Viajando para a Calábria
Encante-se com a Calábria!

Vamos conhecer a Catedral de Reggio Calabria?

0 117

This post is also available in: English (Inglês)

Nossa Introdução

Junto com o Castello Aragonese, a Basílica é o cartão postal de Régio de Calábria. Ela está entre os mais belos templos da Calábria, símbolo indiscutível da religiosidade de Régio e da arquitetura calabresa. Dedicada a Nossa Senhora da Assunção, a catedral de Régio de Calábria, e também da Arquidiocese Metropolitana de Régio-Bova, está localizada na Praça Duomo, no centro histórico de Régio de Calábria. Vamos conhecer a Catedral de Reggio Calabria? O maior edifício religioso da Calábria! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!!

Sua História

A igreja tem sua origem na pregação de São Paulo Apóstolo na qual, como está escrito nos Atos dos Apóstolos (28:13) “De Siracusa, beirando a costa, atingimos Régio”, onde fez uma parada de um dia durante a viagem de Cesareia a Roma no ano de 61 d.C. A Igreja na época dos romanos e bizantinos tinha ritos gregos; com o domínio dos normandos, ela concedeu aos gregos uma catedral sua e construiu uma nova basílica, iniciando a latinização de todo Ducado da Calábria. Desde então se alternava em restauros e reformas, devido aos contínuos ataques turcos, que incendiaram e destruíram o grande templo de Régio em 1500, com mais de 5 invasões naquele século.

Para completar a tragédia, em 1783 um violento terremoto destruiu a Catedral de Régio de Calábria, que depois foi reconstruída em estilo Rococó. Com influências visíveis do neoclássico, possuía uma cruz latina e três naves. Mas o terremoto catastrófico de 1908 a danificou de maneira irreparável, e por fim foi demolida e reerguida em estilo art nouveau, uma mistura de gótico com românico. Conforme influência do ecletismo, o resgate dos elementos românticos e góticos agregou personalidade ao monumento sacro, dando originalidade, solenidade e harmonia.

A maior Igreja da Calábria

Com 94 m de comprimento e 26 m de largura, a catedral é o maior edifício religioso da Calábria. A catedral atual tem o projeto padrão de basílica, com três naves separadas por pilares de sustentação, que terminam com absides divididas por arcos apoiados nas pilastras. A parte central da fachada exibe um trifório apoiado em uma rosácea, emoldurado e decorado com motivo floral. O florão central é cercado por uma decoração espessa em relevo, representando os símbolos eucarísticos do pão (espiga de trigo) e o vinho (ramos e folhas de uva). Acima são sete figuras felinas (leão e pantera) que, conforme a tradição bíblica (muito conservada na época romana), lembram a força capaz de guardar e defender a palavra de Deus, que foi revelada aos homens.

1) Vamos conhecer a Catedral de Reggio Calabria? OS DETALHES DAS 3 PORTAS DE BRONZE DA FACHADA

Na fachada encontramos 3 portões de bronze, o portal da esquerda é dedicado à Nossa Senhora da Consolação. As gravuras representam, de baixo para cima, da esquerda para a direita: 1) o pintor Andrea di Niccolò enquanto desenha o quadro de Nossa Senhora da Consolação; 2) a aparição da Virgem para o frade capuchinho Antonio Tripodi durante a peste de 1577 – Nossa Senhora lhe anuncia o fim da doença e a necessidade de agradecer a Deus naquele lugar; 3) em 1657, para ser poupados da peste, os representantes de vários níveis hierárquicos da monarquia estabelecem que cada ano seja celebrada uma festa, patrocinada pelo Conselho, acendendo um círio aos pés de Nossa Senhora; 4 ) o terremoto de 1908 que destruiu a cidade; 5) a reconstrução da basílica do mosteiro e o entusiasmo da inauguração; 6) homenagem à Nossa Senhora da Consolação pelo Papa João Paulo.

O Portal à Direita 

O portal à direita é dedicado a São Paulo. As figuras representam: 1) Saulo resplandecido pela Graça; 2) Paulo no Areópago de Atenas; 3) atracagem em Régio; 4) Paulo fala com o povo de Régio; 5) a consagração de Santo Estêvão; 6) o martírio de Paulo.

A Porta Central

A porta central é dedicada a Nossa Senhora da Assunção e suas figuras representam: 1) a anunciação; 2) a visitação de Maria à sua prima Isabel; 3) o nascimento de Jesus; 4) a apresentação de Jesus no templo; 5) a crucificação de Jesus; 6) a descida do Espírito Santo; 7) a assunção ao céu e coroação de Maria. O interior da catedral é em estilo românico com motivos de inspiração clássica. Ampla e iluminada pelos enormes vitrais coloridos cheios de adornos, que remetem o tema geométrico-ornamental.

2) Vamos conhecer a Catedral de Reggio Calabria? AS ESTÁTUAS DA FACHADA

Na escadaria que leva à imensa e imponente fechada, aparecem as majestosas estátuas de São Paulo (que, segundo à lenda, teria convertido o povoado de Régio ao cristianismo) e de Santo Estêvão (primeiro bispo da cidade). As estátuas foram esculpidas em 1928, por Francesco Jerace, e colocadas no adro da basílica em 1934. Além desses, Jerace também entalhou o púlpito no interior da igreja, que foi delicadamente decorado.

O Relato das Sagradas Escrituras

Conforme relatado nas Sagradas Escrituras (Atos 28:13), São Paulo, que estava preso na cadeia de Cesareia, foi transferido a Roma para ser julgado pelo imperador Nero. Ao chegar na praia de Régio acontece ali, ao lado das ruínas do antigo templo de Diana, o “milagre das colunas em chamas”. Assim, pregou a Boa Nova ao povo de Régio. Depois consagrou Santo Estêvão, seu companheiro de viagem e primeiro bispo da cidade, confiando-lhe também o encargo de evangelizar toda a região, fundar igrejas locais e consagrar outros bispos. O “apóstolo dos gentios” foi absolvido do tribunal romano, porém recapturado poucos anos depois. Foi submetido ao martírio da decapitação (ano 66 ou 67), na via Ostiense, nos arredores da atual Basílica de São Paulo, onde o santo está enterrado.

Já Santo Estêvão, depois de ter sido consagrado bispo de Régio e chefe da igreja local por alguns anos, foi condenado à morte pelo governador de Roma em 73. Foi sepultado na área onde fica hoje o bairro de Santa Maria, em que havia uma capelinha dedicada a ela até 1908.

3) Vamos conhecer a Catedral de Reggio Calabria? O PÚLPITO

Entre as colunas centrais encontra-se o púlpito de mármore (1902), obra de Francesco Gerace. Esse foi colocado em uma grande pilastra de mármore de base alta, com uma serpente em quartzo rosa retorcida, e no topo os símbolos dos quatro evangelistas. Na parte da frente do balaústre há uma obra de mármore branco em alto-relevo, representando o milagre da coluna em chamas.

O que é o milagre da coluna em chamas?

Na capela dedicada a São Paulo, encontramos os restos da coluna do templo de Diana (protetora das parteiras e bebês de colo). Diz-se que em Régio, na primavera de 61, chegou o apóstolo Paulo, que vinha da Cesareia para ir até Roma. O santo insistiu em falar ao povo local, mas teve permissão apenas para ficar um curto período de tempo. Tempo o suficiente para presenciar o prodígio do fogo: as chamas de uma tocha apoiada à pilastra milagrosamente tomaram conta de toda a coluna. São Paulo conseguiu então pregar a mensagem cristã em toda a cidade, conquistando os ouvintes.

4) Vamos conhecer a Catedral de Reggio Calabria? O CAMPANÁRIO DA CATEDRAL

A história do campanário é paralela à da catedral, mas um pouco mais complexa devido aos vários incidentes que aconteceram nos últimos séculos e mais cinco episódios de reconstrução e restauro. Em virtude da posição em que ficava originalmente, bem à frente do templo, o campanário sofreu muitos danos a causa de eventos naturais. A torre do campanário tem 28 metros de altura e abriga três sinos, são eles: “Metropolitana” (apelidado de “campanone”), “del Capitolo” e “della Conciliazione”.

O sino Metropolitana

O sino Metropolitana remete ao ano de 1743 e foi feito por artistas de Messina. Em 1750 a torre foi danificada devido ao terremoto; então o bispo da época, Damiano Palau, confiou a Nicola Astarita o encargo de restaurá-la e decorá-la em ouro, prata e bronze.

O sino Del Capitolo

O sino “del Capitolo” foi criado em memória do desastre causado pelo terremoto de 1908. Foi fundido em ácido gálico, no norte da periferia de Régio, com os fragmentos de sinos de várias igrejas locais que haviam sido destruídas pelo terremoto e também com o sino da igreja-barraca (catedral construída pelo Papa Pio X). Após a bênção do arcebispo Carmelo Pujia, o sino então foi colocado na torre em 27 de agosto de 1928.

O sino della Conciliazione

O sino della Conciliazione foi o último a ser colocado na torre, em 24 de maio de 1930. Também com a bênção do arcebispo Carmelo Pujia, o sino traz emblema em relevo, como o próprio nome diz, da efígie de Nossa Senhora da Consolação, padroeira da cidade de Régio de Calábria.

GANHE UM GUIA DE VIAGEM PARA A ITÁLIA!

Clique no botão abaixo e baixe sua cópia gratuita do Guia "Sua Viagem para a Itália".

BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

5) Vamos conhecer a Catedral de Reggio Calabria? A CAPELA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO

A história da Catedral de Régio de Calábria passou, como acabamos de ver, por várias destruições devido a terremotos, guerras e incêndios – e consequentemente submetida a diversas reconstruções. É por essas razões que foi aclamada, mais do que todas as outras, como o símbolo de comunhão e perseverança de uma comunidade profundamente religiosa. Graças à sua amplitude, ao esplendor de sua arte, à memória dos santos homenageados e à multidão de fieis que ali se reúnem, a Capela do Santíssimo ganha de todas as outras igrejas da Calábria.

Dentro da Catedral encontramos a solene Capela do Santíssimo Sacramento, o monumento barroco mais importante da cidade. Foi declarada patrimônio nacional no século XIX pelo presidente Saragat, graças à preciosidade dos mármores coloridos incrustados em mosaico florentino. A planta arquitetônica da Capela do Santíssimo é configurada de forma quase que quadrada e foi construída em 1655 por Placido Brandamonte de Messina. As paredes são todas decoradas com tema de fauna e flora, em mosaico florentino colorido e revestido com esmalte próprio de Veneza. Na lateral possui oito recantos, onde estão colocadas estátuas de alguns santos. Ao lado altar do altar tem quatro colunas amarelas e no topo uma pintura valiosa, de óleo sobre tela, que reproduz o sacrifício de Melquisedeque, autoria de Domenico Maroli (1665).

Informações Úteis

Seguem aqui algumas informações sobre os horários de funcionamento da igreja e das missas.

Horário de abertura e encerramento da Catedral:

  • Temporada de inverno: 07:00h/12:15h – 15:30h/19:00h
  • Temporada de verão: 07:00h/12:15h – 16:00h/20:00h

Horários da Santa Missa

  • Domingos e Festas de Guarda: 07:30h – 09:30h – 11:00h – 18:00h (de junho a setembro a celebração acontece às 19:00h).

Como Chegar a Reggio Calabria?


A Catedral fica no coração da cidade, no centro histórico. A praça está localizada em frente à Corso G. Garibaldi, via que liga as duas extremidades da Estação Ferroviária e o Museu Nacional.

1) Como Chegar a Reggio Calabria? DE AVIÃO

A catedral fica a cerca de 15 minutos de distância do Aeroporto do Estreito Tito Minniti, em Régio de Calábria. Lá tem ônibus que vai do aeroporto à catedral. Para informações sobre horários e itinerários, contate o centro de informações da Empresa de Transportes da Área Metropolitana pelo número gratuito 800 43 33 10. Assim como para todos os transportes públicos, é preciso garantir o bilhete antes de subir no ônibus (estão disponíveis em tabacarias e bancas de jornal).

2) Como Chegar a Reggio Calabria? DE TREM

É possível acessar a Catedral com transporte público pelas duas estações ferroviárias de Régio de Calábria. Chega-se em 10 minutos, com a maioria dos trens diretos sentido à zona sul. Também é rápido vindo da Estação Central, da Estação Lido leva 10 minutos.

3) Como Chegar a Reggio Calabria? DE LANCHA E BALSA

Leva 10 minutos do porto de Régio de Calábria até a Catedral. Já do porto Villa San Giovanni (RC), a catedral tem 6 km de distância. Nos portos ficam disponíveis automóveis para locação, ônibus e metrô.

4) Como Chegar a Reggio Calabria? DE CARRO

Pela estrada A3 Salerno – Reggio Calabria, saída Porto di Reggio Calabria. Seguir pela marginal em direção ao centro, para atravessar o centro histórico leva uns cinco minutos. Leia também em meu outro Blog VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROS. Se for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo e saiba: Pequenos conselhos para quem vai pela primeira vez para a Itália!! Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)



Conclusão

Vamos conhecer a Catedral de Reggio Calabria? Para terminar, só nos resta visitar esta obra magnífica, colocada bem no coração da cidade. Lugar onde a arte é tão rica que a atmosfera se transforma em encanto para os olhos e o coração – sensações emocionantes inclusive para quem não é católico. Conhecer a Catedral é quase que mandatório para quem vai à cidade de Régio de Calábria.

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Deixe uma resposta / Leave a comment

Seu endereço de email não será publicado.