Viajando para a Calábria
Encante-se com a Calábria!

Conheça a aldeia medieval de Cleto!

Cleto é uma pequena aldeia medieval localizada em Cosenza que esconde maravilhas, perfeitas para quem valoriza um passeio histórico e cultural. Vamos conhecer?

0 112

Nossa Introdução

Recentemente estive em Cleto gravando um vídeo para o meu canal no youtube, portanto queria aproveitar para falar sobre essa belíssima aldeia, localizada na província de Cosenza, na Calábria.  Cleto é uma pequena comuna com ares medievais e maravilhas culturais e históricas, que, com certeza, valem sua visita. Vamos ao post do dia? Conheça a aldeia medieval de Cleto! Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!! SAIBA AQUI ONDE DORMIR NA CALÁBRIA!


Ana Patrícia em Cleto


 

Um pouco mais sobre Cleto…

A cidade de Cleto fica localizada  em colinas, de frente para as Ilhas Eólias e o Rio Savuto e se apresenta como uma pequena vila medieval.

Na era romana, era conhecida como Sabutusnome que mudou durante o período normando, quando passou a ser conhecida como Pietramala. O nome atual veio apenas em 1862.Esta pequena aldeia é uma verdadeira maravilha, pouco conhecida, um lugar realmente magnífico, com muita beleza e história para mostrar a quem vai conhecê-la.

Vamos descobrir mais sobre Cleto?

As Atrações em Cleto

Cleto é cheia de atrações que agregam valor à região: do Castelo Medieval, erguido ainda por volta dos anos 1000, até a Igreja de Santa Maria Assunta, pode ser conhecida em um único dia, já que é bastante pequena, com cerca de apenas 1000 habitantes, de acordo com os dados mais recentes. Viajando para a Calábria? Lembre-se que precisando de transfers, guia, intérprete ou de auxílio na busca de documentos, pode contar comigo! Basta me enviar um email.

1) Conheça a aldeia medieval de Cleto! O CENTRO HISTÓRICO

O Centro Histórico de Cleto já começa entregando suas maravilhas. Você pode acessá-lo por qualquer uma das quatro portas: Pirillo, Fogia, Cafarone e Timpone – respectivamente ao sul, oeste, leste e noroeste.

Cada pequena caminhada no centro histórico revela a atmosfera calma, silenciosa, imersa na natureza, com antigas casas de portais decorados e restos de muralhas, que dão o tom da aldeia rica em história, cultura e arte.

2) Conheça a aldeia medieval de Cleto! O CASTELLO DI CLETO

Um dos monumentos históricos que você NÃO pode deixar de conhecer em Cleto é o famoso Castelo Medieval de Cleto, erguido por volta dos anos 1000, durante o período normando.

Os normandos fizeram sua instalação nas encostas do Morro Sant’Angelo, onde, no topo, construíram o castelo que até hoje se mostra imponente, mesmo em ruínas, dominando o vale e o mar da aldeia.

Você ainda pode observar as duas torres majestosas: a jusante, usada para defesa da ponte levadiça, e a segunda, partida em duas, para defesa dos andares superiores.

Já por volta da década de 40,foi encontrado um pergaminho que explicou muito da rotina que acontecia no castelo, com as técnicas de fiação e tecelagem sob domínio direto da baronesa, o funcionamento das leis que davam ao senhor feudal direito de vida e morte sobre seus súditos considerados criminosos e onde estes eram jogados – na “loba”, uma profunda caverna, onde eram abandonados para morrer de fome.

Em 1789, por pouco o castelo não foi arruinado, conforme informações também documentais – felizmente, sua estrutura, agora arruinada, mas ainda bela, segue firme, para que você possa vê-la com seus próprios olhos.

3) Conheça a aldeia medieval de Cleto! SUAS IGREJAS

Cleto, como uma boa aldeia medieval, tem igrejas maravilhosas e que merecem destaque em nosso tour pela comuna. Vamos conhecer as principais igrejas de Cleto?

Igreja do Rosário

A Igreja de SS. Rosário fica na parte alta, oposta à Igreja da Consolação. Sua estrutura também está em ruínas, mas sua bela fachada permanece visíel e é formada por uma única nave e uma torre sineira com base em formato quadrado.

Igreja de Santa Maria Assunta

A Igreja de Santa Maria Assunta é a matriz de Cleto. Erguida em 1500, passou por diversas restaurações ao longo do século, até chegar na atual configuração, composta por três naves. 

O interessante é que toda construção da Igreja é feita de pedra local.

Igreja da Consolação

Localizada na parte baixa do Centro Histórico de Cleto, a Igreja da Consolação, ou Chiesa della Consolazione, data do século XVII.

Em seu interior, você pode ver os belos afrescos de Raffaele Aloisio di Aiello, do século XIX, e um mosaico que cobre o chão, representando a Flor da Vida.  No século XIX, a Igreja, construída em 1600 foi restaurada.


Está gostando de conhecer mais da Calábria? Então conheça o nosso e-book com dicas incríveis de roteiros, degustações, onde comer, onde dormir e muito mais! Faça com que a tua viagem pela Calábria seja única com nosso guia prático!


4) Conheça a aldeia medieval de Cleto! SOBRE O SAVUTO

A aldeia de Cleto integra o território de produção do Savutoum divino vinho Doccalabrês.

DOC significa Denominação de Origem Controlada, classificação utilizada em quase 300 regiões e o vinho autorizado a usar essa denominação deve ser produzido com uvas específicas, conforme sua região de origem e precisa, impreterivelmente, seguir métodos determinados de vinificação previamente estabelecidos.

O Vale do Savuto e a Adega Colacino

Se você ainda não sabe, eu moro na zona de Savuto e, por aqui, há várias vinícolas que valem a pena conhecer, como por exemplo, a Adega Colacino.

Localizado ao norte, entre as ramificações de Cosenza e, ao leste, próximo das Montanhas de Sila Piccola, seu privilégio geográfico possibilitou o nascimento de um setor vitivinícola que conquistou de vez o mercado com sua excelência: a Colacino Wine. Fundada em 1968 por um médico de Rogliano, Vittorio Colacino, a Adega Colacino oferece visitas a quem quiser conhecer de perto essa maravilha calabresa.  Leia também: Estrada do vinho na Calábria

Quer visitar a Adega Colacino?

  • Endereço: Via Colle Manco snc, 87050 Marzi (CS)
  • Telefone: +39 09841900252
  • E-mail: vini@colacino.it

Mapa com as atrações em Cleto


Assista a esse vídeo incrível!!!!

https://www.youtube.com/watch?v=ZMvWGIZZk80

(Fonte: Antonio Lobello)


O que ver perto de Cleto?

Aiello Calabro

Aiello Calabro é uma pequena cidade localizada nas belas colinas do Tirreno. Daqui você pode admirar um magnífico panorama que leva nosso olhar até o belíssimo mar que serve como uma moldura natural para esse lugar esplêndido. Aiello não é uma das cidades mais famosas da Calábria, porém é uma das mais autênticas, além de ser uma das mais belas. Saiba tudo sobre Aiello Calabro aqui!

Amantea

É uma terra privilegiada, do ponto de vista paisagístico, porque da praia ou do centro histórico, pode-se admirar um belíssimo pôr do sol, com, até mesmo, algumas das Ilhas Eólias ao fundo (o vulcão Stromboli pode ser visto frequentemente, o que é uma oportunidade muito popular entre os fãs de fotografia). Saiba tudo sobre Amantea aqui!

Pizzo

Ao interno da aldeia existem muitos monumentos e igrejinhas muito antigas que podem ser visitadas. De origens aragonesas, a aldeia foi construída por ser uma residência do rei de Nápoles, mas na realidade Pizzo Calabro foi fundada como colônia da Magna Grécia. Pizzo Calabro é certamente uma das localidades mais espetaculares e turísticas da região calabresa, bem como a mais apreciada dos turistas. As lindas praias e o mar cristalino fazem dessa cidadezinha um dos destinos mais lotados durante os meses de alta temporada (verão: junho, julho e agosto)! Saiba tudo sobre Pizzo aqui!

Cosenza

Conhecida como a “Atenas da Calábria”, Cosenza, tem uma posição privilegiada e é uma das cidades mais habitáveis da região. Possui clima mediterrâneo e muitas atrações artísticas, históricas e culturais. Saiba tudo sobre Cosenza aqui!

 


Vai se hospedar em Cleto?

Saiba que reservando dentro do nosso blog através da Booking.com você estará colaborando a manter nosso site e você não pagará nada a mais por isso, pois o serviço de reserva é GRATUITO. Ou seja, sem taxas de reservas ou administrativas, e as reservas podem ser canceladas Gratuitamente.

Onde ficar em Cleto? Agriturismo U’ Casinu dà Scala

O Agriturismo U’ Casinu dà Scala segue a linha medieval da cidade em seu externo, enquanto oferece acomodações confortáveis e modernas no interior.

  • Avaliação: 9,2 (Fantástico!)
  • Valor médio da diária: R$ 440,00*
  • Localização: Lamezia Terme fica a 37 km da acomodação, enquanto Pizzo está a 41 km de distância e a Praia de Amantea fica a 5km.
  • Endereço: Via Scala, 5, 87030 Campora San Giovanni, Itália
  • Serviços: vista da montanha, jardim e mar, terraço ao ar livre e coberto, wifi gratuito, estacionamento privativo e atendem em inglês e francês.
  • Café da manhã incluso: Sim.
  • (*) o valor é uma média da diária para duas pessoas; os valores podem variar de acordo com a temporada, sem aviso prévio.

Para saber mais e reservar esse hotel clique aqui!

Onde comer em Cleto? Il Tempo Locanda

Nesse lugar simples porém acolhedor, vai comer verdadeira comida local!! Com gosto de autenticidade 🙂


Como chegar a Cleto?


Você pode chegar a Cleto com três opções: avião, trem e carro. Veja:

1) Como chegar a Cleto? DE AVIÃO

Você deve pegar um voo até o Aeroporto de Lamezia Terme, distante cerca de 21km da aldeia. Saiba aqui como ir do Aeroporto de Lamezia Terme para o Centro de Lamezia, Cosenza e Reggio Calabria!

De lá, você pode seguir viagem de três formas:

  • Trem: procure a Estação Ferroviária e siga sua viagem de trem;
  • Carro: alugue um carro para ir até Cleto;
  • Ônibus: também existe a possibilidade de seguir viagem de ônibus.
Leia também nossos posts sobre Aeroportos na Itália no meu outro blog (Viajando para Itália):

2) Como chegar a Cleto? DE TREM

Cleto é conectado pelos trens com as principais cidades italianas. Para chegar a Cleto, o melhor caminho a seguir é pegar um trem com destino até:

  • Estação Central de Lamezia Terme: fica a 20km de Cleto; ou
  • Estação Ferroviária de Cosenza: fica a 26km de Cleto

Nas estações, existem serviços de ônibus e translado até Cleto, entretanto o serviço de transporte público é um pouco defasado, então te indico a alugar um carro para fazer esse percurso, pegar um transfer(clique para maiores informações) ou fazer em forma de tour comigo.

Você sabia que a Trenitalia é a principal sociedade italiana destinada à gestão do transporte ferroviário. Saiba aqui “Qual é a diferença dos trens na Itália?“. Compre sua passagem online com antecedência e economize muito, leia o Post “Como comprar uma passagem de trem na Itália?“.

3) Como chegar a Cleto? DE CARRO

Para chegar em Cleto de carro, vá até as saídas mais próximas do centro de Cleto:

  • Saída S.Mango d’Aquino | Auto-estrada A2 do Mediterrâneo | Salerno-Reggio Calábria | 3,35 km do centro da cidade
  • Saída Altilia – Grimaldi | Auto-estrada A2 do Mediterrâneo | Salerno-Reggio Calábria | 8,06 km do centro da cidade

Leia também VIAJANDO DE CARRO NA ITÁLIA: EXEMPLOS DE ROTEIROSSe for alugar um carro não deixe de ler nossos posts na seção Dirigindo na Itália no blog Viajando para Itália. Além de dicas de roteiro de carro, temos tudo sobre sinalizações, pedágios, estradas e muitos mais dicas.

Vai viajar pela Itália de carro?

Não sabe onde alugar o carro? Nós temos um parceiro que pode te ajudar: Rent Cars! Já pensou em alugar um carro na Itália, sem sair de casa, com atendimento em português, pagando em Real, sem cobrança de IOF e ainda poder parcelar em 12x sem juros no cartão? E que tal um desconto de 5% para pagamento à vista? Gostou da ideia? Então clique no banner abaixo Pesquise, compare e escolha! : )

Importante Saber

Se for dirigir na Itália é imprescindível a carteira internacional ou a sua CNH do Brasil com tradução juramentada, O.K.? Se não possuir, não dirija, pois você terá muitos problemas caso seja parado pela polícia italiana! LEIA O POST PRECISO DE CARTEIRA INTERNACIONAL PARA DIRIGIR NA ITÁLIA (PID)?


Assista esse vídeo em nosso Canal no YouTube e faça um Tour por Cleto comigo!

Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)

Conclusão

Conheça a aldeia medieval de Cleto! As coisas para se ver e fazer neste belíssimo local são de qualidade histórico e cultural imensurável! Acrescente esta aldeia em sua lista e venha conhecer a Calábria comigo!

Caso decida viajar para Cleto, lembre que sou a única guia em língua portuguesa no território da Calábria. Contratando nossos serviços, você poderá conhecer cada detalhe dessa cidade e de outras da região. Entre em contato!

Está inseguro para viajar?

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.