Por que visitar Scalea na Calábria?

Qualquer um que venha a Calábria, não pode deixar de mergulhar no mar azul-cobalto que a rodeia. Para isso, vamos descobrir uma cidade que fica situada na costa do Tirreno, em uma extensão de praia dourada chamada Riviera dos Cedros e que mantém, dentro das subidas para o centro histórico, a evidência dos povos distantes que fizeram daqui o seu reduto, estamos falando de Scalea. A cidade fica na encantadora Riviera dos Cedros, em uma localização privilegiada e está colocada no maravilhoso golfo de Policastro; esta pequena aldeia é uma das cidades mais antigas que formam a província de Cosença, ideal para quem procura um lugar calmo para poder passar férias com sol e mar, mas sem perder a oportunidades de se divertir.


Veja o video antes de continuar a ler o texto


Scalea foi um dos destinos mais procurados pelos romanos que tinham, literalmente, se apaixonado por esta terra, sendo nomeada como um dos seus destinos favoritos de férias. E é graças aos Romanos que hoje é possível admirar os restos de antigos palácios patrícios que, em seguida, inspiraram a construção dos edifícios muito mais famosos em Pompéia e Herculano, que foram mais tarde destruídas pela erupção do Vesúvio.

 


CURIOSIDADES: VOCÊ SABIA QUE EM 2017 O NEW YORK TIMES ELEGEU A CALÁBRIA COMO UM DOS 52 LUGARES IMPERDÍVEIS A SEREM VISITADOS NO MUNDO? FOI A ÚNICA REGIÃO ITALIANA ELEITA PELO NEW YORK TIMES EM 2017!E VOCÊ, VAI FICAR DE FORA?


Scalea é, portanto, uma cidade a descobrir. E é através das ruas estreitas e sinuosas, que caracterizam o centro histórico de Scalea, que temos a revelação do coração deste local notável, é aqui, na verdade, onde encontramos os principais monumentos do país, desde a igreja matriz até o Palácio dos Príncipes, através dos restos do famoso e, naquela época, majestoso, Castelo Normando. Existem inúmeras atrações para se ver no centro antiga e em suas vilas. Imperdível neste passeio pelas ruas de Scalea é a Torre Talao, símbolo indiscutível da própria cidade. A torre foi construída por Carlos V no século XVI e constituiu, junto com as torres que estão presentes ao longo de toda a costa do Tirreno, um sistema de alerta para combater a invasão turca.

Scalea. Fonte Pixbay1

 

A rocha em que se encontra foi uma vez uma ilha cujas cavernas foram habitada desde os tempos pré-históricos. A torre está localizada na cidade de Torre Talao, a poucos metros do mar. Uma vez que a ‘rocha’ em que se encontra foi completamente cercada pela água, se tornou uma ilha real. Scalea é conhecida também por suas belas igrejas, entre as quais recomendamos a Igreja de Santa Maria de Episcopio, que data do século XVII, a Igreja de São Nicolau em Plateis, fica na entrada da Capela de São Cataldo e, finalmente, as ruínas de Grancia e o Mosteiro franciscano, que remonta ao século XIII. Uma visita mais profunda deve ser na Igreja de São Nicolau em Plateis, localizada na parte inferior do centro histórico, tem uma estrutura imponente assim como a outra igreja, dedicada ao mesmo Santo.

Scalea. Fonte Pixbay2
Scalea. Fonte Pixbay2

Na entrada da cripta fica o túmulo do filósofo Gregorio Caloprese. O acesso à vila medieval tem quatro portas, uma das mais importantes é a Porta da Marina, na Praça Padre Pio, onde você pode visitar a casa do mesmo filósofo Gregorio Caloprese. Depois de caminhar ruas e vielas do centro histórico, você vai chegar à Igreja de Santa Maria d’Episcopio, quase totalmente reconstruída no século XVII. Aqui é mantida a estátua da Santíssima Virgem Maria do Monte Carmelo, que é a padroeira de Scalea. Perto da igreja existem as ruínas do que foi o Palácio Episcopal.

A parte antiga de Scalea também é rica em ruínas do século XI, que pertenceram ao Castelo Normando, que fica localizado no topo da vila medieval. Foi lá que nasceu o almirante Ruggero de Lauria, também mencionado por Boccaccio em seu Decamerão.

Scalea.
Scalea.

O castelo foi a residência de vários governantes, mas acabou por ser abandonado e até à data não são apenas as ruínas da torre principal central, baluartes e a famosa forma das torres em forma de cilindro, de origens Aragoneses. Por último, mas não menos importante, nós sugerimos que você também visite a antiga torre em forma de cilindro de Cimalonga, o estilo aragonês completa a torre, que data do século XV, especialmente porque domina toda a cidade a partir do lugar elevado em que ela sobe.

 


Faça da sua viagem para Calábria uma experiência única! Conheça a Calábria comigo e viva a cultura, a gastronomia e a história local com uma brasileira que ama esse território!


Hoje abriga o Antiquarium, o museu arqueológico que abriga os achados do parque arqueológico próximo a Laos. Em Scalea você pode admirar as muitas praias caracterizadas por um mar de águas cristalinas, onde os amantes dos esportes podem desfrutar de mergulho, natação, saltos e outros esportes aquáticos.

Scalea. Fonte Pixbay
Scalea. Fonte Pixbay
Conclusões

As coisas para se ver e fazer neste característico local são inumeráveis, graças ao seu precioso patrimônio arquitetônico e monumental, ou seja, não nada mais a fazer do que visitar esta incrível vila medieval de Scalea.

E bom passeio!!


MINHA SUPER DICA: Para fecharmos esse post é com imenso orgulho e prazer que quero apresentar a vocês o nosso e-book! Escrito e organizado por mim, é seu guia definitivo (e imperdivel) para viajar para a Calábria com toda tranquilidade que você merece. Estar em um país distante não é fácil, por isso, com esse e-book, sua viagem vai ficar muito mais serena! Nele você encontrará dicas, sugestões, idéias, melhores lugares para comer, se divertir,  itinerários e muito mais! Clique no banner e compre o seu e-book agora mesmo! Somente 4,99 euros! (menos de um café da manhã em um bar na Itália, imperdivel, verdade?)

Capa e-book Viajando para a Calábria
QUER VIAJAR PARA A CALÁBRIA? Receba todas as dicas que você precisa para curtir ao máximo sua viagem! 117 páginas de informações de quem conhece a Calábria como ninguém! Somente 4,99 euros.!

 

 

 

 


Não deixe de ler:

Como Chegar e como se locomover na Calabria?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Calabria

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Calabria

  1. Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!
  2. Itinerário na Calábria de 3 dias?
  3. Itinerário na Calábria de 6 dias?
  4. Itinererário de enogastronomia na Calábria! Sensacional!
  5. Quais são os 10 lugares que você precisa conhecer na Calábria?
  6. Bate e volta a partir de Cosenza? O que fazer perto de Cosenza?
  7. Bate e volta a partir de Reggio? O que fazer perto de Reggio Calabria?
  8. Por que visitar Tropéia na Calabria?
  9. Vamos conhecer Réggio?
  10. Vamos conhecer Cosença?
  11. Qual é o melhor periodo para viajar para Calábria?
  12. Viajando de carro na Calábria. Veja agora esse fantástico post!
  13. Conhecendo os burgos mais belos da Calábria. Veja agora!
  14. Turismo na Calabria. Veja agora!
  15. Os 9 burgos mais belos da Calábria. Veja agora!
  16. Quais são as 10 praias imperdiveis da Calábria?
  17. Como encontrar os parentes calabreses?

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Ana Patricia

 

Escrito por

Sou Ana Patricia, ítalo-brasileira, vivo há 14 anos na Itália, formada em Biblioteconomia na Universidade Estadual Londrina-UEL em Londrina-PR, em Scienze del turismo pela Universidade da Calábria, com um master em Turismo Cultural pela Fondação Garrone, parceira da Universidade de Catânia em Sicília, além de ser a única guia de turismo em língua portuguesa da Calábria, possuo também a habilitação de acompanhante turístico na Europa e sou a idealizadora/fundadora do Touristico - Consultoria Italia Brasil. Desde 2012 trabalho com a valorização e a promoção do território italiano de modo geral e desde (2015) de modo mais especifico e concreto, promovo essa região maravilhosa, mas ainda pouco conhecida pelos brasileiros: a Calábria! O nosso site dará informações sobre a Calábria turística e a Calábria menos turística e por isso mais autêntica, aquela feita pelos burgos medievais! Essa região possui muitas aldeias medievais incorporadas entre rochas, muitas vezes construídas com vista para o mar, para se proteger contra as invasões sarracenas ou em agradáveis cantos panorâmicos onde a vida ainda acontece de acordo com o ritmo de cada estação do ano. Venha conhecer a Calábria comigo!!! Essa região te surpreenderá! Ana Patricia Guia de turismo na Calábria

2 comentários

  1. Ângela Caputo Responder

    Adorei! E tenho a certidão de batismo de meu avô, que foi batizado na Igreja de Santa Maria de Episcopio.

Deixe um comentário