Quais santuários religiosos devo inserir no meu itinerário na Calábria?

Como muitas regiões, a Calábria também sente uma forte ligação com os vários santuários e cultos religiosos. Os santuários que estão localizados nessas regiões estão ligados à natureza e as tradições regionais. A maioria dos santuários data de períodos de dominação dos normandos e suevos, o período mais florescente de todo o sul da Itália.

 


CURIOSIDADES: VOCÊ SABIA QUE EM 2017 O NEW YORK TIMES ELEGEU A CALÁBRIA COMO UM DOS 52 LUGARES IMPERDÍVEIS A SEREM VISITADOS NO MUNDO? FOI A ÚNICA REGIÃO ITALIANA ELEITA PELO NEW YORK TIMES EM 2017!E VOCÊ, VAI FICAR DE FORA?


No entanto, há vários que se originam na era pós-renascentista e estão relacionados com as Aparições nestes locais, durante os muitos desastres que atingiram a Calábria ao longo de sua conturbada história. As mais belas aldeias estão reunidas em torno destes locais de culto, como santuários, abadias, mosteiros e conventos, que sempre foram considerados portadores de histórias e rituais que refletem a cultura e o vínculo que tem as vidas milagrosas dos Santos nestes territórios.

Cerchiara

Neste texto iremos conhecer alguns dos Santuários considerados imperdíveis seja pela história quanto pelo contexto paisagistico e urbanistico.. São realmente lugares que você deve conhecer porque são imperdiveis!. Conhecer esses de forte encanto é como ler um livro de história desta terra fascinante. Uma viagem que vai fazer você se familiarizar melhor com os mais belos santuários da Calábria e com os tesouros que são cuidadosamente guardados.

 


Faça da sua viagem para Calábria uma experiência única! Conheça a Calábria comigo e viva a cultura, a gastronomia e a história local com uma brasileira que ama esse território!


 

1) Nossa jornada começa a partir do santuário dedicado a São Francisco de Paula, um dos santuários mais importantes da Calábria. Esta basílica menor, elevada a santuário em 1921, originou-se em 1435 com a primeira capela construída por São Francisco, fundador da Ordem dos Mínimos, padroeiro da Calábria e dos homens do mar. Localizado no desfiladeiro Isca, o complexo de edifícios foi construído sobre as ruínas da capela construída por São Francisco e dedicada ao Santo de Assis. O interior tem duas naves de comprimentos diferentes, separadas por quatro arcos de pontas e um arco.

santuario-di-paola-fonte-giornale-reppublica
santuario-di-paola-fonte-giornale-reppublica

O corredor dá para a capela do Santo. A fachada elegante tem o estilo renascentista na parte inferior e barroco na parte superior. Fica na frente da grande Praça que recebe muitos peregrinos de toda a Itália, se nota a facilmente a imponência do Santuário além da serenidade e paz que oferece.


SAIBA MAIS SOBRE PAOLA


2) Entre as grandes extensões de bosques e prados para pastagem no território de Cerchiara di Calabria, nas encostas do Monte Sellaro, fica outro importante Santuário, o de Santa Maria das Armas (Santa Maria delle Armi). Foi construído por volta de 1440, quando no mesmo lugar, em uma caverna, foram encontradas várias tábuas bizantinas, entre as mais antigas já encontradas, e entre elas, a imagem da Abençoada Virgem de Armas, de onde vem o nome do santuário.

Cerchiara. Stefano Contin Flick 1280 x 720
Cerchiara. Stefano Contin Flick 1280 x 720

Na igreja, na forma de uma cruz latina, você pode acessar através de um portal de pedra local esculpida, depois de passar o palácio do Duque e outras grandes salas. Na borda da rocha, fica a torre do sino com uma cúspide feita de azulejos coloridos.

Esse lugar é mágico!!! Um dos meus preferidos na Calábria..

3) Outro Santuário imperdível é o de Santa Maria de Constantinopla, na província de Cosença, especificamente em Papasidero, onde os monges construíram numerosos locais de culto, como este Santuário. A igreja do século XVI está situada em um cume da rocha no rio Lao, em um cenário natural de particular fascínio e beleza.


SAIBA MAIS SOBRE PAPASIDERO E O SANTUÁRIO


Santuário da Nossa Senhora de Constantinopla. Papasidero. fonte pixbay
Santuário da Nossa Senhora de Constantinopla. Papasidero. fonte pixbay

Este santuário tem uma planta em cruz grega, com três naves e três baías, ‘cristalizadas’ por arcos que descansam em pilares quadrados. À direita da construção, ergue-se uma torre sineira de agachamento com uma base quadrada e um pináculo piramidal, por trás dele, resistem cacos de um afresco antigo de tamanho modesto. Pode-se chegar até a igreja por uma ponte, construída por Nicola Dario em 1904.


COMO ENCONTRAR OS PARENTES CALABRESES?


4) Procedemos à descoberta do Santuário de Santa Maria da Ilha, em Tropea, construído sobre um penhasco pitoresco com vista para o mar azul-esverdeado.


SAIBA MAIS SOBRE TROPÉIA (uma das metas mais importantes da Calábria)


Ela remonta ao século XI e foi reconstruída após o terremoto de 1908. A Catedral, fundada em época normanda e retocada algumas vezes, para reparar os danos do terremoto, ainda tem dois portais fascinantes no estilo gótico. Muito interessantes são as obras mantidas dentro. Todos os anos, especialmente durante os meses de maio, agosto e setembro, eles reúnem numerosos peregrinos que sobem devotamente a longa e íngreme escadaria esculpida entre os paredões rochosos que, a partir da base do promontório, leva à Praça do Santuário. Com vista para o mar, este santuário está rodeado por um jardim de pedras, oferecendo paz e tranquilidade. Mesmo no verão, quando as praias estão lotadas de pessoas, aqui você pode refugiar-se e encontrar um canto ‘Magnifico’ de absoluta calma; ‘Magnifico’ não é suficiente para definir esse santuário beneditino, um dos lugares mais fotografados em Tropea.

tropea-2115181_1280

5) Outro Santuário para visitar é a de Santa Maria da Gruta, na Praia a Mare, formado por uma série de cavernas de calcário ligados entre si. A estrutura é de origem natural, reorganizada com pequenas adaptações arquitetônicas, incluindo três escadas para a entrada e pequenas capelas. Dentro do santuário se venera a estátua da Virgem, representada em madeira de corpo inteiro com o Menino Jesus nos joelhos.

Santuário della madonna della grotta

Nossa Senhora está vestida com um manto estrelado verde e uma túnica vermelha e é chamda de Nossa Senhora das Neves. O santuário da caverna de ‘Nossa Senhora da Gruta’ é um bem cultural que se reúne dentro de uma multiplicidade de valores e constitui especial atração para todos os turistas que apareçam por aqui. Note-se que estes cinco santuários são apenas uma pequena parte de muitos, imperdíveis, que estão espalhados ao longo desta região maravilhosa.

 


COMO ENCONTRAR OS PARENTES CALABRESES?


Conclusões

A Calábria é um cenário verde, mas também terra de história de arte e de antigas tradições religiosas e muitos destes santuários que foram citados são evidências disto. Os santuários, e outros lugares de culto espalhados na Calábria, representam o exemplo de arte mais relevante e de arquitetura, história e de culto cristão-católico que se espalhou na região.

E bom passeio!!


MINHA SUPER DICA: Para fecharmos esse post é com imenso orgulho e prazer que quero apresentar a vocês o nosso e-book! Escrito e organizado por mim, é seu guia definitivo (e imperdivel) para viajar para a Calábria com toda tranquilidade que você merece. Estar em um país distante não é fácil, por isso, com esse e-book, sua viagem vai ficar muito mais serena! Nele você encontrará dicas, sugestões, idéias, melhores lugares para comer, se divertir,  itinerários e muito mais! Clique no banner e compre o seu e-book agora mesmo! Somente 4,99 euros! (menos de um café da manhã em um bar na Itália, imperdivel, verdade?)

Capa e-book Viajando para a Calábria
QUER VIAJAR PARA A CALÁBRIA? Receba todas as dicas que você precisa para curtir ao máximo sua viagem! 117 páginas de informações de quem conhece a Calábria como ninguém! Somente 4,99 euros.!

 

 

 


Não deixe de ler:

Como Chegar e como se locomover na Calabria?


Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Calabria

Seguro Viagem Para Italia Viajando Para Italia Aluguel de Carro na Italia Viajando Para Italia Onde Ficar na Italia Viajando Para Italia
O Seguro Viagem é obrigatório e mais barato do que você imagina. Ainda mais com nosso bônus. Quer viajar pela Itália de carro mas não sabe onde alugar um? Nós temos a solução para seu problema. Garanta sua hospedagem em site confiável e renomado, sem sustos em sua viagem.

 

Mala Levar Vinho da Italia para Brasil Viajando para Italia Consultoria Para Viagem Para Italia Viajando para Italia
Passeios em Grupo em toda a Itália e com Compra de Bilhetes antecipada economizando tempo e dinheiro. Que tal uma mala para você levar os melhores vinhos italianos para sua casa no Brasil? Conheça mais essa facilidade. A sua Viagem dos Sonhos para a Itália pede um serviço diferenciado, com excelência e dentro do seu orçamento.

Os Melhores Conteúdos do Viajando Para Calabria

  1. Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!
  2. Itinerário na Calábria de 3 dias?
  3. Itinerário na Calábria de 6 dias?
  4. Itinererário de enogastronomia na Calábria! Sensacional!
  5. Quais são os 10 lugares que você precisa conhecer na Calábria?
  6. Bate e volta a partir de Cosenza? O que fazer perto de Cosenza?
  7. Bate e volta a partir de Reggio? O que fazer perto de Reggio Calabria?
  8. Por que visitar Tropéia na Calabria?
  9. Vamos conhecer Réggio?
  10. Vamos conhecer Cosença?
  11. Qual é o melhor periodo para viajar para Calábria?
  12. Viajando de carro na Calábria. Veja agora esse fantástico post!
  13. Conhecendo os burgos mais belos da Calábria. Veja agora!
  14. Turismo na Calabria. Veja agora!
  15. Os 9 burgos mais belos da Calábria. Veja agora!
  16. Quais são as 10 praias imperdiveis da Calábria?
  17. Como encontrar os parentes calabreses?

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Ana Patricia

Escrito por

Sou Ana Patricia, ítalo-brasileira, vivo há 14 anos na Itália, formada em Biblioteconomia na Universidade Estadual Londrina-UEL em Londrina-PR, em Scienze del turismo pela Universidade da Calábria, com um master em Turismo Cultural pela Fondação Garrone, parceira da Universidade de Catânia em Sicília, além de ser a única guia de turismo em língua portuguesa da Calábria, possuo também a habilitação de acompanhante turístico na Europa e sou a idealizadora/fundadora do Touristico - Consultoria Italia Brasil. Desde 2012 trabalho com a valorização e a promoção do território italiano de modo geral e desde (2015) de modo mais especifico e concreto, promovo essa região maravilhosa, mas ainda pouco conhecida pelos brasileiros: a Calábria! O nosso site dará informações sobre a Calábria turística e a Calábria menos turística e por isso mais autêntica, aquela feita pelos burgos medievais! Essa região possui muitas aldeias medievais incorporadas entre rochas, muitas vezes construídas com vista para o mar, para se proteger contra as invasões sarracenas ou em agradáveis cantos panorâmicos onde a vida ainda acontece de acordo com o ritmo de cada estação do ano. Venha conhecer a Calábria comigo!!! Essa região te surpreenderá! Ana Patricia Guia de turismo na Calábria

Deixe um comentário