Viajando para a Calábria
Encante-se com a Calábria!

Descubra a vila medieval de Savuto!

Conheça a pequena aldeia medieval de Savuto e todos os seus encantos!

0 85

Descubra a vila medieval de Savuto!

A pequena aldeia de Savuto tem origens medievais e é uma fração do município de Cleto na província de Cosenza, rica em história e cultura conhecida, também é conhecida como a guardiã do rio. Vamos ao nosso post de hoje? Descubra a vila medieval de Savuto!  Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!! SAIBA AQUI ONDE DORMIR NA CALÁBRIA!


Ana Patrícia em Savuto!


Nossa introdução

Savuto foi construída no século XII. a mando de Carlos I de Anjou, como fortaleza de controlo do rio Savuto, de mesmo nome, importante ponto de acesso para os invasores (turcos e sarracenos) que, tendo chegado às costas, tentavam entrar no sertão. Por isso é conhecido como a guardiã do rio. Já teve vários nomes históricos: Sabat, Sabuci, Savutello e hoje Savuto, pequena e empoleirada em uma rocha na qual o castelo está localizado na parte mais alta.

Atrações em Savuto

Apesar de muito pequena, Savuto é cheia de encantos que só pequenas vilas medievais podem oferecer. Ruas estreitas e vielas entre casas antigas e portais decorados, que se alternam com pontos panorâmicos que o acompanham até a atração principal, como o antigo castelo angevino. Vamos ver quais são as atrações em Savuto?

1) Descubra a vila medieval de Savuto: o Castelo Angevin

O acesso ao antigo Castelo Angevin é feito pela rampa de acesso, que chega à parte dianteira semicircular que parece uma torre, mas não é. Instrumento arquitetônico militar de proteção do acesso ao arco de volta perfeita, que se caracteriza pelo seu hall de entrada abobadado que, atravessando-o, leva-o numa viagem no tempo até à Idade Média.

O Castelo (parte do qual foi restaurado) caracteriza-se por dois pátios, o menor, ao fundo, e o segundo, maior, identificado como praça de armas, caracterizada pelas muralhas envolventes e pela única torre circular presente. O Castelo nos oferece uma vista panorâmica única, que permite olhar ao longo do vale do rio até ao mar ainda mais bonito e particular nas horas do pôr-do-sol. Leia também Quais são os castelos imperdíveis da Calábria?

2) Descubra a vila medieval de Savuto: Eliodora Sambiase

Embora o castelo tenha nascido como guarnição militar, símbolo de defesa e proteção, em 1500 a nobre Eliodora Sambiase, esposa de Arnone, mandou iniciar as obras de restauro do antigo solar, que se tornou casa senhorial.

Nesse mesmo período, houve a inserção no castelo de uma frase em latim que, traduzida, é um hino à hospitalidade: “Eliodora Sambiase, já uma jovem esposa unida ao marido Arnone, oferece templos a Deus, águas límpidas e jardins verdes às ninfas e o castelo de Savuto a quem deles precisar”.

Que tal viajar e economizar ao mesmo tempo?
VIAJE MELHOR E PAGANDO MENOS!

Receba o roteiro ideal para suas férias - ou o seu dinheiro de volta!

Curta mais sua viagem, conheça os segredos de cada cidade, tenha vantagens nos pontos turísticos e locomova-se pela Itália como um nativo.


Quero o meu roteiro!

3) Descubra a vila medieval de Savuto: A Igreja e a Madonna della Mazzarella.

A aldeia, sendo muito pequena, conserva na parte central o único edifício de culto, a Igreja de Santa Maria Assunta, de nave única, que conserva no interior a estátua da Madonna del Soccorso (Mazzarella no dialeto local), que se caracteriza iconograficamente pela maça que segura na mão, como ação e gesto de defesa contra o demônio/diabo que tenta levar os fiéis à tentação.

Celebrado no primeiro domingo de agosto, a população local é muito devota, mesmo em Cadana onde existe uma grande comunidade de origem Savutane.

4) Descubra a vila medieval de Savuto: AZEITE VIRGEM EXTRA.

Um dos produtos locais de excelência é o azeite virgem extra.
Em 18 quilômetros quadrados de território, mais de 200.000 oliveiras com 10 lugares ativos que produzem excelente azeite. Todos os habitantes de Savuto di Cleto são proprietários de oliveiras e produzem azeite. Se decidir visitá-la, é quase obrigatório provar e comprar este produto local.

O que você pode fazer em Savuto? Excursões e experiências gastronômicas e vinícolas.

Além de se perder nas ruelas da vila e apreciar as vistas, é possível descobrir o território na muralha mais naturalista com percursos pedestres de diferentes graus de dificuldade e interesse. O Trekking cultural histórico, arqueotrekking naturalista que permite conhecer o território a 360°, mas não só!

Também é possível viver uma experiência gastronômica e vinícola, desfrutando de pratos locais mesmo em contextos e lugares particulares. Leia também: Gastronomia da Calábria: história, aromas e sabores


Guest Post

  • Este post foi produzido por nosso parceiro Ivan Arella, da Associação Borgo Pietramala. Conheça mais sobre o Borgo Pietramala!

Vai se hospedar em Savuto?

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Onde ficar em Savuto? II Tempo B&B

Experimente a vila de acordo com suas necessidades, em uma fórmula de B&B completa com todos os serviços e com o encanto de acordar rodeado pela atmosfera do centro histórico! A hospedagem fica em Cleto, mas está a 5 minutos de distância de carro de Savuto.

  • Avaliação: 9,2 (Fantástico!)
  • Valor médio da diária: R$ 480,00*
  • Localização: Lamezia Terme fica a 22 km da acomodação, enquanto Catanzaro está a 43 km de distância e Amantea fica a 9km.
  • Endereço: Via Roma, 87030 Cleto, Itália
  • Serviços: banheiro privativo, TV de tela plana, wifi gratuito, ar condicionado, transfer do aeroporto (custo adicional) e falam inglês e italiano
  • Café da manhã incluso: Não.
  • (*) o valor é uma média da diária para duas pessoas; os valores podem variar de acordo com a temporada, sem aviso prévio.

Para saber mais e reservar esse hotel clique aqui!

Onde comer em Savuto? Il Tempo Locanda

Nesse lugar simples porém acolhedor, vai comer verdadeira comida local!! Com gosto de autenticidade 🙂


Como chegar a Savuto?


1) Como chegar a Savuto? DE AVIÃO

É aconselhável pegar um voo para o aeroporto de Lamezia Terme, a cerca de 21 km da cidade. Descubra aqui como chegar do aeroporto de Lamezia Terme ao centro de Lamezia, Cosenza e Reggio Calabria!

De lá, você pode viajar de três maneiras:

  • Trem: procure a Estação Ferroviária e acompanhe sua viagem de trem
  • Carro: aluguel de carro para ir até Cleto;
  • Ônibus: há também a possibilidade de viajar de ônibus.
Leia também nossos posts sobre Aeroportos na Itália no meu outro blog (Viajando para Itália):

2) Como chegar a Savuto? DE TREM

Cleto está conectada por trens com as principais cidades italianas. Para chegar a Savuto, a melhor forma é pegar um trem para:

  • Estação Central de Lamezia Terme: 20km de Cleto; ou
  • Estação Ferroviária de Cosenza: 26 km de Cleto

Nas estações há ônibus e serviços de transfer para Cleto, porém o serviço de transporte público é um pouco desatualizado, então recomendo alugar um carro para fazer esse trajeto, utilizar um transfer (clique para maiores informações) ou fazer em forma de tour comigo.

Você sabia?

A Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.

3) Como chegar a Savuto? DE CARRO

Para chegar a Savuto de carro, pegue as saídas mais próximas ao centro de Cleto:

  • Saída S.Mango d’Aquino | Auto-estrada A2 Mediterrâneo | Salerno-Reggio Calábria | 3,35 km do centro da cidade
  • Saída Altilia – Grimaldi | Auto-estrada A2 Mediterrâneo | Salerno-Reggio Calábria | 8,06 km do centro da cidade

Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROSSe for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e descubra Savuto comigo!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)

Conclusão

Descubra a vila medieval de Savuto! Savuto é uma pequena joia calabresa que merece ser visitada. Você se encantará com suas paisagens e sua atmosfera que nos leva em uma verdadeira viagem no tempo!

Caso decida viajar para Savuto, lembre que sou a única guia em língua portuguesa no território da Calábria. Contratando nossos serviços, você poderá conhecer cada detalhe dessa cidade e de outras da região. Entre em contato!

Está inseguro para viajar?

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.