na Itália? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


Conclusão

Gerace se revela bem plana aos olhos de quem a visita, cada caminhada de ângulo é uma vista de elegância e história. E é somente quando se chega em cima, na parte mais alta da aldeia de Gerace, e se encontra aos pés do castelos, é somente então que a elegância de Gerace desaparece um pouco, e torna evidente a história dificil da Calábria: a sentença a uma certa destruição, que seja obra do tempo, dos terremotos ou dos homens pouco importa, aquilo que permanece são sempre ruínas.

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Deixe uma resposta / Leave a comment

Seu endereço de email não será publicado.