Viajando para a Calábria
Encante-se com a Calábria!

Vamos visitar Celico na Calábria?

Celico é uma cidade pequena, pouco conhecida por turistas brasileiros, mas tem o poder de surpreender seus visitantes. Vamos saber mais? 

0 88

Nossa Introdução

Celico é um lugar cheio de história, mas também de belezas naturais, já que seu território inclui importantes áreas do planalto de Sila como Fago del Soldato e os pequenos distritos rurais de Lagarò, Salerni, Muzzo, Torrebarone, Calamauci e Serra Giumenta. Além disso, mais da metade do Lago Cecita está dentro de seu território. Vamos ao nosso post do dia? Vamos visitar Celico na Calábria? Aqui no Viajando para Calábria você realiza a viagem dos seus sonhos!!!  SAIBA AQUI ONDE DORMIR NA CALÁBRIA!

Mais afinal de contas o que podemos visitar em Célico?

1) Vamos visitar Celico na Calábria? VISITE A IGREJA PAROQUIAL DE SAN MICHELE

A Igreja paroquial de San Michele, cuja primeira construção, segundo alguns, remonta ao século IX e acolhe numerosas obras de grande importância dos séculos XVI e XVII. Uma pequena jòia da igreja é um cálice de vidro, talvez do século III. O teto pintado por Cristoforo Santanna é interessante. Veja também o post: Dez motivos para conhecer a Calabria!

2) Vamos visitar Celico na Calábria? VISITE A IGREJA MATRIZ

Também vale a pena visitar a Igreja Matriz dedicada a S. Nicola di Bari, construída no século XVI, conforme sugere uma inscrição no portal.

3) Vamos visitar Celico na Calábria? VISITE A IGREJA DE SANTA SOFIA E A IGREJA DA ASSUNÇÃO

Também vale a pena ver a Igreja de Santa Sofia, e também muito interessante a Igreja da Assunção, construída no local onde se localizava a casa de Gioacchino da Fiore.

4) Vamos visitar Celico na Calábria? VISITE O MUSEU DE TRADIÇÕES RURAIS

Destacamos também o Museu de Tradições Rurais do Planalto de Silano, onde estão documentados o trabalho tradicional e os ambientes domésticos do Planalto de Silano. O museu está dividido em quatro seções temáticas: bosques, pastagens, campos e o Casino Lupinacci. Endereço: Via Roma , 49 – Celico, Cosenza – Calabria (veja no mapa como Via 49).

Dica de Ouro

Além disso se estiver viajando ou passando por Celico no final de agosto super aconselho partiicipar da Sagra della Patata (de 30 agosto a 01 de setembro).

O que é a Sagra?

O Festival da Batata de Lagarò em Celico apresenta um dos principais produtos da agricultura Silana: a batata. No festival você vai encontrar barracas de comida e degustações de especialidades típicas locais e principalmente vai vivenciar uma típica festa de aldeia!


Mapa com as Atrações em Celico, na Calábria!

Vamos visitar Celico na Calábria?
Fonte: Google Maps


Dicas Valiosas

  • Celico oferece aos turistas tantas alternativas de passeios por perto que vale a pena, como por exemplo, conhecer a cidade de Cosenza e Camigliatello, na Sila Grande. Além disso nos arredores de Celico existem vários povoados muito bonitos que super aconselho a visita como: Spezzano della Sila, Spezzano Piccolo, Pedace, Serra Pedace e Rovito, acessíveis pelo trenzinho que percorre Camigliatello Silano até Cosenza.
  • Para quem quer esquiar: Estância de Esqui Camigliatello Silano (Monte Curcio). Inaugurado na temporada de inverno de 2001-2002, o teleférico Monte Curcio é o mais moderno do centro-sul da Itália. Pode transportar 1.800 pessoas por hora e as instalações da estação são modernas e eficazes. A estação possui duas pistas de esqui e uma pista de esqui cross-country. As duas primeiras pistas são azuis e vermelhas, cobrem uma distância de 4,3 km, contando com uma excelente equipe de monitores. Em 2019, o passe de esqui integrado foi introduzido para os 2 resorts de esqui da zona: Camigliatello e Lorica.

Vamos falar um pouco mais sobre Celico…

A sua origem está ligada ao nascimento dos “casali”, por volta do século IX, após uma sequência de incursões sarracenas à cidade de Cosenza, em consequência das quais os Cosentini se refugiaram na zona Silana onde já existiam pequenas aldeias habitadas por pastores.

O Atual Centro Histórico

O atual Centro Histórico consiste originalmente em quatro aglomerações distintas e separadas ou “cedules”, a saber:

  • Celico Calderazzi: um importante assentamento judaico localizado na parte baixa da cidade;
  • Celico Cerzito: parte que circunda a Igreja de San Michele;
  • Celico Supranisi: parte superior em direção ao Cemitério;
  • Minnito: parte mais alta do lado oposto.

“As Cedules”

Após os ataques sarracenos a Cosenza “as cedule” se tornaram cada vez mais povoadas e desenvolvendo-se até encontrarem soluções de continuidade, constituindo assim, uma única grande célula identificada como Celico Soprano e Sottano e, assim destacando-se das outras, a cedule de Minnito.

Agora vamos conhecer Gioacchino da Fiore

Em 1130 nasceu o Abade Joachim, mais conhecido como Gioacchino da Fiore, certamente o homem mais importante de seu século, o único calabres mencionado por Dante, na Divina Comédia; homem de grande personalidade e carisma que influenciou todo o pensamento de seu tempo e muito além. Foi assim que Celico se tornou o mais importante centro das aldeias, passando a ser um destino de peregrinação e frequentado por homens de cultura.

A importância e a vivacidade cultural decorrente da presença de Gioacchino, a proximidade com Cosenza, também favorecida por uma excelente rede viária que liga Celico à cidade (para a qual a comunidade de Celico nunca se sentiu isolada do contexto cultural de Cosenza), permitiram que a história de Celico ficasse cheias de personagens importantes em diversos setores.

Com os fatos expostos acima, concluímos que com o nascimento de Gioacchino, Celico virou o centro mais importante das aldeias naquela parte da Sila, tornando-se um destino de peregrinação e frequentado por homens de cultura. O património artístico de Celico está, portanto, também ligado a esta importante figura.

A origem do nome “Celico”

Duas teses se opõem sobre a origem do nome: a primeira deriva o nome “Celico” de “Homem Celestial” com referência explícita ao Abade Joachim que ali nasceu, aliás no “grande dicionário da língua italiana” de Battaglia , no verbete Celico se lê: “Homem de virtude divina, voz erudita, latim coelicus, celestial”. A outra tese, de Vincenzo Padula, deriva “Celico” do hebraico “Keli-ic” (vaso grande e estreito) da forma do centro habitado que se estendia, embora com interrupções, na crista da montanha.

Entre as duas, a segunda é mais provável, pelo simples facto de não se acreditar que até ao século XIII (após a morte de Joachim) a vila ainda não tivesse nome.

E hoje? Do que vive o povo em Celico?

No passado, a agricultura representava a atividade principal juntamente com a indústria madeireira e a pecuária. Assim como algumas atividades artesanais também eram importantes, como a produção de lã, seda e tecidos, e o cultivo de amoreiras para a criação de bichos-da-seda. Hoje a agricultura continua a ser uma atividade importante no planalto e diz respeito essencialmente à pecuária e à cultura da batata. Grande parte da população trabalha em Cosenza, cidade proxima.


Assista esse vídeo e saiba: Quais são os documentos necessários para o reconhecimento da cidadania italiana? Se inscreva em nosso canal e receba mais vídeos com informações e dicas sobre a Itália. Não se esqueça de deixar aquele Like;)


VIAJANDO PARA A CALABRIA - Guia de ViagensQUER VIAJAR PARA A CALÁBRIA?

Receba todas as dicas que você ´precisa para curtir ao máximo sua viagem!
São 117 páginas de informações de quem conhece a Calábria como ninguém. Apenas 4,99 euros - aproveite! 


BAIXAR MINHA CÓPIA DO GUIA!


Conheça nossos outros Guias de Viagem

Ver lista completa

Conclusão

Vamos visitar Celico na Calábria? SIM!!! Para quem quer conhecer um pedacinho diferente da Itália, deixo o convite: venha para Celico, você vai adorar! É mais uma aldeia que aconselho para quem procura um turismo autêntico e baseado em experimentar o ritmo da vida local. Tenho certeza que você vai se apaixonar pelas vielas de Celico.

Fonte do nosso texto: https://www.comune.celico.cs.it/index.php?action=index&p=408

Está inseguro para viajar?

Se você se sentir inseguro ou não tem tempo, e precisa de ajuda para organizar sua viagem, não hesite em me procurar ! Vou adorar ajudar você a realizar sua tão sonhada viagem para a Itália. E como posso fazer isso? Continue lendo esse post até o fim e você entenderá como facilitamos a sua vida e a sua viagem:)

O meu post te ajudou? Se sim, não deixe de colocar o seu comentário abaixo, mas se ainda tem dúvida basta deixar o teu comentário abaixo que te respondo, O.K.?



Uma Ajuda Extra para sua Viagem para a Itália



Os melhores conteúdos do Viajando para a Itália!


Conheça todos os nossos passeios na Calábria agora mesmo!

Veja todos os nossos posts sobre a Calábria!

Grande abraço da Calábria

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.