Viajando para a Calábria
Encante-se com a Calábria!

Vamos conhecer Aiello Calabro?

Uma das cidades que melhor representa a Calábria é uma pequena joia chamada Aiello Calabro e é para lá que vamos hoje!

0 20

Vamos conhecer Aiello Calabro?

Aiello Calabro é uma pequena cidade no coração da província de Cosenza e é, sem dúvida, uma das cidades mais autênticas da belíssima região da Calábria. Hoje vamos conhecer Aiello Calabro. Fique com a gente e faça o melhor do país da bota! Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!! SAIBA AQUI ONDE DORMIR NA CALÁBRIA!


Vídeo do Comune de Aiello Calabro

(Fonte: ComuneAielloCalabro)


Nossa Introdução

Aiello Calabro é uma pequena cidade localizada nas belas colinas do Tirreno. Daqui você pode admirar um magnífico panorama que leva nosso olhar até o belíssimo mar que serve como uma moldura natural para esse lugar esplêndido. Aiello não é uma das cidades mais famosas da Calábria, porém é uma das mais autênticas, além de ser uma das mais belas.  Leia também QUAIS SÃO OS DEZ LUGARES IMPERDÍVEIS DA CALÁBRIA?

Um pouco sobre Aiello Calabro…

Cidade cheia de história e com uma arquitetura que impressiona, Aiello possui origens romanas, embora haja indícios de colonizações gregas no início de sua, bela, história.  Por falar em história, a cidade apresenta resquícios das diferentes civilizações que passaram por ali como romanos, gregos, bizantinos, e normandos, ou seja, a herança histórica e cultural da cidade é indiscutível. Aiello fica localizado em uma excelente posição, onde a natureza merece destaque. Leia também sobre as melhores escolas de culinária da Calábria!

1) Vamos conhecer Aiello Calabro? CONHEÇA O CASTELO DO SÉCULO XV

Você encontra os vestígios do castelo do século XV, onde aconteceu a história de, praticamente, toda a cidade. Os resquícios das muralhas, baluartes e torres mostram também pequenos reparos realizados no XVI. O auge do castelo foi entre os séculos XV e XVI, pois foi durante esse período que a cidade foi sede das poderosas dinastias Siscar e Cybo, tornando-se um dos maiores e mais notáveis castelos do sul da Itália. Vamos Conhecer As Aldeias Mais Belas Da Calábria?

2) Vamos conhecer Aiello Calabro? CONHEÇA O CENTRO HISTÓRICO

Muito interessante é pitoresco Centro Histórico de Aiello, que possui ruas estreitas e belos edifícios do século XVII. Entre os que merecem destaque estão o poderoso Palazzo Cybo-Malaspina, do século XVI, e que foi residência dos marqueses de Massa e Carrara, Cybo Malaspina. Os outros edifícios importantes e que merecem citação: Palazzo Giannuzzi – Viola, Palazzo Viola, Palazzo dei Belmonte, Palazzo Civitelli, Palazzo De Dominicis e Palazzo Di Malta.

3) Vamos conhecer Aiello Calabro? CONHEÇA AS IGREJAS

As construções históricas de Aiello também merecem destaque, entre eles estão, claro, as esplêndidas igrejas. A mais importante de todas é a Igreja Matriz dedicada a S. Maria Maggiore. Localizada na Praça de S. Maria, a igreja foi fundada antes do ano 1000, mas alguns historiadores dizem que ela pode ter sido fundada somente e, 1321 e ter sido eleita Matriz só em 1417. Dentro da igreja chama nossa atenção o altar em estilo barroco, feito todinho em mármore policromado.

Outras igrejas da cidade que merecem destaque estão: a Igreja de S. Giuliano, do século XV e que recebeu seu nome por conta do Largo onde está situada; a Igreja de S. Maria delle Grazie, de grande interesse arquitetônico; e a Igreja de São Cosme e Damião. Imperdível e impossível não citar é a famosa capela Cybo, do antigo Convento dos Observadores e que remonta a 1597, uma verdadeira joia e testemunho extraordinário do Renascimento calabrês.

Aiello e um pouco de sua história…

Aiello tem estado, ao longo dos séculos, no centro de diversas batalhas pelo poder de seu território. Os sarracenos da vizinha Amantea foram persuadidos a desistir de dominar a cidade pelos geniais habitantes de Aiello, os Aiellesi que, para provar que tinham suprimentos suficientes, teriam jogado algumas pizzas de queijo das muralhas do castelo. Em 1065, os normandos foram liderados por Roberto il Guiscardo e, por quatro meses, tentaram dominar a cidade, porém sem nenhum sucesso. Leia também Você é descendente de Calabrês?

Eventos históricos

A importância dessa pequena cidade é documentada através dos eventos históricos alternados que se passaram por aqui com diversos povos, dentre os quais os aragoneses, o feudo aiellês, os Sersales – que foi atribuído ao vice-rei da Calábria – e conde de Ajello, Francesco Siscar. Foi um período muito próspero para Aiello e, neste momento, houve uma considerável expansão do território e termos demográficos, social e econômico, especialmente pela produção de seda e pela agricultura local.

Em 1566

No ano de 1566 o feudo de Aiellese foi comprado por nada mais nada menos do que 38 mil ducados pelo Príncipe de Massa, Alberico Cybo Malaspina. A família Cybo veio da Toscana e da Ligúria e manteve a propriedade do feudo até a subversão do feudalismo, que passou a ser um ducado em 1605, quando surgiu o Estado de Aiello. Diversos dos testemunhos arquitetônicos de Aiello são, inclusive, por conta desse período de abundância histórica. Um dos melhores exemplos que podemos citar é o palácio Cybo e a capela nobre homônima.

O Castelo da cidade

Evidente que é impossível falar desse momento histórico sem citarmos o castelo da cidade, que foi uma das primeiras fortalezas do reino e, não à toa, foi à opção para se tornar residência de Francesco Cybo. Aqui Francesco organizou uma esplendia biblioteca com obras literárias raríssimas! Na década de dominação francesa, Aiello passou a integrar a jurisdição de Belmonte, para passar ao governo de Rogliano até o ano de 1811, quando se tornou, então, a capital do distrito que também incluía Terrati, Serra, Lago, Laghitello, Pietramala e Savuto. Logo após esse período, veio a Restauração Bourbon, e, logo depois, Garibaldi uniu a Itália.

Em 1905

O violento terremoto de 1905 praticamente destruiu a cidade, que havia sido batizada de Aiello di Calabria em 1864. A cidade só recebeu seu nome atual, Aiello Calabro, em 1928; nesse mesmo ano incorporou em seu território Cleto e Serra, mas em 1934 – Cleto – e em 1937 – Serra – as cidades se tornaram municípios independentes.

O Bosque Casellone

Entre o mar e a montanha, Aiello oferece ao turista, belíssimos panoramas, história e arquitetura que os deixam boquiabertos. Apesar da simplicidade de tudo, a elegância e a beleza desse lugar não deixa ninguém indiferente a ele. Seu Bosque Casellone, que se apresenta com seus quiosques equipados para quem busca total imersão na natureza, torna esse lugar ainda mais especial e cheio de paz e tranquilidade.

Apesar de ser uma cidade pequena, pouco conhecida pela grande massa turística e estar repousada em uma posição privilegiada, Aiello sabe como conquistar quem coloca seus pés nesse território único, encantador, apaixonante e quase poético.


Assista esse vídeo e saiba: Fazer uma viagem perfeita para Itália? Como funciona a consultoria da Ana Patrícia? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)



Conclusão

Vamos conhecer Aiello Calabro? Conhecer a Calábria requer muita organização, isso porque a região nos oferece inúmeras opções de aldeias cheias de cultura, história e locais verdadeiramente esplêndidos! Aiello é apenas um das opções que podemos citar e sugerir para que você coloque na sua lista para sua próxima visita à Calábria. Se você busca lugares fantásticos, pouco conhecidos e que contem a história de uma maneira cheia de magia: venha conhecer as cidades dessa magnífica região chamada Calábria.

Está inseguro para viajar?

E se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.